A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

stcarvalho0102 07/06/2024

Olha, foi tão ligeiro que nem percebi. Tive a sensação de estar entrando em uma ressaca literária com o Anna Karienina. Peguei o livro para ler despretensiosamente. Leitura flúida, com um final, para mim, inesperado. Vale a leitura.

mylla! 06/06/2024

Toda vez que eu chego em casa a barata da vizinha está na minha cama toda vez que eu chego em casa a barata da vizinha está na minha cama...

vini 06/06/2024

Gostei bastante, nao sabia que era uma leitura tao curtinha, li numa sentada só durante a tarde. Vou ler umas resenhas e assistir umas aulas pra interpretar melhor !

Maria <3 06/06/2024

"tudo quanto o mundo exige dos pobres, eles o cumpriam em grau extremo."

kafka fundamentaliza as dores profundas e complexas de alguém que é neglicenciado, incompreendido e excluído, não só pela sociedade mas pela própria família, tudo isso utilizando uma simples, no entanto efetiva, metáfora.

mafessoares 06/06/2024

Não é o tipo de livro que eu costumo ler mas eu curti muito

achei muito bacana como as interpretações são infinitas

bianca 06/06/2024

Ja leu kafka? ja comi o espetinho
Podia ser maior, mas eu gostei bastante! me prendeu muito e li em poucas horas. a crítica do livro é muito bem feita!

Agata.Duran 06/06/2024

Eu sinceramente não gostei muito do livro, simplesmente pelo fato de eu não conseguir entender o livro até eu terminar ele, e ainda só entendi pelo fato de um amigo ter me explicado do que se tratava o livro.
Obs: Meu amigo só entendeu o livro graças a uma resenha, não sei de quem, mas abençoado seja essa pessoa.

naaviivi 06/06/2024

A Metamorfose
"Seria ele um animal se a música o comovia a este ponto?"

Existem muitas explicações sobre esse livro e eu vou falar sobre as duas que eu mais acho provável.

A primeira teoria é que, ao se transformar em um inseto, Kafka estava tentando usar uma metáfora para a depressão. Quem leu o livro, entendeu que Gregor trabalhava bastante para sustentar os seus pais e praticamente vivia para isso. É muito provável que em algum momento da sua vida todo esse esforço teve como consequência um bornout, fazendo com que ele desenvolvesse uma depressão. Ao perceber que Gregor não iria mais sustentar os seus luxos, os seus parentes viraram as costas para ele - visto que agora ele não iria ser mais útil.

A segunda teoria é que Gregor seria um homem homossexual. A homofobia é muito presente nos dias atuais e, em alguns casos, ao se assumir, a pessoa é totalmente excluída de seu ciclo familiar. Possivelmente a familia dele poderia ter percebido isso é acabou por exclui-lo totalmente de seu ciclo familiar - fazendo com que ele morresse pela constante solidão que sentia.

É muitas teorias sobre o que Franz Kafka quis falar ao escrever A Metamorfose, e sempre que eu releio eu penso em novas teorias para explicar esse livro incrível.

Belmunitor 06/06/2024

Incrível
Uma leitura bastante rápida e nada agradável, como de costume em Kafka. A história é bem interessante, intrigante e consegue prender o leitor na trama.

Luisa1110 05/06/2024

Bom para refletir sobre nossas relações familiares, mudar a perspectiva de que família é tudo e é perfeita

Oignaccio 05/06/2024

Uma porta de entrada aos clássicos
Incrível como Kafka, o autor, escreveu uma história tão atemporal, que através de seu livro, trata de temas muito sensíveis, tais como a depressão, a mudança, o medo da mudança, as consequências da mudança, conflitos familiares e mais tantas outras interpretações de sua obra, e tudo isso em um livro com menos de 150 páginas. De fato Kafka não viveu pra ver a sua obra ser reconhecida, mas ele é eterno e sempre será reconhecido.

Maria.Barreto 05/06/2024

A metamorfose
Não sei se a edição que li eximiu informações, porém achei uma história muito vaga, queria explicações.

Tami Silveira 05/06/2024

A metamorfose
Que livro angustiante! Nossa, parecia que eu estava dentro da história e acompanhava de perto tudo o que acontecia. Foi meu primeiro livro do autor e gostei muito. Fiquei triste pelo personagem, de ver como a família dele o abandonou e o tratava como bicho.

Gabriele 05/06/2024

A Metamorfose é um livro bem curto mas que te deixa pensativo por um bom tempo. É bom após terminar o livro, ver resenhas para entender o ponto de vista das outras pessoas.

Eu vou dizer que me senti bem triste lendo esse livro, porque ao mesmo tempo que eu entendia a família eu me sentia mal por Gregor, que não teve culpa de nada do que aconteceu com ele.