A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

RehAlc 03/06/2024

Surreal
Meu primeiro livro classico, já ansiosa para ler outros.

É um livro bastante metafórico onde o autor foi muito cirúrgico em retratar as emoções de Gregor, existem várias formas diferentes de interpretar mas o fato é: Se você está impossibilitado, se torna inútil.

ADOREI

Beka 03/06/2024

A metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de
toda a história da literatura,. Sem a menor
cerimônia, o texto coloca o leitor diante de
um caixeiro-viajante - O famoso Gregor Samsal transformado em inseto monstruoso. A parfir dai, a história é narrada com um realismo inesperado que
associa O inverossímil e O senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana, tudo no estilo transparente e perleito desse meste inconfundivel da ficção universal.

americonovais29021968 03/06/2024

PEGUEI NA FEIRA DA PRAÇA GRACILIANO MAS FALTAVA A CAPA
QUANDO PEGUEI ACHEI QUE ERA PALAVRAS CRUZADAS

"METAMORFOSE", DE KAFKA, É UMA OBRA-PRIMA QUE DESAFIA AS CONVENÇÕES DA NARRATIVA TRADICIONAL, EXPLORANDO A ALIENAÇÃO E A ISOLAMENTO DO INDIVÍDUO. ATRAVÉS DA METÁFORA DA TRANSFORMAÇÃO DE GREGOR SAMSA EM UM INSETO, KAFKA LANÇA UMA LUZ CRUA SOBRE AS QUESTÕES DE IDENTIDADE E EXISTÊNCIA. A OBRA PROVOCA UMA PROFUNDA REFLEXÃO SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA, REVELANDO AS CAMADAS MAIS SOMBRIAS DO PSICOLÓGICO HUMANO. COM UMA NARRATIVA ANGUSTIANTE E ATMOSFERA TENSA, "METAMORFOSE" RESISTE AO TEMPO COMO UM CLÁSSICO INCONTESTÁVEL DA LITERATURA UNIVERSAL.

Ailton83 03/06/2024

Meu primeiro livro lido!!
Entendi A Metamorfose como um livro inteiramente metafórico, dando um problema grotesco (no caso, a doença do protagonista) como uma forma do leitor ditar o que entende do decorrer da trama.

Essa é uma daquelas histórias da onde nós mesmos temos que achar um sentido pro final, já que o autor não deixa explícito. E eu, particularmente, não sou fã desse tipo de trama; pelo contrário, prefiro algo concreto e com final único (por isso também a nota 3 ao livro).

Mas achei a história muito suave e boa de ler para o meu primeiro livro. Muito triste, muito sentimental, e muito penoso. Acredito que, por se tratar de uma história inteiramente dentro de um só lugar, foi extremamente fácil de entender tudo, mesmo sendo uma escrita meio clássica.

Recomendo muito para aqueles que gostam de criar um sentido paralelo com a história!!
LAvia237 03/06/2024minha estante
livro muito bom!! (entendi nada do livro

juliesf 03/06/2024

Esse é pra ser lido muitas vezes, gosto muito do absurdo sendo tratado com frieza e criando uma reflexão
se torna muito triste à medida que o gregor fica mais animalesco e a repulsa da família aumenta?

acho que a cada vez que se lê, melhor fica o entendimento

Maria 02/06/2024

Achei um livro muito bom
Kafka nos mostra a vida de Gregor Samsa, um homem que do nada acorda na forma de um inseto. Logo a gente percebe como ele é gradativamente excluído da sociedade e julgado por sua aparência.

soles0 02/06/2024

A narrativa traz uma crítica muito pontual e o desenvolvimento é angustiante, apesar de entender os dois lados foi difícil ler todos os desenrolares, principalmente quando a irmã se volta contra o protagonista. Fiquei esperando que no fim ele voltasse a ser quem era mesmo depois da morte, como uma esperança otimista, mas fiquei decepcionada em sequer saber como a empregada "se livrou" dele, como se nunca tivesse sequer tido qualquer dignidade.
Por falar no fim da história, foi muito interessante pra mim acompanhar os comportamentos dos familiares após a morte do protagonista, a dor da perda e o alívio da ida... pra quem quiser se aprofundar mais nesse assunto tem um livro que se chama "O chamado do monstro" que foi impecável ao falar dessa tratativa, um dos meus livros favoritos, recomendo muito, e Metamorfose também!!!! Leitura maravilhosa :)

Sinta 02/06/2024

Perfeito.
Reli mais uma vez e fiquei impressionada com a qualidade e as metáforas da metamorfose. Impressionante, um dos melhores livros que já li.

Naná 02/06/2024

Você ainda me amaria se eu virasse uma barata?
Nesse livro Kafka conta a história de Gregor, a partir da perspectiva do mesmo, no desenrolar de fatos que se dá quando em uma manhã ele acorda e percebe que se transformou em um enorme inseto.

Gostei muito do livro que, de uma forma peculiarmente divertida, me levou a pensar sobre nossos papéis em nossos círculos sociais. Gregor tinha um papel central na família, que dependia por completo do trabalho dele, após as dívidas contraídas pelo pai. Mas o que acontece quando o objeto de toda essa dependência simplesmente se encontra incapaz de exercer suas responsabilidades, e na verdade, se torna dependente daqueles que sustentava? Vemos a partir daí os corres da família para lidar com uma nova realidade nem um pouco confortável.

Para mim, o livro nos deixa com as perguntas:
- O quão essencial você realmente é para as pessoas à sua volta?
- Você poderá contar com elas se um dia situações difíceis se inverterem?
- E, será que todo apoio que damos realmente incentiva as pessoas que ajudamos a se desenvolverem mais, ou estamos apenas sustentando uma dependência que as impede de progredir por si mesmas?

Mosiah1 01/06/2024

O livro gera muitas reflexões pesadas sobre coisas como depressão e velhice. É curto, desconfortável e muito forte. Quanto mais eu penso sobre mais ele me choca.