A Metamorfose

Resenhas - A Metamorfose

Leticia 12/06/2024

A metamorfose ?
Visceral e pesado emocionalmente
perfeito para a ?crise dos 20?
um clássico de leitura fácil e rápida que traz muitos sentimentos e reflexões quando é lido no momento certo da vida

nattgr 12/06/2024

A metamorfose
O livro tem uma escrita fria e tocante mas infelizmente, a história não falou muito comigo.
Eu consegui entender a mensagem que a história ensina e reconheço que é uma obra necessária, mas talvez eu tenha lido na hora errada.
Apesar de não me sentir tocada, eu fiquei curiosa com que rumo as coisas iam tomar e senti compaixão por Gregor.
Com certeza vou reler futuramente.

Patricia.Pinzan 12/06/2024

Clássico necessário
"Quando Gregor Samsa, certa manhã, despertou de sonhos intranquilo encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso..." Kafka inicia o livro com essas palavras e segue narrando um pesadelo improvável misturado a um cotidiano muito realista. No decorrer da narrativa podemos observar as reações de Gregor, caixeiro viajante, personagem principal que se transforma em um inseto e de sua família diante dessa situação absurda. A história é uma metáfora sobre o capitalismo e a obrigação do trabalho, as relações familiares e o que acontece quando um membro da família se torna um fardo.
A metamorfose, de Fraz Kafka é um clássico absolutamente necessário, a leitura é rápida e muito fluída, seu realismo é senso de humor é fascinante e absurdo.
Leitorconvicto 12/06/2024minha estante
O maior poder dessa obra é deixar agente com uma sensação estranha

Manuela222 12/06/2024

A metamorfose
Um livro maravilhoso, li ele tao novinha e mesmo assim me tocou, é pura arte, um lovro pra se pensar, e levar pra vida.
Pretendo reler este ano!
Recomendo muito e pra todas as idades, é uma leitura rápida e fluida

criswz_ 11/06/2024

Metamorfose
?O que o mundo exigia dos pobres, eles cumpriam até o extremo;?

cabra acorda como inseto gigantesco e o primeiro pensamento pensante q vem na mente dele é como q vai sustentar a família, capitalismo sempre presente

Carlinha 11/06/2024

Seria ele um animal, se a música o emocionava tanto?
A Metamorfose é um livro da literatura alemã publicado em 1915 e cujo autor é Franz Kafka. A história começa com o personagem principal - Gregor Samsa ? acordando de sonhos agitados e transformado em um inseto asqueroso.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção de início é que a primeira preocupação de Gregor ao ver-se transformado em inseto é como irá trabalhar desse modo. Ao longo da trama essa preocupação ganha significado ao leitor quando é possível observar o tipo de relação utilitarista que ele nutria com sua família: baseada em uma troca material vazia e sem afeição. Nesse sentido, é relevante chamar a atenção sobre um dos aspectos que se pode refletir a partir de A Metamorfose, que é a objetificação das relações.

Outro ponto importante é a própria animalização do sujeito. Na obra, Gregor se transforma literalmente em um inseto asqueroso, mas o seu processo de desumanização começa anterior ao cume dessa transformação. Apesar de não termos notícias detalhadas de como era a vida do personagem antes da metamorfose, é possível observar pistas de que ele desordenadamente vivia em função do seu trabalho e das relações superficiais que mantinha. Essa questão é importante para se pensar acerca do homem moderno e sua falta de tempo para suas próprias questões, desumanizando-se.

Entretanto, apesar de sua animalização literal em aparência, Gregor ainda nutria, mesmo que no fundo, a sua dignidade enquanto humano. Assim, podemos refletir que o valor da vida não é algo dado por terceiros, mas inerente à própria pessoa, por mais que esteja numa condição animalizante. Isso fica claro quando Gregor se emociona ao ouvir sua irmã tocando violino ? poderia ele se emocionar se fosse um simples animal?

A Metamorfose é um livro curto que, com olhar atento, pode suscitar diversas reflexões e debates. Em minha opinião, o leitor deve ler essa obra com olhar atento para que não se limite a ver apenas a história de alguém que se transformou em um inseto asqueroso, mas consiga captar a genialidade kafkaniana.

Gustavo195 11/06/2024

Kafka não é um autor de linguagem mais simples pra ler, li recentemente o declínio de um homem e muitos aspectos de mudança n vida no personagem me fizeram pensar nesse livro.

Andurin, o calvo 11/06/2024

Uma grotesca crítica ao capitalismo
A metamorfose conta a historia de um caixeiro viajante que acorda um dia transformado em um gigantesco inseto. Seu primeiro pensamento é o desespero de faltar ao trabalho, e sua trágica história se torna a de uma familia que dependia dele pra sobreviver tendo que se sustentar em um ambiente predatório enquanto um grotesco animal toma o lugar do primogênito da familia. É um contraste que entendi como uma crítica ao modo de vida capitalista quando mesmo ter sido transformado em um inseto gigante não justifica a sua ausência no trabalho precarizado de todos nós.

Erika 11/06/2024

Metamorfose
Se tem uma coisa que existe a anos e anos são interpretações distintas sobre esse livro e eu não acho que todas façam assim tanto sentido

Letícia 11/06/2024

Será que também sou um inseto monstruoso?
Por fim acabei me fazendo essa pergunta porque acredito que em algum momento da vida todos nos sentimos igual ao Gregor. Acho a proposta do livro interessante, rápido de ler, bem diferente por ser metáfora de ponta a ponta mas não serviu para mim. Gostei de ter lido, mas não teve o mesmo impacto que vejo outras pessoas sentirem ao ler.

Thaise 10/06/2024

Muito bom pra refletir sobre como a sociedade trata os que de alguma forma são ?produtivos? a ela e o quanto despreza os que não são.

Isaahzanardi 10/06/2024

Foi um livro muito gostoso de ler, acho que seria perfeito para uma tarde chuvosa em casa.
Há muito o que se refletir sobre as relações pessoais e aquilo que nos preocupa verdadeiramente.
Da um pouquinho de agonia, pelo menos inicialmente para quem não curte insetos, mas depois meio que isso acaba.
Me surpreendeu muito mesmo, esperava uma leitura complicada e ganhei um livro muito fácil de ler mas sem deixar de ser reflexivo

Gustavo.Radi 10/06/2024

A Metamorfose
"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."

Talvez esse seja o melhor início de um livro que eu já li (com exceção da abertura de Memórias Póstumas de Brás Cubas). Esse livro tem uma mensagem que vai muito além do fato do nosso personagem principal se encontrar metamorfoseado como um inseto. Ele trata de assuntos cruciais que dizem respeito a época em que foi escrito, como o sustento trazido por Gregor e pela expectativa de sua família sobre a sua força de trabalho.
Este livro se trata de uma leitura necessária para todos aqueles que gostam de um bom livro.

Cicero 10/06/2024

Faltou:
Empatia, compaixão e esforço.
Muito doloroso e angustiante ler e se imaginar Gregor metamorfoseado.