Memorias De Um Sargento De Milicias

Memorias De Um Sargento De Milicias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas -

Wislen.Silva 16/03/2024

Um romance realista antes do realismo. Esse livro nos mostra relacionamentos fora do casamento, traição, corrupção e índole duvidosa dos protagonistas, em uma época da nossa história em que todos os livros era muito açucarado.

Tcharles.Amarante 07/03/2024

Que livro bom!
Nossa como é interessante ver como Manuel Antônio de Almeida escreve de forma despretensiosa e como isso se reflete positivamente em sua obra, sem rebuscar e exagerar a linguagem, sem apelar a retórica e ao sentimentalismo, usando um estilo de contraposição ao Romantismo e as regras caracteristicas que determinavam esse estilo em sua época, escreve sem idealismo exagerado ou angústia que os personagens de outros escritores sofriam nessa época, o interesse do autor é mostrar a vida acontecendo do jeito que ela é, por que ele mostra os defeitos dos personagens na história, como o Leonardo - Pataca que é o pai do protagonista é um molerengo carente, a mãe do protagonista que tem o mesmo nome do pai é uma adúltera, o padrinho que é um barbeiro que acolhe o menino quando os pais se separam é um enganador e ladrão de heranças, a própria comadre que é madrinha do menino e sua protetora mais fiel quando surgue a oportunidade ela não hesita em mentir para defender os interesses do afilhado e arranjando um casamento com a própria sobrinha, o padre que ocupa o cargo de mestre de cerimônias da Sé e se comporta como se fosse um exemplo de moralidade acaba se tornando um amante de uma cigana e até mesmo o Major Vidigal um singular representante da ordem e da lei acaba por revelar o seu calcanhar de Aquiles, o único personagem que acaba vivendo acima dessa relações mais acaba se aproveitando delas é o próprio protagonista o Leonardo que tem a personalidade típica de quem é criado longe dos pais por alguem que realiza todas as suas vontades, que só tem elogios para com ele mesmo nos piores comportamentos do menino o que o acaba transformando em uma eterna criança acostumada a deixar todas as decisões da sua vida na mão de outras pessoas se transformando em um sonhador que não faz nada de útil incapacitando de lutar pelo que deseja mesmo se tratando do grande amor da sua vida, enfim uma obra sensacional que recomendo demais a leitura.
Leitorconvicto 07/03/2024minha estante
O que acho mais incrível nele como escritor é imaginar se ele continuasse a escrever. Acho que perdemos um grande escritor com sua morte prematura

Mariana 07/03/2024minha estante
Ualll! Amei a resenha!!! Tenho esse livro há muitos anos, agora me deu vontade de ler. Parabéns pela resenha!! ?????

Tcharles.Amarante 07/03/2024minha estante
Com certeza Mayoni, Manuel foi um ponto fora do curva do Romantismo e serviu de inspiração ao Machado de Assis a inaugurar o Realismo aqui no Brasil, pela força que sua influência e sua obra teve na nossa literatura e sobre as obras de outros autores a frente dele, seria certamente maior que o próprio Machado se não tivesse falecido num naufrágio, uma pena.

Tcharles.Amarante 07/03/2024minha estante
Obrigado Mariana, fico muito feliz e realizado quando consigo influênciar os outros a buscar ler nossos clássicos ao qual sou apaixonado, tudo que escrevo aqui é com o coração e tuas palavras me deixaram muito feliz de verdade, obrigado mais uma vez ??

Mariana 07/03/2024minha estante
Eu li alguns trechos na faculdade, comprei o livro e não peguei mais, mas lerei com certeza!!! Continue nos incentivando, por favor ?????

Tcharles.Amarante 07/03/2024minha estante
Que isso Mariana é voces que me incentivam a continuar postando aqui, as vossas observações são de grande valia pra mim com certeza.

Mariana 08/03/2024minha estante
????????

Leitorconvicto 09/03/2024minha estante
Sim. Em vários aspectos Memórias de um sargento de milícias, antecipa o realismo. Machado de Assis trabalho, ainda jovem com o Manuel