Ligações

Ligações Rainbow Rowell

Resenhas - Landline

Danielle 02/12/2015

Divertido, encantador e perfeito
Georgie é casada com Neal, o casamento deles está um pouco balançado devido a Georgie ser muito comprometida com o trabalho e acaba deixando o marido e as filhas um pouco de lado, na verdade Georgie até mesmo se deixa de lado, pois não se cuida muito, enquanto seu marido continua em ótima forma.

A gota d’água para Neal é quando Georgia chega dizendo que eles não poderão mais ir viajar para passar o natal com a mãe de Neal, tudo porque ela recebeu uma grande oportunidade no trabalho de poder ter com seu melhor amigo o próprio programa de comédia. O que Georgie não esperava era a reação de Neal, ele decidiu ir com as filhas e deixar Georgie com seu trabalho tão importante.

Georgie fica um pouco perdida quando eles viajam e a deixam sozinha, então ela acaba passando uns dias na casa da mãe. Neal continua seco com ela ao telefone isso quando ela consegue falar com ele.

Em uma das tentativas de Georgie falar com Neal, ele está no seu antigo quarto e usa seu antigo telefone fixo, que por acaso ainda está guardado e acontece que ela acaba se comunicando com Neal no passado. No início Georgie pensa estar louca, então ela começa a ligar outras vezes para ele daquele telefone e constata que realmente está conseguindo se comunicar com ele no passado e resolve entrar na aventura e tenta salvar seu casamento.

Minhas Impressões

Essa foi a minha segunda experiência com a autora, a primeira foi em Eleanor & Park, um livro que eu gostei demais, e com esse não foi diferente, a escrita da Rainbow é deliciosa e mais uma vez me apaixonei pelos protagonistas. Ligações é mais voltado para o Chick-lit, não sou muito fã do gênero, li alguns que gostei bastante e outros nem tanto, mas esse aqui foi sensacional. Gosto muito de ler livros que falem sobre o casamento, sempre acabo me identificando e tirando alguma lição para vida.

Quando fui ler apenas o primeiro capítulo para sentir o clima da leitura antes de começar definitivamente no dia seguinte, fui praticamente sugada pela narrativa da autora e acabei lendo 15% do livro e só parei porque tinha que dormir. Ao acordar depois de tomar um banho e o café da manhã peguei o livro e só parei na metade dele pois precisava sair e almoçar. No mesmo dia no final da tarde peguei o livro novamente e só larguei quando acabei.

A trama foi muito bem constituída, os personagens me cativaram bastante, o ritmo da leitura é ótimo e o final apesar de um pouco clichê não deixou de ser maravilhoso. A trama tem uma dose de humor na medida certa, sem ser forçado ou exagerado, muitas vezes fazendo referências a O hobbit, Harry Potter, Star Wars e até Peter Pan.

Depois de ter gostado tanto de dois livros da autora, com certeza vou ler mais livros dela. Recomendo a leitura para todos que gostem de Chick-lit e romance.

site: www.ciadoleitor.blogspot.com.br

Apaixonadas por 29/12/2015

Ligações - Apaixonadas por Livros
Ligações nos conta a rotina de um casamento desgastado de personagens maduros, com responsabilidades reais e escolhas difíceis, Georgie e Neal tem uma família linda, mas Georgie sempre deixa essa família em segundo plano por causa do trabalho. Quando tudo parece ruir, estranhas ligações a fazem repensar sobre o que sente em relação à Neal e o que realmente importa mais para ela.

A capa do livro é simples, mas exemplifica muito bem o conteúdo da história, com 304 páginas, a trama narrada em 3° pessoa pela perspectiva de Georgia, nos encanta e nos envolve. Eu gostei do fato dos protagonistas não serem muito jovens,e sim maduros,com a vida já encaminhada,o que transformou consideravelmente o clima da história.

Georgie McCool sempre quis ser aquela que arrancaria risadas do grande público, ela sempre assistiu comédias e queria estar por trás daqueles programas, escrever o roteiro e ser responsável pelo divertimento do público. Desde a faculdade,onde conheceu Seth e se tornaram melhores amigos ela trabalha para isso, lá ela também conheceu Neal,que escrevia os quadrinhos do jornal onde ela trabalhava e cursava oceanografia,mesmo odiando o mar. Ele não era nada extrovertido,mas os dois acabaram juntos e são casados e tem duas filhas,ela trabalha incansável mente e quase não está disponível para o marido e as filhas e sabe que seu casamento está a beira do precipício,mas uma oportunidade única de trabalho a faz deixar a família em segundo plano mais uma vez,o que acaba sendo a gota d’água para Neal.

Eles têm uma viajem marcada, em dezembro de 2013 para a casa dos pais de Neal para comemorarem o Natal, mas Georgie decide não ir por conta da oportunidade que a fará ser roteirista de um grande programa de TV, tudo o que ela sempre sonhou então Neal decide levar as filhas e largar a esposa com seu trabalho e aí toda a trama realmente começa.

Georgie fica desesperada com a atitude de Neal, e decide ir para casa da mãe e ficar em seu antigo quarto,quando magicamente o seu telefone residencial começa a fazer ligações para o Neal do passado e Georgie precisa decidir que rumo ela vai dar ao seu relacionamento no passado,para mudar ou não o seu presente.

Eu fiquei encantada por esse livro e chegue a sonhar com uma continuação do livro, onde a trama se desenrolava no meu sonho de maneira marcante, os personagens realmente ficaram em mim após o término da leitura, acho que por serem mais velhos, com problemas mais reais e mais profundos, não sei, só que fiquei fã da autora. Ela escreve com suavidade e graça sobre problemas cotidianos e nos faz pensar e refletir sobre nossas escolhas,mas o livro não é pesado e moralista,nem quer “passar uma mensagem”,ele é real,e essa sensação de que poderíamos viver o que está descrito é muito intensa.

Os personagens são cativantes e críveis de uma forma estarrecedora, e durante a leitura conseguia visualizar todos os movimentos desta família como se estivesse lá com eles, outro personagem que me conquistou foi Seth, o melhor amigo de Georgie, ele é engraçado e sabe confrontar a amiga quando ela precisa.

Neal é um cara tranquilo e que sabe o que quer e sente, mas Georgie é confusa e meio atrapalhada, me identifiquei na hora,e mesmo que saiba o que sente,tem milhões de dúvidas em relação a sua vida, mais identificação da minha parte.

Esse livro é uma leitura leve e prazerosa, mas ao mesmo tempo significativa, que realmente mexe com a gente e eu super indico, aos que são fãs da autora e aos que não são.

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/resenha-ligacoes-da-rainbow-rowell/

Maitê 26/12/2016

Bonzinho
Parece uma comédia romântica de Natal, daquelas que vc já sabe o fim depois dos primeiros 20 minutos, o que até combina com a personagem principal já que ela é roteirista. Até tive algumas pequenas surpresas durante a leitura mas realmente é bem passável.

Isa 08/01/2016

Esse livro foi apenas OK para mim. Eu gosto muito do estilo de escrita da autora Rainbow Rowell e todos os seus livros são muito diferentes com enredos interessantes. 'Ligações' não foi exceção - Eu achei a idéia muito original e gostei de ler sobre a relação do Neal e da Georgie, mas eu não me conectei com os personagens ou fiquei super animada com o que estava acontecendo...

site: https://www.goodreads.com/review/show/989216035

Bia 10/01/2016

Não é um desastre
O livro conta a história de Georgie Mccool em seu relacionamento com seu esposo, Neal. O casamento está por um fio, quando há a grande disputa de prioridades entre o amor e a carreira. Além de poder ter deixado a sua "alma gêmea" escapar.
Na minha opinião, o livro é bom. Adoro o tema central e a ordem de sucessão dos fatos. Tive uma ideia muito clara do Neal e de suas filhas, mas o desenrolar da história não achei muito bem aproveitado. Acho que outras coisas mais interessantes podiam ter acontecido, como a descoberta de um possível relacionamento dela com o Seth. É muito maçante a forma como Georgie se trata, sem amor próprio até.
Para mim foi uma grande conquista ter conseguido ler este livro por inteiro, a Rainbow Rowell não me cativa muito.

PS Amo Leitura 23/01/2016

Razoável
"Ligações relata a história de Georgie, uma mulher que trabalha escrevendo piadas e sempre teve o sonho de estrear um programa junto com Seth, seu melhor amigo que conheceu na época da faculdade e agora trabalham juntos.

Georgie conheceu Neal no escritório e tentava chamar a atenção dele de todas as formas. Neal era - sempre foi - um cara fechado. Não sorria muito, não demonstrava seus sentimentos, mas era totalmente apaixonado por Georgie. E na época, Neal largou sua namorada Dawn, que morava em Omaha - onde seus pais vivem - para ficar com Georgie.

Um dos maiores sonhos de Georgie era ter um programa de sucesso, casar e ter filhos. Duas coisas ela realizou: casou-se com Neal e teve duas garotinhas - Noomi e Alice. E é a partir desse objetivo de ter um grande programa que começa o desenrolar da história.

No dia 17 de dezembro, perto da viagem de natal, foi quando Georgie recebeu uma grande oferta de um programa, mas para isso, ela precisaria trabalhar até o natal com o Seth para conseguir entregar o programa a tempo.

Nisso, Georgie e Neal brigam. Neal viaja com as meninas e Georgie fica por conta do trabalho, porém, ela não quer ficar sozinha na casa e então decide ir para a casa da mãe. Lá tem um telefone amarelo em que Georgie "fala com o Neal do passado", o Neal de 1998 - quando se conheceram - e acredita ser um telefone mágico.

Confuso? Loucura? É sim. Mas é nesse "telefone mágico" que ela encontra os erros do casamento e tenta consertar.

Eu tive interesse em ler Ligações depois de ter lido Eleanor e Park - que, sinceramente, adorei. O fato do livro ser narrado em terceira pessoa me incomodou um pouco. Mas essas "ligações para o passado" me deixou um pouco confusa junto com a personagem. Porém, isso é só um detalhe e não impedirá nas próximas leituras dos livros da Rainbow.

A lição que o livro mostra é que você tem sempre que valorizar quem você ama, acima de qualquer coisa. E que sempre há uma chance de consertar algum erro e que ninguém é perfeito, mas procura ser o melhor um para o outro."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2015/07/ligacoes.html

Lili 12/03/2016

Decepcionante
Este é o primeiro livro Rainbow que leio, e acredito que comecei escolhendo o livro errado, apesar, da escrita clara e que flui bem a trama deixou a desejar.
O enredo é bem interessante, uma mulher casada, à beira dos 40 anos, duas filhas, workaholic, tem um marido dedicado, entretanto, passam por uma crise. Achei interessante ela precisar revisitar seus sentimentos de início de namoro, a admiração pelo marido.... Mas o que me incomodou foi a enrolação "chove não molha" dela com Seth, seu melhor amigo e quase um rival de seu marido. O telefone mágico, a indecisão e insegurança dela, mesmo sabendo que ama a própria família e é isso o que quer, lutar e reconquistar a família. Mas ela não vai à luta... Fica uma enrolação desnecessária e o final também deixou várias questões em aberto, sem resposta. Fiquei com a sensação de que tiveram pressa em acabar o livro e deixaram como estava mesmo.
Honestamente, não gostei, fiquei decepcionada. Espero que a minha próxima tentativa de Rainbow seja positiva!

Kerolyn Chaves 30/03/2016

LIGAÇÕES POR RAINBOW ROWELL
Confira no blog ;)

site: http://amoraprimeiraletra.blogspot.com.br/

GeL 13/07/2016

Resenha do blog Garotas entre Livros
Ligações se passa durante o período natalino, Georgie e Neal estão casados a 14 anos e tem duas filhas de 7 e 4 anos. Ambos não estão muito felizes, o casamento não está as mil maravilhas a um bom tempo... se é que um dia foi. Georgie acredita ter grande parcela de culpa por tudo estar como está. Workaholic, mãe não muito presente...

Ela é roteirista de um programa de humor e consegue a chance de finalmente produzir o programa que ela e seu melhor amigo Seth, escrevem desde os tempos de Universidade. Mas para isso acontecer eles precisam cumprir um prazo curtíssimo que vai interferir logo nas férias natalinas da família de Georgie.

Na hora de decidir entre o trabalho dos sonhos e a família, Georgie escolhe o trabalho e seu marido então, decide viajar com as filhas deixando Georgie sozinha no Natal. É quando nossa protagonista encara a realidade de que seu casamento está prestes a acabar. E é quando ela também descobre um telefone mágico que permite que ela fale com o marido no inicio do relacionamento dos dois.

Está aí a chance de Georgie de consertar as coisas ou mudar totalmente seu futuro. Será que ela devia estar casada com Neal? Será que ele seria feliz sem ela e ela sem ele?

“- Ele não trabalha aqui. Só entrega as tirinhas.
- Vou lá me apresentar. E dizer como gosto do trabalho dele.
- Vai se arrepender. Ele é carrancudo. É o hobbit menos amigável do Condado.”

Eu fiquei muito mexida com esse livro, no começo estava com uma sensação estranha, cheguei até comentar com as meninas que parecia que eu estava vendo um desastre sem poder evitar... foi estranho. Felizmente, o que eu pensava que seria uma decepção, acabou se tornando um dos meus livros favoritos.

“Mesmo a 2.400 quilômetros de distância, mesmo pelo telefone, Georgie tinha mais vida do que qualquer outra coisa da vida dele.”

É um romance adulto, um casal que está junto e ainda se amam, mas se perderam em algum momento e a duvida que fica é: será que eles são capazes de se reencontrar? Será que vale a pena? É possível ainda?

“Acha mesmo que eu consigo viver sem você? Porque eu não tive sorte nenhuma nisso até agora.”

Eu ia lendo as situações com uma angústia e torcendo muito forte para que Neal e Georgie se acertassem. É engraçado ela falando com o marido mais jovem, contando dos problemas que um dia eles tinham enfrentado e estavam novamente acontecendo. Um paralelo muito interessante entre passado, presente e futuro.

Não quero entrar em mais detalhes, mas o livro não é puro drama, tem vários momentos engraçados, lembranças de como Neal e Georgie se apaixonaram... e o final é espetacular. Confesso que chorei rsrs

“Georgie não sabia, na época, quanto passaria a precisar de Neal, como ele passaria a ser como o ar para ela.”

Sobre a edição, tem alguns probleminhas de revisão que infelizmente passaram. A minha edição também não está muito legal, o livro está descolando da capa e isso me deixa agoniada pensando que ele pode se desfazer. Antes que perguntem, comprei ano passado e estava na embalagem plástica até o momento em que peguei para ler... decepcionante.

Como a história acontece durante o Natal, eu indico como ótima leitura para o período das festas. Ah, Ligações faz parte do Desafio das GeLs dos 12 livros para 16, se você quiser conhecer mais sobre o desafio é só clicar aqui.

Espero que vocês tenham gostado e em breve eu volto com a resenha de Eleanor & Park (provavelmente será resenha dupla porque vou fazer BR com a Mi rs).

“Ele sentiu as bochechas esquentarem só de pensar em vê-la de novo. Era isso que Georgie fazia com ele. Ela puxava o sangue para a superfície da pele dele. Mexia com ele. Feito maré. Fazia-o sentir que havia coisas acontecendo. Que a vida acontecia – e mesmo que ele ficasse muito triste às vezes, não tinha como não querer participar.”

Até breve e não esqueçam de comentar com suas opiniões.

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2016/07/resenha-156-ligacoes.html

Queria Estar Lendo 14/08/2016

Resenha: Ligações
Com uma escrita sensível e absolutamente típica, Rainbow Rowell nos entrega uma história simples e emocionante em outro de seus livros inesquecíveis, Ligações.

Georgie ama o seu trabalho. Ama tanto quanto ama a sua família. Quando a chance de criar e roteirizar uma série de comédia para um canal grande aparece para ela e seus companheiros de trabalho, Georgie precisa cancelar a sua ida até Nebraska para passar o Natal com a família de Neal. Neal é o seu marido, e ele não fica exatamente feliz pela mudança abrupta de planos. Por isso, Neal pega as malas, se despede de Georgie e vai com as duas filhas passar as festividades na casa dos pais, como sempre deveria ter sido. Sentenciada à própria solidão, Georgie encontra conforto nas ligações que troca com Neal - ainda que as ligações sejam feitas pelo telefone velho e antiquado da mãe e comecem a parecer mais uma viagem no tempo do que uma comunicação de fato. Georgie não sabe se está ficando louca ou se realmente está conversando com o Neal de 1998, mas sabe que tem uma semana para entender se o casamento deles no presente ainda pode dar certo.

A dinâmica entre a Georgie e o Neal acontece mesclando memórias do passado, do não-tão passado e a incerteza do presente. Georgie é de toda uma indecisão e medo, uma vez que sabe a crise pela qual o seu casamento tem passado. Ela viu Neal desistir de muitos sonhos para ficar ao seu lado, enquanto a própria Georgie desiste muitas vezes da família para dar prosseguimento aos próprios sonhos. Não por insensibilidade, uma vez que os dois se conhecem, mas mais por uma familiaridade dolorosa. Neal a conhece, sabe da sua natureza e da sua vontade de fazer as pessoas rirem através das suas comédias. Sabe que as chances de Georgie só vão existir se ela continuar escrevendo, continuar chegando tarde em casa, continuar se esquecendo de levar as meninas para a escola ou esquecendo de ligar de volta quando vê as ligações perdidas no celular. Mas, com a partida de Neal, fica difícil para Georgie entender o que se passa com ele; essa despedida foi para sempre? Ele ainda a ama? Ainda é o mesmo Neal doce e tímido que conheceu tantos anos atrás? Eles ainda podem ser felizes sem mudar a vida um do outro?

"A mãe dela sempre fazia muito drama com viagens de avião. E microcirurgias. E às vezes até para desligar o telefone. 'Nunca se sabe quando vai ser a última vez que você vê alguém, então não dá pra perder a chance de se despedir.'"

A Rainbow trabalha com sutilezas. É assim em todos os livros dela. Nada é escancarado, nada é totalmente exibido para o leitor. O romance está intrincado aos diálogos. As ligações significam tanto quanto a extensa descrição de um beijo. A delicadeza nos pensamentos da Georgie sobre o seu passado e a sua família e o quanto ela ama Neal e as filhas Alice e Noomi é indescritível. Rainbow te apresenta uma família enfrentando uma crise como qualquer outra família por aí poderia estar sofrendo. Neal tem problemas com Seth, o melhor amigo da Georgie, mas nunca expõe isso abertamente. Ele tem problemas com a ausência dela, mas respeita porque a ama e sabe que Georgie é assim. Georgie sabe que o Neal tem problemas com o seu trabalho e com o Seth e com o fato de, muitas vezes, ela escolher ficar com os dois em vez de escolher a família. Isso a perturba tanto quanto perturba o Neal. E tem o elemento do mistério envolvendo o telefone velho da casa da mãe da Georgie e aquela pulga atrás da orelha que te persegue junto à Georgie; ela realmente está ligando para o passado? O que ela precisa consertar para estar tendo acesso aos anos em que seu relacionamento com Neal também vivenciaram uma crise perigosa?

"- Eu te amo. - disse. - Te amo mais do que odeio todo o resto."

O sentimento de amor é palpável. Georgie ama Neal. Ela não o amou no primeiro momento em que o viu, nem no segundo ou terceiro, ou talvez com certeza o amou a partir do instante em que o conheceu. Neal nunca mudou muito e Georgie também não. Neal ainda é o rapaz tímido escondido atrás dos próprios desenhos, quieto em sua frieza, de expressões e olhares imperceptíveis. Ainda é o rapaz baixinho apelidado de Hobbit que vive em sua toca isolada, mas que encontra um diferente tipo de calmaria sempre que Georgie se aproxima. Ele é querido e amável e absolutamente apaixonado, mas sua maneira de demonstrar é muito mais por olhares e toques do que por palavras e ações. O Neal de 1998 é aquele com o qual mais temos contato por causa das ligações - ou não é o Neal de 1998 e Georgie está ficando louca, mas ainda assim nos familiarizamos com ele.

"Tem um telefone mágico escondido no meu armário. E acho que ele está conectado ao passado. E acho que tenho que consertar alguma coisa. Acho que tenho que corrigir alguma coisa."

Temos as meninas, também, filhas do casal. Alice e Noomi são crianças fofas e nós só as vemos através dos telefonemas normais que Georgie troca através do celular. Alice é a mais velha, Noomi é a mais bobinha, e ambas estão presentes pela mãe mesmo a uma distância tão grandiosa. Elas são a parte inocente da história, a ingenuidade da infância e o carinho do amor de uma criança. A mãe de Georgie, seu padrasto e sua irmã mais nova também trazem grande presença para as cenas, especialmente quando Georgie encontra conforto em sua antiga casa - preferindo passar seus dias ali do que na casa do presente, aquela vazia e solitária sem a sua família nela. Heather, a irmã, tem um desenvolvimento surpresa lá para o fim da obra, e eu queria ter visto um pouquinho mais sobre isso, apesar de não ser exatamente a história dela.

"Era fácil encará-lo porque ele estava sempre com os olhos baixos, colados na tirinha; não havia perigo de ser pega. E era fácil olhar para ele porque era gostoso olhar para ele."

Seth é o melhor amigo da Georgie desde sempre, e seu companheiro de trabalho. É por causa do Seth que a Georgie segue o seu sonho, por ele que eles estão prestes a conseguir esse contrato com a emissora dos sonhos. Seth não é, nem de longe, uma pedra no sapato; ele é aquele amigo presente, bonitão e conquistador, sempre determinado a colocar a sua moral para cima. Ele ama Georgie com todo o seu coração, e várias vezes o livro dá a entender que existe algo mais nesse amor. Georgie pertence ao Neal, mas Seth pertence à Georgie. Não existe nenhum romance na amizade divertida entre os dois, mas o coeficiente de ciúme perturba a mente de Georgie quando ela revive as memórias com Neal e sempre encontra Seth nelas.

"- Isso que é o amor, Georgie. Proteção contra danos acidentais."

Rainbow desenvolveu uma história adorável e querida, uma leitura rápida, familiar e fofa. Os personagens são reais, são quase seus vizinhos. A magia dos livros da Rainbow é a facilidade com que ela conta sobre os personagens, sobre como eles se tornam vivos nos livros. Neal e Georgie são pais, são jovens apaixonados, são marido e mulher que viveram crises e estão vivendo mais uma. Eles podem não acabar juntos ou podem continuar juntos para sempre. A riqueza da história é essa incerteza e como a autora a desenvolve até o fim.

@aangeladani 17/08/2016

Se fosse possível voltar no tempo pra reparar erros, frustrações, mal entendidos, desentendimentos, etc, você voltaria? Mesmo que o passado pudesse “bagunçar” o presente e, talvez, acabar alterando o futuro - ainda assim, valeria a pena tentar?

E se esse “meio de volta ao passado” fosse através de um "“telefone mágico"” que desse a oportunidade de dizer (e ouvir) muita coisa diferente - ou talvez as mesmas coisas, mas de uma forma diferente... será que compensaria aproveitar a oportunidade?

Que história mais gracinha, gente! É o segundo livro dessa autora que leio (o primeiro foi “Anexos”), e eu gostei muito desse romance que é leve, mas tem um “quê” todo especial. Escrito em terceira pessoa, a leitura fluiu super bem e foi fácil se envolver à trama e aos personagens.

A autora tem um jeito interessante, agradável e até meio “didático” e explicativo de escrever, enfatizando a narrativa com muitos (parênteses) e diálogos, o que eu gostei bastante. Há um humor mais sugestivo na trama, nada muito escancarado na maioria das vezes, sendo mais nas “entrelinhas” mesmo. E apesar de ser um tanto quanto previsível, a história manteve um bom ritmo, conseguindo prender minha atenção até o final.

Ligações é um chick-lit até um pouco clichê sim, mas cuja “moral” remete a reflexões bem importantes como a atenção que não damos, o “e se” que às vezes nos questionamos, as coisas que poderiam ter sido e não foram porque estávamos ocupados demais com situações menos importantes, etc. Afinal, muitas vezes o simples fato de “escutar” e de se colocar no lugar do outro de verdade, pode fazer toda a diferença.

Citações:

"O casamento era como um conjunto de balanças constantemente se equilibrando."

"Se você estivesse ao lado da pessoa que ama mais do que tudo no mundo, o resto não acabaria sendo só cenário?"

Nota: 3/5 (bom)

Carol 27/09/2016

Rainbow sendo Rainbow <3
"Estava com Neal. Fosse qual fosse o significado disso dali por diante.
Ele a beijou como se soubesse exatamente quem ela era. Beijou-a como se estivesse esperando por ela há quinze anos."

Esse livro fala sobre relacionamentos, sobre como o desgaste acontece e muitas vezes não sabemos como fazer com que as coisas melhorem. Os dois ainda se amam, porém não está sendo o suficiente para o relacionamento melhorar.

Até que Georgie descobre uma forma de falar com seu marido Neal no passado. Será essa é a forma das coisas melhorarem ou seria melhor se eles nunca nem tivessem se casado?

Eu não sei explicar, mas a Rainbow tem uma escrita que me pega, me conquista e me laça. Foi assim com "Ligações" também, não tão forte como nos livros anteriores que já li da autora, mas, mesmo assim, gostei.

Rainbow surpreende em seu livro, que tem uma velocidade, mas lenta que os outros, mas é bom da sua própria maneira.

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br

@livrodegaia 14/10/2016

E se amar não for o bastante?

"Ligações" (Landline), romance de Rainbow Rowell publicado no Brasil pela Editora Novo Século, é o terceiro livro que leio da autora – todos "favoritados". Sim, acho que se Rowell me desse sua lista de supermercado, provavelmente ela também entraria para os meus favoritos da vida.

Tudo que ela escreve é de uma sensibilidade sem igual. Impossível não amar. Ler Rainbow Rowell é conversar com a alma, é confrontar algumas questões, é entender que nada é perfeito, mas que também não precisa ser. Ler Rainbow Roweel é tomar um chocolate quente com quem se ama debaixo do edredom com uma chuva torrencial caindo lá fora: sensação de aconchego.

"Ligações" é um livro mais adulto e sério da autora, que conta a história de Georgie e Neal. Ambos sabem que casamento não anda bem das pernas – e talvez nunca tenha andado, mas essa é uma verdade varrida para debaixo do tapete. Com a correria do dia a dia o casal vai levando a vida no piloto automático, afinal, com o trabalho e as crianças não sobra muito tempo para nada. Mas mesmo com o relacionamento desgastado existe amor entre os dois. Sim, eles se amam muito.

Georgie é uma workaholic, sempre foi dedicada ao trabalho que desenvolve desde a faculdade com seu melhor amigo Seth: roteiros de programas de TV. Eles sempre sonharam em criar seu próprio programa e a oportunidade surgiu dias antes de uma viagem programada por Neal para passarem o natal na casa da mãe dele em Omaha. Georgie reuniu coragem para dizer que não poderiam sair de L.A., já que ela teria que trabalhar na véspera de natal para cumprir o prazo. Saturado de ficar sempre em segundo plano na vida da esposa, Neal toma uma decisão: ele e as filhas vão para Omaha sem ela.

Ficar sem a família na véspera de natal fez Georgie começar a repensar sua vida, querer descobrir em que ponto tudo começou a dar errado – ou será que sempre foi assim? Será que ela conseguiu arruinar definitivamente um relacionamento de quinze anos?

Foi então que algo surreal aconteceu. Quando Georgie tentou ligar do telefone residencial da casa de sua mãe para o residencial da casa da sogra em Omaha, ela falou com o Neal de 1998, seu namorado, e não com o Neal de 2013, seu marido. Sim, vocês não entenderam errado: Georgie se viu diante de um telefone que fazia ligações para o passado.

Seria a oportunidade de tentar consertar seu casamento ou de evitar que ele se consumasse? O que a George de 2013 dissesse para o Neal de 1998 mudaria o rumo dos acontecimentos de modo a afetar o presente?
_______________________________________________________________________

"SÓ PORQUE VOCÊ AMA UMA PESSOA – DISSE ELA –, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE AS SUAS VIDAS VÃO COMBINAR".
"A VIDA DE NINGUÉM COMBINA – DISSE NEAL. – COMBINAR É ALGO EM QUE SE TRABALHA. É ALGO QUE VOCÊ FAZ ACONTECER. PORQUE AMA O OUTRO".
________________________________________________________________________

Rowell trata com a delicadeza e simplicidade que lhe são características de temas como relacionamento entre pessoas totalmente diferentes, com opiniões, projetos e sonhos muito distintos, sobre priorizar a vida profissional em detrimento da pessoal, sobre ciúmes, filhos, a rotina de um casamento com filhos e principalmente sobre a força do amor.

Se existir um amor verdadeiro e profundo ele é o bastante para sustentar um relacionamento?
________________________________________________________________________

"NÃO ERA ESSE O SENTIDO DA VIDA? ENCONTRAR ALGUÉM COM QUEM COMPARTILHÁ-LA? E SE VOCÊ JÁ ACERTOU NISSO, O QUE MAIS PODERIA DAR ERRADO? SE VOCÊ ESTIVESSE AO LADO DA PESSOA QUE AMA MAIS DO QUE TUDO NO MUNDO, O RESTO NÃO ACABARIA SENDO SÓ CENÁRIO? "
________________________________________________________________________

Terminei a leitura muito emocionada e com o coração na boca de tanto medo que estava do desfecho. Mas a Rowell não me desapontou. Tenho certeza de que não vai te desapontar também! Leia! Leia! Leia!