A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Maria 02/06/2024

Achei um livro muito bom
Kafka nos mostra a vida de Gregor Samsa, um homem que do nada acorda na forma de um inseto. Logo a gente percebe como ele é gradativamente excluído da sociedade e julgado por sua aparência.

soles0 02/06/2024

A narrativa traz uma crítica muito pontual e o desenvolvimento é angustiante, apesar de entender os dois lados foi difícil ler todos os desenrolares, principalmente quando a irmã se volta contra o protagonista. Fiquei esperando que no fim ele voltasse a ser quem era mesmo depois da morte, como uma esperança otimista, mas fiquei decepcionada em sequer saber como a empregada "se livrou" dele, como se nunca tivesse sequer tido qualquer dignidade.
Por falar no fim da história, foi muito interessante pra mim acompanhar os comportamentos dos familiares após a morte do protagonista, a dor da perda e o alívio da ida... pra quem quiser se aprofundar mais nesse assunto tem um livro que se chama "O chamado do monstro" que foi impecável ao falar dessa tratativa, um dos meus livros favoritos, recomendo muito, e Metamorfose também!!!! Leitura maravilhosa :)

Sinta 02/06/2024

Perfeito.
Reli mais uma vez e fiquei impressionada com a qualidade e as metáforas da metamorfose. Impressionante, um dos melhores livros que já li.

Naná 02/06/2024

Você ainda me amaria se eu virasse uma barata?
Nesse livro Kafka conta a história de Gregor, a partir da perspectiva do mesmo, no desenrolar de fatos que se dá quando em uma manhã ele acorda e percebe que se transformou em um enorme inseto.

Gostei muito do livro que, de uma forma peculiarmente divertida, me levou a pensar sobre nossos papéis em nossos círculos sociais. Gregor tinha um papel central na família, que dependia por completo do trabalho dele, após as dívidas contraídas pelo pai. Mas o que acontece quando o objeto de toda essa dependência simplesmente se encontra incapaz de exercer suas responsabilidades, e na verdade, se torna dependente daqueles que sustentava? Vemos a partir daí os corres da família para lidar com uma nova realidade nem um pouco confortável.

Para mim, o livro nos deixa com as perguntas:
- O quão essencial você realmente é para as pessoas à sua volta?
- Você poderá contar com elas se um dia situações difíceis se inverterem?
- E, será que todo apoio que damos realmente incentiva as pessoas que ajudamos a se desenvolverem mais, ou estamos apenas sustentando uma dependência que as impede de progredir por si mesmas?

Mosiah1 01/06/2024

O livro gera muitas reflexões pesadas sobre coisas como depressão e velhice. É curto, desconfortável e muito forte. Quanto mais eu penso sobre mais ele me choca.

Yuri Gagarin 01/06/2024

Livro muito bom. Eu nunca vi uma pessoa tão otimista na minha vida, sério não da pra acreditar a forma como ele lida com as situações, o cara realmente tem sangue de barata

marcwzz 01/06/2024

Rip gregor voce ia adorar no surprises do radiohead
Nossa senhora q livro bom depois de pesquisar inumeras coisas sobre me fez dar 5 estrelas te amo kafka

Thalita 01/06/2024

Nua e crua
É possível fazer uma analogia da metamorfose de Gregor a uma série de condições/ situações reais capazes de causar o mesmo tipo de reação que sua família e as outras pessoas tiveram.
Apesar de tudo, o protagonista continua sendo humano, mesmo destoando das expectativas alheias. Metamorfoseado, vivencia o abandono, a solidão e o preconceito.

É um livro curto e rápido, que faz refletir com uma ótima narrativa.

benji.by 01/06/2024

Uma metáfora que mostra como a família rejeita Gregor depois de sua mudança (ou transformação), como destratam dele e esquecem que ele ainda é ele, e matam ele aos poucos, tanto mentalmente como fisicamente.

Mostra também como não é de hoje o fato de a sociedade querer nos colocar em caixas e fazer com que sigamos um padrão pré-determinado, e se nos recusamos a segui-lo, somos rejeitados.

"Sufocamos quando tudo o que parece nos incluir, nos 'globalizar', nos unir acaba por nos apartar, separar, expulsar, impedir...Quando odiamos uns aos outros e não odiamos juntos o que nos aflige...Quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos."

thaiixzh 01/06/2024

Fascinante
Para compreender o livro precisasse de muita concentração e tempo. No começo, há dificuldade na leitura, mas quanto passa o tempo, entende a complexidade da leitura e consegue compreender.
Para quem está começando a explorar o mundo literário, indico começar por livros com menos dificuldades e complexidades gramática.
Livro maravilhoso.
"Todos nós nos sentimos Gregor Samsa em algum momento".

mari 01/06/2024

Ouvi o audiobook em 2023 pra escola e esqueci de registrar aqui

ouvi tudo com o coração na mão. senti tanta dor com a forma que o protagonista era tratado e me fez mudar a forma de enxergar muitas coisas