O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Lau 06/11/2021

amei amei amei
Guardado há 10 anos na minha estante, agora dei uma chance! Bom demais! Pra quem gosta de fantasia é um prato cheio. Personagens cativantes (Loial ?), sistema mágico interessante, criaturas do mal bem trabalhadas. Tem de tudo, tudo de bom!! Agora vou seguir lendo a serie!

Queria Estar Lendo 05/11/2021

Resenha: O Olho do Mundo
O primeiro volume da série A Roda do Tempo, do autor Robert Jordan, finalmente chegou para mim, bem a tempo de me afundar nesse universo antes da estreia da adaptação. O Olho do Mundo é um primeiro livro extremamente cativante, que abre as portas para um mundo de fantasia de roubar o fôlego.

No passado, uma Guerra rompeu o mundo, mas os acontecimentos daquele grande conflito se perderam no tempo, transformando-se em lendas. Sombras estão se reerguendo, no entanto, e podem significar a ascensão de uma das muitas antigas profecias; a que falava sobre um Dragão Renascido, aquele que pode batalhar contra esse mal terrível.

E é no vilarejo de Dois Rios, perto de um festival há muito aguardado, que nossa história começa. Conhecemos Rand, Perrin e Mat, melhores amigos que estão muito confortáveis com a simplicidade e o isolamento daquele lugarzinho. Com a chegada do festival, chega também um menestrel - e dois estranhos, um homem e uma mulher, de aura misteriosa, que trazem consigo falas intensas e olhares mais ainda.

É noite quando esse vilarejo é atacado por criaturas que, até então, pareciam personagens de lendas esquecidas; Rand, Perrin e Mat, junto aos dois estranhos, o menestrel e Egwene, uma garota aventureira do vilarejo, precisam partir. Seu destino está conectado ao da Roda do Tempo e de tudo que rege aquele mundo, porque um deles pode ser o escolhido para selar uma antiga profecia.

O Tenebroso está voltando, e eles têm que correr contra o tempo para pará-lo.

"O girar da Roda do Tempo não tem inícios nem fins. Mas era um início."

O Olho do Mundo é tão grandioso quanto o tamanho da série. São quatorze volumes, e entende-se logo nesse primeiro o motivo para isso; A Roda do Tempo é imensa. Em detalhes, curiosidades, construção de universo, sistema de magia.

Esse primeiro livro é uma jornada, pura e simplesmente. Eu me senti nos meus jogos de RPG favoritos, avançando por territórios desconhecidos, desbravando novos perigos, com uma missão principal para alcançar - distraída por outras dezenas de missões secundárias.

Robert Jordan abre sua série de maneira espetacular. É tudo de uma grandiosidade tão desconcertante, tão apaixonante, que eu simplesmente não conseguia parar de ler. O Olho do Mundo tem tudo que uma alta fantasia precisa para cativar.

É o tipo de história que fãs de O Senhor dos Anéis vão se afundar, porque tem aquela nostalgia que só voltar para a Terra-média poderia causar; personagens carismáticos muito bem construídos - e de personalidades marcantes bem diferentes entre si - uma aventura grandiosa, perigos imensuráveis e crescentes e um inimigo maior se tornando mais e mais instigante a entender e decifrar para (tentar) derrotar.

Eu sou apaixonada por mundos fantásticos, e o que Jordan construiu aqui é de encher a imaginação. Tudo é vivo nas páginas desse livro; as paisagens, as cenas de luta, as viagens, as cidades que visitam e as que deixam para trás, os protagonistas e seus companheiros. A Roda do Tempo me conquistou pela grandiosidade que entregou logo nas suas primeiras 100 páginas. Até o fim do livro, eu já me sentia familiarizada e parte daquele universo.

O leque de personagens principais que compõem essa jornada é fascinante. Rand, Perrin e Mat, garotos saídos de uma realidade rural e pequena, confrontando a enormidade do mundo lá fora com o perigo em seu cangote. Eles estão em constante ameaça, e eu gostei de como continuaram agindo de maneira verossímil às suas personalidades.

Rand, o protagonista de fato, é um pouco descabeçado e saudoso. Apaixonado por Egwene, fiel ao pai e à memória de casa, tudo que ele quer é seguir viagem para garantir que o que ele ama e quem ele ama estará a salvo - mas o preço para isso o apavora, especialmente com a crescente dos horrores em seu caminho.

"- Nas guerras, garoto, tolos matam outros tolos por causas tolas."

Perrin foi meu favorito; muito garoto com coração de ouro, ele tem uma virada interessante na história, lá pela metade do livro, que eu não esperava e que definitivamente reserva grandes surpresas no futuro para ele. Mat, o que eu menos gostei, ainda entregou boas cenas; era o mais irritante e burro (todo grupo precisa de um desses) e a quantidade de estupidez não valia pelo pouco carisma. Mas vá lá, dá pra simpatizar com ele às vezes.

Egwene, a garota aventureira do grupo, está ali mais do que por uma aventura. Mas a surpresa em relação a ela é a melhor parte, então vou deixar aqui meu elogio e amor à personagem. Além dela, Nynaeve é outra figura importante no desenrolar da história.

Onde Egwene é gentileza e empatia, Nynaeve é força e teimosia. E vocês sabem que eu amo uma personagem teimosa, então fica aqui outra parte do meu amor para Nyn; por tudo que ela representa, sendo mais velha do que o grupo - como uma irmã cuidadosa, preocupada com seus caçuças - e pela jornada que tem pela frente.

A Roda do Tempo é uma série regida por personagens femininas poderosas, e eu amei amei amei a construção de mundo por isso. As Aes Sedai, que controlam a magia do mundo e são as responsáveis por mantê-lo em equilíbrio, são fodas demais. E é uma delas que guia nosso grupo em direção à salvação.

Moiraine Sedai poderia me esfaquear e eu agradeceria, esse é o tanto que eu me apaixonei por essa personagem. Sábia e cuidadosa, madura e fria; ela é uma personagem principal cativante por carregar tanto mistério, e por entregar as respostas no tempo certo, garantindo suspense e reviravoltas interessantes. Ela, por si só, é um espetáculo.

E, ao lado de uma Aes Sedai, sempre teremos um Guardião; e o Guardião de Moiraine é Lan, um sujeito sério e sucinto, corajoso até o último fio de cabelo. Eu amei a relação intensa entre os dois, de puro companheirismo e fidelidade. Não há romance entre eles, mas uma irmandade silenciosa, uma devoção quase espiritual. Eu amo esses dois mais do que o universo todo!

"Quem sabia o que poderia sair de uma discussão entre uma Aes Sedai e um Guardião?"

As cenas de ação são ótimas, e eu gostei de como, para um livro introdutório, O Olho do Mundo conseguiu equilibrar muito bem momentos monótonos de viagem e apresentação de mundo com adrenalina pura em outros.

O sistema de magia é pura e simplesmente UAU. Toda a questão com o Poder Único, os fios que o seguem e que ligam as controladoras a diferentes elementos, mostra a delicadeza com que cada detalhe desse universo foi criado. E as complexidades por trás desse domínio, as histórias antigas que envolvem guerras centenárias, monstros saídos dos maiores pesadelos, seguidores do Tenebroso e de todo o horror que ele quer usar para varrer o mundo. NOSSA!

Eu sinto que não falei o suficiente sobre esse universo, mas é difícil colocar em palavras o que essa história me causou. É uma fantasia completa, capaz de te transportar para esse mundo cheio de perigos, onde o Tenebroso assombra cada canto e sonho, ansioso por ser libertar.

"- Lide com a vida conforme ela vier. Fuja quando precisar, lute quando for necessário, descanse quando puder."

Eu mal posso esperar pela adaptação, mas mal posso esperar para continuar mergulhando nesses livros. Tô desesperadamente esperando uma promoção pra comprar o 2 porque o 3 já está em casa, mas essa é a minha nova religião e obsessão, e vocês vão ouvir muito de A Roda do Tempo por aqui!

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/11/resenha-o-olho-do-mundo-robert-jordan.html
Nara_Thais 15/11/2023minha estante
Puxa, 40 curtidas e nem 1 comentário? Achei um disparate e vim agradecer por essa resenha,pois se eu já estava animada para ler, agora eu tenho certeza de que farei isso porque sua empolgação foi contagiante e eu me vi já gostando do que ainda vou ler. Obrigada!

Queria Estar Lendo 15/11/2023minha estante
Oi, Nara! Aqui no Skoob é bem comum, não se preocupa que as curtidas já significam muito pra gente! E feliz que curtiu a resenha e se empolgou pra ler, essa série é realmente muito legal!

Nara_Thais 16/11/2023minha estante
Ah então já me entreguei que sou nova nessa rede eheh. Me empolguei mesmo. Comecei assistindo a série e só no final da t1 descobri que se baseia em livros. Eu não conhecia nada do autor, na verdade. Não me animo de ler 14 livros da mesma série mas se gostar mesmo acho que consigo. O máximo que li de uma mesma série foram 12 livros de Shadow Hunters, da Cassandra Clare, mas cansei.

Marlon.Abel 03/11/2021

Roda, define: pela repetição.
O olho do mundo foi uma leitura difícil, mas não por uma complexidade de história, por termos complicados ou uma composição de frases de difícil compreensão. Na verdade é bem pelo contrário. A leitura e a composição da história é feita até de forma um tanto infantil, sempre dando a impressão que as idéias do autor foram aparecendo enquanto escrevia, acontecendo assim, algumas reviravoltas na trajetória de algum personagem sem nenhuma prévia construção. A escrita é simples porém carece de uma certa perícia em várias situações, deixando certas descrições genéricas e assim dificultando a imersão. Vários fatores ambientadores sofrem desse mesmo problema e só torna tudo extremamente repetitivo e supérfluo, e é por esse motivo que para mim, essa leitura foi muito difícil, pois foi por muitas vezes tediosa e arrastada, com detalhes e enxertos desnecessários que ao meu ver cumpriu somente o intuito de engrossar um livro na ânsia da criação de um épico da fantasia medieval.
Estava ansioso por começar essa obra, mas admito que vou parar nesse primeiro livro, pois todo o encanto com o autor se quebrou nos primeiros capítulos, quando é perceptível uma falta de um rebusco que abordar um gênero desses precisa, para a princípio fazer o leitor se deslumbrar com o universo, para depois se afeiçoar a tudo que ele têm a oferecer.
Das coisas que mais me incomodaram, além de uma história desnecessariamente grande e quando se para pra pensar, sem muita coisa, foi a falta de personalidade definida de todos os personagens. A descrita já é indecisa em como abordar a própria história, os personagens todos se repetem em seus diálogos o livro todo, as linhas de pensamento são quase todas dos indivíduos em negação (sério, só não falo que são todos, porquê não releria o livro pra afirmar), e o livro sempre tenta reafirmar a dita personalidade deles da mesma forma (e tenta, hein) que é sempre maçante a ponto de revirar os olhos quando acontece. Todos os personagens periféricos são os mesmos. Falam igual, se parecem e se repetem o bendito do livro todo
A história é expositiva, cheia de conveniências e repetitiva, tendo capítulos onde dados personagens, passam pelas mesmas coisas sem nenhuma consequência diferente. Como se fosse só um "filler" para engordar mais o livro, afinal, não existe épico de 300 páginas, né?!
Me decepcionei com "A roda do tempo", mas sei que ele tem os elementos certos para conquistar (afinal, já o fez) uma legião de fãs. Não é uma leitura complicada de forma alguma, mas é cansativa, mesmo para os amantes da obra. Consigo ver sim a grande inspiração em Lotr, apesar de achar uma heresia absurda a comparação. Para quem procura algo não muito complexo, mas com muita aventura, é um boa pedida. Triste por não ter gostado. Acontece. Quem perde sou eu.

Patty 01/11/2021

Perfeito!!
Estou encantada com "A Roda do Tempo". Terminei esse olho do mundo e estou partindo pra uma grande caçada, que é o volume 2. Os personagens são incríveis, estou apaixonada por eles e doida pra saber mais sobre o Perrin, o homem lobo. Robert Jordan criou todo um mundo e mitologia tão ricos e que não deixam nada a dever ao Senhor dos Anéis!!! Leiam! Leiam! Leiam!!
Nathan Soares 02/11/2021minha estante
Eu comprei esse livro ano passado em uma super promoção por uma resenha tão apaixonada quanto a sua pela criação de Jordan. Quero começar a ler, talvez coloque na meta do próximo ano. Já tenho o terceiro que também comprei em uma super promoção. Quero comprar o segundo, mas o valor está bem salgado por não contar com novas tiragens. Agora com essa nova edição, espero que voltem a tiragem de todos os volumes e continuem a publicação dos outros livros da série.

Patty 08/12/2021minha estante
Sim Nath, compra sim, sempre que tiver oportunidade. Eu comprei o 5º no mês passado, eles são meio caros, mas também são livros grandes e olha leia e não se arrependa. Essa saga é apaixonante!!

Andressa 31/10/2021

O Dragão Renascido
Quando vi as recomendações desse livro vi gente reclamando da escrita super descritiva de Robert, que ele demorava demais para desenvolver os fatos. E eu discordo muito disso, a sua forma descritiva de escrever deu um clima completo para a história, deu para imaginar todas as cenas perfeitamente e me sentir dentro desse universo fantástico.
A criação desse universo se assemelha muito as obras de Tolkien, mas tem suas particularidades, uma vez que tem mais ênfase no desenvolvimento de personagens femininas. Eu gostei bastante que a história não ficou somente na vida de Rand, todos tem uma participação muito especial e significativa nessa aventura.
A criação da trama também me deixou feliz em ler algo tão bem escrito e com diversas cenas de ação que estão lá só para encher linguiça.

Maria 31/10/2021

madrugada altamente produtiva.
"um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da roda do tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas."

quando a vila na região dos dois rios é atacada por bestas, moiraine se vê na obrigação de ajudar acreditando que o rand possa ser o dragão renascido ? que pode salvar ou destruir o mundo. é uma fantasia puramente medieval, são 800 páginas que precisam ser lidas com calma e muita atenção, pra quem tem dificuldades nesse tipo de fantasia (assim como eu), recomendo a leitura contínua pq eu tive que ler tudo novamente pra poder lembrar. a ambientação desse livro tbm é braba demais.

Gabriele Santuzzo 27/10/2021

Para todo amante de fantasia!
Levei um bom tempo para iniciar e engatar na leitura, mas cá entre nós: um dos melhores do ano SEM DÚVIDAS!

Incrivelmente satisfatório a forma como Robert Jordan molda seu universo gigantesco página por página, entregando aos poucos tantas reviravoltas e pequenos alertas de tudo o que está por vir, tirando o fato de que todos os seus personagens são muitíssimo bem escritos e tangíveis.

Ansiosíssima para ver a série de TV, espero que consigam trazer toda a essência que encontrei lendo o livro.

botelhobru02 22/10/2021

Um dos melhores livros de fantasia que já li!
Primeiramente, gostaria de destacar a representatividade feminina que está presente no livro. Jordan nos proporcionou uma sociedade na qual as mulheres tem os mesmos direitos que os homens, são poderosas, respeitadas e reconhecidas. Inclusive, as três personagens principais são mulheres fantástica.

Esse primeiro livro é como se fosse o "prólogo" pra toda história, nele vamos aprender sobre todo o universo do povo do dragão e nos familiarizar com a mitologia e história de cada lugar. Eu amei o quanto é rico de detalhes todo esse universo, as descrições são incríveis.

Enfim, só não dei 5 estrelas pq imagino que haverá livros melhores que esse primeiro, olha que ele já é incrível, e indico ele para todos aqueles que gostam de Senhor dos anéis, Harry Potter e afins.

Meu único arrependimento é não ter começado essa série antes, virou uma das minhas favoritas da vida.

Tamiris Durigan 16/10/2021

Cansei demais para fazer uma resenha racional
Levei 9 meses para ler esse livro porque em vários momentos ele fica chato para caramba e, tirando a Moiraine, todos os personagens passaram por uma fase insuportável. O livro podia ter facilmente umas 150 páginas a menos.

Mat merecia ter sido esfaqueado depois do meio do livro e quis dar um tiro no Rand com esse final. E que po**a é essa vontade de casar tirada do c* da *******? DO NADA ISSO PRA QUÊ?

Termino esse livro meio frustrada mas ao mesmo tempo curiosa com o universo e acontecimentos que virão, quem sabe leio o segundo daqui algum tempo, quando tiver recuperado minha paciência.

teteu 10/10/2021

Há de ser o que a Roda tecer...
Simplesmente uma das melhores obras de fantasia que eu já li na minha vida.

Robert Jordan escreveu uma obra prima. Os personagens são tão cativantes quanto o Universo ao seu redor. Uma jornada épica em nome do velho clichê do Bem contra o Mal, mas aqui tem tom único e especial. Os ?clichês? foram tão bem trabalhados que eu amei cada um deles. ( Até mesmo as semelhanças descaradas com Senhor dos Anéis )

Algumas pequenas coisas me fizeram rir mais do que deveriam. Como quando a narrativa cai em Rand e ele encontra com uma garota que vive sorrindo em sua direção e desejava ser como Perrin porque ele com certeza saberia o que fazer já que é ótimo com garotas, ou quando Perrin acabava com uma garota sorrindo pra ele e desejava ser como Rand porque ele com certeza saberia o que fazer já que é ótimo com garotas.

A complexidade do mundo e de suas histórias formam um emaranhado fantástico que me arrastou por todo o livro me deixando vidrado, literalmente me fez passar madrugadas acordado ansioso pra próxima página sem nem mesmo ter lido primeira linha.
O mundo é muito vasto, os detalhes acabam sendo exagerados em algumas partes, mas num balanço geral essa demasia torna o mundo muito vivo. Parece que mesmo ao terminar o livro consigo ver a Roda girando, tecendo as menores e maiores tramas, num Padrão que surpreende a cada página.

Super recomendo pra quem gosta de fantasia, por favor leiam isso eu preciso falar com alguém sobre.

Thiago 09/10/2021

Perfeito
Muito tempo que não embarco numa aventura desse tipo. Gostoso, confortável, aconchegante, vai de 0 a 100 em questão de páginas. Gostei muito.

Chinchilla 08/10/2021

Parece uma fanfic de Lotr muito bem escrita. Repetitivo em algumas partes que descrevem o quão assustados e cansados os personagens estão, enquanto fazem uma linda maratona até o olho do mundo para fazer nada :)
Apresenta alguns elementos interessantes, mas nada que me deixasse muito surpreso.

VinAcius49 08/10/2021

Só críticas, afinal é o que faço quando amo algo ?
Eu acredito que a excessão de detalhes (não, o autor não é apenas detalhista. Ele excede) é como uma faca de dois gumes. Positivamente, é óbvio, agrega riqueza na escrita; negativamente, pode tornar pontos simples cansativos de se ler (imaginem os pontos complexos) e também... (talvez possa soar patético o que direi agora) acredito que tira a liberdade imaginativa do leitor.
Havia muito que eu esperava ver, mas não vi e muito que vi e que não achei necessário. Por 2/3 do livro eu ainda não simpatizava com o Rand, ainda não entendo porquê o Matt é um babaca e é passado pano o tempo inteiro para ele e me deleitei com os capítulos do narrador acompanhando o Perrin e a Nynaeve (inclusive, já estava desacostumado com fantasia narrada na terceira pessoa). Também entendo que é só a introdução (COM OITOCENTAS PÁGINAS) de uma saga, então vou segurar minha animosidade.
Senti falta de uma reviravolta imprevisível no enredo, não vou mentir.
Mas chateado mesmo eu só estou é com a publicação não já completa no Brasil dessa saga finalizada há quase 10 anos.

Ps.: Quando crescer, eu quero ser um Aes Sedai ?

Luana.Rayalla 05/10/2021

Amei
Um universo muito bem construído, simplesmente amei. A Amazon tem nas mãos material para produzir uma adaptação no mesmo nível ou melhor que senhor dos anéis e game of thrones, espero que não decepcione. Agora sobre o Rand, algo me diz que ele vai virar vilão nessa história, só vou saber quando lê os outros livros né. A minha única crítica, e a mesma que fiz ao autor de Game of Thrones, e a escrita muito detalhista que chega a cansar a leitura, eu gosto de escrita mais direta. Portanto a escrita me lembra muito do autor de Game Of Thrones. Porém isso não tira a grandeza da obra.

Dempire_sa 04/10/2021

A minha relação com esse livro foi: ao mesmo tempo que tenho interesse no mundo e no desenrolar da trama, eu também não penso em ler a continuação tão cedo ou se vou continuar.
Esse livro é uma grande introdução de um mundo que com certeza é muito maior do que foi apresentado.
Por ter tantas páginas, eu esperava mais informações. As cenas eram descritas excessivamente e isso foi a causa do meu cansaço.
Acho que posso dizer que esse livro me deixou numa ressaca literária, tanto que ao longo fui pegando outros livros para não desanimar de vez.
Pretendo assistir a série que vai sair no PrimeVideo em novembro e vai que me anima pra continuar a saga ????
Se fosse uma trilogia ou poucos livros, mesmo com essa nota eu daria continuidade por causa da minha curiosidade em relação ao universo. Mas como são 14 no total, vou ter que avaliar.

Obs.: sei que a maior comparação feita pelos leitores é a obra de Tolkien. E até por isso que eu imaginava que ia gostar mais, pois tenho muito apego pela Terra-Média.
Patty Amanajás 04/10/2021minha estante
Eu acho que vou ficar só na adaptação. ?

Dempire_sa 04/10/2021minha estante
É aquilo, depende. Se estiver muito animada meesmo pra ler, talvez tenha uma visão diferente da que eu tive.

Patty Amanajás 05/10/2021minha estante
Exato. Mas me desanima essa quantidade de livros. Se um dia eu resolver ler, acho que coloco um livro por ano kkkk 14 anos lendo ?

Luana.Rayalla 05/10/2021minha estante
Tive a mesma sensação sobre a escrita dele, muito cansativo