O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

João 30/01/2021

Então o princípio já é assim?
Jordan trás personagens muitos cativantes nesse livro e gostei muito de acompanhar a jornada deles neste primeiro livro. Eu tinha ouvido falar muito pouco nessa série e iniciei a leitura devido a uma LC, e pelo pouco que eu conhecia achei que esse livro não seria muito bom, mas me surpreendi bastante.

A história dá umas guinada do nada com cenas de perseguições e afins. E mais ou menos no meio do livro há pontos de visões diferentes e é aí que história fica melhor ainda. Em vários momentos tive surtos por causa picos na história.

O autor solta algumas dicas ao longo do livro de algumas coisas que estão rolando e sacar essas referências aprimorou muito a experiência com o livro. Ademais, o final é grandioso. Veremos o que o próximo livro trará, afinal, há de ser o que a Roda tecer.

Francesca 30/01/2021

É uma boa fantasia. Gostei bastante da construção de mundo e com certeza lerei o próximo volume

Biel 30/01/2021

Grandioso
Não me incomoda um autor prolixo, quando se tem um objetivo muito claro por trás disso e, quando o autor sabe desenvolver boas histórias e bons personagens.

O que Robert Jordan faz nessa saga é surpreendente e cativante, chega a ser magnífico!! Eu estou muito feliz com essa leitura e nem sei muito mais o que elogiar kkkkk. Apenas LEIAM!!

Jussara 28/01/2021

O olho do mundo
O livro é meio lento no início e parece ser bem genérico, mas existe um momento onde os personagens se separam e a história começa a ganhar corpo, e os personagem conseguem se desenvolver melhor o que tomar o livro mais interessante. Os personagens são novos e em várias situações agem como pessoas nova, algumas vezes chegava me irritar, mas não o suficiente para me tirar da história. Em resumo é um ótimo livro que tem muito espaço para crescer.

Carolina 28/01/2021

É incrível o mundo de Jordan, a construção dele e dos personagens é impecável! Acompanhar a aventura do grupo de Campo de Emond foi uma das melhores experiências que tive.
O crescimento de cada personagem, a trama de cada um dos principais é algo que chega a ser viciante, assim como os personagens secundários, que são extremamente cativantes!

Fátima 27/01/2021

Olho do Mundo apesar das aparências não é Senhor dos anéis.
Nas primeira parte do livro (400 p.) as semelhanças com Senhor dos Anéis chegou ao nível de tornar a leitura um pouco chata. Mas na segunda parte o livro vai pra outro nível, aparecem novos personagens e Jordan vai mostrando mais desse mundo que ele criou, deixando o leitor ter uma curiosidade sobre as pequenas peças desse quebra cabeça.

A decisão de separar os personagens trouxe a leitura um enriquecimento no entendimento da personalidade dos personagens, assim como as desafios e lutas que eles encontraram. Mat, Perrin e Rand ao final do livro já estão muito diferente daqueles jovens que saíram de Dois Rios. Personagens como Tom, Loial e Elyas enriqueceram bastante a trama.

A conclusão deixa questionamentos assim como a curiosidade de saber mais sobre os caminhos que cada personagem irá seguir.
Pedro Moreira 31/01/2021minha estante
Espero que o livro tenha te incitado o suficiente pra dar uma chance para o próximo ?

Fátima 31/01/2021minha estante
Ah vou ler sim. Tô participando da LC da Tami do Resenhando Sonhos. Os 4 primeiros eu já tenho então tenho quer ler ???

Denise.Marreiros 26/01/2021

É um mundo complexo e extremamente simples, o autor não te entrega nada de bandeja mas vai te instigando aos poucos, te prendendo em uma teia de acontecimentos que aparentemente não te levam a lugar algum.
Muito bem escrito, cheio de descrições e lugares incríveis, de personagens amáveis e odiosos e de um vilão que faz jus ao seu nome, O olho do Mundo já me conquistou de primeira e não vejo a hora de ler a continuação.

maywin 26/01/2021

Maravilhoso!!
Eu adorei muito o livro por ter me lembrado de O Senhor do Anéis (minha fantasia favorita), a Crônica do Matador do Rei e a saga The Witcher, então se você gosta desse tipo de narrativa com certeza também irá gostar.
Ele é basicamente uma grande jornada de um ponto a outro com várias confusões e desenvolvimento dos personagens (amo).
Moiraine fodona e esse final foi tudo pra mim!
Ansiosa para continuar a série.

Bianca | @citacaoemcitacao 26/01/2021

A Roda gira
Uma grande criação de universo e de personagens fortes e carismáticos. Eu realmente gostei de todos e desde o início não duvidei da trajetória de nenhum dos jovens do Dois Rios.

"A Roda do Tempo tece o Padrão das Eras, e as vidas são os fios que ela teve. Ninguém sabe dizer como o fio da sua própria vida será tecido dentro do Padrão, ou como o fio de um povo será tecido."

Uma leitura envolvente, me cansei com a escrita descritiva apenas no final, porque estava ansiosa demais para saber que fim se daria.

E sobre o final... Puxa vida! (Minha mente tá há mil aqui)

Mirele 23/01/2021

Sobre a teia do destino e a jornada do heroi
Depois de anos e anos enrolando para ler essa série, porque ela é simplesmente gigantesca, gostei bastante. É muito claro o quanto o autor se baseou em Tolkien para escrever, mas Jordan sempre deixou claro que ele havia bebido muito da fonte de O Senhor dos Anéis. Então, é mais do que esperado que esse seja um livro sobre profecias concluídas e a jornada do herói, com uma visão bem maniqueísta de bem e mal. Uma das coisas interessantes na história de Jordan é o protagonismo que ele dá a mulheres fortes. Não é aquela representação feminina gostosa que a gente vê hoje em muitas fantasias, mas já é muito boa para a época em que esse livro foi escrito. Temos mulheres fortes, mais de uma, que interagem entre si e se protegem e que falam sobre várias coisas, que nem sempre incluem homens (apesar de incluir na maior parte do tempo).
Uma coisa engraçada é que aqui também temos homens que entram na mente de lobos, como em Martin e em Robin Hobb, e eu fico pensando que esse era um tema muito comum na época, pq as principais obras desses autores foi escrita nos anos 1990.

Yasmin Black 18/01/2021

Um ótimo começo para a saga
Simplesmente amei esse primeiro volume. Acho que foi uma ótima introdução no universo de a roda do tempo. Um universo que, por sinal, é muito rico e criativo. Os perfeitamente são cativantes, cada um com suas próprias características e histórias. Amei!!
Raquel Tonks 21/01/2021minha estante
Tive um primeira impressão horrível desse livro. Algumas passagens machistas e uns diálogos muito pobres. Isso melhora mais pra frente no livro? Estou bem no começo

Yasmin Black 24/01/2021minha estante
Olha, eu realmente gostei do desenvolvimento da história. No começo pode ser um pouco arrastado, mas depois os diálogos e as passagens começam a serem bem desenvolvidos.

Raquel Tonks 28/01/2021minha estante
Legal, vou insistir com esse primeiro livro então. Muito obrigada!

Blenda 18/01/2021

Tudo na minha carreira
Esse livro é MARAVILHOSO! Sempre passava reto dele na livraria por causa do tamanho (um calhamaço é um calhamaço) mas a leitura é tão fluida que você termina e nem parece que o livro tem 800 páginas. Amei demais!

Victor 15/01/2021

Bom livro de abertura
Quem lê esse primeiro livro, não consegue ter uma dimensão real das proporções que essa série toma.

Muitos o julgam como uma "cópia" do senhor dos anéis e abandonam. Mas mal sabem o que estão perdendo. É simplesmente uma das séries de fantasia mais criativa que já li até hoje.

O primeiro volume isoladamente, desenvolve oa personagens principais e insere o leitor no mundo. Só a pontinha.

A partir do segundo é onde a série "tira as rodinhas" da gente e descobrimos à que ela veio.

O único ponto "negativo" é a descrição demasiada. Mas isso é uma questão puramente pessoal, há pessoas que gostam desse tipo de escrita passo-a-passo.

É impossível falar pouco quando se trata da roda do tempo. Não é à toa que é uma das séries mais aclamadas da fantasia até hoje.l

Então, pra quem leu ou está lendo e acha que será uma cópia do senhor doa anéis, dê uma chance para o segundo livro e veja a "mágica" acontecer.

Elisama27 15/01/2021

Simplesmente amei. Queria ter conhecido o universo de Robert Jordan muitos anos antes.
"O olho do mundo" é apenas o primeiro de uma série de 14 livros, porém depois de conhecer um pouco de mundo, esse número não me assusta, apenas me anima a querer ler mais e já ter personagens favoritos. Não tenho muito o que dizer já que é só o primeiro, mas estou animada pelos livros seguintes.
Obs: nunca mais verei os corvos da mesma maneira ?
Gean 09/05/2021minha estante
Nem os corvos nem as raposas nem os falcões nem as águias nem os lobos nem búfalos nem os dragões