A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Renato375 30/11/2022

Um livro gostoso de ler do início ao fim com muito simbolismo de coragem, perdão e amor, em um cenário rico em cultura popular.
Nessa obra podemos encontrar o estilo maravilhoso do Realismo Mágico, que tem como grandes nomes Juan Rulfo e Gabriel García Márquez. Gabriel que teve um papel importante na carreira da autora.

Encadernação: 5/5
Fonte: 5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: amarelado

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Desgraça É Tudo Coisa De Se Rir
Socorro Acioly é uma jornalista, doutorada em literatura e prestigiada autora de livros infantis. "A Cabeça do Santo" é seu primeiro romance e confirma a máxima de Maiakovski: "é a técnica que liberta o talento."

Ousada, em 2006, ela foi até Cuba para realizar um sonho: havia sido escolhida para participar de uma oficina literária com o escritor colombiano Gabriel García Marquez, por sinal, já adoentado, foi a ultima que ele ministrou. Indubitavelmente, uma experiência transformadora cujo projeto, após oito anos, chega ao mercado para saciar nossa curiosidade.

Com quase cento e cinquenta páginas, seu texto exala uma brasilidade sertaneja através da linguagem e do cenário. Nada mais autêntico e que ainda revela outra grata surpresa: a discípula usa e abusa da inspiração do mestre, contando uma história onde o inexplicável se une à fé para confirmar que entre Candeia e Canindé, nada é absurdo.

É para essas bandas que Samuel vai atrás do pai e da avó, que não conhece para cumprir o último desejo da mãe, recém-falecida. Porém, o que ele não espera, é a confusão em que irá se meter ao parar numa cidade assombrada por uma estátua, enorme e inacabada, de Santo Antônio.

Com personagens elaborados, o enredo, bem tecido, não deixa sequer um fio solto. A autora entrelaça diversas vidas, convergindo passado e presente, até um desfecho onde até o sobrenatural faz sentido.

Portanto, aceite meu convite e venha conhecer o trabalho de Acioly que com vigor e extrema beleza propõe uma renovação no imaginário nordestino cujo rico patrimônio tem muito a oferecer em matéria literária.

Afinal, como afirma Samuel: "desgraça é tudo coisa de se rir".

Laís 07/04/2024

Quando coloquei esse livro na minha wishlist, não sabia sobre o que falava mas a capa havia me chamado atenção.
Vejo poucas pessoas falando sobre essa história, o que é uma pena, já que é uma leitura formidável.
Fala sobre dor, raiva, perda, amores e desamores. É tão profundo que me arriscaria a dizer que muitos nem entenderiam ele.
E mais uma vez ressalto a importância da literatura brasileira. A riqueza que a gente tem na palma da mão e que, infelizmente, é desvalorizada.

Francisco.Tambani 02/04/2023

?Nem o ar tinha esperança de ser vento.?

?Tinha muita coisa pra dizer e as palavras que não se dizem ao morto queimam na boca para sempre.?

Diego 22/03/2024

Como diria Isabela Boscov: que sabor delicioso
Uma escrita envolvente de Socorro Acioli que nos leva a conhecer Samuel, um jovem que acaba de perder sua mãe e recebe um pedido dela antes de sua morte: acender três velas, cada uma em uma estátua de santo em diferentes cidades.
Em sua missão, Samuel acaba se refugiando da chuva e da noite em uma cabeça degolada da estátua de Santo Antônio, e percebe que dentro da cabeça ele consegue ouvir as vozes das mulheres solteiras da cidade que rezam para o santo casamenteiro em busca de um marido.
Socorro Acioli possui uma destreza enorme nas suas palavras, levando a gente como leitor a não querer largar o livro de jeito nenhum, mal posso esperar para ler mais livros da autora.

Carol 11/04/2022

Que delícia de livro!!! Leitura envolvente, história gostosa capítulos curtos e instigantes que me fizeram ler quase numa sentada só!! Realismo mágico que se encaixou perfeitamente nessa história tão brasileira! Amei!

Will Ernande 01/09/2020

A Cabeça do Santo, de Socorro Acioli, vai nos trazer a história de Samuel, jovem criado em Juazeiro do Norte, no meio dos romeiros de Padre Cícero, e que recebe da mãe moribunda seus dois últimos desejos, acender três velas nos pés de três santos, e ir a cidade de Candeias, no sertão cearence, para conhecer a avó e o pai, que Samuel odeia.

Após uma jornada de fome e humilhação, e um encontro pouco convencional com a avó, Samuel acaba se refugiando numa cabeça gigantesca de um Santo Antônio, que nunca fora terminado, e que fora também a ruína de Candeias, a essa altura, praticamente uma cidade fantasma.

E é nessa cabeça do santo que, depois de conhecer o garoto Francisco, e perceber que consegue ouvir nas paredes da cabeça as rezas das mulheres pedindo por casamento, que o nosso protagonista vai bolar um plano que vai transformar toda a sua vida, e a vida da própria cidade.

Cabeça do Santo é um livro que tem o intuito declarado de homenagear Gabriel Garcia Márquez, e seu teor de realismo fantástico é evidente nisso, não só no absurdo, geralmente normalizado, típico dessa literatura, mas também pela forte crítica social, que vai escancarar as relações entre fé, religião, e Estado, muitas vezes contaminadas, tanto pelo caráter interesseiro, próprio das religiões fundadas na mercantilização da fé, quanto na quebra do princípio do Estado Laico.

Pessoalmente, eu achei um bom livro, com momentos bem inseridos de humor, com uma história bem amarrada, que consegue ter uma "cara própria", apesar de usar um tema já bastante trabalhado, e que tem como ponto alto a crítica já mencionada.

Recomendo

Rosana Miyata 21/02/2022

Um livro de leitura rápida, linguagem simples, história fluida e bem divertida, com pitadas de elementos fantásticos. Adorei acompanhar a trajetória de Samuel. O livro só "peca" no final, que ficou tudo um pouco "atropelado", para tudo houve uma explicação, porém poderia ter sido mais desenvolvido.

Maria⨠04/06/2023

Surpresa mais que agradável
Comecei essa leitura de forma despretensiosa e atraída justamente pela ambientação da história, a vontade de ler um conto que vem de perto. Socorro Acioli foi genial em cada título, cada descrição da vida em uma cidade pacata no interior do Ceará, mas, o que realmente me arrebatou foram os diálogos tão precisos e com frases que recheiam o dia a dia nordestino que me fizeram pensar que eu conhecia cada um dos personagens. A leitura foi fluída e envolvente, cheia de mistérios antigos envoltos em um misticismo religioso tão familiar que lembraram as histórias que minha vó conta desde que eu era só um sussurro de gente. Deixo abaixo um trecho que adorei:
?-Acabou, Chico Coveiro. Não nasci pra final feliz.
-Final, final mesmo, Samuel, é só quando eu baixar teu caixão na cova. Ainda dá tempo.
-Tu sonha muito, Chico.
- Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra.?

Ihago0 20/03/2024

Tem romance, humor, suspense e muitas histórias que se completam. Acho muito difícil ler e não gostar desse livro da Socorro Acioli.

em muitos momentos lembrei do ?Auto da Compadecida? e esse humor nordestino é um dos melhores que existe.

Serivaldo 11/07/2021

Fantástica...
Excelente livro. História simples, ligeira, inusitada e carregada de personagens interessantes, típicos do interior brasileiro.
Resgata a crença do santo casamenteiro, que leva as mulheres à rezarem em seu favor, castigando sua imagem e buscando nele a esperança do casamento feliz.
O enredo retoma referências ao fantástico e a outras histórias. Nos remete aos infortúnios do sertanejo nordestino retratados por Raquel de Queirós e Graciliano Ramos, faz nos lembrar de Comala, a cidade abandonada de Juan Rulfo e a promessa do filho à mãe moribunda de encontrar o pai e, ainda, algo de Gabriel Garcia Marquez.
Faz uma crítica sutil à crença nos milagres e nos santos, que atraem aproveitadores e oportunistas, gente esperta em ganhar dinheiro com a fé alheia.
Referencia o cordel que denuncia de forma poética as mazelas, os interesses, as verdades e os casos obscuros.
Enfim, na cidade floresce o amor, que permite unir pessoas, permite a formação de famílias e até mesmo o seu repovoamento.
Mistério, amor, traição, raiva, vingança, encontros e reencontros são temas intrínsecos no enredo, que interligam personagens, lugares, a história da cidade, a cabeça do santo e uma estranha força.

nat 29/04/2024

Esse livro é uma força estranha.
Eu não estava esperando gostar tanto e me apegar TANTO aos personagens desse livro. só me peguei apaixonada pela história quando estava chegando no final! e no momento estou órfã de Candeia e turma da cabeça de santo Antônio!

desenvolvi um apego tão grande pelo Samuel e ver ele sofrendo foi doloroso, de verdade. o plot da Rosário poderia ter sido mais desenvolvido no fim da história, mas eu AMEI a Madeinusa no trajeto do livro, juro.

que história criativa!!! me pegou de verdade. tô muito feliz por ter sido recomendada esse livro, me deixou muito bem. obrigada, Socorro.
nat 29/04/2024minha estante
ah e vem aí um filme ein ?

Jão 29/04/2024minha estante
Tô doido pra começar esse ??

nat 29/04/2024minha estante
nossa eu só quero falar desse livro agora kkkkkkkkk espero q vc goste tanto quanto eu gostei!

profuilma 20/07/2021

Sabe aquela curiosidade para ler a próxima página?
Então, ao ler esta obra escrita por Socorro Acioli , uma jovem autora cearense, eu não queria parar. É intrigante, leve, cheio de mistérios e humor!
O livro conta a história de Samuel que faz a pé em 16 dias, o trajeto entre Juazeiro do Norte e Candeias para cumprir uma promessa que fez a mãe que acabará de falecer. Ele prometeu que iria procurar seu pai que nunca conheceu e acenderia velas aos pés do Padre Cícero (Juazeiro do Norte), de São Francisco (Canindé) e Santo Antônio (Candeias). Ao chegar ao vilarejo, Samuel vai parar na cabeça de uma estátua de Santo Antônio que por um erro de projeto não pôde ser colocada junto ao corpo, passa a ouvir vozes das mulheres que fazem pedidos ao santo, conhece Francisco, um garoto "local" e juntos resolvem ganhar dinheiro com esse dom de Samuel. Candeias renasce, por causa dos peregrinos que chegam em busca dos milagres do santo. Porém, os poucos moradores antigos da cidade que guardavam muitos segredos, não ficaram satisfeitos com a mudança e o desenrolar de suas histórias tornam a trama surpreendente.
Enfim, sugiro que vocês descubram os encantos dessa narrativa que apresenta costumes e crenças nordestinas. Eu me arrisco a dizer que é possível ouvir a voz carregada pelo sotaque do nosso povo.
heynands 20/07/2021minha estante
QUE TUDO! Li uma outra obra dessa mesma autora, A Bailarina Fantasma, e o sentimento foi o mesmo.

Hellen 12/07/2023

A história me surpreendeu muito. Já tinha gostado muito da sinopse, mas foi melhor ainda.

Tem de tudo no livro: morte, traição, assombração, romance, amizade.

Personagens muito bem construídos.

E a história em si é muito boa, eu nunca tava esperando por nada do que aconteceu.

Carol Vidal 14/01/2021

Que história maravilhosa e envolvente! Amei todos os personagens e todo o desenvolvimento da narrativa; os toques fantásticos fizeram toda a diferença.