O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Priscila 14/10/2013

Final desesperador
O livro é perfeito, nunca me apeguei a um livro assim, ao ponto de ler 2/3 dele num único dia. eu devorei esse livro, a trilogia inteira é emocionante. Contudo, o final desse livro magoou e deixou a desejar, ao menos no meu caso. Nem parecia que a mesma escritora que tinha criado toda a história perfeita do livro tinha escritos também aqueles últimos capítulos que arrancaram fora o meu coração e me deixaram em estado de quase depressão com aquele fim. Indico a todos que amam livros, só lembro a todos também, talvez você ão goste do final. Vou tentar me apegar a u livro em que personagens amados não morram pra me recuperar. :)
Maah65 20/11/2013minha estante
Sei como você se sente. Terminei o livro anteontem e ainda hoje estou mega, mega triste por aquela trilogia perfeita ter tido aquele final... Frustrante. Apesar de tudo, é com certeza uma das minhas trilogias favoritas. Vamos torcer pra que a sequel dela seja traduzida. Quero ver o que o filho da Sonea e do Akkarin vai aprontar.

Priscila 20/11/2013minha estante
To esperando muito também! Espero que seja bom! E verdade, uma das melhores histórias que já li. :)

Jaíne 10/02/2016

Um tapa in my face!
Estou escrevendo essa resenha e se alguém aqui leu a resenha que fiz do segundo livro dessa saga "A Aprendiz", provavelmente está esperando que eu comece a detonar esse livro. Pois bem, antes de falar dele, vou dar uma repassada nos anteriores.
Tanto o primeiro quanto o segundo livro são de uma enrolação e uma mesmice implacáveis. No primeiro volume, "O Clã dos Magos" temos praticamente um livro inteiro narrando a personagem principal Sonea, fugindo do Clã. Não tem nada de "uau", é extremamente repetitivo e chato.
No segundo volume, "A Aprendiz" temos praticamente o livro inteiro mostrando Sonea, agora integrante do Clã sofrendo bullyng dos coleguinhas magos.
Ou seja, até aí a saga não me dava a menor vontade de continuá-la, mas como bem sabem, eu tenho pena de deixar um livro na minha estante sem ser lido e também é sempre melhor ter o conhecimento da saga completa e direitinho pra ter mais "moral" de criticar.
Peguei o "Lorde Supremo" da estante, vi todo seu esplendor de 624 páginas e pensei "tomara que termine essa chatice o quanto antes", embora esperasse que fosse enrolar, já que é um livro muito grande.
No primeiro capítulo já foi aquela coisa... Muita relembração do livro anterior, que já me fez ficar com o pé mais atrás ainda e aí...
PAH!
Começou a vir um tapa na minha cara atrás do outro.
Na capa desse volume, temos o dizer "Quando a aprendiz supera o mestre, é apenas o começo de um grande embate", isso abre espaço a especulação mais óbvia: Sonea vai ficar bem forte e se voltar contra Akkarin, certo? MUITO ERRADO!
São tantas reviravoltas na história, que eu ficava de queixo caído.
Chegava a parecer que era outra escritora que tinha escrito esse volume de tão diferente dos anteriores.
Casais improváveis são formados e alianças improváveis são formadas nesse volume.
Não posso falar muito pra não começar soltar spoiller aqui.
O livro em si foi muito bom, mas isso não significa que vou poder dar a ele uma boa nota, porque não posso simplesmente ignorar o fato de que os dois primeiros livros não são legais.
Outras pessoas que tivessem tido a mesma visão que tive, abandonariam a saga já no primeiro livro.
Então, no fim das contas, apesar desse desfecho de 624 páginas ter sido bom, não recomendo a saga a ninguém.
Bom gente, é isso! Até a próxima!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
Alline 24/09/2016minha estante
Me senti assim em relação ao livro. Li para poder opinar sobre uma vez que já havia iniciado. Também não indico.

Andrea 05/07/2017minha estante
Meus sentimentos são próximos dos seus, exceto que eu comecei a achar esse livro muito chato também depois da metade.

Nana Kin 08/04/2013minha estante
Ja estava doida pra ler , agora to mais ainda *uu*

Paulo Antunes 05/06/2013minha estante
Fiquei curioso para saber o que te deixou no vácuo... E o que ela fez para que você não a perdoe.

Mariana Destacio 13/03/2021

Surpreendente
Será que algum dia vou parar de sentir um vazio quando termino de ler uma trilogia? Tanto tempo com todos os personagens.. e simplesmente acaba. Gostei muito dessa, e não fazia ideia de como me apeguei a eles.
Esse último livro tomou caminhos inesperados. Confesso que torci o nariz pra algumas partes, principalmente o início do livro.
A grande luta final não foi tão espalhafatosa quanto eu pensava, mas não foi uma luta convencional, onde os protagonistas roubam a cena e ganham milagrosamente contra todas as possibilidades. Foi uma luta lenta, árdua, onde cada personagem pagou um preço alto e contribuiu para o resultado final.
Acho que todas as pontas se fecharam, e ainda assim ficou espaço pra eu ficar pensando como será a vida deles daqui pra frente. Com certeza, se tivesse um outro livro depois desse eu leria por pura curiosidade. A história em si terminou, mas gostaria muito de ver a vida deles depois. Sonea mudou pra sempre a vida do Clã, e gostaria de ver toda essa evolução.
Mas, só me resta sonhar, especular e indicar a leitura pra quem quiser se aventurar.
Jaine 13/03/2021minha estante
Já tentei ler essa trilogia diversas vezes, mas sempre a leitura não flui no primeiro livro e paro... a leitura é boa o suficiente para eu me esforçar mais, na sua opinião?

Mariana Destacio 13/03/2021minha estante
Sim, eu acredito que vale o esforço. Eu me senti entediada nesse primeiro livro também. Aquela fuga que nunca mais terminava... Mas pro final desse livro vc já consegue ter um vislumbre da história que virá e que só vai ganhar força total na metade do segundo livro. Como a gente vê quase tudo pelo ponto de vista da Sonea, ficamos muito mergulhados mas emoções dela.. ela vai amadurecendo com o tempo com esse processo pode ser entediante mesmo. Mas achei que a história compensa, e os outros personagens também.

George 02/10/2015

...e morreu
Final decadente para fechar um história que teve início muito bom.

Não sei se pela necessidade de lançar logo o livro ou por falta de talento da autora, mas o final deixa muitas pontas soltas, transforma personagens inteligentes em burros e acaba de uma forma previsível e sem graça. :/
Rhay 17/11/2015minha estante
Pois é.... tive a impressão que não foi ele quem escreveu esse livro. A escrita é muito diferente do 1º livro. O final é completamente jogado, e personagens que vc amava passam a ser chatos e desinteressantes, a protagonista que era pra ser simplesmente F*** nesse último livro está no mesmo nível que no livro anterior. Triste final para algo que tinha começado muito bem!

Renata 13/10/2016minha estante
"...e morreu" kkkkkkkkkkkkk exatamente o que pensei em relação a esse final.

Bebel 07/08/2021

Um bom final.
O desfecho foi interessante e satisfatório, apesar da dor e das lágrimas que gastei kkkkk. Por incrível que parece achei esse livro bem corrido do meio pra o final, bem diferente dos outros livros, senti que dava pra elaborar mais muitas partes da história. Porém mesmo assim esse livro ainda é superior a todos os outros da trilogia. A série é muito boa e me apresentou diversos universos. O crescimento pessoal da Sonea foi muito bem feito e, na minha opinião, é uma personagem muito forte com opiniões bem definidas e nem um pouco burra como diversas outras personagens femininas em livros de fantasia.
FranciscoM 08/08/2021minha estante
Eu também gostei desta trilogia. Pelo que li já existe outra trilogia da mesma autora neste mesmo universo, como uma continuação.

Bebel 08/08/2021minha estante
Sério? Incrível, vou procurar. Valeu!

~Cristina. 30/01/2014minha estante
De fato, foi um final irrisório o de Akkarin. Concordo com tudo o que você disse, ele poderia ter guardado nem que o mínimo de força que se manteria vivo pelos 5 segundos seguintes em que Sonea matava os ichanis. O mesmo disse que não aguentaria perder uma segunda amada em sua frente, no entanto, não hesitou em se sacrificar desnecessariamente e deixá-la sozinha. Francamente... Esperava mais desse final.

Leonardo 12/02/2014minha estante
Concordo, mas todo estoria é sim, sempre algo q poderia ser melhor, acho até que é a ideia para poder ter discussão. Acredito que o epilogo deveria ser mais longo, tinha muita coisa para esclarecer, como ficaram os ladrões, como esta a relação de Kyralia e Elyne e Sachaca cheio de magos negros até o Rei. Vale a pena ler.

Dadá 02/12/2016minha estante
Bom, eu gostei do romance. Vou comentar o que vc falou do personagem morto. É que Akkarin criou uma ilusão com seu poder pra tentar desviar a atenção dos shasakanos no momento da luta.
O que eu não entendi e não fez sentido foi ele gastar todo seu poder e não usarem o da arena que era praticamente uma fonte infinita de poder. Ninguém merece.

Andrea 05/07/2017minha estante
Romance péssimo mesmo. Nem acreditei quando ele começou e olha que já estava bastante desacreditada da trilogia.

Românticas 10/06/2013

Por Flavinha

Gente, que livro é esse! Bem, no livro anterior Sonea foi colocada sobre a proteção do Lorde Supremo. Neste livro vamos descobrir tudo sobre ele! primeiro ele indica umas leituras pra lá de suspeitas a sonea e depois conta seu segredo... Uou! por essa eu não podia esperar...e aparentemente nem a Sonea. Os sentimentos de ódio que ela tem em relação ao Lorde Supremo vão mudando e a gente vai mudando junto com ela!

Se você se apegou a muitos personagens, preparem-se! Morre gente pra caramba! Em compensação... todos os personagens de um jeito ou de outro aparecem nesse livro. A guerra contra o antigo inimigo é de matar de aflição! Juro, que quase tive um troço! Cery continua um fofo, Dorrien continua um fofo... mas, o coração da nossa maga bate forte por outro alguém! Páh, na minha cara!

A autora desenvolveu as tramas paralelas de forma bem legal, gostei muito do desfecho da história do Dannyl!

Só fiquei muito, muito ressentida com o final do livro. Sério Trudi que você fez isso? Quase morri, quando li! Que droga! De resto o final apesar de surpreendente, cortou meu coração romântico! Amei a situação feliz - que acontece pra Sonea - porém PRECISO dizer que desejaria que "a situação ruim" não tivesse realmente acontecido. entendo que era o desfecho para a trilogia, mas... deu dó! O que mais posso dizer? Recomendadíssimo. Amei a série, esse livro em especial.

Bem, a situação do Cery ficou meio confusa nesse livro, achei que ficou um gancho? Daí fui investigar e... Tchamram! Cery e Sonea voltam em uma nova trilogia da Trudi "The Traitor Spy Trilogy".
Gabriele Tenshi 27/06/2013minha estante
Sobre o final... Entendo você perfeitamente D=
Meu coração romântico também se despedaçou e to "suando pelos olhos" até agora xD

Carol 01/07/2020minha estante
Concordo com você 100%!!! Nossa, foi esse livro que me ensinou o que é "ressaca literária", chorei tanto com o final, mas tanto, que fiquei deprê vários dias e se eu refletia muito sobre o livro, eu chorava mais kkkkkkkkkkkkkkkk
Nunca vou engolir a morte do Akkarin em prol de uma arena de treinos e ela ter engravidado, ter que viver em "isolamento" por ser uma maga negra, tudo isso aos 19 anos... Akkarin teve uma vida sofrida, acho que merecia um final melhor....

Swan 11/06/2013

Minha opinião: Simplesmente incrível! Sabe quando você acha que não pode mais ser surpreendido e então o autor te prova o oposto, fazendo a estória (ou parte dela) tomar um novo rumo? Pois é, a dona Trudi fez isso comigo! Vou confessar que fiquei um pouco triste com o destino dado a alguns dos personagens, mas, enfim, não é como se eu pudesse fazer algo a respeito para mudar sua situação. Em contraponto, outros personagens que também tiveram uma boa evolução durante a trama tiveram um final mais que adequado, a meu ver. A saga de Sonea já tinha ganhado toda a minha atenção no segundo livro, mas O Lorde Supremo conseguiu ser ainda melhor.
Sou do tipo de leitora ansiosa que, muitas vezes, acaba dando uma espiada na última página do livro antes da hora, e, nesse caso, minha curiosidade foi tanta que acabei espiando quando ainda estava no início da leitura. Simplesmente não posso por em palavras o quanto fiquei chocada com o que vi lá e, acreditem, minha curiosidade apenas TRIPLICOU, fazendo-me ler mais avidamente. Pois é, não costumo me importar com spolier, pois, em muitos casos, acaba me estimulando ainda mais a leitura e, mesmo sabendo o que me aguardava no final, ainda assim, a autora conseguiu me surpreender. Se eu mudaria algumas coisas? Provavelmente (não vou dizer o que, pois apesar de não me importar com spoiler, sei que muita gente não gosta, então tentarei evitá-los tanto quanto possível por aqui, ok!), mas essa estória já está muito bem do jeito que é.
Gostei muito de como as coisas evoluíram ao longo de toda a saga, com exceção apenas de toda aquela perseguição no início da série que, sinceramente, não me convenceu muito, afinal achei meio fail o fato de dezenas de magos treinados e experientes não conseguirem encontrar tão facilmente uma garota que “jorrava” poder descontroladamente... De qualquer forma, todo o resto me agradou, principalmente a própria protagonista. É muito ruim quando não se consegue simpatizar com a personagem principal da estória, pois isso pode acabar se tornando uma espécie de obstáculo para se gostar da estória em si. Felizmente este não foi o caso aqui, pois Sonea se mostrou uma personagem inteligente, astuta, determinada e fiel aos seus princípios, e isso a fez ganhar muitos pontos comigo. Já Akkarin... bem, eu realmente não quero soltar spoiler, então tudo o que posso dizer é que esse personagem fez por merecer o meu respeito e afeição incondicionais.
Quanto a uma análise mais física do livro, encontrei poucos erros e estes não afetavam a compreensão do texto. Assim como nos outros livros, a diagramação é simples, o tamanho da letra e a distribuição de parágrafos são ideais. A narrativa é em terceira pessoa, permitindo-nos acompanhar, além de Sonea, a trajetória de vários outros personagens e assim ter uma visão mais ampla do que se passa na trama. Enfim, mais uma leitura super recomendada!
Thays196 15/07/2013minha estante
Meu Deus! Um dos melhores livros que já li! Na minha opinião o melhor da trilogia, amei todos os personagens, só fiquei muito triste com a morte de Akkarin..

@books_beatriz 01/03/2020

Só um comentário
Não dá pra falar muito deste livro, já que é o terceiro da trilogia. Foi muito bom até um pouco mais da metade. Do nada a guria se torna a "super poderosa " e os outros personagens perdem destaque. E fiquei bem decepcionada com a morte do final. Pra quê aquilo?
Irinia Zachello 08/05/2020minha estante
Exato... pra que? essa morte sem nexo!!!

Irinia Zachello 08/05/2020minha estante
Nao deviam ter matado o Akarin... Não devia ter deixado Sonea grávida... E o romance dela om Dorrien? esse foi o pior livro da triologia...

Gi 30/03/2019

O que menos gostei dos três
Eu gostei muito do primeiro livro da trilogia. O segundo eu li no hype do primeiro. Não foi tão bom quanto mas serviu muito bem. Mas o terceiro... eu precisei empurrar. Levei mais de um mês para terminar.
O problema não é com a história em si, mas como foi desenrolada. Centenas de paginas de enrolação para contar um "segredo" que os personagens foram muito estupidos para perceber desde o começo, e que os leitores que não fizeram o link no segundo livro, devem ter feito antes da página 150 nesse, desnecessário enrolar mais e mais. Mesmo nas horas de ação, ainda assim era muito parado. Contando em várias perspectivas diferentes, a notícia de algo ruim ou estranho que aconteceu era revivida de novo e de novo e o personagem sempre tinha a mesma surpresa que o leitor já teve não sei quanto tempo atras.
Em relação ao final, foi em partes satisfatório. A tragédia que acometeu a Sonea nas últimas paginas poderia ter sido totalmente evitada se tivessem feito o que ela sugeriu sobre a Arena. Não sei porque diabos ficaram no discurso de "só em último caso". Já era último caso. E aí deu no que deu. Então pela solução ter sido tão óbvia e ainda não terem feito e ter acontecido algo ruim, arrisco a dizer que a autora forçou essa tragédia para dar um pouco de emoção final. Mas pra mim, falhou. Teria preferido muito mais a emoção contrária caso isso não tivesse acontecido. Ainda mais com essa situação toda tão pouco explorada.
Recomendo a trilogia, bastante. Sim, é cheia de erros de tradução, mas é boa. Só peço cuidado por essa minha experiência com o terceiro. Não abandone, mas talvez seja necessário empurrar um pouco.
GeL 27/10/2019minha estante
?tima resenha, não engoli a história da Arena, totalmente sem lógica, pra mim comprometeu o fechamento da trilogia.

Gabi 26/02/2013

www.livrosecitacoes.com
O Lorde Supremo é o volume final da Trilogia do Mago Negro. Surpreendente, o livro passa-se dois anos e meio após o início da saga, com personagens mais maduros, muito romance, a verdadeira história de Akkarin e, finalmente, a guerra.

Após Sonea vencer a luta com Regin, tudo mudou para ela no Clã dos Magos. Apesar de ainda não ter amigos, ela é respeitada e o preconceito com a favelada diminuiu. O que não mudou, porém, é sua preocupação com seu antigo mestre, e seu ódio pelo novo, O Lorde Supremo, mesmo que dúvidas tenham começado a aparecer.

Certo dia, Akkarin finalmente se preza a contar a verdade sobre seu passado e a magia negra, dividindo o peso que carrega protegendo o Clã com Sonea, e sofrer humilhações e lutar contra outros aprendizes não é nada se comparado ao que Akkarin tem a revelar. Uma guerra se aproxima e se Sonea quer salvar seu Clã e as pessoas que ama ela deve deixar suas crenças de lado e aprender novamente.

Em contrapartida, Dannyl vive feliz com seu parceiro em Elyne, longe do preconceito homofóbico sempre presente em Imardin, enquanto trabalha para o Lorde Supremo. Já Ceryni tornou-se um grande ladrão e, por pedido de Akkarin, investiga os assassinatos que estão aparecendo na cidade. Lorlen ainda tenta entender os motivos para seu melhor amigo praticar magia negra, e Rothen vigia Sonea de longe enquanto planeja dizer toda a verdade ao Clã sobre o Lorde Supremo. Nenhum deles imaginava que seus problemas não seriam nada comparado ao que estava por vir.

São tantos pontos de vista nesse livro que fica mais do que explicado ele ter seiscentas e tantas páginas, e a narrativa, apesar de não ser tão lenta como nos livros anteriores, continua com o ritmo calmo que já se tornou característico de Trudi Canavan.

Eu adoro a escrita dessa autora, mostrei isso bem ao dar boas notas para os livros anteriores, mas também não acreditava que Canavan seria capaz de me surpreender mais do que já fez. Engano meu, O Lorde Supremo dá um sapateado em boa fantasia e, melhor ainda, um romance inesperado. Além de nos apresentar um Akkarin mais humano, a autora se prezou em amadurecer bem nossa querida Sonea. O resultado foi um livro inesquecível, com trechos vibrantes e tantos outros tristes que tornam o leitor uma manteiga derretida.

A Novo Conceito pecou um pouco na diagramação e revisão, mas a agilidade com que essa trilogia foi lançada no Brasil merece destaque. Afinal, dá para contar nos dedos quando uma trilogia é totalmente publicada em um ano aqui em nosso país. A pergunta que fica em questão é se eles vão se prezar a publicar também o spin-off, protagonizado por uma Sonea mais velha, entre outros novos personagens.

Valeu a pena esperar pela publicação desse último livro, assim como também valeu a pena apostar na leitura de seu primeiro livro há poucos meses atrás. Trudi Canavan tornou-se uma autora de minhas autoras favoritas, e espero que a Novo Conceito comece a considerar essa autora um padrão para as futuras fantasias que publicarão. Isso sim seria algo pelo qual vale a pena esperar para ver!
Tati Duraes 03/12/2013minha estante
Esse é um dos meus livros favoritos. Eu comprei sem ter noção nenhuma do que se tratava e me apaixonei pela historia e pelos personagens.