Aprendiz

Aprendiz Raymond E. Feist

Resenhas - Mago: Aprendiz

Literatura 10/12/2013

Fantasia mais que esperada
Hoje gostaria de falar para vocês o que achei deste que é um dos lançamentos mais esperados de fantasia épica pelos leitores do gênero. Raymond E. Feist possui um grande número de seguidores e pelo que pude entender, a série O Mago é considerada uma obra-prima lá fora... Porquê? Calma que vocês vão entender.

Primeiro, gostaria de esclarecer umas coisinhas. Este é o primeiro lançamento da Saída de Emergência Brasil, uma das editoras-referência do gênero em Portugal quando falamos de ficção fantástica em todos os gêneros – só para ter uma ideia, títulos de sucesso como Game of Thrones e After Earth são publicados pelos caras. Por isso, como eles sabem que somos um público ainda crescente – apesar de um pouco imaturos no mercado em vários aspectos – resolveram aportar no Brasil e abrir os nossos horizontes. O que é bom em vários sentidos, pois este gesto abre uma demanda com títulos e gêneros literários que ainda são iniciantes aqui, como o steampunk, por exemplo.

Bom, a questão é que O mago: Aprendiz finalmente veio para as nossas terras. O livro foi publicado originalmente em 1982 (?!), deixando muita gente aqui morrendo de ansiedade pela chegada... Mas, graças aos deuses literários, quem espera sempre alcança e eis que este sucesso finalmente chega as nossas mãos. #AntesTardeDoQueNunca.

Bom, para quem não conhece a história, somos apresentados ao mundo de Midkemia, um lugar bem parecido com as nossas histórias de contos de fadas, com reis, cavaleiros e dragões... Em uma das cidades desse reino, conhecemos o jovem Pug, que espera ansioso pelo Dia da Escolha. É nesta data que os jovens são tomados como aprendizes e treinados para suas futuras profissões. Para tristeza do rapaz, ele vê todos serem escolhidos, menos ele. Até Tomas, seu melhor amigo, se torna aprendiz de guerreiro... Mas ele, nada, zero, niente... Quando acha que vai se tornar um pária, o grande mago Kulgan aparece e o escolhe. Assim, os amigos Pug e Tomas vão mostrando ao leitor um pouco de suas trajetórias como aprendizes e, mesmo diante de grandes problemas, a amizade dos dois sempre persiste, forte e inabalável.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/12/resenha-mago-aprendiz-fantasia-mais-que.html

@igormedeiroz 30/11/2013

O primeiro livro de A saga do mago nos seus primeiros capítulos não importa se traz uma tempestade de nomes e lugares. A teoria proposital do autor deixa o leitor atordoado somente no começo do livro, caso esse tenha prestado atenção. Midkemia é um mundo, não muito diferente dos quais estamos acostumados - seja através das leituras de livros da mesma ala como, O senhor dos anéis e Game of Thrones ou de filmes-fantasia. A vida em Midkemia se resume em servir o Rei, tendo os camponeses a vida árdua de sempre, os nobres estão a colapso de se engalfinharem para adquirir monetários políticos e magos estão nas torres monstruosas da ala norte ou sul do castelo. Elfos se encontram as escondidas no interior das florestas do norte, anões extraindo metais preciosos das minas. Os habitantes do mundo raymondiano vivem numa constante "paz" até a chegada de uma nova espécie, os tsuranis.

Logo de cara caímos em um mundo totalmente desconhecido, mas que parece ser muito familiar. A história passa a ser contada por alguém que não está na espreita do enredo, a voz da terceira pessoa não deixa nenhum detalhe do lado de fora. Por essa narração deliciosa conhecemos Pug, um órfão magricela que sonha em ser um dos guerreiros destemidos do Rei. Mas o destino muda a vida do garoto, e quando este percebe, já é um aprendiz de feiticeiro. Pug é um menino que morre de encantos pela princesa e fará de tudo para conquistá-la mesmo pondo-se em risco, quando consegue conquistar a princesa e um lugar na corte um estranho naufrágio põe o seu mundo de cabeça para baixo. Pug acaba sendo pego de surpresa junto com seu amigo e todo o reino quando misteriosos inimigos passam a invadí-los através de portais dimensionais.

Embarque no mundo de Raymond E. Feist, sua trama é atroz, rica em detalhes; é construída de lugares espetacularmente destacáveis e exóticos - Crydee, Coração Verde, Krondor, Ilha do Feiticeiro. A complexidade e engenhosidade, me deixa boquiaberto e estabanado, é incrível a capacidade que o autor tem de aglomerar tantos lugares e nomes; pegar pontas, soltar e traçar uma linha de pensamento e uma história tão boa quanto a de Pug e seus amigos. Midkmeia desperta interesse no leitor, seja por se sentir necessitado em conhecer mais esse reino ou pelas novidades e surpresas que a obra oferece.

Mas acho que todo esse alvoroço e créditos de uma obra tão grandiosa quanto Mago Aprendiz se deve aos seus personagens. Pois são eles com o seu jeito humano, cheios de falhas e qualidades, que fazem a história se tornar palpável: demonstrando suas emoções diante dos problemas ou de triunfos. Se não for a dupla de irmãos, Pug e Tomas, a te conquistarem, serão os problemas pessoais da Princesa Carline ou o espiríto aventureiro de Lyam, Arutha, Martin e Kulgan. Cada um desses protagonistas produz seu jeito e sua personalidade sob a leitura. (personagens citados neste parágrafo são os que mais gosto, faltou somente o dragonete Fantus).

O trabalho que a Saída de Emergência teve para lançar Mago Aprendiz, agora em setembro de 2013, me deixa extasiado e feliz. A capa que está perfeita, vem acompanhada de folhas amarelas com uma diagramação também bastante intrigante e simples:

Além da sua construção detalhista e seus personagens bombásticos, as obras de Feist são muito amplas e representam a liberdade fantástica hodiernamente - o que permite essa obra não envelhecer nunca. Por trás de todo o engajamento e a criatividade o autor promove reflexão sobre tudo o que vem acompanhado da idade: o verdadeiro valor da amizade, os conflitos pessoais... É uma obra espetacular e que merece ser lida por todos os amantes desse ramo literário, que só tenho a dizer: é fantástica.

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤResenha postada no
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤwww.setecoisas.com
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤPor favor, não copiar ©

dani 30/11/2013

Mago Aprendiz– Raymond E. Feist
Mago, livro de estreia da editora Saída de Emergência.
Assim que soube que a editora portuguesa Saída de Emergência, em parceria com a editora Arqueiro, iria trazer vários títulos de fantasia para o Brasil dei pulos de alegria e logo quis ler Mago, o primeiro livro dessa leva.
Meus sentimentos em relação a esse livro ainda são meio contraditórios, por um lado fiquei feliz de ler uma história de fantasia fora do padrão atual, apesar de ter elementos básicos como elfos e anões o autor trabalhou o enredo de forma diferente, e por outro lado fiquei decepcionada, pois me deixei levar pelo título achando que teria muita coisa sobre magia e não foi o que aconteceu.
O foco da história é quase todo no garoto Pug, um órfão que vive no reino de Crydee e está próximo a enfrentar seu Dia da Escolha, em que cada garoto será selecionado por mestres para seguir um ofício e por força do destino Pug acaba como aprendiz do mago Kulgan e isso muda o rumo de sua vida.
No meio de seu amadurecimento um episódio muda o rumo de todos os personagens, uma invasão de seres estranhos, diferentes de tudo o que já foi visto que mudam toda a rotina e trajetória dos reinos e dão o rumo a história.
A narrativa de Raymond E. Feist foi um pouco confusa para mim, ele é extremamente descritivo e leva a história para caminhos diferentes, não sendo possível prever o que pode acontecer. A parte confusa foi que muitas vezes os fatos não tinham muita ligação, ele mostra jogadas políticas porém não dá continuidade, mas isso ainda pode ser desenvolvido nos próximos livros.
Os personagens foram os elementos que mais me chamaram a atenção durante a narrativa. Arutha e Lyam, filhos do rei, são personagens fortes e de presença (pela descrição física, apenas pela física, me lembraram Thor e Loki) e Tomas, melhor amigo de Pug, tem uma boa reviravolta que me deixou bem curiosa para os próximos livros.
Essencialmente, acho que este livro foi mais uma apresentação para os próximos, não me encantei como achei que iria, achei a narrativa pouco elaborada, mas estou curiosa para saber o rumo que a história terá.

site: http://olhosderessaca25.blogspot.com.br/2013/11/livro-mago-aprendiz-raymond-e-feist.html

naniedias 21/11/2013

Uma decepção.
Muito fraco.

Sou fã de livros de fantasia. Sou fã de livros juvenis.
Um livro juvenil de fantasia?! Sempre espero muito desse tipo de literatura. Ainda mais tendo terminado A Fúria dos Reis recentemente (não que seja juvenil, mas é um dos melhores livros de fantasia que já li).

Portanto, estava com as expectativas em alta quanto a essa história.

Quando recebi o livro em casa, pouco sabia da história. E, confesso, não queria saber muito antes de realizar a leitura. Sabe aquele tipo de leitor que morre de medo de qualquer mínimo spoiler? Sou eu.
Nem ao menos sabia dizer se o livro era um lançamento ou se ele já havia sido escrito há muito tempo.
O livro chegou aqui em casa e já me maravilhou de cara. A capa é simplesmente magnífica - linda mesmo! E o leitor ainda ganha de presente uma maravilhoso mapa colorido, em papel especial, para acompanhar a história. Achei simplesmente magnífico esse carinho da editora para com o leitor. Aliás, a editora está de parabéns em todos os aspectos - uma tradução/revisão bem feita, uma diagramação maravilhosa, uma edição muito bacana!

Além disso, a história em si ainda é precedida por uma "Carta do Editor" e por uma "Dedicatória do autor".
Na primeira, o editor do livro, Luís Corte Real, fala do porquê de ter escolhido Mago: Aprendiz para ser o primeiro publicado na coleção Bang!, que propõe-se a dedicar-se exclusivamente à publicação de fantasia (e aqui os fãs desse tipo de literatura dão vivas: Viva!).
Ele não poupa elogios à obra de Feist e lembra ao leitor que não leu a contracapa (aquele, tipo eu, que tem medo de qualquer tipo de spoiler! E não recomendo mesmo que leia a contracapa, aliás!) que o livro foi elencado pela BBC como um dos 100 melhores livros de todos os tempos (a lista foi publicada em 2003 e o livro ficou na 89ª posição).
Como ler tal texto e não esperar algo simplesmente fantástico? Impossível.

Logo em seguida, ainda antes do início da história, o leitor encontra palavras do próprio autor.
Em 1991, para comemorar os dez anos de publicação da obra, Feist fez o relançamento do primeiro livro, agora dividido em dois volumes.
Na ocasião de sua primeira publicação, seu editor achou que não valeria a pena que o livro fosse uma série e várias partes acabaram sendo cortadas. Depois que a série já havia alcançado sucesso (originalmente, a série tinha três volumes! Com a divisão do primeiro livro em dois, são quatro os volumes que compõe A Saga do Mago), o autor pôde, finalmente, lançar sua história conforme havia pensado nela primeiramente.
Mais uma vez, era promessa de encontrar algo maravilhoso - afinal de contas, foi essa saga que trouxe renome a Feist.

Portanto, eu estava ansiosa demais pelo que encontraria. E as expectativas, claro, nas alturas.

O leitor é apresentado à Midkemia, um mundo um tanto medieval, com cavaleiros, heróis, magos e criaturas não humanas, como anões, elfos e moredhels.
Dentro deste mundo, a história começa em Crydee, onde os garotos de 14 anos finalmente serão tomados como aprendizes. Quando todos os garotos são escolhidos e apenas Pug fica para trás, o menino pensa que será o único naquele ano a não ser escolhido por ninguém, mas contrariando todas as expectativas o mago Kulgan o escolhe como aprendiz. Seu melhor amigo, Tomas, foi escolhido como aprendiz de guerreiro e assim as coisas ficam muito bem, com os dois tendo boas perspectivas.
De repente, a história muda de rumo e aliens estão invadindo Midkemia. Os tsurani são um povo desconhecido que, por um propósito também desconhecido, querem tomar o mundo onde vivem os heróis de nossa história. E assim, os dois garotos se veem envolvidos em uma expedição que deve toldar o rumo da guerra entre os habitantes de Midkemia e os tsuranis.

Deu para entender o enredo do livro? Pois eu não entendi muito bem.
Tendo em vista o título da história, esperava que a trama ficasse em volta de Pug e Kulgan, como discípulo aprendendo a manipular a magia, talvez com Tomas aparecendo aqui e ali, já que é o melhor amigo do aprendiz de mago. Mas não é bem isso. Aliás, não é nada disso.
Pug tem o seu espaço na história, mas não como mago (não vou entrar em detalhes! Aqui você precisa ler o livro para entender exatamente o papel do garoto). Além disso, seu melhor amigo Tomas pega um grande papel na história e, confesso, toma para si as melhores passagens do texto (todos os momentos em que achei que o livro estava "melhorando", percebi mais tarde, foram protagonizados por Tomas).

A aventura por Midkemia pode até ser entendida pelo leitor, mas seu propósito geral no meio da história como um todo não fica muito claro. Por que, afinal de contas, tanto relato sobre tal jornada? Torna-se enfadonha a leitura e um tanto arrastada.
E isso não é tudo!
Em determinado ponto do livro os protagonistas simplesmente somem (porque em determinada altura, eu considerava Pug e Tomas os protagonistas) e o livro se fixa na guerra contra os tsuranis. Sendo o título "Mago: Aprendiz" eu realmente esperava uma atenção maior a Pug e suas habilidades mágicas, o que não acontece. Será que isso acontece no segundo livro? Talvez, eu não sei dizer. A divisão também não ficou boa, na minha humilde opinião. Mago: Aprendiz simplesmente termina do nada!

Pode ser que um grande fã da série goste realmente dessa edição revisada e ampliada, mas acho que esse talvez seja um grande problema para quem desconhece A Saga do Mago, como eu.
Eu fiquei perdida em tanta narrativa inútil. O autor fala de várias coisas que eu não queria saber, com as quais pouco me importava. E de uma forma que considerei pouco interessante.
De fato, passam-se alguns anos durante a história e os eventos são narrados quase de forma aleatória - como leitora, fiquei curiosa para saber várias coisas que o autor simplesmente não mencionou, enquanto achava interessante contar episódios que não me interessavam nem um pouco.

A narrativa de Raymond E. Feist não é ruim, mas tampouco é daquele tipo maravilhoso que te envolve na leitura sem deixá-lo escapar.
Não pelas palavras que usa, ou por descrever mais do que o necessário (em alguns momentos, acho até que o autor foi pouco prolixo, poderia ter descrito muito mais sem tornar enfadonha a leitura... em casos de mundos desconhecidos, descrições são sempre bem-vindas), mas por enrolar um bocado na trama que conta.

Os personagens de Feist também não são muito profundos - e aqui eu acho que mora o real problema do livro.
O que faz uma história ser fantástica ou muito melhor do que outras é o poder que o autor consegue imputar em seus personagens. Infelizmente, isso está pouco presente na história. O passado daqueles que vivem em seu mundo é praticamente irrelevante (e eu sempre acho bacana quando a vivência pregressa tem algum peso na personalidade presente e nas decisões que são tomadas), ele dá importância a pouco mais de meia dúzia de personagens e faz com que todos os outros sejam desimportantes; e até mesmo aqueles que podem ser por algum motivo considerados protagonistas são bastante rasos. Não há aprofundamento algum em suas personalidades, seus receios ou suas ambições.
Acho isso bastante triste. E, mais uma vez na minha opinião, acho que isso deixa a história pouco atrativa e bastante enjoativa.

No final das contas, Mago: Aprendiz era uma grande promessa que não se cumpriu.
Um livro ruim? Não, mas tampouco um livro bom.
Mas o mapa é lindo!

Nota: 3

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

Carol Minardi 19/11/2013

Fãs de Harry Potter, corram!
Quem é fã de Harry Potter, Senhor dos Anéis e O Nome doVento não pode mais perder tempo! Esse livro está à altura! Bem escrito, com personagens muito legais, uma história que prende o leitor...

Enfim, estou contando os dias para o lançamento do segundo volume aqui no Brasil, ou já pensando em pedir para algum amigo de Portugal me enviar os outros 3, porque lá já foram lançados há muito tempo!

Moonlight Books 15/11/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
A primeira vez que ouvi falar deste livro foi com a chegada da Editora Saída de Emergência em nosso mercado editorial, perguntei aqui e ali, e fiquei sabendo que a Saga do Mago é considerada um clássico da fantasia épica. Bem, eu gosto de fantasia épica, sou uma das pessoas que mergulhou nos livros de George R. R. Martin e curtiu muito, então resolvi conhecer o trabalho de Raymond E. Feist e seu Mago.

Esta é a história do jovem Pug, um menino órfão, deixado na porta do castelo de um Duque e criado ali pela família do cozinheiro. Aquela foi a única família que conheceu, o casal que o criou, deu lhe o mesmo amor dedicado ao filho Tomas, e Pug, mesmo crescendo de forma humilde, era bem querido. Tomas, era além de melhor amigo de Pug, a figura de irmão mais velho, que sempre o defendia e ensinava muitas coisas.

Ao entrar na adolescência, os jovens daquelas terras eram escolhidos como aprendizes, marcando assim o começo de sua jornada para a vida adulta, mas no dia da escolha de Pug e Tomas, nosso órfão sobrou, não foi escolhido, e o Mago Kulgan, sentindo uma estranha ligação com o menino, resolveu ser seu mestre. Pug então passou a ser o aprendiz de mago.

O livro é narrado em terceira pessoa, e nos mostra a saga deste menino que virou aprendiz de mago de maneira inesperada. Mas não é este o foco principal do livro, Pug é sim o centro, mas sua história vai além de ensinamentos de magia, ele logo torna-se um herói ao salvar a filha do Duque, e ganha terras, fama, um título de nobreza e até mesmo o coração da princesa. O menino sem eira, nem beira, vira um nome naquelas terras longínquas, mas não encontra aí paz. Seu reino está sob forte ameaça de uma invasão, seus inimigos são criaturas de outro mundo, que demonstram estar estudando aquele local para invadir e dominar. Junto de Kulgan, de Tomas, do Duque e de outras figuras importantes, Pug parte em uma viagem em busca de alianças na luta contra este inimigo desconhecido.

Eu gostei logo no começo, Pug já começa em uma maré de azar, de um jeito atrapalhado e cativante, não que ele seja desafortunado, mas é que apenas no primeiro capítulo ele conseguiu torcer o tornozelo, tomar um banho de chuva e ainda ser perseguido por um javali, tudo isso simultaneamente. É o primeiro sinal de que ele vive metido em confusões, que só tendem a ser mais sérias no decorrer do livro.

Ele é bem humilde, uma pessoa simples, que só quer ter um cantinho. Não almeja grandes fortunas, nem tem grandes projetos, quer apenas levar sua vida de maneira feliz, ser amado e ter um porto seguro para onde voltar. Pug busca segurança.

Ele é bem mais jovem que imaginei, ao ver a saga achei que teríamos um protagonista mais maduro, na verdade, imaginei toda a trama bem adulta, mas fui surpreendida ao encontrar uma mescla de idades entre os personagens. Percebi então, que vamos acompanhar o amadurecimento de cada um junto com a trama. Isso já ocorre neste primeiro livro, pois assim que surge uma guerra e o tempo passa, cada um têm experiências bem marcantes e duras, que levam ao crescimento e maturidade.

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2013/11/resenha-mago-aprendiz.html

Yasmin 12/11/2013

Mundo rico, que reúne através de uma narrativa marcante o melhor da fantasia épica.

Faz uns dois anos que vi a série do autor Raymond E. Feist no Goodreads. Na época estava começando o blog e estava pensando na quantidade de séries de fantasia que jamais veria no Brasil. A lista era grande e a saga de Riftwar, também conhecida como Saga do Mago estava nela, porém no final do ano passado quando soube que a Saída de Emergência viria para o Brasil soube que as chances eram boas de a série enfim chegar por aqui e foi com enorme surpresa que descobri que a saga era a escolha da editora para estreia nacional. Logo na apresentação percebemos que estamos diante não só de uma grande obra, mas também de uma edição cuidadosa e bem elaborada. Conheçam Mago: Aprendiz, a primeira parte da história de Pug.

A sinopse dá o corpo básico da trama, mas vou falar um pouco assim mesmo da história que começa com o jovem Pug ficando perdido em meio a uma grande tempestade. Longe do castelo o garoto é chamado para se abrigar na estranha cabana que ele nunca soube que existia no meio da floresta. Lá ele conhece Kulgan e apesar da longa conversa que tiveram as semanas que se sucedem passam sem nenhum grande acontecimento. Quando a semana da Escolha chega Pug já sem nem lembranças do encontro está ansioso. A Escolha é o dia que todo garoto vira homem. Um marco onde os mestres em seus ofícios escolhem os jovens aprendizes. Pug quer entrar para o exército do Duque, assim como seu amigo Tomas. Mas à medida que o pátio vai ficando vazio o coração de Pug aperta. Quando todos os mestres escolhem Pug tem certeza que sobrou, por isso mal acredita quando Kulgan pede por ele. Pug nunca sonhou em ser aprendiz de mago, mas fica grato por não ter sobrado. Ser órfão já é ruim, se tivesse ficado sem ofício seria seu fim. Pug muda-se para a torre do mago, e entre os estudos e as roupas novas Pug nunca esteve melhor, mesmo com a frustração na hora de estudar. Kulgan acredita que sua magia é diferente e Pug tenta se apegar a essa ideia. Pug só acredita nisso após salvar a princesa de um ataque de dois trolls. Transformado em escudeiro na corte do Duque a vida de Pug vai bem até o dia em que um misterioso navio naufragado chega a praia. Diferente de tudo já visto o navio é um presságio de guerra. Pessoas estranhas e uma magia desconhecida, o pequeno ducado de Crydee e todo o reino estão prestes a enfrentar dias sombrios e Pug estará no olho desse furacão...

A premissa básica é o crescimento de Pug. De um jovem órfão vivendo na torre da cozinha, a aprendiz de mago e escudeiro da corte do duque até as páginas finais, que não posso revelar. Através de uma narrativa rica e fluida o autor nos leva em um ritmo cadenciado que ao mesmo tempo que constrói uma personagem fascinante apresenta uma trama repleta de mistérios e intrigas. O universo é fascinante, a ambientação vívida, marcada por descrições pontuadas, marcantes sem serem longas. Midkemia é um mundo interessante, com os melhores elementos da fantasia em uma organização intrincada, com um histórico de guerras e conflitos no passado e um cenário atual que mostra a calmaria que antecede a guerra. Com elfos, anões, elfos das trevas, trolls, goblins, reinos de diferentes culturas, organização de magia diferentes e uma política que liga todos no conflito vindouro.

Se você pensa que todos esses elementos soam clichê é porque não conhece a organização que Feist dá para todo o cenário. A ideia do autor para a guerra é simplesmente brilhante. Não só engenhoso como criativo e as diferenças entre os povos são outro fator que enriquece a história. Feist não criou um mundo, mas dois mundos, ligados de forma perspicaz em um conflito com motivos plausíveis a frente de motivos misteriosos. Estou curiosíssima para ler a segunda parte, o livro foi dividido em dois em diversos países, e descobrir logo quais são as intenções dos tsuranis e claro da Assembleia. O desenrolar expande a trama em vários caminhos, apresentando mais detalhes do mundo e abrindo novos frentes na trama, deixando muitas perguntas no ar e a expectativa de muitos conflitos.

Leitura rápida, marcada por uma prosa rica e harmoniosa, que surpreende pela complexa organização e desenrolar da trama, que envolve diversos universos criativos e inovadores. Os personagens são cativantes e com personalidades interessantes. Desde Pug e Kulgan, aos príncipes, passando por Thomas e os poucos tsuranis que aparecem já nesse volume. Raymond E. Feist é um exímio contador de histórias, com uma escrita marcada pelo entrelaçar de tramas.

A edição da (...)

Termine o último parágrafo em:

site: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/11/resenha-mago-aprendiz.html

Déborah - @lisossomos.lisos 09/11/2013

#ResenhaDeby - Mago - Aprendiz

Pensei muito antes de começar a resenha desse livro, mas não sabia ao certo como fazer para não soltar spoilers.

Não sei ao certo se minha paixão pelo livro se deu pelo fato de amar RPG e acabei me sentindo numa aventura da mesma. A história é muito boa. Você aprende muito sobre vários lugares, sobre os personagens e ainda se sente na pele deles no momento das aventuras.

No começo da leitura pensei que o Pug não era tão legal assim para ser o protagonista. Afinal, eu não entendia porque ele não conseguia aprender as magias que Kulgan o ensinava, mas depois da primeira vez que ele usou magia comecei a ver como ele é um personagem interessante e que se deve prestar atenção.

Me encantei pelo amigo inseparável dele, Tomas. A paixão que ele tem por elfos e a vontade de ser guerreiro é muito bonita. Gosto da maneira como Pug acaba aceitando sua condição de aprendiz de mago.

Não focarei muito na história para não correr o risco de falar demais. O que posso dizer é que a história de Crydee e de todo o reino muda a partir do dia que Pug e Tomas encontram e entram num navio que naufragou.

A princesa Carline se apaixona por Pug (tem na sinopse), mas ela é uma garota muito mimada. Não gostava dela, mas depois da metade do livro até que você passa a gostar.

Adoro Arutha, irmão de Carline. Apesar do seu humor meio negro ele é um ótimo príncipe e guerreiro. Sou mais ele do que o irmão mais velho, Lyam.
Há ainda Roland e Martin do Arco que são muito importantes para o príncipe Arutha, pois eles o ajudam muito. Não posso esquecer de falar dos tsurani, eles são os grandes inimigos que querem tomar e destruir tudo. Ainda bem que eles não possuem alta tecnologia, mas são guerreiros muito fortes.

A capa é muito linda, nos leva para ver como é o ambiente da história. Se você gosta de aventura não pode ficar de fora dessa leitura. Ela está mais do que recomendada. Não há problemas de revisão.

@APassional 07/11/2013

Mago Aprendiz * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Esse é o primeiro livro da Saga do Mago, que marca a chegada da Editora Saída de Emergência ao Brasil, e eleito um dos 100 melhores livros de fantasia épica, uau hein ?

Será que é verdade?
Simmmmmmmmm!

Bem ao gosto dos amantes de RPG, Raymond Feist criou um mundo sensacional que me fez mergulhar em uma leitura viciante, emocionante e por vezes torturante que durou apenas três noites. Neste volume, somos apresentados “inicialmente” à Vila de Crydee e ao “protagonista” Pug, o aprendiz. A trama parte a princípio de sua escolha pelo Mago Kulgan para ser seu pupilo, entretanto nada é o que parece ser e inúmeras reviravoltas irão construir um intrincado quebra-cabeças que reflete a criatividade ímpar do autor, tanto nas situações de risco visceral que as personagens são lançadas, quanto em seu desenvolvimento no decorrer do enredo narrado em 3ª pessoa.

Quem é realmente Pug?

Logo nos primeiros capítulos o garoto já nos estarrece com habilidades superiores a de seu mestre, o que passa a ser um enigma até a Kulgan, e um tormento ao aprendiz que terá que aprender a dominar simultaneamente: dons desconhecidos, uma dramática paixão adolescente e questões de princípio de sua nova condição de membro da corte; esses fatos e a forma que lidará com eles, trarão mudanças inconcebíveis à sua nova realidade.

E como se ele próprio fosse o pivô de efeitos miraculosos, a vila e seus habitantes também passam a sentir os reflexos de uma profunda mudança a partir do naufrágio de um barco estrangeiro, e deste ponto inicia-se a aventura... E coloca aventura nisso!

O núcleo de personagens expande-se gradativamente, de Pug, Tomas, Carline, Roland, Kulgan, Meechan, Fantus, Tully ao Duque Borric, Arutha, Fannon, Martin, Gardan, Dolgan e muiiiitos outros que vão intercalando-se em encontros e desencontros, amores proibidos, corações partidos, perdas, separações, conspirações, alianças, lealdade, vingança, afinal o reino ocidental está sendo invadido e todos os povos que nele vivem serão convocados para proteger os seus domínios, portanto, elfos, anões, tribos de goblins, o Clã da Irmandade da senda das trevas, os Moredhel e valentes guerreiros do Reino das Ilhas se erguerão para lutar contra os Tsurani, que através de um portal mágico trazem suas hostes bárbaras e iniciam uma luta sangrenta e incompreensível contra os povos de Midkemia.

Podemos acompanhar cada passo de nossos heróis pelo mapa de Midkemia que faz toda a diferença, pois mergulhamos ainda mais no enredo ao seguir as rotas. Ressaltamos o efeito ludicamente hipnótico, que esse cuidado dos editores com a obra exerce sobre os leitores de fantasia, que normalmente são apaixonados por mapas... eu sou!

Então preparem-se, porque esse é só o primeiro hehehhehe!

Magia, batalhas épicas, fugas, emboscadas, jogos de poder e poderosos senhores de guerra abrem esta saga, e nos lançam ao final deste tomo em uma realidade paralela onde Pug terá que usar de toda sua astúcia para tornar-se o Mago Mestre que um dia virá a ser.

E claro que tenho que fazer um aporte quanto ao time feminino: as princesas Carline e Anita, são absolutamente racionais, estraçalham o arquétipo, a primeira além de ter uma língua afiadíssima chega a empunhar e matar com sua espada, a segunda detém uma poderosa espada mental, no entanto é apenas uma garotinha, portanto os próximos livros prometem quanto às personagens femininas.

Sensacional, selvagem, apaixonante!
Medievalmente falando é tudo que esperamos de uma fantasia épica!
Excelente Leitura!

Beijo!
Rosem da Casa de Ferr:.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 07/11/2013.

site: http://www.arquivopassional.com/2013/11/resenha-premiada-mago-aprendiz.html

Raniere 02/11/2013

Uma fantasia que supera qualquer expectativa
É assim que eu defino “A Saga do Mago”, de Raymond E. Feist. Eu já estava ansioso para ler este primeiro livro, intitulado “Aprendiz”, principalmente depois que li a prévia, enviada a mim pela Editora Arqueiro. E este livro se mostrou ainda mais do que eu esperava. Ele me prendeu logo nas primeiras 20 páginas, e eu não lembro de muitos autores capazes de conseguir esta proeza. Não me arriscarei a comparar esta obra a Tolkien, pois a história é muito diferente, em diversos aspectos, mas me arriscarei, sim, a dizer que os fãs do criador de “O Senhor dos Anéis” ficarão maravilhados ao lerem esta obra prima.
Nesta história, os protagonistas Tomas e Pug são amigos inseparáveis. Pug, que é órfão, foi criado pelos pais de Tomas, e os dois cresceram como irmãos. A história começa quando eles são jovens, um é aprendiz de soldado e o outro, de mago. E eis que o mundo que eles habitam é invadido por pessoas de outro mundo, com idioma desconhecido. E, neste ínterim, Pug se envolve em um triângulo amoroso entre ele, a princesa do Reino e seu amigo Roland, escudeiro do Reino.
Raymond nos presenteia com uma excelente história, repleta de seres fantásticos. Elfos, anões, dragões, etc., além de batalhas eletrizantes, uma dose de suspense e um pouco de humor fazem deste livro um novo épico, livro este que eu recomendo muito para você que esta lendo esta resenha.

tiagoodesouza 23/10/2013

Mago - Aprendiz | @blogocapitulo
Olá, pessoal! Hoje eu vou comentar sobre o primeiro livro publicado pela editora Saída de Emergência no Brasil. Para quem ainda não sabe, a Saída de Emergência (SdE) é um "selo" do grupo Sextante dedicado a postar literatura fantástica. Ela é uma editora portuguesa que tem em sua bagagem a publicação dos livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin.

Eu confesso que nunca tinha lido ou ouvido falar sobre Raymond E. Feist e fiquei bem surpreso ao descobrir que ele tem uma boa bagagem de leitores e que esse livro foi inspiração para um jogo chamado Betrayal of Krondor (http://youtu.be/sqZD-aA_pjs). Toda a agitação em torno da chegada desse livro ao Brasil despertou minha vontade de lê-lo. Se é para fugir um pouco da realidade do dia a dia, a melhor passagem que pode existir é uma literatura de fantasia.

"- Não importa o nosso destino, não importa quantos anos passem, nunca mais deixaremos de ser amigos."
Página 153.

Mago conta a história de Pug, um garoto que deseja se tornar soldado no dia da Escolha. O dia que marcava o fim da adolescência dos garotos da vila de Crydee também é o dia em que os Mestres Artesãos e os membros da corte do Duque escolhem os aprendizes para determinadas funções. Pug acaba ficando na menos provável, a de aprendiz de mago. Em um certo dia, um estranho navio aparece encalhado perto da vila e o povo do castelo acaba descobrindo que uma ameaça de outro mundo, conhecida como tsurani, pretende invadir o Reino.

A narrativa é em terceira pessoa e explora o ponto de vista de vários personagens, mas tendo Pug como principal. Eu conseguia visualizar todos os cenários descritos no começo do livro e quase conseguia sentir o cheiro de terra molhada da tempestade que cai e faz com que Pug acabe conhecendo o mago Kulgan. Mas depois tive muita dificuldade, ficando disperso sem ter muita certeza de para onde o autor queria levar a história e com a sensação de que só lia e não visualizava acontecer. Fiquei bastante confuso com a história dos tsuranis.

Feist não conseguiu fazer com que eu me conectasse a algum dos personagens. Mesmo Pug, que tem todos os elementos heroicos que eu gosto de ver nos personagens em histórias de fantasia, não conseguiu me envolver após os acontecimentos do capítulo dois, O Aprendiz. Ele é um órfão com um passado misterioso que não foi explorado; toda a gana e vontade de querer ser mais do que esperam dele até existe, ele se dedica a ser bom na função para a qual foi escolhido, mas eu senti que faltou algo mais a ser explorado. Não percebi o crescimento dos personagens ocorrendo durante a leitura até o autor me contar que isso aconteceu. Para falar a verdade, o único personagem em que senti o crescimento ocorrendo foi a princesa Carline. A citação abaixo, porém, se refere ao Tomas e poderia ser explicada, talvez, por um acontecimento em que ele adquire um "prêmio".

"(...) A marca dos combates começava a revelar-se em seu jovem rosto. Sobrara pouco do garoto que era e ele lembrava cada vez mais um homem."
Página 315.

Mago - Aprendiz abre a quadrilogia A Saga do Mago, que foi publicada originalmente nos anos 80 com um bom corte em seu texto. Essa versão que chegou ao mercado brasileiro é a completa e preferida do autor, como ele nos conta nesta entrevista aqui (http://ow.ly/d/1wUr), realizada por Ana Cristina Rodrigues, uma das adaptadoras do livro para o português brasileiro. Mago é o que chamam de alta fantasia, e isso significa que, além da complexidade toda de um mundo novo a ser apresentado, há mais seriedade nos assuntos abordados. Então, tenham consciência quando iniciarem a leitura de que não haverá, por exemplo, todo o humor e magia lúdica de Harry Potter nessas páginas.

Outra coisa a se ter em mente: esses são os meus comentários e impressões referentes ao que eu senti durante a leitura. Deem uma lida no texto disponibilizado pela editora e, se curtirem, procurem o livro para conhecer toda a história e boa leitura.

"(...) Os defeitos que vemos nos outros nunca parecem tão terríveis como os que vemos em nós."
Página 132.

site: http://www.ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2013/10/resenha-mago-aprendiz.html

CooltureNews 19/10/2013

Coolture News
Resenha mais do que especial, primeiro por ser de um gênero que sempre me fascinou e segundo por marcar a estreia da editora Saída de Emergência no país. Assumo que por estar neste ambiente onde tenho acesso a noticias sobre livros, me espantou não conhecer Raymond E. Feist e nem a editora Saída de Emergência, que dá aula de como publicar obras deste gênero em Portugal. Mas fico feliz que esse período de ignorância chegou ao fim, pois tive o prazer de ler uma obra fantástica em uma edição caprichada.

Esse é um livro fantástico, e o mais interessante é que assim como alguns que tive o prazer de ler ultimamente, a fantasia não é o principal ingrediente e sim um tempero, isso pelo menos neste primeiro volume e espero que isso continue nos demais. O que quero dizer é que toda a trama envolvendo batalhas e o crescimento dos personagens é o que realmente interessa e chama a atenção, e por mais que você espere cenas envolvendo magia e o desenvolvimento de Pug como mago, em determinados momentos você chega a esquecer desses detalhes.

Como grande fã de Cornwell por suas batalhas lindamente descritas e detalhadas, Raymond não fica atrás e me proporcionou verdadeiras emoções através de suas páginas inteiras dedicadas aos conflitos. Como dito antes, um dos personagens que possuem destaque é Pug, uma criança de origem desconhecida que acaba sendo escolhido para ser aprendiz do mago conselheiro de Crydee, mas sua primeira escolha seria se tornar um soldado, destino esse separado para Tomas, seu grande amigo. O bom da narrativa de Raymond é que por mais que esperava que a história fosse focar somente em Pug (devido ao nome do livro), não é isso o que ocorre. O autor nos conta a história através de pontos de vistas de personagens diversos e ainda assim muito bem desenvolvidos. Sinceramente não consigo ver nenhum personagem que não seja bem desenvolvido e coerente nesta história.

O mundo de Pug e Tomas está mudando, entrando em guerra com forças conhecidas e desconhecidas, ao mesmo tempo em que os dois deixam a infância para se tornarem adultos, conhecerem o amor e o significado da amizade. O interessante é poder visualizar esse crescimento no decorrer dos capítulos. Sem contar que o mundo em que vivem esses dois jovens é fascinante com seres fantásticos como anões, dragões, elfos e outros. Esse livro é um prato cheio para os fãs de fantasia e uma leitura recomendada.

site: www.coolturenews.com.br

Ana Rodrigues 03/09/2013

Um clássico que demorou a chegar, mas chegou em grande estilo ao Brasil!
Fantasia clássica, muito bem escrita e com personagens fascinantes, o livro conta como Pug e Tomas, dois habitantes do castelo do duque de Crydee, deixam a infância e se tornam adultos em um momento crucial na história do seu mundo, com eles bem no meio desse tumulto. Um navio estranho encalha na praia próxima ao castelo e acaba revelando um plano inesperado: invasores pretendem tomar o mundo em que os dois jovens vivem, passando através de portais (o 'rift' que dá o nome da série).

Com todos os elementos que você espera de uma boa alta fantasia, o livro tem elfos, anões, dragões, goblins, trolls, princesas, guerreiros, magos - personagens carismáticos, bons diálogos, batalhas emocionantes e reviravoltas inesperadas. Para quem anda cansado do mundo cinza e desesperançado de Guerra dos Tronos, Feist é uma boa pedida.
Berg 10/09/2013minha estante
Não achei onde comprar e outra coisa não é um "reprise" de O Clã dos Magos não ne?!

Ana Rodrigues 10/09/2013minha estante
Menor ideia de como responder comentário... mas então, moço, o livro vai ser lançado agora em setembro, eu trabalhei na preparação do texto da versão brasileira. E não, não tem nada a ver com o livro da Trudi Canavan: o livro do Feist é da década de 1980, enquanto que o 'Clã dos magos' é de 2001.

Berg 10/09/2013minha estante
Ah obrigado, não li a parte de "Pré" que estava bem explicito, perguntei é porque não conhecia Feist, valeu a paciência e vou ficar aguardando o lançamento.

Bruna Fernández 23/09/2013minha estante
Oi Ana! Faço parte de um blog literário, o Livros em Série e recebi um email da editora de Portugal sobre esse lançamento e ao pesquisar na internet me deparei com essa sua resenha sobre o lançamento no Brasil. Sabe me informar por qual editora esse livro vai sair no Brasil?

Ana Rodrigues 23/09/2013minha estante
Oi, Bruna. O livro está sendo lançado pelo braço brasileiro da editora portuguesa, a Saída de Emergência Brasil e chega nas livrarias dia 1o de outubro.

Nêni 26/09/2013minha estante
Queria muito comprar e não consigo encontrar. =/

Ana Rodrigues 26/09/2013minha estante
Nêni, o livro já entrou em pré venda!

Rosana 03/10/2013minha estante
Chegou ontem o meu livro. Tenho parceria com a editora e recebi rapidinho. Não consigo desgrudar dele kkkkkk

Ana Rodrigues 03/10/2013minha estante
Sim, trabalhar nele foi ao mesmo tempo maravilhoso e uma tortura, pois eu queria andar logo pra saber o que ia acontecer, mas queria fazer o melhor trabalho possível pq o livro merece!

Gabriel 15/10/2013minha estante
gente ta 26 + frete no submarino http://www.submarino.com.br/produto/115874162/livro-mago-aprendiz-colecao-saga-do-mago-livro-1

Gabi 17/12/2013minha estante
Ganhei de aniversário de uma amiga muito chegada, ela disse que comprou pra mim mesmo sendo uma literatura mais avançada ( para uma menina de 12 anos ne... ) é bom mesmo?

Desativado por enquanto 19/06/2013

Darei outra chance a obra.
Fiz maior esforço pra ler este livro antes de chegar a versão nacional, lendo o de Portugal e me decepcionou um pouco.
Não que ele não seja bom, tem uma ação ininterrupta, tem uma boa história, mas achei que poderia ter menos "clichê do herói" da qual outras obras já fazem bem o papel.

Eu também não tive paciência pra ler a continuação "O Mago - Mestre", que completa a Riftwar Saga, então certamente quando chegar no Brasil (já prometido, ainda sem previsão) irei dar outra chance a obra.