Aprendiz

Aprendiz Raymond E. Feist

Resenhas - Mago: Aprendiz

Franciel_a 16/05/2021

Decepção
Eu criei muitas espectativas acerca do livro, esperava um foco maior no personagem protagonista e também tinha esperança de ver muito sobre magia e sobre o ofício no qual Pug serviria. No entanto o livro se desenvolveu de uma forma completamente diferente do que eu havia idealizado.
A leitura não foi tão fluida, e por vezes foi pesada e enfadonha, pois há muita coisa que julgo desnecessária nas páginas que li.
Claro que a leitura não foi de toda ruim, na verdade eu me afeiçoei bastante a alguns personagens, Arutha, por exemplo, que tornou-se um grande homem no recorrer da narrativa.
Curti o conceito do livro, só não gostei do rumo que a história tomou.
Não me sinto instigado a ler o segundo volume da obra, mas pretendo continuar futuramente.

Mariana Fialho 15/07/2016

Resenha: Aprendiz - Saga do Mago
Acho que pedi esse livro com muita expectativa. Afinal, ele está na lista dos 100 melhores livros da BBC.

Eu comecei a leitura esperando algo fantástico, a obra-prima que todos dizem. Mas não foi o que encontrei. O que vi foi uma ideia incrível, mas com um desenvolvimento que deixa muito a desejar.

Levei dias para terminar o livro, que nem é tão grande assim. Mas sabe aquela história que "se arrasta"? Essa é uma delas. Pug vai, junto com seu mestre e os soldados, enviar a mensagem ao resto do reino. E a trama se desenvolve, basicamente, na viagem deles. Uma viagem que dura meses, sempre naquela "mesmice". As poucas cenas de ação passam logo.

Além disso, os capítulos são bem grandes. Mas esse não é um ponto tão negativo, pois existem divisões dentro de cada um, o que contribui para não ficar muito entediante.

Bem, mas o livro não é totalmente ruim. Escrito em terceira pessoa, nos dá uma maior visualização das cenas. Podemos ver episódios em que o protagonista não está presente. Nisso, ponto para o autor!

E como eu falei ali em cima, a ideia é ótima. A construção do reino, dos outros seres (oi, elfos e anões!), dos personagens... Mas não há um clímax, algo que prenda a atenção de verdade. É só uma viagem com dificuldades não muito interessantes. O livro quase não traz magia! E a saga se chama Mago.

Ah, um detalhe interessante é que acontece algo com Pug no 14° capítulo. E depois disso, o protagonista é simplesmente ignorado, e não aparece mais. Voltei a vê-lo no trecho do segundo volume que está nas últimas páginas. Entendo que o autor quis deixar um suspense para o próximo livro, mas não precisava ter estendido quase 100 páginas sem a presença do personagem principal. Um resumo da guerra em vinte páginas seria o suficiente.

O livro não é ruim, mas também não é grande coisa. Eu esperei a "fantasia épica" até a última página. Porém, não a encontrei. É um livro de fantasia? Sim. Mas não acho que seja épica.

-----------------------------------------------
Se quiser mais informações e fotos, clique no link.

site: http://coisinhasaleatorias.blogspot.com.br/2016/07/resenha-aprendiz-saga-do-mago.html
JonLiberato 28/07/2016minha estante
Muito esclarecedor sua resenha. Obrigado.

Mariana Fialho 28/07/2016minha estante
Ah, fico feliz que tenha gostado. Eu que agradeço! :D

JonLiberato 28/07/2016minha estante
Você leu os outros livros da serie? As vezes o primeiro sempre é pano de chão para vir uma sequencia boa. Falo isso pela experiencia que tive com a trilogia Mago Nego.

Mariana Fialho 12/11/2016minha estante
Não e, sinceramente, não tenho muito ânimo pra continuar. Mas pode acontecer, verdade. Se um dia eu tiver a oportunidade, darei uma chance aos próximos. *-*

Diego.Teixeira 13/02/2017minha estante
undefined

@Brunoborn 20/07/2016

Promete e não cumpre
Promete ser revolucionário entrega uma história medíocre com mais do mesmo

Nathalia.Gabriela 23/10/2021

(Português & Inglês - English)

Gente, eu acho que ninguém conseguiria compreender o quão ALIVIADA eu estou por finalmente ter terminado esse livro!
Sabe, no começo eu realmente achei que eu ia gostar da história e que, mesmo que o começo estivesse sendo um pouco lento, fosse ficar melhor a partir que a história progredia, mas não foi isso que aconteceu. Toda a história do Pug de se tornar aprendiz do mago basicamente desapareceu por completo e eu sinto que ele estava lá a toa. Eu gostei muito da relação do Tomas com o Pug, mas, mesmo assim, eu estava esperando mais.
Eu senti que esse livro foi escrito por um bando de pessoas que decidiram escrever uma história mas não pontuaram o que seria dela. A gente simplesmente não sabe do que que tem nesse mundo, ou o que é comum para eles e o que não é...tudo é muito conveniente para a história.
Eu sinto que os capítulos são extremamente longos e isso afetou muito a minha leitura, porque eu só queria terminar logo aquilo. Eu não me senti conectada com nenhum dos personagens e na maior parte do livro eu só passei raiva e na outra parte eu simplesmente não estava entendendo o que estava acontecendo. Em um capítulo os personagens são crianças e no outro já se passaram 3 anos de guerra com o Pug sumido, mas ninguém sabe o que aconteceu, nem nós leitores, PORQUE NADA NOS É DITO.
Sem falar que pelo menos 30% do livro é contado através do ponto de vista de outros personagens que, honestamente, não agregaram nada para a história e só me fizeram perder tempo. Esse livro inteiro foi um grande desperdício de tempo e sanidade mental.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Guys, I don't think anyone could understand how RELIEVED I am that I finally finished this book!
You know, in the beginning I really thought I would enjoy the story and that even though the beginning was being a little slow, it would get better as the story progressed, but that's not what happened. Pug's whole story of becoming an apprentice to the mage basically disappeared completely and I feel like he was there for nothing. I really liked Tomas' relationship with Pug, but still, I was expecting more.
I felt that this book was written by a bunch of people who decided to write a story but didn't really pinpoint what it was going to be about. You just don't know what they have in this world, or what is common to them and what is not...everything is too convenient for the story.
I feel that the chapters are extremely long and this really affected my reading, because I just wanted to get it over with. I didn't feel connected to any of the characters and for most of the book I was just angry and the other part I just didn't understand what was going on. In one chapter the characters are children and in the next it's been 3 years of war with Pug missing, but nobody knows what happened, not even us readers, because WE ARE NOT TOLD.
Not to mention that at least 30% of the book is told through the point of view of other characters that honestly didn't add anything to the story and only wasted my time. This whole book was a big waste of time and mental sanity.

site: https://www.goodreads.com/review/show/4278085091?book_show_action=false

Max 12/09/2021

Um dos 100 piores engodos (marketing) do mercado editorial"
Sob a minha ótica de leitor desprenticioso, digo que este é uns dos piores livros q li.
Cheio de clichês, personagens rasos e previsíveis.
O escritor " salta como sapo" na cronologia da narrativa, sem transição quando necessário, deixando vários lapsos, dando a impressão que estar evitando criar uma narrativa mais elaborada.
O diálogo e a relação entre os personagens é algo quase infantil, só q com menos sutileza ainda!
Dizer q este é "um dos 100 melhores livros de todos os tempos"(BBC), é uma obscenidade criminosa!!!

Tatiane.Gatto 18/07/2021

Maravilhosamente envolvente. A história prende desde o início, pra quem ama fantasia é uma excelente indicação. Tem elfos, goblins, anoes.. ameei!

umbookaholic 21/09/2016

Parte da resenha do blog UmBookaholic.com
O começo do livro nos apresenta um personagem simples chamado Pug. Gostei muito de poder conhecer e viver ao lado do Pug. A maneira com que ele é apresentado/descrito fez com que eu me apegasse e me identificasse com ele. Pug é um personagem forte e destemido, cuja trajetória o faz ficar cada vez mais incrível.

Por ter gostado bastante do personagem principal, criei muita expectativa com os outros personagens... infelizmente não me surpreendeu muito. Muitos dos personagens são superficiais, planos; são personagens sem profundidade, que a cada capítulo têm uma personalidade diferente. Acho que o Raymond poderia ter investido um pouco mais na construção dos personagens, pra que a história passasse mais verossimilhança.

[ RESENHA COMPLETA EM WWW.UMBOOKAHOLIC.COM ]

site: http://www.umbookaholic.com/2016/08/mago-aprendiz.html

Duda Mendes 11/03/2021

✏️A História: Pug, órfão, que tinha um sonho de ser tornar um guerreiro. Mais o destino o empurrou para ser um aprendiz de Mago, do misterioso mago Kulgan. Tentando se adaptar a sua nova vida e Pug não tem ideia do que sua vida vai ser tornar uma aventura muito perigosa. E o mais importante tem que aprender a controlar os seus poderes pois sua vida vai depender deles.

⚔️ Os personagens: Pug, é um personagem fácil de se gostar, vamos acompanhando a sua aventura de descoberta e perigos. Seu mestre o Mago Kulgan é misterioso, e Pug, vai absorvendo todo aprendizado da magia. Tem muitos outros personagens que vão aparecendo durante o livro, alguns mais carismáticos de do que outros. Vemos cada um dos personagens se desenvolvendo.

👑 Ritmo de leitura: eu achei um pouco confuso o início do livro, eu demorei para me situar, tinhas muitos personagens além do Pug, então as vezes eu me confundia quem era quem (principalmente os nomes, eu não sou boa em guardar nomes de primeira), e a leitura foi um pouco até o meio do livro que onde as coisas começaram a ficar agitadas e eu não quis parar de ler. [...]

Confira tudo no meu IG Literário @dudamendesleituras
Link abaixo:

site: https://www.instagram.com/p/CMSF529DJoG/

Léo Pereira 20/09/2020

Uma fantasia épica sensacional, mistura elementos clássicos do RPG e cenas de ação bem envolventes. Um bom início de saga e uma experiência maravilhosa.

MagnunM 10/03/2019

Empolgante a estilo RPG
Bom, o que dizer de o MAGO.
Primeiro, não leia esperando ver muita coisa sobre magia, segundo, se espera uma trama que fique em volta de um protagonista, esquece, terceiro, leiam, não vão se arrepender.
O livro começa com Pug, um menino orfão de um castelo em uma região chamada Crydee onde um Duque é soberano das terras, Crydee é um lugar pacifico e onde os moradores prosperam cada qual com sua atividade, Pug criado como um filho por um dos membros do castelo, se vê diante da incerteza de seu futuro durante o dia da escolha de profissões.
A estória muda totalmente o rumo quando um acidente nas praias de Crydee trazem visitantes inesperados e desconhecidos, e nosso pequeno herói se vê em meio a essa trama.
No meio do livro a narrativa muda e Pug já não é mais o centro da estória contada, o que na verdade não faz perder em nada o atrativo em ler. Muita coisa acontece, e você quer ler sem parar para saber o que irá acontecer, desde encontro misticos, a dramas e romances, tudo muito bem encaixado e de uma forma leve e gostosa de ler.
O livro é muito bom, e sinceramente não sei o que esperar do segundo, mas garanto, lerei!

Elane.Magre 01/05/2022

O livro é muito bom, mas esperei a magia do Mago, que não veio.
A história passa com vários pontos de vista e isso me deixou louca, mais gostei bastante.

Ely18 11/10/2022

Acho que não tenho muito o que dizer sobre esse livro. Me apeguei a alguns personagens e a história me intrigou a ponto de me deixar curiosa pra continuar no próximo, mas não sei se isso vai acontecer porque foi cansativo. A narrativa segue um rumo que você não sabe qual a utilidade do protagonista pra história, são muitos elementos de fantasia envolvidos e os capítulos narrados por outros personagens me deixavam louca. Foi uma boa história mas no fim eu só queria terminar.

Aline Marques 30/06/2017

Reis e rainhas, Elfos e anões... [IG @ousejalivros]
Um adolescente órfão de origem desconhecida, sem grandes aspirações para o futuro, que só quer uma chance de permanecer onde está, é o nosso protagonista. Pug valoriza o presente como ninguém.

Como a maioria das sagas, o início é lento e extremamente minucioso. Feist não apenas descreve o universo que existe unicamente em sua mente e coração, ele constrói pontes para que o leitor siga seu próprio caminho na morada de sua imaginação.

A ação (meio que) começa quando Pug é escolhido para ser o aprendiz de Kulgan, o mago. Entre horas de estudos, treinamento e encontros com seres de outros mundos, sentimentos desconhecidos e intensos o conduzirão por sua jornada que me parece bem solitária e perigosa.

A escrita de Feist possui elementos empolgantes que intrigam e mantém o leitor absorto, mas, na maior parte da história, ela é confusa. Talvez seja culpa da onipresença do narrador e o modo abrupto como ele passa da calmaria ao caos completo, e vice e versa.
Os personagens secundários são interessantes, aguçando a curiosidade e empatia. Principalmente Tomas, o guerreiro e melhor amigo do possível maior mago de todos os tempos. Isso se ele sobreviver, é claro.

Um conselho: não conclua o primeiro livro sem ter o segundo por perto. Você vai me agradecer depois.
Kat 30/06/2017minha estante
Otima resenha e um ótimo livro, amei lê-lo

Aline Marques 01/07/2017minha estante
Obrigada, Kat! É um livro interessante, sem dúvida.

Nasa 13/01/2019

Mago, Aprendiz
Vamos nós!

Felizmente eu escolho os livros que leio não pela capa, não pela opinião de outros leitores. Escolho pelo tema, isso deixa espaço para gostar ou me decepcionar. Depois que li toda série foi que me dei conta da quantidade de resenhas e críticas dirigidas ao livro. Sinceramente, achei todas sem fundamento, principalmente vindo de pessoas que só escrevem resenhas. Escrever um livro é algo complexo, cansativo e tem margem para erros. Na minha opinião pegaram pesado e não compreenderam que o autor estava mostrando o desenvolvimento de vários personagens ao longo de toda uma vida. Não achei a série infantil, e muito menos fiquei buscando um personagem principal. O livro tem vários e isso é muito bom porque me apaixonei por muitos deles.
Vamos a resenha.
O livro começa na cidade de Crydee, não tente achar no mapa, pode ser qualquer lugar, em qualquer tempo. Isso me agradou. O jovem Pug é órfão e criado pela família de seu melhor amigo Tomas, eles vivem no castelo do Duque do Reino das Ilhas. Ele e todos os jovens de sua idade aguardam ansiosos o dia que serão escolhidos como aprendiz. Ele quer ser escolhido pelo mestre de armas, mas acaba sendo escolhido pelo mago, Kulgan. Um homem cheio de mistérios e que conta com a confiança do duque.
Pug tenta aprender o que o mago lhe ensina, mas seus esforços são inúteis. A magia está dentro dele, mas contida. Sua magia só aparece quando bem entende ou quando está em perigo. Quando ele salva a princesa Caline, uma jovem voluntariosa e cheia de admiradores, Pug cai nas graças de duque e recebe alguns favores.
Aos poucos Pug vai orbitando próximo a eventos que vão mudar sua vida completamente. Como escudeiro ele cresce, e quando Crydee é invadida por um povo estranho vindo de uma terra longínqua por meio de um portal magico a vida de Pug e seu amigo Tomas mudam completamente.
Ao lado de Kulgan Pug inicia uma jornada de crescimento, seus valores, lealdade, coragem serão testados. A guerra, distancia Pug de amigos e amores e o faz crescer. Os invasores são estranhos, determinados, não temem a morte e se entregam ao combate numa sanha cega.
O livro se desenvolve de modo que o leitor acompanhe vários personagens e se interesse por todos. O autor consegue falar bem de guerra e jornadas e até mesmo de amor e desilusão. Pug, Tomas, Caline crescem e percebem que o mundo deles mudou e jamais será o mesmo.
Em vários momentos me senti completamente envolvida pela trama, torci, lamentei até pelos cavalos que morriam de exaustão no livro. A neve, os seres mágicos que foram aparecendo é tudo muito crível. O ritmo é envolvente e nos faz torcer muito por todos. Como já havia lido a série do mesmo autor A filha do Império, eu sabia muito bem quem eram os invasores. Elas se completam e fazem entender que todos os povos têm algo em comum, mesmo os invasores.
O livro talvez tenha decepcionado alguns leitores porque não mostrou Pug aprendendo magia. O que não entenderam na minha opinião, é que a aprendizagem era de vida, além da magia. Não adiantaria ter poder e não ter experiência. Kulgan não seria o mestre de Pug, ele e sua magia estavam além de seu mundo. Ele realmente precisava ser ensinado pelos magos chamados de “Mantos Negros”.
Havia muito a ser contado, personagens que precisavam aparecer porque seriam necessários nos demais livros da série como Tomas, Arutha, Martin do Arco. Gostei muito do livro e assim que terminei passei para o segundo livro da série. O final me surpreendeu e deixou maluca.
Minha nota? Quatro beijos mordidos!