Um Ano Inesquecível

Bruna Vieira

Resenhas - Um ano inesquecível

Michelle B. 23/10/2023

Muito bom para adolescentes
As 4 histórias são uma fofura, puro romantismo adolescente, poderiam ter aprofundado mais nos personagens, mas mesmo assim vale a pena a leitura.

telegonus capixaba 20/10/2023

Fofo
Esse vai ficar pra sempre na minha memória, eu lendo na casa da minha avó, junto com meu pai e a Ana. Uma das leituras que eu amei quando eu ainda era pequena. Hoje em dia eu não seria tão fã das quatro histórias quanto eu fui há 9 anos, mas certamente ainda aquece meu coração. Pretendo assistir os filmes das estações no Prime Video.

Gabi.Rodrigues 16/10/2023

Perfeito pra te tirar de uma ressaca literária
Geralmente eu não leio tantos contos, por achar a história muito corrida, o que é bom e ruim ao mesmo tempo, pois eu sempre fico querendo saber mais sobre a história... Esse livro é PERFEITO pra te tirar de uma ressaca literária, as histórias são uma delícia de acompanhar e cada conto tem mais ou menos 100 páginas. Eu fiquei muito na dúvida sobre o conto que eu gostei mais, mas a escrita, a história e o casal que a Thalita
Rebouças desenvolveu ganhou meu coração...

Mas não é por isso que eu não gostei dos outros contos, muito pelo contrário, me identifiquei demais com todas as personagens. Me identifiquei com a falta de paciência da Mabel; me identifiquei com a Ana Julia, sempre atrasada (igual eu); me identifiquei com a Jasmine e a sua dificuldade em matemática; por fim, me identifiquei com a teimosia da Flávia.
Cada história me cativou de algum jeito e eu amei ter essa experiência de conhecer um pouco mais do trabalho dessas quatro autoras brasileiras maravilhosas!

Vanessa 03/10/2023

Um Ano Inesquecível
Gostei muito de todas as histórias! Como o livro traz histórias de diferentes autoras, as formas de escrita variaram bastante, o que tornou a leitura mais gostosa e inesperada (eu nunca tinha lido nada dessas autoras). O conto da Paula Pimenta, Enquanto a Neve Cair, foi o meu favorito!
Um Ano Inesquecível é um livro que reúne contos de quatro autoras brasileiras: Paula Pimenta, que escreve o conto do Inverno; Babi Dewet, que escreve o conto do Outono; Bruna Vieira, Primavera e Thalita Rebouças, Verão!

Gery 02/10/2023

Nostalgia
São quatro histórias de adolescente que sempre tem sua crise existência. Cada história foi bem escrita pelas suas autoras e cada uma trouxe uma nostalgia. Histórias gostosa de ler, personagens simples e bem detalhadas.

Thais 27/09/2023

O meu ponto de vista é sobre as adaptações
Decidi ler esse livro porque estava muito curiosa sobre as adaptações, mas antes tenho algumas ressalvas para voce futuro leitor desse livro: é adolescente, leia sabendo que a faixa etária é fundamental II, são contos e não romances propriamente ditos, por isso eles não tem intenção de serem profundos e complexos, e se baseiam em uma única situação já que eles tem poucas páginas para se desenvolverem.
Concluídas as ressalvas, vamos a minha opinião sincera sobre as adaptações (vou tentar não dar spoiler aqui):
PRIMAVERA: foi a melhor adaptação pra mim, a que menos mudou em relação ao livro, tirou as partes desnecessárias do conto e manteve as partes essenciais da história. Foi o casal que teve mais química em tela, as paisagens deslumbrantes, cenografias excelentes e bem artisticas, ótima fotografia, e um roteiro satisfatório.
Obs: quando assistir preste atenção na referencia ao filme outono.
OUTONO: gostei da modificação pro musical, achei interessante, senti a química do casal, contudo não gostei que tiraram a minha cena favorita do conto, de resto foi satisfatório, mas por isso ficou em segundo lugar pra mim.
Obs: tem ester egg do filme primavera (só consegui pegar na segunda vez que assisti).
VERÃO: por terem colocado toda uma escola de samba como importante pra história foi o que fez superar o inverno na minha classificação ( fala sério: quantos filmes com escola de samba você já viu? Poucos né? Tem elemento mais nacional que carnaval? Não tem), porém não gostei da interação do casal em tela, gostei de algumas modificações outras nem tanto, mas amei as partes relacionadas a escola de samba.
Obs: preste atenção na referencia ao filme inverno.
INVERNO: foi a pior adaptação na minha opinião, eu estou vendo um filme de romance, o minimo que eu espero é que o casal tenha química, e não teve. As modificações pra mim não fizeram sentido, porque focaram mais em uma alteração especifica do que no casal, o que obviamente fez com que o romance deixasse a desejar.
Obs: também não peguei a referencia, se tiver alguma por favor comente aqui.

Enfim, vale a pena se vc gosta de histórias adolescentes e filmes nacionais no geral.

Stella 25/09/2023

Decidi fazer a releitura do livro para assistis as adaptações que saíram recentemente e realmente não me lembrava de quase nada das histórias, mas atualmente não gostei muito da leitura, são romances bastante bobinhos e adolescentes, um estilo que não costumo mais ler com frequência. Minhas histórias preferidas foram do Outono e Primavera, eu adoro assistir adaptações, e elas são bem divertidas, apesar de não serem tão fiéis.
Nicole212 25/09/2023minha estante
siiim! também tive esse mesmo pensamento

Bia Bahia 25/09/2023minha estante
adaptações??

Thais 27/09/2023minha estante
Tem as adaptacões na amazon

Caroline Foletto 22/09/2023

Não tenho mais idade pra isso
Postei minha opinião no histórico de leitura conforme ia lendo.
Esse livro é super pré adolescente, tenho certeza que teria amado ler ele com 11-13 anos!
Infelizmente com 26 ele não faz o mesmo efeito. Mesmo assim, foi uma leitura rápida, fofinha e que eu adorei fazer!
Na minha opinião o melhor conto foi o de outono, talvez por ele ser o mais realista, mas com certeza o mais divertido é o de verão! Me lembrou todos os livros absurdos que eu lia quando mais nova e deixou meu coração quentinho, dei risada em várias partes e achei muiiito fofinho! Thalita Rebouças sempre acerta!
A protagonista do conto de inverno é insuportável e o conto de primavera passa batido, bem comum.
Rebeca Silva de Souza 22/09/2023minha estante
Acho que sempre é uma experiência interessante ler livros que notoriamente não são mais pra nossa idade! Pelo menos em mim, tenho a sensação de revisitar a adolescente que talvez ainda viva em mim ^^

Caroline Foletto 24/09/2023minha estante
Exatamente!!! É muito bom sentir aquelas emoções de novo, mesmo q não seja da mesma forma, é gostoso relembrar como nos sentiríamos anos atrás

Isabela | @readingwithbells 05/12/2023minha estante
Parece que você leu meus pensamentos. Também tenho 26 mas teria AMADO com 11-13

namorada da jude 19/09/2023

Fofinhos
Achei mt gostosinho de ler esse livro,o meu preferido foi o amor de carnaval me apaixonei pelo guima junto com a inha,e oq eu menos gostei foi o da jasmine?nem lembro mais,faz tempo que eu li(2 semanas por ai)enfim mt fofo,ótimo pra curar ressacas

giiotezza 18/09/2023

Não fui muito fã do conto do verão, mas gostei bastante dos outros!

a adaptação de inverno foi TERRÍVEL, (não me sentia tão decepcionada assim desde Percy Jackson) me senti num circo onde eu era a palhaça que realmente acreditou que o filme seria bom, senti que muitos assuntos importantes foram de certa forma ridicularizados por serem tratados fora de um contexto bem explicado
leticiaflc 18/09/2023minha estante
Simmm, a adaptação do inverno foi TERRÍVEL e era o meu favorito do livro ?

Thais 27/09/2023minha estante
Concordo, a adaptação de inverno foi a que menos gostei, casal sem química e adições desnecessárias

Evelyn580 12/09/2023

2015
Eu li esse em 2015, não me julguem (na época eu amei porque é um clichezão e eu continuo gostando de clichês
mbzmathias 12/09/2023minha estante
ami tbm hihi

Alexandre Carvalho 11/09/2023

"Porta de entrada"
Comecei o livro muito "entusiasmado"
A proposta das estações chamou minha atenção logo de início (eu precisava começar ele no inverno) antes mesmo de me atentar aos nomes das autoras, logo em seguida veio a chance de conhecer duas novas autoras nacionais que sempre tive vontade de ler e rever duas outras já conhecidas
Sem deixar de mencionar também o impulso causado pelo lançamento dos filmes sobre cada conto

Mesmo recapitulando essas informações diariamente, eu demorei muito para conseguir terminar essa leitura, não conseguia seguir um ritmo bom e aproveitar, muito menos deixar de fazer longas pausas para resgatar a "vontade" que estava em falta

Os contos não conseguiram "me prender" como previa, e isso acabou prejudicando minha experiência
Se não fosse o último conto, da Thalita Rebouças, teria chegado ao final do livro, não tendo nada de bom dessa leitura para passar adiante, ele foi de longe o melhor, devido a ele que terminei o livro leve, e feliz por ter conseguido aproveitar as últimas 100 páginas

Gostei da escrita da Babi e do desenrolar da história, mas o conto em algum momento se perdeu no caminho pra mim
Os contos da Paula e da Bruna, são totalmente esquecíveis e me decepcionaram

Os quatro contos são um bom começo para conhecer um pouco de cada autora, pois é perceptível as diferenciações de cada uma, e as semelhanças/fórmulas que cada uma usa em suas histórias, as três primeiras histórias não são obras primas de suas respectivas autoras, mas funcionam como uma boa porta de entrada para conhecer a escrita de cada uma.