Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

livslivz 16/05/2024

Não me lembro, mas foi triste.
Li esse no nono ano do fundamental, não me recordo de muito obviamente, mas caiu olho no meu cisco.

Mluna 15/05/2024

Desculpa
Me desculpem, mas eu não gostei desse livro.
A história pode até ser interessante, mas não consegui imaginar nada, o livro é feito apenas por cartas, então eu imaginava a personagem escrevendo, mas não a situação em si.
Com o tempo a escrita foi me deixando mais enjoada e abandonei o livro, doeu, mas eu não consegui ler.
Acredito que a leitura vem para nos entreter e não para ter algo para ?colecionar?.
Isabelle333 16/05/2024minha estante
você leu até que página? Eu tb tava assim no começo mas depois juro que vale a pena, eu adorei o livro

Lisa 13/05/2024

Contexto
Carta de amor aos mortos conta a história de Laurel que perde sua irmã e tem q lidar com a separação dos pais, e através de uma simples tarefa de inglês ela começa a escrever carta aos seus ídolos onde começa a expressar mais os seus sentimentos

Mari.Vasconcelos 12/05/2024

Cartas de amor aos mortos é um daqueles livros que chacoalham a gente, que remexe em coisas que nem tem nomes, mas que são tão tangíveis.
Laurel é uma adolescente sensível que tinha a irmã como melhor amiga e fonte de inspiração, em uma família que outrora fora feliz, elas tentam passar pela separação dos pais apoiando uma à outra.
A perda da irmã leva Laurel à beira do precipício e ela precisou de amigos, um pouco de música e a capacidade de ver poesia nos vazios de seu coração.

Um livro que deveria ser mais falado e que com certeza, irei panfletar.

"Talvez ao contar as histórias por pior que sejam, não deixemos de pertencer a elas. Elas se tornam nossas. E talvez amadurecer signifique que você não precise ser uma personagem seguindo um roteiro. É saber que você pode ser a autora."

oliver.fechner 10/05/2024

Esperava algo diferente
Muitas vezes eu me perdia no meio do livro, como se só estivesse lendo informações soltas que não serviriam para nada na história, em certo ponto eu estava certo. Acho que as histórias por trás dos personagens foram construídos de maneira estranha.
Não sei se entendo o luto de uma maneira muito diferente e não consegui me entender com a principal, porém achei ela muito desequilibrada.
As partes que ela falava sobre a vida dos famosos era interessante, tinha boas metáforas, gostei mais disso do que a história em si.
Trata de alguns assunto pesados mas não de uma maneira muito bruta, tem uma escrita simples.

*Lua* 09/05/2024

*Cartas de amor aos mortos*
Que livro lindo, que ambientação, esse livro é tão sensivel e bem escrito que me coloquei nas situações com tanta facilidade, eu me vi na personagem principal e em cada conflito, eu pude me conhecer melhor através dos olhos da Laurel, eu revisitei meu primeiro amor no Sky, eu reencontrei minhas melhores amigas na Natalie e na Hannah, me senti em casa com a tia Amy, e olhei para a morte de uma forma diferente com a May, eu vi meu luto nos personagens, e realmente não tem nada pior do que alguém que amamos simplesmente ir embora! A dor vai continuar as vazes a saudade vai ser insuportável, mas cabe a nos continuarmos respirando, nós merecemos a vida, e se é verdade que somos eternos ao sermos lembrados os que perdi viverão pra sempre enquanto eu existir!

MARCIA MARIA 08/05/2024

O poder da superação está em nós...
O que era pra ser apenas um trabalho escolar, passou a ser uma autoterapia, principalmente com ênfase em pessoas que são bastante introspectivas. Pessoas reservadas que guardam pra si suas vivencias como: medos, frustrações, raivas, angústias etc, e que raramente tem coragem e/ou oportunidade de conversar abertamente sobre o que vive e o que lhe angustia. Dificilmente se abre com alguém para expor seus sentimentos, principalmente no que se refere a morte da irmã, e seus sentimentos que com uma intensidade, é o que a faz viver em uma redoma, que algumas pessoas chamam de mundo interior.
A tarefa escolar resume-se em escrever uma carta para alguém falecido. Diante da tarefa, talvez inconscientemente a personagem transforma esta função escolar em um refúgio, nele, são escritas cartas para uma diversidade de pessoas famosas e importantes (tipo celebridades), como: Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop, todos eles, donos de histórias complicadas e difíceis. E é a partir daí, neste compartilhar que ela dá início a exteriorização do seu mundo particular, dando início ao seu processo de auto cura, quando começa a dividir com eles tudo que sente, é o que lhe propicia a confiança necessária para iniciar uma conquista de novos amigos, o que pra ela será o mesmo que se adaptar a uma vida que até o momento ela desconhecia.
Perseguida pelo de seu passado de ”perca”, somente quando consegue descrever na escrita a verdade sobre o que se passou (a morte da irmã) é que ela começa a aceitar o que aconteceu e dar início a um processo de perdão e auto perdão. A partir daí consegue ver a irmã como um ser humano real cheia de erros, desafios, defeitos, qualidades... um SER HUMANO como todos, imperfeita e sempre em crescimento e aprendizado, o que lhe dá sentido pra seguir em frente com sua própria vida descobrindo seu caminhar.
Não sei da autora, menos ainda da personagem, mas no meu ponto de vista, temos que encarar a morte como uma volta e devolução. Pessoalmente (em relação a cada ser em particular, neste caso EU) uma volta pra casa, independente de crença ou religião de cada um, UMA VOLTA seja pra casa do Pai, para preparação para um novo retorno, pra vida eterna ou simplesmente para o pó de onde viemos. Em relação aos outros (que vão) uma despedida, pois temos que devolver oque não nos pertence. A morte pra mim, tem em seu real sentindo uma devolução de alguém de amamos, queremos bem, ou simplesmente admiramos..., mas uma devolução. Não somos donos nem propriedades de ninguém, somo filhos de um mesmo PAI, e retornamos pra ele. Se existe um reencontro, eu não sei, o que sei, que temos de dá conta do que nos foi proporcionado por amor e confiança. Ele nos confiou pessoas para estar ou passar por nossa vida (seja como pai, mãe, filhos, cônjuges, parentes e amigos, para que pudéssemos cumprir nossas tarefas como seres humanos, junto a essas pessoas de cumprir sua lei maior AMAR UNS AOS OUTROS. E amar a Deus sobre todas as coisas, trabalhando em nós o apego e trabalhando em nós o amor sublime.
“Poderia resumir dizendo que, o grande lance da vida é juntarmos o nosso quebra cabeças peça a peça, sem transferir para os outros a nossa responsabilidade”. Somos capazes e responsáveis, muitas vezes temos a resposta em nós mesmo. Somos A IMAGEM E SEMELHANÇA de quem nos fez.

Emanueli28 08/05/2024

Tá bom.
Fiquei muito tempo enrolando para ler esse livro, comprei ele quando estava em um período do luto em que eu só queria chorar e ler coisas tristes. Demorei um tempo para ler e sentia que não me identificava mais. Finalmente depois de muita enrolação eu comecei a ler, a princípio eu estava achando bem bobinho e sem graça, porém o livro tomou um rumo que eu não esperava. Eu senti tantas coisas lendo esse livro, tantas. Em alguns momentos do livro eu só queria poder abraçar os personagens e dizer que tudo ficaria bem. Foi uma ótima leitura!

@__eliass.mf 06/05/2024

Uma carta, que se tornou várias.
Assim, eu tinha colocado muito mais expectativas nesse livro, confesso que esperava mais.
Ao mesmo tempo que gostei, pela forma que ela mostra como que ela lida com o falecimento de sua irmã etc... não gostei também. Achei alguns pontos meio perdidos, mal explicados. Mas é um leitura leve.

Aynalle 03/05/2024

Gostei da leitura, achei interessante esse formato de contar a história por cartas. No início estava demorando pra ler, mas a partir de um ponto comecei a devorar o livro e não querer parar de ler. Os motivos da morte de may são extremamente tristes e tudo que aconteceu com a laurel também, isso só me faz refletir que as vezes as pessoas estão sofrendo por algo e a gente nem imagina que esteja acontecendo alguma coisa. Enfim, o livro è muito bom!

Vanessa Daflon 03/05/2024

Fui do inferno ao céu
Eu tinha uma expectativa gigantesca com esse livro! A sinopse, a capa, o tema sobre luto?um tempo bastante longo ?namorando? a possibilidade e fazendo pesquisa. As primeiras 100/150 páginas me fizeram pensar que tinha sido tempo perdido; aí a história começa a fazer sentido além de conflitos adolescentes imaturos. Uma reviravolta daquelas e o aprendizado de que nem tudo que idealizamos na nossa infância/adolescência é real. Na maioria das vezes, nossos ídolos perfeitos só são pessoas querendo ser felizes.

Arkelarrr 02/05/2024

Querida May? Beijos, Laurel
Eu amei e leitura desse livro! A leitura é gostosinha e desliza fácil.

É escrito em formas de cartas a partir de uma atividade que a professora passa pra turma da nova escola de Laurel. A trama é toda ao redor de problemas adolescentes, e não é nada chato como costumo achar.
No meio de tudo isso são abordados alguns assuntos que são delicados, mas de forma sutil, onde é necessário usar um pouco da mente pra completar o que foi dito e não é nada complicado.

Durante a leitura de todas as cartas a gente conhece Laurel sua vida durante o luto, e todo mundo à sua volta com quem se relaciona e cada ?problema? que cada um carrega.

É simplesmente maravilhoso ver o crescimento de cada personagem na história, todos tiveram algum ensinamento pra passar mesmo que a própria vida estivesse uma bagunça.
Foi lindo ver como cada um cresceu e evoluiu conforme o passar do ano em questão.

Achei um final digno e feliz, de certa forma.
Não senti que estava lendo algum livro de Ava Dellaira, foi como eu tivesse pego pra ler o livro de cartas de Laurel.