O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

ana :) 08/03/2021

No primeiro livro da série "A Roda do Tempo" (série longa, que possui 14 livros, tendo apenas 6 publicados no Brasil) iremos acompanhar a vida de 3 jovens, ambos de Dois Rios (uma espécie de cidadezinha afastada do mundo), sendo eles: Rand (o nosso "protagonista", Perrin e Mat. A história tem seu ponto inicial quando uma pessoa desconhecida chega na cidade e, a partir disso, a jornada se inicia nessas 800 páginas do primeiro livro.
Robert Jordan, nessa obra INCRÍVEL, mistura elementos de diversas culturas ao redor do mundo. Além disso, a narrativa de Jordan é bem construída e possui muitos detalhes, mas, isso não faz com que nos percamos na grande quantia de páginas.
Mesmo sendo o primeiro livro de uma extensa série, é uma obra incrível e que, com certeza, será bem desenvolvida no decorrer dos próximos volumes.

Karen.Polessi 07/03/2021

Muitos leitores têm dificuldade com o primeiro livro, que eu achei maravilhoso. Se há algo que eu possa dizer para incentivar a leitura, estando no meio do segundo livro, é que o Robert Jordan criou um mundo muito rico, tanto quanto Game of Thrones e O Aprendiz de Assassino, da Robin Hobb. Outro ponto positivo é o protagonismo dos personagens femininos. Por fim, e não menos importante, são vários livros, o que me deixa muito feliz como leitora de alta fantasia.

Ailton 28/02/2021

O caminho da Folha
Como eu tive a audácia de passar todos esses anos sem ler esse Livro? ?

Épico, Fantástico, Grandioso, Lendário... Acho que tudo isso é pouco para descrever a jornada incrível que se inicia aqui!!! Sério, é realmente muito difícil colocar em palavras o que é esse mundo, da vontade de rir e chorar ao mesmo tempo rs.

A jornada em si pode até estar um pouco "manjada". Digo, a coisa do escolhido e sua "party", bom já vimos isso mais que um milhão de vezes em todo tipo de mídia mas, do jeito que é contado aqui? A forma que são inseridas Lendas e assim nos apresentado um mundo novo e fantástico, com seus povos, raças, reis e rainhas, criaturas mágicas e muita magia... Tão envolvente que te faz sentir parte de tudo. Parte do mundo, da jornada.... Olha realmente nunca havia visto algo assim, não dessa forma.

Já li a trilogia do Anel de Tolkien, a qual digo de passagem sou fã. E sim há semelhança, a jornada, o vilão... Mais são semelhanças muito genéricas, quem leu as duas obras logo percebe que não são tão semelhantes assim. Não que seja ruim ser parecido com O Senhor dos Anéis...rsrs. Mas por exemplo, acho o nosso herói aqui muito mais humano no que diz respeito as atitudes, erros e acertos do que o Frodo, também o vilão bem mais, como posso dizer, participativo? É, mais Participativo na história como um todo do que o Sauron isso só para citar algumas diferenças gritantes.

Enfim adorei cada pagina, cada palavra. Sem contar o Romance! É galerinha tem romance sim e não é só um casalzinho não e digo mais romance dos mais inesperados e que espero de verdade que se desenrolem nós próximos livros rs.

A escrita é fluida e empolgante, até mesmo quando o autor relata um dia comum em uma aldeia, ele o faz de forma tão interessante que te prende e você nem vê o tempo passar.

Super recomendo. "Livraço" !!! De verdade, se quer viver uma aventura, acabou de encontrar a maior de todas. Eu estou indo para o segundo livro agora mesmo. ?

E ainda há promessa de virar série na Amazon Prime.

A e quanto ao Caminho da Folha, fica uma citação do livro pra das um gostinho:

"... A folha vive o tempo que lhe cabe, e não luta contra o vento que a leva embora. A folha não provoca dano algum, e finalmente cai para alimentar novas folhas. Assim deveria ser com todos os homens..."

Profundo né? Será que o caminho da Folha é pra você?

Jaciane.Cruz 28/02/2021

Porque eu dei 5 estrelas e favoritei O Olho do Mundo
Embora o livro tenha um sério problema de ritmo, por conta da longa viagem do herói, eu acredito que cada momento, ou quase todos, que ocorreram durante essa jornada até o olho do mundo, vão ter relevância no futuro, visto que esse é apenas o primeiro de 14 livros da série.
Os elementos fantásticos são muito bem feitos e discorridos, o que faz com que esse livro sirva como uma boa apresentação do mundo mágico e das histórias das Eras para os próximos 13 livros.
Mas o ponto chave, que torna essa fantasia única, e que mereceu as 5 estrelas, é a forma como as personagens femininas são retratadas na história, sua força, importância nas decisões da sociedade e na história do mundo, o que vai totalmente em desacordo com tantas histórias de fantasia, em que as mulheres são constantemente abusadas de todas as formas possíveis.

site: https://www.youtube.com/channel/UCYaHO28kx1viJLvAlAlCF1Q

Thamy 25/02/2021

Demorado mas vale a pena
O início foi bem difícil e lento mas depois a leitura vai fluindo e prendendo a atenção. Não foi 5 estrelas por essa demora, mas lerei o próximo na esperança de ser mais fluido.

Letícia 20/02/2021

Uma fantasia com muito potencial
Curti muito o universo apresentado aqui e também os personagens, que por serem muito reais, tem muita personalidade e são diferentes entre si.

Porém foi uma leitura muuuito arrastada, o autor joga um monte de mitos e histórias desse mundo mas sem explicar muita coisa, o que acaba nos deixando desnorteado.

Outra questão que me fez dar 3,5, foi que minha nossa, essa andança parecia que não ia ter fim!!!!!

Mas fiquei muito curiosa pra seguir com a leitura dessa série (gigante).

Evelyn709 19/02/2021

Um ótimo começo para uma história tão grande.

O Crowler 16/02/2021

Suco de fantasia épica
Pra quem gosta de fantasia épica é perfeito, algumas partes enroladas aqui e ali, mas tem uma escrita muito boa, e um universo magnífico.

Simone.Amaral 16/02/2021

Quase perfeito
No desenrolar da estória ja temia pelo final, ou seria um estouro ou poderia detonar toda aventura... Diferente mas não decepcionante... Recomendado...

Leonardo_css 16/02/2021

Um mix de emoções
Meu primeiro contato com a história foi dividido em duas vezes. A alguns anos comecei esse livro e por achar lento, desisti. Mas, com a mente mudada voltei a ele nos últimos meses.

O livro é focado em três camponeses que viviam sua vida de maneira tranquila. Cada um estava focado em seguir os passos de seus mestres, seja no campo ou como ferreiro.

Mas, o que liga esses três jovens? Uma visão, sim, os três são surpreendidos por um vulto negro que os seguem em diversos momentos.

Junto a isso, uma grande festa anual chega a cidade, trazendo diversas atrações para a população....mas, seria só isso? Ou o perigo está rondando por perto.

O livro é longo, cada detalhe é explicado de maneira a introduzir toda a atmosfera em sua mente. Contudo, existe um verdadeiro "mix" de emoções, já que a todo momento novas coisas vão acontecendo no caminho desses jovens, tornando tudo emocionante.

Por fim, recomendo verdadeiramente a leitura. É um livro para se ler diariamente, curtindo cada momento.

Sil | @silestalendo 15/02/2021

A jornada do escolhido, que vive moscando pensando na vida ao invés de caminhar
Quero começar dizendo que eu até que gostei desse livro, não foi uma história extraordinária, mas foi ok. Porém, ele poderia ter metade do tamanho facilmente.

Tudo demora muito para acontecer e quando acontece é bem devagar, quase parando. A construção de mundo é muito boa, em contrapartida o autor ter deixou 2948483920 perguntas em aberto, creio que elas serão todas respondidas com o passar do livro. Espero começar a encontrar pelo menos algumas já em A Grande Caçada.

Os personagens principais são ainda bem imaturos nesse começo, o que faz sentido considerando a idade e vivência deles, e apesar de ter me irritado com algumas atitudes, também tenho fé que o autor trará um melhor desenvolvimento dessa parte. Salvo os adultos, que realmente fizeram toda a diferença.

Enfim, é uma história que deixou muito a desejar mas promete bastante coisa para os próximos volumes, então vamos aguardar para ver se vai ter valido a pena ou não.

andreza 13/02/2021

tinha esquecido de avaliar KKKKK
aí gente livro de introdução né, varias pistas de coisas futuras que eu não entendo, protagonista turrão, um amigo piadista mas que é chato, um amigo bonitão calado etc etc mas uma coisa que eu não esperava, ainda mais em um livro dos anos 90 era essa representatividade feminina mais presente do que em outros livros do mesmo gênero

Amanda Bento 11/02/2021

Que saudade que eu tava de uma fantasia assim
Absolutamente impecável em todos os sentidos. Robert Jordan foi um gênio na composição fantástica estou completamente apaixonada pelo jeito que ele construiu o inicío dos personagens numa jornada gigantesca e como ele convida o leitor a embarcar junto nessa. Personagens altamente cativantes que estou apaixonada. Não ficava assim desde que li Senhor Dos Anéis.

Vinicius.Miranda 11/02/2021

Aventura e magia, um bom épico para quem gosta do gênero.
Primeiro, tem umas coisas que é difícil aceitar. Chegar ao meio do livro e ver os personagens comentendo atitudes desnecessárias somente por "infantilidade" torna-se um teste a paciência. Depois que o autor diminui, isso mesmo, os personagens não param de fazer coisas estúpidas, mas pelo menos diminuem, depois que essa parte diminui, o livro ganha mais ritmo.
O final tem certas conveniências meio difíceis de entender, mas aceitamos pela teatralidade do espetáculo.
O autor é, de fato, muito prolixo, em compensação tem o cuidado de deixar a história bem amarradinha e explicar as pontas soltas.
Entre esse universo e o do 'Senhor dos Anéis', Jordan tem uma vantagem, pelo menos, que é um vilão que existe, não é um olho de fogo, apenas. Além disso, existe a magia aqui, ao invés de ser apenas um anel que deixa o usuário invisível. Fica a dúvida se ele consegue cadenciar isso ao longo do resto da obra.
Mas, certamente, agradará os fãs desse gênero. Quero continuar lendo, porém, pelo tamanho dos livros que se seguem (e nem todos em português), não anseio iniciar os outros tão avidamente.