A Lenda do Lago Dourado

Resenhas - A Lenda do Lago Dourado

1 | 2 | 3 | 4

TamiresCipriano 26/12/2013

A lenda do lago dourado
Tenho que dizer que o livro me surpreendeu, o livro possui ensinamentos ricos demais e a leitura é bem proveitosa.

A família Baltimore é uma família unida, seu pai é um advogado sempre do lado certo, do bem. Sua mãe é uma super mãe, sempre dedicou tempo e carinho aos filhos. A família Baltimore mora em Morangavilles.
Nesta família temos os personagens: David o irmão mais velho, Max o do meio, Peggy a caçula e os seus pais, Peter e lisa.

David é um menino muito inteligente, tão inteligente que passou no teste de superdotado.

"-Na tarde de ontem, fui informado pelo departamento ligado à Presidência da República, que um aluno desta escola foi selecionado para o Concurso Anual de Superdotados do Governo Federal Americano (CASGFA). Os três primeiros colocados integrarão um programa de formação de novos cientistas, com remuneração compatível e carreira garantida pelo resto da vida." Pág 8.

David fica surpreso, todos comemoram. Ele foi eleito não como agente um, dois ou três, foi eleito como agente zero.

Mas tem uma pessoa que não o deixa quieto, o Jobe mais que depressa quando descobriu que David era superdotado, foi oferecer um emprego em sua empresa.

"-David, meu jovem, fiquei sabendo que vai participar da etapa eliminatória do Concurso Anual de Superdotados do Governo Federal Americano. Independente do resultado, quero lhe fazer uma proposta concreta: que tal atuar no setor de desenvolvimento de minha empresa, hein? - sua voz se fazia alta, para alcançar todos os presentes. --Lógico que acompanhado de um alto salário." Pág 10.

Claro que Jobe não é acostumado a receber um não como resposta, como David fez.

Jobe era um dos caras mais ricos de Morangavilles, cresceu juntamente com um grande negócio. Sua empresa lançou no mercado um delicioso chocolate irresistível. Este doce foi chamado de Bombom Moranreal.

"Cercado de mistérios, o doce Moranreal desafiava tudo o que a razão mercadológica tentava, em vão, explicar ou compreender. Enigma indecifrável para os novos e velhos economistas, que não conseguiam desvendar de forma inteligível o porquê de um guloseima, em menos de dez anos, ter se tornado o produto mais exportado do mundo. Era facilmente encontrado nas mais requintadas lojas dos países ricos da Europa, assim como em pequenos comércios no interior de países subdesenvolvidos do terceiro mundo." Pág 12.

David sabia que nunca ia deixá-lo em paz até que conseguisse fazer com que trabalhasse para ele, mas ele gostaria de aceitar sua oferta, afinal, possuía duas tias doentes e seu pai trabalhava muito para o tratamento delas, a família necessitava de dinheiro.

David foi para China, conheceu a Srta. Marshal com quem a mãe de David conversa para se livrar de suas dúvidas quanto ao projeto.

A Marshal é uma mulher extremamente inteligente, sem contar que David foi a pessoa a bater seu record no teste de superdotados.

"Em resumo: não existe futuro a ser desvendado e nem destino previamente traçado; existe apenas um tempo que virá. Desta forma, o conjunto de atitudes de todos juntos é que escreverá, no presente, o dia a dia da história que se sucederá." Pág 23.

A pequena caçula da casa não estava conseguindo dormir, então ela chamou seu pai para lhe contar uma história antes de dormir.
O pai de Peggy fica extremamente feliz em poder contar uma lenda a ela, A Lenda do lago dourado.

"-Vou contar...Vou contar... Dizia a lenda que dentro daquele lago havia uma caverna submersa, que dava passagem para outra dimensão do universo. Aquele que conseguisse achá-la entenderia o porquê da existência, desde os primeiros tempos até os nossos dias, de pessoas especiais ou portadoras de grandes segredos e técnicas que as tornam diferentes, capazes de ajudar a escrever e mudar o curso da história da humanidade.
-Só encontraria esse portal a pessoa capaz de perceber uma luz dourada, que brota das profundezas do lago indicada pelos raios, que conduz ao interior de uma caverna. Ali se localizaria a origem daquela magnífica energia radiante: um cajado brilhante com forte luminosidade. Ao encontrar e segurar firme esse cajado nas mãos, ocorreria uma enorme transferência de energia a essa pessoa, que passaria a ser dotada de incríveis poderes." Pág 13.

Peggy fica maravilhada com a história que seu pai conta e descobre que David caiu lá quando era pequeno, não ficou nada bem depois e teve alucinações, ela fica curiosa e insiste em querer ir ao lago.

Depois de Peter e David voltarem da China, param no Rio de Janeiro. Infelizmente, algo muito grave acontece por lá... Teve troca de tiros no local onde David e seu pai Peter estava, David levou um tiro, depois foi levado ao hospital e lá descobriram que ele ficaria em coma.

Lisa leva a Peggy e Max ao lago dourado, onde também se localiza a empresa Monrareal.
Infelizmente o lago já não possui as águas tão limpas como antes, o Jobe acabou com a beleza daquele lugar.

Max, ao chegar perto do lago os raios dourados saíram da água e atravessou seu corpo.

"Você é o escolhido pelo Poder da Luz para uma grande missão. Mergulhe no lago e siga o raio dourado; mas deverá fazê-lo em outra oportunidade, sem que ninguém o veja. As pessoas à sua volta não perceberão esse momento, porque, no mundo da luz, a duração do tempo equivale a frações de segundos do mundo dos humanos. Somente você consegue me ouvir e enxergar o raio dourado. Lembre-se: isto não é um sonho, é real." Pág 49.

Depois de Max falar com a luz dourada, ele volta lá e descobre a missão que deverá fazer, que afinal, não é uma tarefa fácil pois terá que descobrir o lado negro e destruí-lo.

Depois disto, o seu irmão estando em coma, sua grande ajuda de início é a Marshal, depois ele acaba juntando mais pessoas para o lado do poder da Luz.

Max sempre acaba nos surpreendendo com sua inteligência incomparável, ele é ótimo e é a partir daí que as aventuras começam.
***********************************************

O livro é muito bom, o autor tem sempre uma mensagem muito boa para nos apresentar. Adorei cada uma.
Eu acho que acabei é falando demais, mas tudo bem rs, mesmo assim tenho que ressaltar os pontos negativos... Tem palavras que foram repetidas demais o que as vezes me deixava incomodada na leitura, os erros são poucos mas nada que atrapalhe a leitura, a questão de sempre também ter uma saída era bom, mas nem tudo são flores na vida... Enfim, a editora caprichou em tudo, a capa arrasou e possui total relação com o livro, as palavras são grandes, os capítulos são um pouco longos, a capa só é molinha e as folhas são ótimas e amareladas.
O livro também deixa muita coisa sem "ganchos" precisaria de mais informações, o fim dele foi pura adrenalina, mas muito breve.

Parabéns ao autor e grande sucesso a ele, aprendi muito com Max e a família Baltimore.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2013/12/resenha-lenda-do-lago-dourado.html

Jessica Oliveira 21/10/2013

A Lenda do Lago Dourado
David Baltimore é um garoto americano de classe média, um tanto quanto preguiçoso mas que tem um elevado QI, chegando a superar Albert Einstein em inteligência. Quando o governo americano faz um concurso nas escolas para descobrir os superdotados, David acaba sendo um dos escolhidos e se tornando o Agente Zero. Em uma missão ao Brasil, especificamente ao Rio de Janeiro, eis que uma bala perdida atinge David fazendo com que este permaneça em coma.

Enquanto David estava viajando, Max seu irmão mais novo, vai com sua mãe e irmã mais nova fazer um piquenique no Lago Dourado, um lago que outrora era límpido e hoje não passa de um depósito de lixos. Mas para a surpresa de Max quando ele se aproxima do lago ele enxerga uma forte luz dourada e descobre que ele é um Agente da Luz. Sendo assim ele deve combater o Agente Negro, que faz parte da Fraternidade da Escuridão, para isso ele recebe "poderes", sua inteligência fica mais aguçada e sua força aumenta.

Decidido a embarcar de vez nessa aventura Max então pede ajuda a Srta, Marshall, agente do governo, e os dois começam a investigar o acidente de David e ao mesmo tempo tentarão combater a Fraternidade da Escuridão.

Recebi esse livro da Editora Dracaena e como infanto-juvenis são um dos meus gêneros preferidos, estava ansiosa para começar a ler. Não vou dizer que desgostei, pelo contrário gostei sim, mas acho que o autor pecou em alguns detalhes, por exemplo a cidade americana onde se passa a história é Morangoville, ok, a cidade é uma grande produtora de morangos mas... Estamos nos EUA e a cidade tem um nome "abrasileirado"? Pode parecer besteira mas isso me incomodou. Outra coisa também são as gírias, elas não são algo que eu já tenho ouvido alguém de 15,16 anos falando. Afinal, qual é o garoto que chama a namorada de "lábios de mel"? Mas deixando isso de lado é uma boa história e tem vários momentos na leitura que você não consegue largar o livro. A narrativa é leve e de fácil compreensão e traz para o leitor dilemas da juventude, tal como o primeiro amor, e muitas aventuras.

site: http://leiturae7arte.blogspot.com.br/2013/10/a-lenda-do-lago-dourado-edson-vanzella.html

Khrys Anjos 21/10/2013

Um lago de ensinamentos para a vida
Os integrantes da família Baltimore têm suas vidas mudadas completamente após David passar em 1º lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano.

O que parecia ser uma notícia que iria trazer muitas alegrias para a família acaba se transformando num pesadelo.

David sofre um “acidente” no Brasil e volta para os Estados Unidos entre a vida e a morte. Enquanto isso Max é abençoado pela Luz Dourada.

A partir daí começa uma verdadeira odisseia para descobrir a verdade. Cada fato revelado desencadeia uma nova busca por mais respostas.

Ele se une a Srta. Marchal para descobrir a identidade do Agente Negro. Assim temos a luta do Poder da Luz contra a fraternidade da Escuridão.

No decorrer da estória somos agraciados com lições surpreendentes para a nossa vida. São mensagens passadas por vários personagens que nos colocam em estado de reflexão.

Com a Luz Dourada fluindo por seu corpo Max passa a ser um ímã para atrair o lado bom das pessoas. A personagem que mais se beneficiou com esta aproximação foi a Gabby. Ela deixou de ser uma menininha mimada para se transformar numa garota responsável e estudiosa.

O Max também precisou aprender algumas lições: A dar valor ao amor dos pais. A superar o ego através da humildade. A trabalhar em equipe.

E isto passa a ser uma lição também para o leitor.

Nós muitas vezes não compreendemos o amor dos pais pelos filhos. E para alguns esta compreensão chega tarde demais.

A humildade é o fator essencial para construir o caráter de uma pessoa. Somente aquele capaz de suplantar o seu ego pode ser considerado um vitorioso pois quem alimenta o ego está alimentando um verdadeiro monstro que o irá devorar na primeira oportunidade.

Quando várias pessoas trabalham juntas para um bem comum a Luz passa a fluir em suas vidas indicando o caminho a seguir e ajudando a trilhar este caminho transformando as pedras em aprendizados.

O Edson criou uma estória envolvendo ficção e realidade na medida perfeita. Ele criou um lago de ensinamentos para o leitor.

O desfecho desta estória foi a mais emocionante que já li na minha vida. A cena final é capaz de tirar lágrimas de uma pedra.

Acredito que este Lago Dourado na verdade está dentro do coração de cada pessoa. E a escolha entre se atirar de cabeça nele para ser abençoado pela Luz ou deixa-lo secar pela Escuridão é que determina o nosso Destino.

Nossos atos, nossas atitudes e nossos pensamentos são o que alimenta a Luz ou a Escuridão. Basta prestarmos atenção para descobrirmos de qual lado decidimos viver.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2013/10/resenha-lenda-do-lago-dourado-edson.html

Lina DC 27/10/2013

Os Baltimores vivem na cidade de Morangoville, onde desde o início demonstram ser uma família amorosa e "comum". O filho mais velho David, é o típico adolescente. Sua mãe Lisa ainda tem que dar os seus "gritos" para tirar o filho da cama diariamente. A normalidade é encerrada quando David é selecionado para o Concurso Anual de Superdotados do Governo Federal Americano (CASGFA). A partir desse instante, toda a família se vê mergulhada em um jogo de espionagem e o ganhador decide o rumo da humanidade!
Em paralelo a isso, o livro fala de uma lenda, que fala de um determinado lago em Morangoville que concedia apenas aos escolhidos a capacidade de entrar em um mundo paralelo. Tal lenda envolve uma grande batalha entre o bem e o mal, onde Max, um jovem de 14 anos terá um papel fundamental. Aqui vale citar alguns detalhes interessantes do livro: em primeiro lugar, a criatividade do autor nos nomes das cidades, das agências e nos detalhes descritos na trama.

"Dizia a lenda que dentro daquele lago havia uma caverna submersa, que dava passagem para outra dimensão do universo. Aquele que conseguisse achá-la entenderia o porquê da existência, desde os primeiros tempos até os nossos dias, de pessoas especiais ou portadores de grandes segredos e técnicas que as tornam diferentes, capazes de ajudar a escrever e mudar o curso da história da humanidade". (p. 13)

O enredo é muito denso, com muitas informações e situações, mas traz ao leitor um universo totalmente diferente. Um detalhe muito legal do livro é que o autor consegue mesclar lenda, com tecnologia e ação.
A construção dos personagens é bem elaborada, porém existem alguns pontos que deixaram a desejar. O grande "problema" foram as conversas entre os personagens, algumas vezes formais demais, principalmente no núcleo jovem. Em alguns momentos os diálogos eram extremamente maduros e longos, e a impressão de que a cena se tornava forçada era muito forte. Além disso, algumas situações não foram totalmente desenvolvidas, deixando o leitor com a necessidade de uma maior explicação.

Sem dúvida é uma trama intrigante, cheia de ação, mas também de amor, amor familiar, amor juvenil, amor fraternal.

Um livro indicado para quem é fã de conspirações, aventuras e ficção.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a editora está de parabéns pelo trabalho. O que mais a atenção na capa é a escolha de cores fortes.

Juliana 04/11/2013

Querendo mais...
Na última semana tive o prazer de receber meu exemplar todo especial de A Lenda do Lago Dourado, do escritor Edson Vanzella Pereira. Aguardei ansiosamente pelo livro, assim como li cada palavra com toda a alma, a fim de fazer a melhor resenha possível. Confesso, minhas expectativas eram altas demais, e assumo que não me despontei. O livro é um conjunto de emoções e lições diversas que ainda não consegui dar conta de aprecia-las totalmente.

Logo de ínicio adentramos no dia a dia da família Baltimore, que aparentemente seria uma dessas famílias típicas: um filho mais velho caladão, um preguiçoso no meio, e uma garotinha doce como caçula. O casal afetuoso, apesar das dificuldades financeiras e a luta diaria dos dias. Mas não - os Baltimore são a família de um garoto Superdotado, David.
Como vocês já viram na sinopse, após ganhar notoriedade, o garoto sofre um atentado nas ruas do Rio de Janeiro (só isso que não gostei no livro... poxa vida, logo no nosso Brasil? Assim o pessoal lá de fora fica achando que só tem violência por aqui. Mas tudo bem, vou deixar essa passar porque amei o livro!), e fica entre a vida e a morte. É aí que a história se desenrola e o verdadeiro herói se revela.
Maz é invocado, através do Lago Dourado, para ser um Agente da Luz, e lutar contra os Agentes da Escuridão.
No meio da trama conhecemos outros personagens cheio de peculiaridades que são de conquistar o coração: a corajosa Brenda Marshall, o amigo Ferrugem, a doce Gabby e o detestável Zach, filho do antagonista Jobe.
Max é um personagem brilhante, com o qual qualquer garoto pode se identificar. Além de desenvolver uma super inteligência, o que faz dele tão especial são os seus valores e sua determinação. Em nenhum momento ele deixa seu Ego falar mais alto, e ultrapassar os valores do amor e da humildade, o que é uma lição e tanto para muitos por aí.
Não vou dar Spoilers sobre o enredo, mas saiba que apesar da linguagem simples, A Lenda do Lago Dourado não tem um desfecho previsível, portanto prepare-se para desvendar a identidade do Agente da Escuridão, e para descobrir cada plano mirabolante tramado por Max, na busca de derrotar o Mal.
Encontrei na história de Vanzella uma metáfora da vida. Sim... Lutamos contra nossos próprios agentes da escuridão todos os dias, e temos que nos vestir de cada pedaço de luz dentro de nós para derrotá-los.

Espero que o livro chegue às mãos de muitos leitores e possa propagar essa preciosa mensagem, assim como transmitir através do prazer de uma leitura leve e fluída, a força do personagem Max, para inspirar muitos Agentes da Luz.
A Edson Vanzella Pereira um recado: continue a escrever!
Quero mais aventuras de Max e David!

site: http://meninalibelula.blogspot.com.br/2013/11/resenha-de-livro-lenda-do-lago-dourado.html

Lê Vieira 18/11/2013

David não é nenhum exemplo de pontualidade, como a maioria dos adolescentes, mas graças a um 'poder' que lhe foi dado durante sua infância ele se torna um jovem gênio, sendo sondado pelo governo americano para integrar o grupo de 'Super inteligentes', mas nem tudo são flores, já que ao vir ao Rio de Janeiro ele é atingido por uma bala perdida, resultante de uma briga entre policiais e bandidos. Confesso que fiz cara feia neste momento, por que o gênio americano precisava estar no Brasil para ser baleado?

" Interrompemos a programação normal para uma notícia de última hora: o novo gênio da nação, o garoto David Baltimore, que estava em missão no Brasil, foi atingido na cabeça por uma bala perdida durante um tiroteio entre a polícia e traficantes da favela... Este não é um acontecimento incomum neste país..."

Mas bola pra frente. Com o irmão mais velho hospitalizado e quase morto, Max vai até o local onde se encontra o famoso lago dourado. Há uma lenda que fala sobre uma estranha luz que sai do seu interior e encanta as pessoas, porém para Max esta história para enrolar crianças se torna real e assim como seu irmão ele acaba ganhando uma inteligência de dar inveja, além de ser convocado pelas forças da luz para lutar contra a escuridão.

" - Se é de geração em geração, quer dizer que todos os meus irmãos também têm a força?
- A força é um mistério; pode ser que sim e pode ser que não, mas te digo: poucos são os escolhidos. Você é um e precisa saber que um enviado da Luz torna-se objeto de obsessão de um Enviado Negro, que faz de tudo para destruí-lo. Por isso, nunca se destaque em nada do que faça, até ter certeza de que o Agente Negro foi derrotado."

Infelizmente a história não conseguiu me envolver. Acredito que a o autor poderia ter aproveitado melhor toda a magia e mistério que girava em torno das forças da luz. De repente me vi conhecendo um jovem de 15 anos (Max) que falava como um adulto e convencia facilmente uma agente do governo que todas as maluquices da cabeça dele eram verdade, e olha que essa agente tinha um QI elevado. Sinto que o autor tentou não criar uma narrativa cansativa, mas acabou apressando algumas coisas, o que me impediu de ter tempo de vibrar pelas conquistas e genialidades do jovem.

A escrita é simples e de fácil compreensão, com uma narrativa leve e nada cansativa. Mesmo não tendo sido conquistada pela história, não posso negar que a ideia de utilizar a inteligência de jovens adolescentes a favor do bem foi ótima, deixando de lado todos aqueles músculos de super heróis, dando espaço para as estratégias. Também não posso deixar de comentar a forma brilhante com o autor introduziu assuntos atuais na trama, tais como bullying nas escolas, ganância de quem já tem poder, inveja,etc. Ele soube mesclar muito bem a fantasia com a realidade, o que me faz sentir vontade de reler este livro em outro momento onde eu esteja menos chata.

site: http://confraria-cultural.blogspot.com.br/2013/11/resenha-sorteio-lenda-do-lago-dourado.html

RaissaNantes 18/11/2013

Algo novo... inusitado e leitura obrigatória!
Acho que nem preciso dizer que o livro foi uma maravilhosa surpresa né? Edson Vanzella é brasileiro, paranaense e este é seu primeiro livro. Ele empregou em A Lenda do Lago Dourado uma pegada 'teen' diferente de muitos livros que levam esse temática.

Sempre que temos livros com adolescentes 'nerds' temos sempre os mesmos conflitos fúteis da adolescência. Edson ao contrário desse mar do mesmo, trás uma trama inteligente, muito bem escrita e amarrada, que além de te prender numa incrível trama de ação e aventura te mostra a importância do amor, da família, da lealdade, da persistência e da honra. Em diversos pontos ele elucida a importância da família, dos estudos, das amizades e do companheirismo fazendo de seu livro um bom aprendizado para a vida.

O enredo é bem trabalhado sem dar margens as duvidas, todas as duvidas são sanadas de forma lógica e bem colocada pelo autor. As descrições são precisas e feitas nos pontos importantes sem perder tempo com enrolação o que agilizou a leitura e a tornou bem agradável.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO LINK ABAIXO:

site: http://livrosromanticos.blogspot.com.br/2013/11/a-lenda-do-lago-dourado-edson-vanzella.html

Leitor Sagaz 21/11/2013

Um Lago de Ensinamentos Para Vida
Postada no Leitor Sagaz

Esse livro me surpreendeu do início ao fim, uma aventura recheada de dicas e conselhos para vida!

"Um Lago de ensinamentos e reflexões"
Na história vamos acompanhar a família Baltimore, uma família simples e que vivia uma vida modesta e sem surpresas ou aventuras, integrando a família temos: Peter o pai, Lisa a mãe, David o irmão mais velho, Max e Peggy a caçula.

Essa calmaria acaba quando David é selecionado para participar do programa Superdotado do governo americano, programa que recruta os jovens com o Qi mas elevado do país, David surpreende a todos e obtém as maiores notas de todos os tempos nos testes e força o governo a criar um programa só para ele denominado "Agente Zero", e assim ele se torna agente do governo e vai viajar o mundo em missões especiais.

Neste meio tempo entre testes e seleções e todo o alvoroço causado na cidade o mega empresário Jobe faz uma proposta para David, se ele aceitasse trabalhar na Moranreal ganharia o triplo do que o governo iria lhe pagar, neste ponto já sentimos algo suspeito no ar.

Mas David recusa e se torna agente do governo, em sua primeira missão ele vai viajar pela China e Brasil acompanhado pelo pai e pela agente do governo Brenda Marshall, já na China David se sente frustrado por não fazer nada além de passear e se questiona se este realmente é o seu trabalho. No Brasil eles vão para o Rio de Janeiro e lá tudo vai mudar!

Quando estão em um restaurante na cidade do Rio de Janeiro eles escutam tiros e ficam apavorados, era a policia perseguindo um carro na rua e trocando tiros, neste evento David é baleado na cabeça e entra em coma irreversível.

A partir daí tudo muda na vida desta família, Max não se conforma o ocorrido e neste meio tempo da viagem de David e o tiro Max havia visitado o Lago Dourado e feito uma descoberta surpreendente, ele agora se tornara um Guerreiro da Luz!

"- Pai, esses poderes eram iguais ao do Super Man?
- Filha, a lenda não diz quais são os poderes, mas muitos acreditam que o nome desse lago nasceu desse históra.
- Pai me leva lá? Já pensou eu ver a luz dourada e me tornar uma super-heroína?
- Não, Peggy, isso nunca vai acontecer; é apenas uma lenda."

Não vou contar a vocês os detalhes pois essa batalha entre luz e trevas deve ser travada em conjunto. Em meio a esta batalha somos levados a situações de nosso cotidiano, bulling, amizade, ciúmes, família, generosidade, tudo isso é tratado nesta história de maneira a nos fazer pensar:

"Será que posso melhorar, crescer na vida, alcançar meus objetivos?"

E a resposta é sim você pode, basta querer! Max vai nos mostrar a força da perseverança, vamos acompanhar as mudanças na vida da família Baltimore e de todos aos seu redor.

Em certos momentos me peguei engasgado com o choro querendo aflorar e isso não tinha acontecido em nenhuma outra leitura, vou parar de elogiar para não me tornar redundante pessoal.

Espero que todos possam ler esta bela obra, entre a batalha do bem contra o mal absorvam os ensinamentos descritos aqui por Edson Vanzella Pereira.

"- Normalmente, pessoas bem-sucedidas são aquelas que conseguem alinhar a razão e a emoção e sabem qual a melhor atitude a ser tomada. Mas, para isso, é preciso a vontade, a grande força motriz que move o ser humano e torna cada pessoa única responsável pelo destino de sua vida."

"- A crítica para o fraco, torna-o mais fraco. Para o forte, torna-o mais forte."

site: http://leitorsagaz.blogspot.com/2013/11/resenha-lenda-do-lago-dourado-edson.html

Camilla 22/11/2013

Resenha postada no Blog Segredos e Sussurros entre Livros
A Lenda do Lago Dourado, ao contrário do que o cenário e nome dos personagens possa sugerir, é um livro nacional, publicado pela Dracaena. Abordando uma lenda fantástica em um misto de ação e espionagem, a história reúne as questões entre o Bem e o Mal de uma forma nova e interessante.
Antes de qualquer coisa, devo alertar aos impacientes: este é um livro extenso e com uma trama que, às vezes, soa um pouco lenta demais. A ação presente no livro consta no teor das descobertas e desenvolvimento dos fatos, e não nas cenas de confronto. Na verdade, o livro apresenta um pouco de tudo, desde o fantástico até o romance, mas o foco está nas consequências da escolha de um lado, Bem ou Mal.

Quando David sofre o terrível acidente, sua família, sempre unida, fica devastada. Max, que até então, não se destacava começa a duvidar de muitas coisas, razão que o leva a buscar no tão famoso Lago Dourado algo próximo de uma resposta. Felizmente, ele encontra mais do que isso. Um inacreditável incidente deixa evidente que sua inteligência, percepção e atitude não serão as mesmas. Como missão, ele precisa descobrir algo grande e que vai muito além do ocorrido com seu irmão. Aliado à Srta. Marshal e, inesperadamente, a outros entes queridos, ele começa a investigar e desvendar uma trama assustadora, e que põe em risco o planeta inteiro. Naturalmente, ele enfrenta muitos desafios, mas a clareza de suas ideias o auxilia a tomar as decisões mais precisas de que necessita. O Agente Negro, mentor de toda a trama, é uma incógnita, mas seus passos são rastreáveis, desde que se saiba onde procurar. Aliás, nem tudo é o que parece ser e, Max tem que lutar bastante para convencer alguns aliados a aceitar os fatos.

Os personagens são bem construídos e humanos, ou seja, conseguimos visualizar a essência de cada um facilmente. Apesar disso, achei que os diálogos entre eles foram um pouco forçados, formais demais, especialmente os de Max e Gabby, sua namorada. Claro que Max não é um garoto comum, mas ainda assim, acho que não precisava ser sempre tão certinho, embora seja admirável. Também não curti muito o estrangeirismo, ou melhor dizendo, o fato de o cenário e personagens não serem nacionais, especialmente quando, a única relação com nosso país não foi nada boa. De qualquer forma, a escrita é clara, mesmo quando rebuscada e a trama em si, interessante do início ao fim.

A mensagem do livro é transparente e me agrada muito. A fantasia presente na história, na verdade é apenas um pano de fundo para as escolhas e atitudes das pessoas comuns, que podem ou não, agir corretamente com o poder que têm em mãos. Leitura recomendadíssima para quem aprecia tramas bem formuladas e cheias de detalhes.

“Inesperadamente, o calor proveniente daquele ponto luminoso materializou-se em um feixe de raios dourados que ia saiu da água e atravessou seu corpo.”

“Para você entender melhor, no começo do século passado, a Fraternidade da Escuridão conseguiu abduzir um homem e ampliou inúmeras vezes sua capacidade de liderança, carisma e esperteza. Seu nome era Adolf Hitler.”

“E agora? Pego tudo o que acreditei até hoje e jogo fora?”

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

lazarorenatinho 07/12/2013

Resenha! XD
Começamos o livro conhecendo a humilde família Baltimore, essa simples família mora na cidade Morangovilles – que é uma cidade inventada pelo próprio autor –, lá nos Estados Unidos da América, que é conhecida por ter uma enorme produção de morangos, por isso tem esse nome. Com praticamente a mesma rotina todos os dias, os moradores dessa cidade ficaram muito surpresos esses dias...

O governo dos Estados Unidos da América criou um programa Superdotado para qualquer jovem que tivesse um QI bastante elevado e qualquer jovem que morasse no país teria a chance de participar. O filho mais velho da família Baltimore, David, topou participar, porque uma chance dessas é simplesmente imperdível. Quando todo o país recebe uma noticia surpreendente: David obteve as maiores notas de todos os tempos nesse teste!

Com a grande noticia a todas as pessoas, o governo é obrigado a criar um programa só para ele que é chamado de “Agente Zero”, e assim o David torna-se um agente do governo e vai viajar pelo mundo todo fazendo missões especiais. Antes do David aceitar entrar no governo, ele recebe um convite muito bom do Jobe – chefe do seu pai – que dizia que se ele quisesse trabalhar na Moranreal ele ganharia o triplo de que o governo dos Estados Unidos poderia dar a ele, e após esse convite é claro que o David ficaria com dúvida em o que escolher: “trabalhar para o governo ou trabalhar na Moranreal e ganhar o triplo de que o governo pode dar?”

Com tudo, não seria spoiler dizer que o David recusa a proposta de Jobe, já que isso acontece logo nos primeiros capítulos do livro. Em sua primeiríssima missão ele vai viajar para a China e para o Brasil, acompanhado pelo pai e por sua agente, Brenda Marshall. Na China, conseguimos perceber que o David se sente um pouco arrependido de ter escolhido ficar com o governo, porque ele não faz mais nada além falar mal do seu trabalho. Quando o David chega no Brasil, mais exatamente no Rio de janeiro acontece o pior.
Enquanto estavam em um restaurante eles ouviram tiros e ficaram apavorados, a policia estava perseguindo um carro no meio da rua e soltavam tiros para todos os lados, quando de repente o David é baleado na cabeça, mas ele não morre, ele fica em coma. A parti daí tudo começa a mudar na família, tudo mesmo!

A família Baltimore não se conforma com esse tiro que o David levou, todos ficam muito chocados... Nesse meio tempo o pai de David, Peter, conta uma história a Peggy, a irmã de David, ela conta sobre a Lenda do Lago Dourado e a Peggy tem muita vontade de conhecer esse lago, já que ele existe e o proprietário desse Lago é o Jobe, o cara que queria que o David trabalhasse para ele, um cara muito mau. A mãe deles pediu ao Jobe para passar uma tarde nesse lago e ele liberou, então Peggy, Liza e Max ( o irmão de David) vão passar uma tarde nesse lago e o Max termina descobrindo uma coisa: Max é um Guerreiro da Luz!

Daí já está dando para perceber que as coisas vão tomar um rumo diferente e é claro que para vocês ficarem por dentro do que irá acontecer, terão que ler o livro. Tenho que dizer que foi um dos livros mais previsíveis que já li ou o mais previsível, sem brincadeira, desde as primeiras 50/100 páginas eu já tinha mais ou menos uma noção do que iria acontecer no final, e olhem só, eu estava certo. Eu odeio quando um livro é previsível, porque é como se não tivesse graça, e isso contou muito na hora de dar a nota ao livro. Não estou dizendo que o livro é ruim, mas também não é maravilhoso.

O livro tem uma edição bastante legal, uma das minhas edições favoritas. A capa é mole, têm orelhas, folhas amareladas e com boa qualidade, letras grandes e bem escuras, tem espaçamento duplo, e no final tem uma dica de livros da editora. Parabéns à editora Dracaena por produzir uma edição tão boa!

site: http://momentoliterario1.blogspot.com.br/2013/12/resenha71-lenda-do-lago-dourado-edson.html

Heima 01/04/2013

Clebio Marques
vale a pena ler, uma historia intrigante que somente se resolve no fim, este livro faz voce reavaliar na sua vida.

Acredite. O livro é bom demais. foi duro nao chorar no final. fiquei com a sensaçao de querer mais. sinceramente é bom mesmo

Fer Kaczynski 23/12/2013

Bom ritmo!
Confesso que quando recebi o livro, não esperava muito dele, mas achei que a capa chama atenção e é linda.

Iniciei a leitura no fim da noite de segunda-feira, já cansada, pois tinha acabado de chegar do trabalho, mas resolvi relaxar e dar uma chance ao livro.

Para minha surpresa, o livro é muito bem feito, além da capa maravilhosa, por dentro tem muita qualidade, apesar de alguns errinhos de concordância verbal, não há nada que comprometa o decorrer da aventura, e quê aventura!

Leia o restante em:

site: http://www.passaporteliterario.com/2013/12/carimbo-lenda-do-lago-dourado.html

Marla 23/12/2013

A Lenda do Lago Dourado – Edson Vanzella Pereira
Vivendo em Morangovilles, uma cidade do campo, conhecida pela tradição de cultivar morangos no estado da Virginia, Max Baltimore é um adolescente normal que no inicio da história tem apenas quartoze anos. Max vive com os pais, Peter (um advogado), Lisa (uma dona de casa) e com os dois irmãos, o mais velho David que tem quinze anos e a caçula Peggy que tem cinco anos de idade. A vida da família Baltimore muda completamente, quando David e selecionado para o Concurso Anual de Superdotados do Governo Federal Americano (CASGFA). O Superdotados é um projeto que existe há dez anos e tem como objetivo selecionar três jovens adolescentes de quinze anos, com QI elevados para o programa de formação de jovens cientistas. Para surpresa de todos, David, quebra todos os recordes, quando constatam que seu QI e superior ao de Albert Einstein, por isso ele acaba se tornando o “agente zero”.
Enquanto David viaja em sua primeira missão na companhia do pai e da agente Brenda Marshal, Max visita o lago dourado, que possui uma lenda que fez parte da infância de muitas crianças e acaba fazendo uma descoberta surpreendente. O lago é habitado por um ser que revela a Max, que ele, seu irmão David e um rapaz chamado John Smith, são os enviados do Poder da Luz para combater a Fraternidade da Escuridão e o “agente negro”. Após essa experiência Max, ganha uma espécie de super poderes, mas ele também recebe a noticia que David foi ferido gravemente e que se encontra em coma profundo e irreversível. Mesmo abalado com o estado do irmão, Max precisa seguir com a vida, já que precisa cumprir com a missão, que foi escolhido. Na nova escola Max encontra novos amigos, como Mike (ferrugem) e Gabby,mas também encontra um grande inimigo na pessoa de Zack Johnson um jovem prepotente, filho do mega empresário sem escrúpulos Jobelini Johnson ou simplesmente Jobe, dono das terras onde se encontra o lago dourado. Com a ajuda da agente Marshal, Max começa a investigar todas as pontas soltas e acaba descobrindo que a Fraternidade da Escuridão conseguiu neutralizar John Smith, assim como fez com seu irmão e para piorar o “agente negro”, planeja dominar o mundo utilizado nanorrobôs. Conseguira Max deter o “agente negro”, e com isso trazer seu irmão David de volta a vida?
A Lenda do Lago Dourado foi um livro que conseguiu me surpreender por possuir uma trama, super criativa. Gostei bastante da maneira com que o autor desenvolveu o enredo, já que isso facilitou bastante a leitura, porém preciso ressaltar que esperava que o autor se aprofundasse mais na lenda do lago, já que achei que o contato entre o personagem Max e o lago foi rápido, um tanto superficial. Outra coisa que me incomodou no livro, já que achei em alguns momentos totalmente surreal, foram algumas ações de Max como “agente”. Falando dos personagens, gostei bastante da família Baltimore e da força e união que eles tiveram em todo livro, achei bem bacana a maneira como o autor enfatizou o valor familiar.
Os vilões também estavam muito bem, apesar de achar que o autor pecou ao utilizar a gíria “o cara” em alguns diálogos. Apesar dos pontos digamos negativos ressaltados por mim, o livro é interessante e possui uma boa história, então leiam e tirem suas próprias conclusões.

(Quotes)
"- Vou contar...Vou contar... “Dizia a lenda que dentro daquele lago havia uma caverna submersa, que dava passagem para outra dimensão do universo. Aquele que conseguisse achá-la entenderia o porquê da existência, desde os primeiros até os nossos dias, de pessoas especiais ou portadoras de grandes segredos e técnicas que as tornam diferentes, capazes de ajudar a escrever e mudar o curso da história da humanidade.”"

"O relógio ,agora, está correndo contra nós ! Apresse-se!"

>>Resenha postada em 28/10/13 no blog Louca por Romances

site: http://loucaporromances.blogspot.com.br/2013/10/resenha-lenda-do-lago-dourado-edson.html

1 | 2 | 3 | 4