O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Paulo 21/01/2022

Grande Jornada, poucas respostas
O livro começa meio morno, sem muitas respostas, mas aos poucos esse mundo fantástico vai tomando forma, as aventuras vão se tornando mais emocionantes e minha atenção ficou presa até a última página. Mal posso esperar para ler o próximo da serie.

Joao.Paulo 20/01/2022

Jornada Épica
Em o olho do mundo acompanhamos Rand, Mat, e Perrin juntos com Moiraine Sedai em uma jornada épica na luta entre o bem e o mal. No livro um de “A Roda do Tempo” o autor nos introduz em seu universo de fantasia aonde acompanhamos Moiraine na busca pelo Dragão Renascido que irá se opor ou aliar-se ao Tenebroso.
A escrita do autor é de certo modo bem detalhada com que faz com que o leitor se imagine acompanhando a jornada bem de perto. Rica em números de personagens e criaturas fantásticas, a ambientação se passa em uma terra devastada e corrompida aonde o inverno nunca acaba e a primavera nunca chega. Traz também uma diversidade de povos muito bem explorada pelo autor, o que faz a história ficar ainda mais interessante. Enfim é um livro que vale muito a pena, e mal posso esperar para continuar a ver essa saga em “A Grande Caçada”.

Vânia 19/01/2022

"Há de ser o que a Roda tecer"
Num mundo devastado por guerras, a Roda do Tempo rege tudo e todos, tecendo suas teias e Padrões, definindo o destino do mundo.
Rand al'Thor e seus amigos nem imaginavam que existisse metade das coisas que viram, tudo não passava de lendas, até verem com seus próprios olhos.

Gosto bastante do Perrin, pena que não tem tantos capítulos dele no final. A história dele ainda vai se tecer.

É um bom começo pra história e bem diferente da série! Posso entender porque o povo que leu os livros antes acharam a série ruim hahaha.

Dantas 19/01/2022

O Olho do Mundo
Como quase toda boa obra literária de fantasia o primeiro livro da sequência começa com um ritmo mais tranquilo, uma introdução para o universo criado na série, conforme a trama vai desenrolando cada página se torna uma fascinante aventura, de magia ação e romance, antes do livro eu assisti a série, e já esperava que os livros fossem oferecer muito mais no previsto, esrou ansiosa para dar início ao próximo!!

Caio Timbó 19/01/2022

Comecei por causa da série...
Não posso mentir! Nem sabia que essa série de livros existia! E valeu muito a pena! Muito melhor do que a expectativa.

Nicoly Mafra 19/01/2022

Sobre "O Olho do Mundo"
A curiosidade a cerca dessa série sempre rolou, porém, decidi das uma chance para "O Olho do Mundo" somente após ter assistido a primeira temporada de "The Wheel of Time" - seriado inspirado nos livros de "A Roda do Tempo", disponível na Prime Video -, só para ter certeza que essa era sim uma história que eu gostaria de conhecer.

Nesta jornada épica vamos acompanhar um grupo de jovens que vive em uma pacata e muito tranquila vila. Em Dois Rios, não há perigos, o clima é de prosperidade, tudo muito familiar e encantador, ainda mais quando os moradores estão tão empolgados para as festividades que ocorrerão nos próximos dias. Contudo, quando sombrias criaturas invadem tal vilarejo, há apenas uma mulher misteriosa, e nova na região, que poderá dar as respostas que os moradores locais tanto buscam - respostas essas que ninguém esperava ouvir e custam à acreditar.

Os tempos de calmaria acabaram e o Tenebroso (criatura cruel que todos conhecem devido às antigas lendas sobre a guerra que rompeu o mundo) parece estar ressurgindo novamente - os ataques de monstros constantes sofridos pela população comprovam isso. E é por esse motivo que Moraine, a enigmática mulher que chegou recentemente em Dois Rios, foi até lá. Ao que tudo indica, naquele vilarejo há um jovem que poderá salvar o mundo de um novo rasgo, um jovem que poderá destruir o Tenebr-oso e suas forças malignas, o tão importante dragão renascido.

Rand, Perrin e Mat, bons amigos desde a infância, são grandes suspeitos para se tornarem o dragão mencionado por Moraine, e, junto com Egwene - também amiga do grupo - e um menestrel talentoso, iniciam uma jornada para descobrirem se de fato alguém ali terá o poder de selar essa profecia.

A jornada não será nada fácil, ainda mais quando o grupo é constantemente atacado pelos cruéis seguidores do Tenebroso, e, enquanto tentam correr contra o tempo para salvar o mundo, descobrem coisas inimagináveis sobre eles e o universo em que vivem.

"O Olho do Mundo" é apenas o primeiro livro em uma série com catorze volumes, e aqui já é possível ver a grandiosidade dessa jornada. A magia é constante nessas páginas, criaturas fantásticas, poderes incríveis e uma guerra milenar contra uma criatura sombria. É realmente uma história muito boa, porém, senti que foi um tantinho arrastado.

Sinto que os personagens ainda precisam amadurecer muito para se tornarem os heróis que esperam que sejam, e há tanta coisa acontecendo e detalhes importante sobre este universo que é necessário ir com calma e saber que poucas respostas realmente serão dadas aqui. A jornada apenas começou e, com toda a certeza, uma aventura fantástica e cheia de provações virá pela frente.

Zihtuan 19/01/2022

Eu sabia que seria uma leitura diferente e que encontraria muitas coisas, não achei que fosse tanto assim.

Gostei de ver muitos diálogos e deles passando juntos pelas situações, sei de umas partes mais a frente a respeito das interações, mas também espero ver alguns personagens serem mais desenvolvidos embora já fique claro desde daqui como cada um funciona.

Não sei o que virá a seguir, mas estou interessada, a leitura não fluia sempre só que a curiosidade se fez bem presente então só preciso aguardar por mais.

Vale a pena com certeza a leitura já que tudo foi muito bem construído e tem cara de ser uma história bem contada, que não peca nos detalhes. No mais a série é diferente mas entendo que por uma questão de "fazer andar mais rápido".

Dani 18/01/2022

Boa fantasia, iniciando a jornada do herói
Meu primeiro contato com a obra de Robert Jordan foi através da série A Roda do Tempo, produzida pela Amazon Prime Video. Na época em que o trailer foi lançado, fiquei bastante interessada na história e como anteriormente tive uma experiência ruim em ler um livro antes de assistir a série, desta vez optei por assistir antes e ler depois. Enquanto a série rolava pude acompanhar algum burburinho sobre as mudanças, coisas importantes que ficaram de fora, enfim, é normal existir essa dificuldade em transpor tudo do livro para a tv.

Mas vamos para o livro, que tem muito mais cenários e situações do que a série. Nós somos apresentados a Rand al'Thor e seus amigos de Campo de Elmond em Dois Rios, que se veem envolvidos em uma trama da Roda do Tempo onde sua participação é crucial para a ascenção ou queda do Tenebroso, o Senhor do Mal. Isso implica em abondonarem seu vilarejo e fugirem de cidade em cidade das criaturas malignas que os perseguem incansavelmente.

Inicialmente contando com a proteção de Moiraine, uma Aes Sedai, o grupo acaba se separando após fugir de um grande perigo, e cada grupo terá de dar seu jeito de sobreviver até se juntarem novamente. É uma jornada exaustiva e perigosa, pois não podem confiar em ninguém além de uns nos outros, mas que vem trazendo bagagem e descobertas aos personagens, e aos poucos algumas respostas sobre o motivo de estarem envolvidos nessa trama. A leitura me prendeu do início ao fim e não achei nem um pouco parada ou arrastada, estou ansiosa para ler os demais volumes, já sabendo que provavelmente será a série mais longa de fantasia que lerei.

carolmureb 18/01/2022

Fiquei me perguntando se eram necessárias 800 páginas para contar essa história. Esperava me conectar mais com a história. Achei Nynaeve insuportável de tão arrogante e mal humorada e os outros quatro muito, muito infantis. Uma pena, comecei a leitura com muita expectativa, mas não engatei.

Karen 17/01/2022

O livro é bom , mas alterna momentos de muita ação com momentos de leitura bem lenta.
A história é interessante e bem construída

César Ricardo Meneghin 17/01/2022

O Olho do Mundo - A roda do temp
o. Fantasia para deixar qualquer pessoa de boca aberta. Muito criativo e sem dúvidas um ótimo romance que deixa você intrigado e buscando o final. O livro muitas vezes se estende e descrições que poderiam ser diminuídas ou simplificadas. Mas, na minha interpretação, essa é a forma como o autor tenta colocar o suspense ou aumentar a expectativa do leitor. Mas pode acreditar, você vai se pegar lendo sem querer parar. Capítulos curtos e uma história cheia de personagens interessantes. Esqueça os anões e elfos, orcs e os outros normais de histórias como essas. Ele criou seus próprios protagonistas e antagonistas. Não veja a serie antes de ler o livro, porque, vai fazer você ter muita raiva. A serie mudou praticamente todo o enredo e colocou os personagens em momentos diferentes, ou mesmo, os tirou. A série é boa por si. Não em comparação a história original. A série é uma. O livro é outra. Os personagens não têm muita profundidade, porem você se pega gostando deles. Pois você quer que eles cheguem ao ponto final. Mas pode ser que eles amadureçam e ganhem muito corpo. Afinal temos muitos livros pela frente. Aqui no Brasil serão mais sete.

Lucas1429 17/01/2022

Não vejo a hora de ler o segundo livro
a princípio demorei um pouco para pegar gosto pelo livro, mas logo depois do segundo capítulo já lia sem parar. demorei mais do que imaginava para terminar, pois acabei tendo outras ocupações e, talvez por isso eu tenha digerido o livro melhor do que se eu lesse mais rápido.

os personagens são um pouco chatos as vezes, mas eu me apeguei a todos até terminar o livro, principalmente a tão maravilhosa Moirane. o universo também é incrivelmente rico e a cada página parecia haver mais e mais coisas para que eu descobrir sobre.

Alex de Sá 16/01/2022

Primeiro do ano
Primeira leitura do ano , esse calhamaço me conquistou de primeira. Uma leitura difícil devido a grandiosidade e ramificações na história. Porém o livro segue uma linha muito rica de detalhes e personagens bem carismáticos. A história fica um pouco arrastada no meio..mais depois ganha força e na minha opinião um final sensacional. Valeu a leitura

Purple1 16/01/2022

Que livro!
Não consegui desgrudar dele por 2 dias!
Li até não restar mais nada para ler.

É um livro um pouco denso, onde a caminhada vale mais do que o destino final, bem alta fantasia mesmo.

O que eu adorei sobre o livro: ele não revela seus mistérios ?de mão beijada?. Terminei o livro sem saber várias coisas e isso me agrada muito porque o que me prende na leitura é a curiosidade.

Estou doida para ler A Grande Caçada e continuar acompanhando a jornada desse povo de Dois Rios.

Rafael 16/01/2022

A história é boa, interessante, mas definitivamente não precisava de 800 páginas. Muitos acontecimentos deixam a leitura cansativa, algumas vezes até confusa. Outra coisa que me incomodou foi o excesso de descrição das coisas, só tornam a leitura mais enfadonha. Cheguei ao fim da livro sem muita curiosidade pra saber como a saga vai se desenrolar, e não acho que vou arriscar a ler outro calhamaço pra saber.