spoiler visualizarJZaira 10/06/2024
Resenha completa.
Identificação do Livro
- Título: "O Fantasma da Ópera"
- Autor: Gaston Leroux
- Editora: PandorgA
- Ano de publicação: 1910
- Número de páginas: 301
- Gênero: Literatura francesa, Romance
Resumo
"O Fantasma da Ópera" é a história de um triângulo amoroso complexo entre Christine, uma jovem meiga; Raoul, um nobre apaixonado; e Erik, um gênio musical desfigurado.
Análise Crítica
- Estilo e Linguagem: Gaston Leroux apresenta um estilo gótico com elementos de mistério e horror. A narrativa é rica em detalhes e cria uma atmosfera sombria e misteriosa, ambientada na Ópera de Paris. O romance utiliza uma estrutura complexa, com o autor atuando como investigador e revelando a história por meio de documentos e depoimentos.
- Estrutura e Ritmo: "O Fantasma da Ópera" tem uma estrutura narrativa em terceira pessoa. Começa lentamente, estabelecendo o cenário gótico da Ópera, mas gradualmente aumenta a tensão com revelações e cliffhangers. O clímax é intenso, seguido por um desfecho melancólico.
Personagens
- Principais:
Erik - O Fantasma da Ópera
Christine Daaé - Jovem talentosa que se torna objeto da obsessão de Erik.
Raoul, Visconde de Chagny - O interesse amoroso de Christine.
- Secundários:
Philippe, Conde de Chagny - O irmão mais velho de Raoul.
Madame Giry - A corista-chefe da Ópera
Meg Giry - Filha de Madame Giry e amiga próxima de Christine.
Richard Firmin e Armand Moncharmin - Os novos gerentes da Ópera.
Carlotta - A diva principal da ópera.
Ubaldo Piangi - O tenor principal da Ópera.
- Menores
Joseph Buquet - Chefe do palco da Ópera.
La Sorelli - Primeira bailarina da Ópera.
Gabriel - Mestre de coro da Ópera.
Mifroid - O comissário de polícia.
Professor Valérius e Madame Valérius - Os tutores de Christine após a morte de seu pai.
O Persa (Daroga) - Um misterioso personagem que conhece o passado de Erik.
Debienne e Poligny - Os antigos gerentes da Ópera.
Rémy e Mercier - Secretários dos gerentes da Ópera.
Faure - Um barítono da ópera.
Mme. Biancarolli - Uma cantora da ópera.
Jammes - Uma jovem bailarina.
Reyer - Diretor musical da Ópera.
Mame Giry - Outra corista, não confundir com Madame Giry.
Lotte - Personagem mencionada nas histórias da infância de Christine e Raoul.
Darius - Servo do Persa.
Mme. Aubert - Vizinha que viu o pai de Christine antes de sua morte.
- Enredo: O romance começa com a morte de Joseph e a chegada dos um novos gerentes à Ópera de Paris, que logo descobrem a existência de um Fantasma que exige um salário e um camarote exclusivo.
Enquanto isso, Christine começa a receber aulas de canto de uma misteriosa figura que ela acredita ser o Anjo da Música enviado por seu falecido pai. Na verdade, esse tutor é o Fantasma da Ópera, que se apaixona por ela.
Christine é cortejada por Raoul, o Visconde de Chagny, que é seu amigo de infância. Raoul tenta resgatar Christine do Fantasma, mas ela é fisgada pela música e pelas ameaças de amor de seu tutor.
Conforme a trama se desenrola, segredos sobre o passado do Fantasma são revelados por Persa, incluindo sua juventude traumatizante e suas habilidades musicais extraordinárias. Raoul e o Fantasma disputam pelo amor de Christine, e a história culmina em uma série de eventos dramáticos que incluem um sequestro, uma fuga e uma confrontação final no subterrâneo da Ópera.
- Temas e Mensagens: A história explora os limites entre o amor genuíno e a obsessão doentia, enquanto questiona a importância da beleza exterior em comparação com a verdadeira beleza interior. Apesar das ações perturbadoras do Fantasma, ele é retratado como um personagem complexo que desperta a compaixão do leitor. Sua busca por redenção e aceitação é um tema crucial ao longo da narrativa, ao mesmo tempo em que representa a dualidade da natureza humana, alternando entre momentos de bondade e crueldade, evidenciando assim a capacidade dos seres humanos de comportamentos contraditórios. Além disso, a história aborda a resistência do amor, destacando a persistência de Raoul em amar Christine, mesmo quando ela parece rejeitá-lo por sua própria segurança.
Interpretação Pessoal
No início, o livro parecia direcionado para um público infantojuvenil, com os boatos sobre o Fantasma ecoando pelos corredores da Ópera e até mesmo os novos diretores testando o Fantasma, o que eu achei uma parte bem engraçada do livro.
Então, a narrativa se concentrou em Christine e sua relação com Raoul, retrocedendo até mesmo ao passado. Foi envolvente, e torci por eles. Porém, ela o afasta porque parece estar apaixonada pelo Anjo da Música, cuja identidade como o Fantasma da Ópera ou o próprio Erik não é clara no início. Na verdade, podemos separar em três personalidades diferentes: o Fantasma, uma lenda criada para explicar os eventos misteriosos na Ópera; o Anjo da Música, supostamente enviado pelo pai de Christine; e Erik, um psicopata.
Como todo bom psicopata, ele tem um passado triste que tenta justificar suas ações, trazendo um pouco de compaixão. Das três personalidades, a que mais me aterroriza é Erik. Ele é um personagem complexo, com habilidades que, embora parecessem sobrenaturais no início, foram sendo explicadas ao longo da história. Ele não passa de um gênio complicado. O amor de Erik por Christine é tão doentio que, no final, torna-se uma dependência, levando-o até a morte por amor. Algo que nunca esperei ser o desfecho da história, o que achei muito interessante. Pensei em várias possibilidades, mas nunca imaginei que seria uma morte literal por amor.
E então, temos Raoul. Ele começa como um jovem apaixonado e romântico que me fez suspirar enquanto lia, mas, com o tempo, ele não se mostrou muito diferente de Erik no que diz respeito à obsessão por Christine. No final, ele queria sequestrá-la para si, com a grande diferença de que Christine o queria e não a Erik. Mesmo assim, o livro poderia se chamar "Christine e Seus Relacionamentos Obsessivos".
As descrições de alguns personagens e passagens da Ópera ficaram confusas para mim, mas decidi não gastar mais do que dez minutos tentando entender a arquitetura de Erik, pois ele é simplesmente o cara da arquitetura.
Achei as cenas bem construídas, tensas nos momentos certos, despertou uma ansiedade em mim para sabe o desfecho da história e não me decepcionou com o final.
Conclusão
"O Fantasma da Ópera" transcende a mera narrativa de mistério e romance gótico. É uma profunda exploração das complexidades humanas e dos temas que permeiam nossas vidas.
Através da figura do Fantasma, me sinto confrontada com a dualidade da natureza humana, representando não apenas o mal, mas também a solidão e a busca desesperada por amor e aceitação. Suas interações com Christine e Raoul me levam a questionar minhas próprias noções de beleza e bondade, enquanto me lembram da fragilidade dos relacionamentos humanos e da importância do perdão.
No final, "O Fantasma da Ópera" me desafia a enxergar além das aparências e a encontrar beleza na imperfeição. Com certeza é uma obra que levarei no coração.