A imensidão íntima dos carneiros

A imensidão íntima dos carneiros Marcelo Maluf

Resenhas - A Imensidão Íntima dos Carneiros

carmen.fogaca 06/04/2024

Uma jornada de avó e neto
Acompanhar o neto nos últimos momentos de lucidez do avô e seus arrependimentos me permitiu me perdoar também . Será que sou um Carneiro também?

chuwanning 13/02/2024

Massa
Eu achei esse nicho de livros de drama com personagens adultos e conflitos fora do romance no KU e não consigo mais procurar outra coisa pra ler. é bom, na verdade, é bom demais, muitos falam sobre família, ancestralidade, às vezes vem a sexualidade junto, relações interpessoais, e é tão gratificante, a maioria é tão bem escrita. A imensidão íntima dos carneiros foi essa grata surpresa que me fez ler o tempo pensando no quão bem escrito e pensado é. Delicado, sensível e massa, muito massa.

Caroline Z. 23/01/2024

Cansativo
Eu não consegui me conectar com este livro. Não sei o porquê. Isso não costuma acontecer.
Achei a narrativa entediante. Ele divaga demais. Tudo parece muito pessoal. É como se o leitor não fizesse parte daquilo tudo.
Não é um livro ruim. É onírico; e reflete sobre a dureza da vida e o fardo que carregamos dos nossos antepassados.
Mesmo não tendo gostado eu recomendaria. Acredito que só não tenha sido um livro para mim. Pelo menos não neste momento.
lsbelini 21/03/2024minha estante
É tão auto-ficçao que não consegui me conectar com a história...

Marilia 20/01/2024

Bonito
Uma leitura que me tirou da minha zona de conforto, definitivamente. Depois de ler outros nesse estilo, concluo com este livro que a literatura fantástica me é exigente e nem sempre vou alcançar toda a beleza que ela pode oferecer.

Marcelo Maluf mistura relatos autobiográficos com fantasia de forma muito habilidosa. Ao longo dessas poucas páginas, acompanhamos uma história densa de significados.

São gerações apresentadas e uma angústia que acompanha cada página. O livro é um tipo de redenção, de grito de liberdade diante de uma história familiar baseada no medo.

É um belo livro. Eu, contudo, não fui a melhor leitora para ele e, justamente por isso, só posso recomendar que você leia e experimente por si esse mergulho na imensidão íntima dos carneiros.
Débora 21/01/2024minha estante
Ótima resenha, Marília! Muito esclarecedora para mim. Obrigada!?

Marilia 21/01/2024minha estante
Fico feliz, Débora ?

Lu Mendes 16/01/2024

Gostei da proza do autor, mas não achei a experiência de leitura das melhores. O ir e vir entre ele e o avô me deixou confusa as vezes!

Geovana Rodrigues 10/01/2024

Uma viagem bem misturada entre o passado e o presente
“Abaixo dos meus músculos habita um sentimento de ausência, a falta de um lugar para apoiar os meus pés, um modo de viver sempre em suspensão, entre o céu e a terra, sem reconhecer um território que seja meu”.

Confesso que a história ainda está fermentando em minha cabeça... Aproveitei minha assinatura no K.U. e encontrei esse livro – a capa me chamou atenção instantâneamente – o sentido dela, o título e toda a trama formam uma narrativa linda de se acompanhar.

É uma escrita fluida, sensível e poética que vai deixando lições sensíveis e profundas conforme vamos avançando. A realidade tecida com fios delicados e bem amarrados nos mostra um neto acompanhando os últimos dias de um avô nunca conhecido.

Guerras e costumes no Líbano, rotinas e adaptações aqui no Brasil, metáforas e carneiros – causaram impactos que ainda estou digerindo.

Não estou muito acostumada com prosa poética, mas a delicadeza das palavras ao narrar o personagem Marcelo, me fez enxergar com outros olhos um território pouco explorado no meu caminho de leitora. Foi gratificante e estranho, na mesma medida, as sensações que o livro me deixou. Um quê de flutuar pelos sonhos do protagonista, mas ao mesmo tempo sentir os pés bem firmes no chão. Não sei explicar, deve ser por isso que demorei tanto para trazer um comentário.

Acho que é um daqueles livros que você indica, mas não sabe bem com quais palavras fazê-lo, porque o que sentiu foi muito subjetivo. Mas tem no coração de que precisa fazer as pessoas lerem… então é isso, leia, venha sentir essa miscelânea no topo da montanha da sua própria subjetividade

site: https://www.instagram.com/p/C12oQDxvig1/

André 24/12/2023

Passado, presente e futuro
O quanto vc é culpado pela as mazelas do mundo ao nascer? quando vc passar a ser o culpado?

O livro trás uma relação entre o passado, presente e futuro através da história das raízes familiares. O Passado pode congelar o seu presente e/ou pode fornecer um novo futuro.

Bem sentimental e adorável a escrita.

LuccySwan 19/10/2023

Trata-se de um romance que adentra o terreno sombrio do medo e suas ramificações. O medo da guerra, da imigração, do desconhecido, da autodescoberta e da plenitude na vivência. O medo do fracasso e, por fim, o medo da finitude, da morte. Uma teia de apreensões que se estende ao longo de gerações, enraizando-se no inconsciente familiar.

Contudo, não é apenas uma narrativa de angústias, mas também um conto de redenção, sacrifício e metamorfose. Embora a trama se desenvolva em poucas páginas, a leitura é envolvente e gratificante, embora a sensação de que poderia ter sido mais extensa persista. Gostaria de ter explorado as nuances com maior profundidade, sem desvirtuar o enredo, mas proporcionando um aprofundamento enriquecedor.

Assaad Simão Maluf, oriundo do Líbano e imigrante no Brasil desde a infância, traz consigo uma história marcada por uma tragédia familiar no ano de 1920, época derradeira do império otomano - um contexto que merece, sem dúvida, uma explanação mais detida.

A crua lição que a vida nos ministra é cristalina: o medo, essa sombra protetora que nos oferece uma falsa sensação de segurança, acaba por se tornar o algoz das autênticas experiências. É ele que nos encarcera na cela do egoísmo, moldando-nos em verdugos de nossos próprios anseios e sonhos. Nessa sinistra dança, é a morte que assume o papel de protagonista inconteste.

Assim, nossa família se encontra aprisionada nessa malha de apreensões, reverenciando a vida como uma efêmera divindade, porém a um custo excessivo: o sacrifício das vivências fugidias, o luto pelas oportunidades perdidas, uma homenagem ao medo que nos subjuga.

Para aqueles que anseiam por lirismo e ficção enraizados em uma narrativa habilmente urdida, esta obra se revela satisfatória, deixando na memória uma ressonância marcante sobre o medo, que, em suas diversas facetas, assume o papel principal.

Maria Eduarda Martins 29/09/2023

A imensidão íntima dos carneiros
"aprendi que o medo nos preserva de viver e nos dá a morte em vida".

"o que fica das coisas é o cheiro".

"talvez tudo o que sou e vivi e li também faça parte, hoje, da minha estrutura genética".

"o sentimento de se saber finito nos leva à infância".

Ao ler "A imensidão íntima dos carneiros" pude sentir uma conexão mágica com cada um dos personagens, especialmente em decorrência da escrita clara e poética do autor.

A trama conta sobre como Marcelo, descendente de libaneses, busca se conectar com passado de sua família, com ênfase na história de seu avô.

O livro, em formato de memórias, nos transporta para Zahleh, no Líbano, cenário no qual observamos a infância e juventude de Assad (avô de Marcelo). Ao mesmo tempo em que cria uma nostalgia poética, este recorte do passado descortina uma faceta triste e violenta, que obriga Assad a se mudar para o Brasil, na cidade de Santa Bárbara D`Oeste.

Há um lindo entrelaçamento entre as histórias de avô e neto, que achei simplesmente emocionante. Fora a riqueza histórica e cultural que encantam. Linda obra!

Menino Leitor 31/08/2023

Como haviam dito...
Uma leitura emocionante que me fez viajar até as montanhas e sentir íntimo dos carneiros.
Uma escrita dinâmica e ao mesmo tempo, poética. Sabe aquele leitura que vc tem vontade de ler em voz alta? Exatamente isso.

Jaqueline 12/08/2023

Fazia um tempo que eu não lia algo que me comovia tanto quanto este livro. Em vários momentos senti o marejar dos olhos, o peso no peito com o passar dos capítulos. A prosa poética contribuiu para isso, mas a construção dos personagens teve um grande impacto. Marcelo, já no primeiro capítulo, deixou evidente para o leitor que a jornada de "A imensidão íntima dos carneiros" seria intensa e emocionante. Sua palavras trouxeram poesia para momentos de extremo sofrimento e de questionamento.

"Confesso não haver nada melhor do que a imensidão do oceano para colocar as coisas no lugar certo dentro de mim."

olivromefisgou 16/07/2023

Que livro lindo! Me arrancou lágrimas algumas vezes! Como carregamos em nós as delícias e, principalmente, as dores de nossos antepassados. Cadê a editora que vai republicar essa pérola????

pineligor 11/07/2023

Uma escrita linda e uma história de família que serviu para o autor fazer as pazes com o seu passado. Totalmente fora do que eu costumo ler, não imaginava que iria gostar tanto.

Henrique Sanches 17/06/2023

Realismo mágico regado a memórias!!!
Leitura #038 / 2023

A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf!

A primeira coisa que chama a atenção é o título, A imensidão íntima dos carneiros.

Não consigo ler este título e não pensar em A insustentável leveza do ser.

Mas a semelhança com o livro de Milan Kundera, começa e termina no título. (Me refiro a brincadeira com as palavras).

A história da família de Marcelo Maluf é contada através de uma mistura de realismo mágico com imaginação, com poesia e, principalmente, com memórias...

Essa mistura toda me faz pensar na escrita do Milton Hatoum, outro brasileiro contemporâneo da gente.

"Das distâncias entre as montanhas de Zahle e Santa Bárbara D'Oeste, entre 1920 e 2013, entre o império otomano e a ditadura brasileira, entre um avô e um neto e, da aproximação do fantástico com o autobiográfico, irrompe a narrativa deste romance evocativo, lírico e sensível sobre o medo e suas consequências."

Será que os carneiros são protagonistas nesta história? Você vai ter que ler para descobrir...

É isso, boas leituras!

#ficçãoNacional #poesia #autorNacional #romanceBiográfico #literaturaNacional