Um Ano Inesquecível

Resenhas - Um ano inesquecível

Fernandes95 10/05/2024

Beeem chato e cansativo
CONTÉM SPOILERS!!!

Publicado em 2015 pela editora Gutemberg, em Um Ano Inesquecível, cada autora escreveu um conto romântico e teen que se passa em uma estação do ano. As histórias são bastante diferentes e independentes também, ou seja, uma não é continuação da outra.

As estações do ano ficaram dividas assim:
Paula Pimenta: inverno
Babi Dewet: outono
Bruna Vieira: primavera
Thalita Rebouças: verão.

Enquanto a Neve Cair, Paula Pimenta
O conto da Paula é narrado por Mabel (que inclusive é o nome da filha da Paula Pimenta), Mas aqui na obra é uma garota de 14 anos que queria viajar no final do ano para o sítio das amigas onde toda a galera se reuniria. Porém, o pai de Mabel planeja uma viagem para o Chile para que toda a família possa esquiar e a personagem principal não gosta da ideia. Chegando no Valle Nevado, Mabel faz de tudo para contrariar os pais e não faz questão de esconder a insatisfação de estar naquela viagem. Quem em sã consciência acha ruim fazer uma viagem para o Chile para conhecer a neve gente?!

Até que vai percebendo o que está perdendo e, alguns incidentes depois e com a ajuda de Ben, Mabel começa a curtir o momento e se dedicar a viagem deixando o celular de lado. Me lembrou muito as histórias do fazendo meu filme, mas fiquei feliz aqui porque a Mabel e o Ben tem atitude gráçaaaaaas, pq a Fani até o último livro preferiu ler o E-mail da Meredith mentindo que estava grávida pra separar ela do Leo, e na sequência ela excluiu o e-mail do Leo sem ao menos ler, afe!

Pelo menos aqui a Mabel foi saber a versão do Ben, contou tudo pra ele quando a ex ficante dele inventa umas mentiras para tentar separá-los. Adoro quando tem diálogos e fico irritada quando as protagonistas ignoram e tudo vai se resolver só no final, assim como foi no ultimo conto da Thalita Rebouças com Inha e Guima.

Foi um dos contos que mais gostei, colocaria esse em 2º pq no início da Mabel me irritou, e o da Bruna Vieira em 1º.

O Som dos Sentimentos, Babi Dewet
Com a narração em terceira pessoa, Babi nos apresenta João Paulo, um estudante de música na grande São Paulo que passa as tardes tocando violão em frente ao prédio do Museu de Arte de São Paulo (MASP) para arrecadar dinheiro para doação, e Anna Julia, uma jovem estudante de ensino médio que está se preparando para cursar direito.

Todo dia para ir para o estágio Anna Julia passa em frente a João Paulo, mas por não gostar de música, Anna nem liga para o jovem no meio da rua. Até que percebe que ele sempre a encara e se sente atraída por ele. Sempre com os fones de ouvido escutando seus podcasts Anna observa João tocar e uma amizade vai sendo construída em meio à multidão de pessoas.

Achei super chato e cansativo esse conto. Pulei várias páginas porque não aguentava mais.. kkkk

A Matemática das Flores, Bruna Vieira
Conta a estória de Jasmine, uma menina de atitude e características marcantes, como o cabelo cacheado enorme. Ela entra em desespero, em meio ao vestibular, pela possibilidade trágica de repetir de ano por causa de matemática. Que coisa poderia ser pior do que repetir o último ano, quando todo mundo está pronto para ir para a faculdade?

Então a mãe dela, passa por cima de suas decisões, as quais ela diz saber lidar sozinha muito bem, e resolve pedir ajuda na escola, levando Jasmine a ter que concordar em fazer aulas de reforço com o seu detestado professor de matemática. Claro que o professor não vai poder dar as aulas e coloca no lugar um cara fofo, bonito e super legal, o Davi.

Gostei bastante da escrita e desse conto. Prendeu muito minha atenção!

Amor de Carnaval, Thalita Rebouças
É passado no verão e narrado em terceira pessoa. Tati, Kaka e Inha são três amigas inseparáveis. Tati sonha em ser famosa, Kaka sonha em se casar com um príncipe e Inha quer somente ser uma boa nutricionista no futuro. Essas três amigas nem imaginavam que o carnaval deste ano seria tão especial e com tantas reviravoltas. E para quem duvidava, amor de carnaval existe sim!

Essa quantidade de apelidos no diminutivo não gostei, achei muito infantil e o início do livro também não. Pulei várias páginas pq estava achando beeeeem chato. Até que me deparei com o romance entre Inha e Guima, e passou a ficar interessante.

Guima luta com unhas e dentes pelo seu amor, ele é um gentleman. Pena que a Inha em várias partes não tem maturidade e fica ignorando ligações dele, depois de vários sites de fofoca postar que ele estava traindo uma namorada que é super famosa, com a Inha. O que não era verdade pois eles nem estavam mais namorando. Mas a todo custo ele tenta conversar com Inha pra explicar. Faz serenata pra ela e ela joga um balde de água nele, porque não vai conversar? atender a ligação, pra ouvir a versão dele? falta de diálogo nesses livros adolescentes me irrita aff kkkkk mas no final o romance deles dá certo.

O primeiro livro de contos com autoras diferentes em uma mesma obra que eu li. Confesso que não gostei e não indicaria! A história da Paula Pimenta e da Bruna Vieira foram legais. Mas as da Babi Dewet e Thalita Rebouças não me agradou. A da Thalita só no final mesmo que ficou legalzinha... Mas Não releria.

waleria0 09/05/2024

Um ano inesquecível ??????
Um livro nacional com quatro autoras maravilhosas, esse livro é composto por quatro contos sendo eles enquanto a neve cair da Paula Pimenta fazendo um conto de inverno, O som dos sentimentos da Babi Dewet com o conto outono, A matemática das flores da Bruna Vieira com Primavera e Amor de Carnaval de Thalita Rebouças com Verão. Cada um deles tem um lugarzinho especial no meu coração eu amei cada história e amei conhecer a escrita dessas autoras maravilhosas, pois nunca li nenhum livro delas mas já assisti séries e filmes inspirado nos livros eu ameeeei. Não vou mentir e dizer que eu não queria parar de ler um segundo, em alguns momentos eu pensei em desistir do livro mas que bom que eu não desisti pq eu ameei cada história.

Luiza.Galiano 05/05/2024

Inesquecível
O livro é super especial, todas as histórias são magníficas, dariam um livro cada se bobear, amei demais, recomendo!

giovannamariaa 01/05/2024

Um ano inesquecível! ??????
Os contos de inverno e verão são incríveis!! Os de outono e primavera não me prenderam tanto, mas o livro em si é muito bom, gostaria de ler de novooo, super indico

Carol 01/05/2024

Sinceramente, reler livros da nossa adolescência deveria ser levado muito a sério kkkk
Relendo este em particular eu me deparei com histórias muito infantis, e isso porque as personagens eram todas mais velhas do que eu quando eu li a primeira vez. Das quatro histórias, no passado a que eu mais gostava era da Paula Pimenta, depois de reler, definitivamente a da Babi Dewet é a que poderia fazer mais sentido.
Odiei a da Thalita Rebouças e achei super sem graça a da Bruna Vieira. A da Paula é um tanto irreal, assim como alguns dos livros dela.

_ursulasantos 30/04/2024

Fofo
Cada autora uma história diferente gostei de todos um pouco, menos do outono. Sério, desnecessário essa parte, fiquei assim "?????????" Era pra ser um romance?. A parte da Thalita, eu adoro ela mas muito bobinha a história, claro é a escrita dela e o foco são para pessoas mais novas, entendo! A parte da Paula eu amei do começo ao fim, perfeito!!! Bruna Vieira eu adorei, o começo não mas depois melhorou!!
Livro leve pra você que tem a vida agitada e precisa respirar! Obrigada amei por isso.

E relembrei épocas que eu sonhava com um amorzinho de cinema, fofoooo

E com isso irei ler mais livros da Paula, não que as outras autores sejam ruins, mas gostei mais da escrita dela.

Helena S2 27/04/2024

4 estações, 4 amores.
A ideia do livro é otima, e foi completamente bem executada.
Meu conto favorito foi o de verão, escrito pela Thalita Rebouças, com um ótimo desenvolvimento e prendendo bem a atenção.
O de inverno, pela Paula Pimenta não tem discussão, muito bem desenvolvido e coerente em tudo, pra mim Top 2, perdendo apenas pelo "clímax" ser um pouco mais simples.
E o de outono, pela Babi Dewet com certeza é o top 3, por conta do final ter deixado a desejar, mas também super desenvolvida e divertida. Ri muito com esses dois.
Por fim, o de primavera, pela Bruna Vieira é o mais raso, muita coisa querendo acontecer e não tendo tempo. Por isso foi o que eu menos gostei.
Cada conto tem cerca de 100 páginas, adorei conhecer a escrita de todas em poucas páginas, muito gostoso de ler, e ótimo pra curar ressaca literária.

Gii 26/04/2024

?Um ano inesquecível? é fofo, aconchegante e romântico
O livro conta com 4 histórias em 4 estações de 4 pessoas diferentes!!

A primeira, da Paula, é perfeitaa.

A segunda, da Babi, é extremamente incrível e conta com um romance tão apaixonante e intenso que eu fiquei com vontade de quero mais ?

A terceira, da Bruna, é chata e infantil.

A quarta, da Thalita, é um romance de carnaval mais divertido que ja vi!!! Além disso, tem uma amizade incrível de um trio que torna o leitor parte de tudo isso. Amei

O livro como um todo, é ótimo. A ideia de ter 4 histórias e 1 livro é diferente mas ainda sim funciona muito bem.

Dou 3 estrelas somente por conta da 3° história, que infelizmente, deixou a desejar.

Lara betti 18/04/2024

Esse foi um dos livros (se não o único) livro nacional que eu realmente gostei! Ele conta a história de 4 garotas e essas histórias são divididas em estações do ano, o que torna tudo muito legal. A história que eu mais gostei foi a de inverno ??

Leia o Livro Fefe! 17/04/2024

Uma antologia para levar no coração
Uma bela antologia que conta com quatro contos, cada um por uma autora nacional diferente, mas que todos nos trazem de volta ao florescer das paixões intensas paralelo ao lento perecer das preocupações mundanas que é o final da adolescência.

Romance não falta, muito menos constrangimento alheio e, claro, a nostalgia ao relembrar a loucura dessa época da vida.

booksbyloue 12/04/2024

Um Ano Inesquecível ????
Gostei bastante deste livro, a proposta de contar uma história a cada estação do ano é muito boa e também há uma grande facilidade de leituras por causa das autores que possuem livro muito bons.

Fernanda3339 10/04/2024

Um livro realmente inesquecível
Que livro meu Deus! São aquelas histórias em que você sonha que vão acontecer um dia na nossa vida? amor a primeira vista, alguém que da tudo por ela!!! Vale muito a pena ler porque além de serem 4 livros de 100 páginas cada dentro de um, cada história te surpreende e é melhor que a outra. Meu ranking:
1º - inverno;
2º - verão;
3º - primavera;
4º - outono.

Mimim 10/04/2024

Uma série de quatro clichês. Li quando tinha uns 14 anos, um dos meus livros preferidos. Mas com a cabeça de 18, sinceramente não curti muito, apesar de ser um bom livro. A melhor história com certeza é a última e a primeira. ????

Aline.Haverroth 08/04/2024

Meu deus que essa Mabel é muito chataaa, já a Anna Júlia meio que vive através dos sonhos do seu pai e me identifiquei um pouco com a Jasmine e sua dificuldade com a matemática.

Julia5816 07/04/2024

O livro é muito gostosinho de ler e os contos passam em cada estação. Todas representaram muito bem as estações durante as historias que lembram a adolencia, seus problemas, fases e medos.
Minha ordem de preferencia:
Outono - Babi Dewet
Inverno - Paula Pimenta
Primavera - Bruna Vieira / Verão - Thalita Rebouças
Amo a de outono, sem palavras pra ela. A de inverno gosto muito tambem. A primavera e o verão ficam meio impatados gosto delas tambem, mas falta alguma coisinha.