A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

R4 09/03/2014

O maravilhoso e a cabeça do santo
A Cabeça do Santo foi o livro que escolhi dentre os lançamentos do mês de fevereiro da Companhia da Letras. Ele me chamou a atenção porque comecei a ler um pouco do estilo do realismo maravilhoso latino-americano. Este livro de Socorro Acioli foi escrito para o curso "Como contar um conto", ministrado por Gabriel García Márquez, o grande nome do Realismo Maravilhoso. Ao ler a sinopse, interessei-me muito pelo romance da autora por causa do enredo curioso e imaginei que pudesse ter alguma influência desse estilo.

O livro conta a história de Samuel, filho de Mariinha, que parte de Juazeiro do Norte rumo a Candeia, para cumprir uma promessa feita à mãe antes de sua morte. Sob o sol forte, Samuel percorre o sertão à caminho da cidade onde mora sua avó e pai, que nunca o conheceram. Ele chega em Candeia como um maltrapilho e, expulso pela avó, acaba arranjando abrigo dentro da cabeça decapitada de uma grande estátua de Santo Antônio. É dentro da cabeça que os fatos fantásticos começam a acontecer. Enquanto permanece dentro dela, Samuel ouve vozes de orações que as mulheres fazem para o santo.

Assim, surge a ideia de utilizar as orações das mulheres para unir os casais da pequena cidade. Suas ações dão certo e ele provoca o primeiro casamento. Os boatos sobre a voz dos santos são divulgados na rádio e a pequena e deserta cidade nordestina começa a ser invadida por mulheres apaixonadas que desejam ter seu desejo realizado por Santo Antônio. Samuel, então, passa a ser o porta-voz do santo e procura realizar os desejos da maioria das mulheres. Candeia, a cidade já quase deserta, revive e o comercio volta a florescer com a chegada de tantos curiosos. Contudo, esse sucesso não agrada o ambicioso prefeito da cidade que desejava, ao expulsar os moradores, vender ilegalmente o terreno da cidade.

O personagem de Samuel possui várias funções dentro desse livro. Além de casamenteiro, ele deve procurar pelo pai com a ajuda da avó enigmática; também é instigado por um misterioso canto em uma língua pouco compreensível que ouve dentro da cabeça da estátua.

Por que pensei em realismo maravilhoso? O enredo do livro parece se inspirar no realismo maravilhoso porque incorpora o maravilhoso no cotidiano. O fato de Samuel ouvir as orações para Santo Antônio dentro da cabeça oca causa um certo estranhamento, mas é verossímil dentro da história. Ou seja, aquilo que é maravilhoso dentro da história é tido como algo natural. Além da cabeça de santo, vemos o maravilhoso na mãe de Samuel, que sabia o dia em que ia morrer, e na avó que parece possuir poderes mágicos. Esses detalhes maravilhosos contrastam com fatos bastante realistas, e os personagens podem duvidar dos fatos reais, mas acredita-se no maravilhoso. É interessante perceber que um repórter da "cidade grande" vai a Candeia investigar os rumores do santo, mas apenas é investigado o motivo pelo qual a cabeça da estátua não está junto ao corpo, ao invés de investigar os boatos sobrenaturais. Além disso, o livro, que é dividido em 4 partes, possui diversas citações de autores latino-americanos, como o próprio Gabriel García Márquez.

O livro é de leitura fácil e leve, fazendo-nos lembrar de um "causo". A história possui muita brasilidade e cor-local. O enredo não é totalmente linear porque nele acontecem alguns flashbacks que não são claramente explicitados e pedem a atenção do leitor.

Particularmente, acho que a história da cabeça do santo não possui uma relação muito firme com o passado de Samuel. Primeiro, ele faz uma peregrinação de 16 dias, passa fome e é mordido por cachorros do mato enquanto procura seu pai, mas - de repente! - o enredo passa a focar no lado casamenteiro do protagonista dentro da cabeça do santo. Essa mudança de vontade do personagem passando fome, para aquele que ganha dinheiro e fama, passa a ser um pouco inverossímil e faz com que o livro perca a continuidade. O desfecho também é um pouco apressado demais e não deixa claro a verdadeira motivação dos personagens. Na minha opinião, o livro peca por ser muito curto, pois a história mágica da cabeça do santo que ressoa orações é fascinante, mas precisava ter sido melhor desenvolvida, para poder detalhar as relações e as motivações de cada um desses personagens dentro da trama.

Curiosamente, descobri que a história da cabeça decapitada de uma estátua de Santo Antônio realmente existe em uma cidade do nordeste brasileiro, que não se chama Candeia, mas em Caridade. Foi esse caso curioso que inspirou Socorro Acioli a escrever essa história. Nosso país possui cada mistério!
Uilians 06/01/2015minha estante
Gostei, mas acho que poderia ser melhor explorado e ampliado. Esperava mais pelo o que falaram, mas dá um bom filme.

Gabrielle 11/02/2023

A cabeça do santo
Eu amei esse livro!!!

Os personagens, o desenvolvimento, a escrita... Tudo perfeito.

Uma coisa bem legal que descobri é que, no interior do Ceará, realmente tem um Santo Antônio sem cabeça, e que é atração turística. A cabeça fica a quilômetros de distância, numa rua aleatória dentro da cidade.

É um livro bem divertido, mesmo que a vida do Samuel seja bastante sofrida. Leitura super rápida e fluida.

Mais pessoas deveriam conhecer esse livro.

Recomendo MUITO, mas muito mesmo.

Rafael.Augusto 06/05/2024

Favoritei
Gostei muito muito muito desse livro. Achei que a cidade de Candeia não perdeu em nada para a Macondo de Gabriel Garcia Marques. A autora participou de uma espécie de curso com o autor colombiano e olha.... muito bom mesmo! Realismo fantástico da melhor qualidade. E o melhor... é uma autora brasileira.

Clara 11/05/2023

Quase 1 ano depois de descobrir a existência dessa história e tendo a oportunidade de conhecer somente agora, estou concluindo "A Cabeça do Santo" com meus olhos brilhando.
Que história singular, divertida, misteriosa e forte!

Lizandra.Mirelle 15/04/2022

Indico a leitura
Pense num livro gostoso de ler... A história de Samuel é recheada de aventuras, fofoca, ribuliços, suspense, assombração e muita muita fé. É aquele livro vira páginas, leitura flui demais e tem o bônus de ter capítulos curtos.
Amei demais a história, adorei saber sobre essa cabeça do santo e sobre o povo de Candeia.
Recomendo muito esse livro.

Sanara.Luiza 04/02/2024

Encantada
Tenho me surpreendido cada vez mais com a literatura brasileira.
Acho incrível como nesses livros os autores conseguem fazer tanto muitas vezes em poucas páginas.
Uma história com muitos personagens, todos eles bem construídos e com uma escrita impecável.
Muito bom participar de LCs que acabam fazendo a gente conhecer e ler livros que fogem da nossa zona de conforto.

Line 08/11/2021

" O tempo de sonhar é em cima da terra".
Leitura cômica e triste ao mesmo tempo, porém muito boa, da pra ter várias reflexões sobre diversos assuntos em poucas páginas.

Muito boa a escrita, de forma leve e descontraída, faz você navegar pelas páginas sem nem sentir. Recomendo.

Mahary 29/04/2024

Foi como tomar um café e ouvir minha avó contar histórias
Preciso reforçar com todo carinho o quanto nossa literatura brasileira está viva e precisa ser valorizada.
A cabeça do santo é como aquelas histórias que ouvimos da boca de nossos avós e pais... Aquelas histórias de esperança, de força estranha, de força pra sonhar.

Um livro muito bem escrito com vidas entrelaçadas por essa força estranha e com uma mensagem lindíssima, mesmo aqueles que não acreditam, passam a acreditar no amor e esperança que o livro traz consigo.

Amei um tanto e chorei ao final. Ouvi a música "força estranha" e senti o coração ficar aquecido. Essa resenha não é para dizer absolutamente nada em relação a escrita ou final da história, apenas para agradecer Socorro Acioli e agradecer pela beleza brasileira atrás dessa história. Leiam!

Ana Caroline 21/02/2024

Ótima história! A cabeça do Santo traz um retrato das pequenas cidades do Brasil onde a fé e a política andam juntas porém nem sempre a favor dos cidadãos.

Thais 11/10/2023

Leiam a cabeça do santo!
Um livro potente, doce e duro. Nordeste em cada página. Obrigada, Socorro Acioli, por essa história que nos resgata o amor por sermos brasileiros.

Yasmin A. 04/02/2022

Instigante e surpreendente do início ao fim
Através de uma oficina criativa ministrada nada mais, nada menos do que o grandíssimo Gabo, Socorro Acioli nos traz uma obra incrível, maravilhosa e que me deixou extremamente feliz.

Através de uma premissa simples, apesar de triste, Samuel, após a morte de sua mãe, parte rumo a uma cidade abandonada no interior do Ceará para cumprir 4 pedidos dela.

Por causa disso, começa a se envolver numa história surreal, que mistura realidade e misticismo, crendice e fé, honestidade e corrupção e, claro, coragem, perdão e amor.

É uma obra curtinha e muito gostosa de acompanhar, com algumas reviravoltas muito instigantes e que sempre te deixam curiosa para saber o que vai acontecer em seguida. Amei a história, Acioli representou seu nordeste de forma magistral.

Italo 08/05/2020

Leitura deliciosa
Livro ideal para quem está criando o hábito de ler. Leitura fácil e gostosa com uma história de realismo fantástico feita aqui no Ceará.

Caroline1321 30/01/2024

Brasil!
Esse livro retrata 100% o que é o Brasil e os brasileiros. Cheio de contexto religioso e cultural!

Amei demais a escrita da autora. Dei boas risadas e torci muito pelos personagens, apesar de não ter me conectado totalmente com a história.

Comecei o livro sem esperar nada, pois não fazia ideia do que se tratava. Foi uma bela surpresa!

Guse 10/01/2021

Amei. Apesar de eu ter enrolado, nos momentos em que lia foi uma leitura muito fluida, com personagens carismáticos e tudo bem encaixadinho, além de criar um retrato - que engloba fé, costumes e até jeito de falar - do povo nordestino que é cativante sem ser caricato. Coisa linda de verdade, que escrita gostosa.

Gaby 06/05/2021

Leve e divertido
Construído com realismo fantástico e muito regionalismo, acompanhamos as desventuras de nosso herói Samuel em busca de cumprir uma promessa para sua amada mãe em seu leito de morte. Um livro muito leve que toca no coração e diverte ao mesmo tempo. Recomendo à quem procura uma leitura rápida. Meu 1º livro lido com Kindle, para o clube de leitura "Lendo Literatura Brasileira".