A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli




Resenhas - A Cabeça do Santo


1354 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Talita 21/04/2022

A cabeça do santo
No leito de morte, a mãe de Samuel lhe deixou uma missão a ser cumprida para que a alma dela pudesse descansar: acender uma vela aos pés da estátua de padre Cícero, em Juazeiro; uma vela aos pés de São Francisco, em Canindé e, por fim, uma vela aos pés de Santo Antônio, na cidade de Candeia, em que o pai de Samuel morava e nessa mesma ocasião conhecer o pai que o abandonou antes mesmo do nascimento.

Ao chegar na cidade quase fantasma de Candeia, Samuel foi enxotado por sua avó paterna e se abrigou na cabeça de um santo. O que Samuel não sabia que era do dom que lhe seria revelado, ouvir as orações das mulheres que pediam ao milagreiro sua intercessão para encontrar um amor.

A partir dessa situação, a narrativa toma um rumo interessante, como Samuel sendo o mensageiro do santo e atraindo para a quase extinta cidade a atração de muitos fiéis. Contudo, por trás da cabeça do santo deixada de lado, há um mistério que ronda a velha cidade.

Uma estória simples, mas comovente por falar de forma tão honesta da vida do povo nordestino. A escrita de Socorro Acioli é envolvente, os versos quase rimados me lembraram as literaturas de cordel. Talvez por ser cearense como a escritora e por conhecer a verdadeira história que serviu de inspiração para o livro, me envolvi do início ao fim com o livro. Recomendo a leitura! ??
Luana Lima 22/04/2022minha estante
Já querooo


Cris Mendonça 22/04/2022minha estante
Um dos meus preferidos!!!! Mando todo mundo ler ?




yas 27/01/2022

Desde meu primeiro contato com escrita de Gabo, eu pensava se era possível um(a) autor(a) brasileiro(a) ter esse mesmo estilo retratando nosso país de maneira fantástica.
Socorro Acioli com certeza superou minhas expectativas e me fez sentir diversas emoções ao acompanhar a história de Samuel.
O realismo mágico no ambiente nordestino traz todo um elemento mais que único para o livro e o torna uma leitura necessária da literatura contemporânea brasileira.
comentários(0)comente



Monaliza Novais 27/08/2023

Que livro excelente. Leitura fluida. Me levou aos cheiros e visuais das minhas férias no interior. História crível e muito bem escrita. Retratando muito bem a fé, os sentimentos humanos, por vezes contraditórios. Conseguiu me transpor pra dentro do livro. Muito bom!
comentários(0)comente



José Cláudio 03/06/2021

Uma escrita soberba, o livro diz muito sobre a religiosidade do povo brasileiro e como ela se relaciona com a sociedade... maravilhoso!
comentários(0)comente



raissax_ 04/04/2024

Coragem
A Socorro escreve tão bem, mas tão bem que você só para quando o livro acaba. a narrativa é muito boa, composta de um regionalismo forte e um realismo fantástico que prende o leitor na fluidez das palavras que vão se seguindo. eu peguei esse livro sem expectativas e não tava esperando absolutamente nada, mas fui surpreendida com essa história que pra mim foi diferente de tudo que eu havia lido ultimamente. toda vez que penso em madeinusa quero morrer de rir, Socorro foi muito criativa escrevendo isso aqui, só leiam.
comentários(0)comente



Flavia1101 30/05/2024

Meu primeiro livro da Socorro Acioli, é que livro maravilhoso!
Fluido, capítulos curtos e personagens incríveis.
Eu amo livro que fala no nordeste e suas histórias, virei fã de Samuel, simplesmente maravilhoso!
comentários(0)comente



Aline.Bernardi 09/06/2024

Mágico
Eu estava com altas expectativas em relação a escrita da Socorro e, mesmo assim, ela conseguiu me surpreender. A leitura é fluida, poética e fácil. Ela vai apresentando certos eventos ao longo da narrativa fora da ordem cronológica, mas que vão complementando o enredo principal e dando sentido a história. Tudo isso em poucas páginas! Maravilhoso!
comentários(0)comente



Carol 11/04/2024

E é bom!
"-Tu sonha muito, Chico.
-Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra."

Que história boa de ler, as andanças de Samuel e tudo que vai acontecendo me deixou presa no livro, não queria mais largar.


"Havia de ser algo estranho, gato não é bicho de dar cabimento a ninguém"
Maria 12/04/2024minha estante
Agora leia Pedro Páramo, é obrigatório depois de ler a cabeça do Santo. Na verdade antes, mas também li depois ksksks


Carol 13/04/2024minha estante
Orraaa, pois vou obedecer mesmo ??




Hév 17/03/2024

Significa, Rosário, que você é o meu milagre.
Li por indicação do Paulo Ratz (never misses) e foi minha primeira experiência com realismo mágico. Me encantei com a construção impecável do ambiente e personagens de forma tão profunda, embora o livro não chegue a ter 200 páginas. Extremamente bem desenvolvido, me senti assistindo uma novela regional BOA, que realmente representa nosso sertão. Li em uma sentada só e acabei com vontade de já engatar outro livro da autora.
mariaclara.pb 19/03/2024minha estante
Amiga, leia a casa dos espíritos!!


Hév 19/03/2024minha estante
Já adicionei pra as próximas leituras!!




marina.siqueira 24/01/2024

Foi minha segunda experiência com realismo fantástico e achei maravilhoso. Foi uma leitura envolvente, com escrita que encanta em sua simplicidade. A autora transmitiu, de forma verossímil, os preconceitos e os obstáculos dos mais pobres, tal como suas esperanças. Tenho a sensação de que irá se tornar um clássico da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Alessandra 15/10/2023

Delícia da literatura cearense!
Levados por uma prosa de tempo seco, mas que não engancha na garganta, somos conduzidos ppr uma estética rural envolta da fé à santo Antônio. Quem já viveu a cultura de romarias e do comércio envolto das curas milagrosas, deve entender bem as tiradas e alfinetadas da autora no decorrer da história.

O livro pode até ser pequenininho, mas aqui não ficamos na superfície da ficção. O que mais me marcou foi a discussão de partenidade evocada, o olhar sensível para a situação familiar lembra a gente a importância de manter nossas raízes e tradições vivas.
comentários(0)comente



Mari Sorrah 17/04/2024

Divertidíssimo
Completamente apaixonada pela escrita da Socorro Acioli.
Demorei pra escrever essa resenha porque fiquei tão apaixonada por essa história, que queria ver se com o passar do tempo esse fogo iria abaixar. Spoiler: Não abaixou! É TUDO ISSO MESMO!

Absolutamente TUDO me ganhou nesse livro.
Os capítulos curtos, todos os capítulos começando com a letra C (alguém sabe o porquê?), o retrato claro das cidades do interior do Brasil, a religiosidade, as crenças, a fé, o pagar promessas, os santos, um santo sem cabeça (morro quando usam a palavra "degolado" kkkkk), a esperança, as velas, e todos os significados ocultos.
comentários(0)comente



Laís 07/04/2024

Quando coloquei esse livro na minha wishlist, não sabia sobre o que falava mas a capa havia me chamado atenção.
Vejo poucas pessoas falando sobre essa história, o que é uma pena, já que é uma leitura formidável.
Fala sobre dor, raiva, perda, amores e desamores. É tão profundo que me arriscaria a dizer que muitos nem entenderiam ele.
E mais uma vez ressalto a importância da literatura brasileira. A riqueza que a gente tem na palma da mão e que, infelizmente, é desvalorizada.
comentários(0)comente



Carol 11/04/2022

Que delícia de livro!!! Leitura envolvente, história gostosa capítulos curtos e instigantes que me fizeram ler quase numa sentada só!! Realismo mágico que se encaixou perfeitamente nessa história tão brasileira! Amei!
comentários(0)comente



Fernandamota 05/05/2024

A cabeça do santo
O resumo da história me deixou intrigada a ponto de querer realizar a leitura. Foi uma experiência muito boa, me senti lendo uma nova aventura de João Grilo e Chicó na versão Samuel e Francisco.
O realismo fantástico, os absurdos e as típicas atitudes humanas que ganham um verniz próprio das cidades do interior do Nordeste, além da escrita deliciosa me prenderam na história do inicio ao fim.
Finalizei a leitura com os olhos marejados e feliz de Samuel ter encontrado seu milagre. De fato, Chico Coveiro estava certo ?Final, final mesmo, Samuel, é só quando eu baixar teu caixão na cova. Ainda dá tempo?
comentários(0)comente



1354 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR