O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Rebeca 21/10/2020minha estante
tive a mesma reação, só rindo mesmo

Gabi 26/02/2013

www.livrosecitacoes.com
O Lorde Supremo é o volume final da Trilogia do Mago Negro. Surpreendente, o livro passa-se dois anos e meio após o início da saga, com personagens mais maduros, muito romance, a verdadeira história de Akkarin e, finalmente, a guerra.

Após Sonea vencer a luta com Regin, tudo mudou para ela no Clã dos Magos. Apesar de ainda não ter amigos, ela é respeitada e o preconceito com a favelada diminuiu. O que não mudou, porém, é sua preocupação com seu antigo mestre, e seu ódio pelo novo, O Lorde Supremo, mesmo que dúvidas tenham começado a aparecer.

Certo dia, Akkarin finalmente se preza a contar a verdade sobre seu passado e a magia negra, dividindo o peso que carrega protegendo o Clã com Sonea, e sofrer humilhações e lutar contra outros aprendizes não é nada se comparado ao que Akkarin tem a revelar. Uma guerra se aproxima e se Sonea quer salvar seu Clã e as pessoas que ama ela deve deixar suas crenças de lado e aprender novamente.

Em contrapartida, Dannyl vive feliz com seu parceiro em Elyne, longe do preconceito homofóbico sempre presente em Imardin, enquanto trabalha para o Lorde Supremo. Já Ceryni tornou-se um grande ladrão e, por pedido de Akkarin, investiga os assassinatos que estão aparecendo na cidade. Lorlen ainda tenta entender os motivos para seu melhor amigo praticar magia negra, e Rothen vigia Sonea de longe enquanto planeja dizer toda a verdade ao Clã sobre o Lorde Supremo. Nenhum deles imaginava que seus problemas não seriam nada comparado ao que estava por vir.

São tantos pontos de vista nesse livro que fica mais do que explicado ele ter seiscentas e tantas páginas, e a narrativa, apesar de não ser tão lenta como nos livros anteriores, continua com o ritmo calmo que já se tornou característico de Trudi Canavan.

Eu adoro a escrita dessa autora, mostrei isso bem ao dar boas notas para os livros anteriores, mas também não acreditava que Canavan seria capaz de me surpreender mais do que já fez. Engano meu, O Lorde Supremo dá um sapateado em boa fantasia e, melhor ainda, um romance inesperado. Além de nos apresentar um Akkarin mais humano, a autora se prezou em amadurecer bem nossa querida Sonea. O resultado foi um livro inesquecível, com trechos vibrantes e tantos outros tristes que tornam o leitor uma manteiga derretida.

A Novo Conceito pecou um pouco na diagramação e revisão, mas a agilidade com que essa trilogia foi lançada no Brasil merece destaque. Afinal, dá para contar nos dedos quando uma trilogia é totalmente publicada em um ano aqui em nosso país. A pergunta que fica em questão é se eles vão se prezar a publicar também o spin-off, protagonizado por uma Sonea mais velha, entre outros novos personagens.

Valeu a pena esperar pela publicação desse último livro, assim como também valeu a pena apostar na leitura de seu primeiro livro há poucos meses atrás. Trudi Canavan tornou-se uma autora de minhas autoras favoritas, e espero que a Novo Conceito comece a considerar essa autora um padrão para as futuras fantasias que publicarão. Isso sim seria algo pelo qual vale a pena esperar para ver!
Tati Duraes 03/12/2013minha estante
Esse é um dos meus livros favoritos. Eu comprei sem ter noção nenhuma do que se tratava e me apaixonei pela historia e pelos personagens.

Michele 03/07/2013

O Lorde Supremo, surpeendente.
Neste terceiro e último livro da Trilogia do Mago Negro, O Lorde Supremo traz um desfecho para a história surpreendente e emocionante. Sonea amadurece sua magia e aprende um novo tipo de magia com o Lorde Supremo para poder defender Imardin. Na primeira parte da história eu fiquei o tempo todo querendo e tentando descobrir os segredos de Akkarin, além de torcer por Dannyl em sua busca. Cery acaba se tornando um Ladrão de estima entre os moradores das favelas e um grande aliado de Akkarin na defesa de Imardin. Então na segunda parte tudo ficou eletrizante com uma perseguição alucinante e a descoberta de um romance que me emocionou muito e surpreendeu, pois eu nunca imaginaria um final como o deste livro. De fato O Lorde Supremo foi o melhor livro da trilogia na minha opinião.

site: http://www.nadasimples.com.br/2013/07/resenha-trilogia-do-mago-negro-o-lorde.html

Fun's Hunter 23/03/2013

O Lorde Supremo, Trudi Canavan - Novo Conceito
Os acontecimentos em O Lorde Supremo começam um ano após Sonea ter vencido a batalha contra Regin na arena. Sonea mostrou a todos os magos o quão forte ela é, conquistou o respeito entre os aprendizes e ninguém a atormenta mais.
Mas a jovem ainda precisa conviver com o Lorde Supremo Akkarin. Ele se tornou o novo guardião dela depois de descobrir que Rothen, Lorlen e ela sabiam o seu maior segredo: Akkarin pratica magia negra.
Muitas coisas precisam ser respondidas nesse último volume, o final de A Aprendiz é capaz de deixar qualquer um cheio de dúvidas e pensamentos em o que poderia acontecer.
O que acontecerá com Sonea e o Lorde Supremo? Essa pergunta pode ter mexido com a cabeça de muitos leitores e Canavan, no volume final da trilogia, nos responde essa e muitas outras dúvidas.

Neste volume, conhecemos a verdadeira história de Akkarin, o verdadeiro motivo dele utilizar magia negra. Não foi nada do que imaginei, a autora tomou um rumo totalmente inesperado. Sonea compreendeu os verdadeiros motivos da utilização de magia proibida nas terras do Clã.
Nesse ponto já comecei com algumas especulações sobre o que iria encontrar nas próximas páginas, alguns acontecimentos podem ser previsíveis, mas outros são completamente fantásticos e inusitados.

É visível o crescimento/amadurecimento dos personagens e da escrita de Trudi Canavan. Sonea está mais forte do que antes, se tornou mais responsável e confiante. Sabe muito bem o que quer! Os diálogos estão melhor escritos...

A leitura flui bem, em nenhum momento temos a sensação de cansaço, mas muitas vezes me vi "desesperado" por estar lendo acontecimentos que não envolviam Sonea ou Akkarin. O destaque de Dannyl e Tayend foi maior nesse livro e alguns acontecimentos foram desnecessários. Não que a autora tenha enrolado com a história, mas o foco poderia ter ficado apenas em Sonea e o Clã.
A autora também tentou criar um clima mais romântico entre dois personagens. No início até que gostei, mas em algumas partes ficou totalmente confuso, não sabia mais o que estava acontecendo e tive que reler algumas passagens para entender melhor.

Esse foi um livro que mesmo não querendo parar de ler, tive que me segurar para assimilar bem o que estava acontecendo e não acabar logo a leitura, afinal é o último livro.
A diagramação é igual aos demais livros da trilogia, a capa faz referência a um mago do Clã, que achei fora do contexto da história. Essa túnica poderia ter sido do primeiro livro.

Achei o livro muito bom, foi um desfecho digno para essa trilogia! Mesmo a autora tendo "assassinado" um personagem importante da história (essa foi uma grande surpresa do livro, absolutamente inesperado), valeu a pena não desanimar e continuar a leitura de O Clã dos Magos.
Espero que vocês também possam curtir essa história!

So Prates 25/03/2013

Surpresa!
Bem, fiquei muito surpresa com esse livro da Trilogia...

Comecei a ler o Clã dos Magos e achei meio "leve" demais para o meu gosto, mas uma leitura agradável para entreter e espairecer a cabeça, assim como o segundo livro: A Aprendiz, com exceção do final do mesmo, pois aí sim, veio aquela curiosidade de querer saber o que aconteceu. Tanto que comprei O Lorde Supremo antes de terminar a leitura para que não precisasse esperar para ver o final. Esse sim, um livro delicioso, cheio de suspense e romance na medida certa, com um final eletrizante. Acho mesmo que a autora amadureceu nesse terceiro livro. Fiquei com um gostinho de "quero mais"...

Matheus Braga 21/03/2013

O Lorde Supremo - Trudi Canavan
Hey pessoal, tudo bem?

Lembram quando eu disse na resenha de A Aprendiz que estava surtando para ler O Lorde Supremo? Então, agora estou surtando porque acabou e não poderei mais desfrutar desse maravilhoso mundo que Trudi criou. Confesso que valeu a pena cada momento passado ao lado de Sonea e Akkarin que, com o passar do tempo, se tornaram meus personagens favoritos em toda a trama. Só espero que a Novo Conceito não demore muito para publicar os demais livros da autora, principalmente The Traitor Spy Trilogy que conta uma história que se passa uma geração após os acontecimentos de Lorde Supremo.

Ao contrário do volume anterior, a história de O Lorde Supremo começa um ano após os acontecimentos de A Aprendiz, ou seja, um ano se passou desde o duelo entre Sonea e Regin e ele finalmente reconheceu o poder de sua adversária, deixando com as implicâncias de lado. Entretanto, como nem tudo sempre sai do jeito que esperamos, Sonea ainda tem que lidar com o fato de ser mantida refém de Akkarin, o Lorde Supremo que usa magia negra, e ainda lidar com o fato de que inúmeros assassinatos estão ocorrendo na área das favelas. Será que Akkarin realmente é o inocente que diz ser ou ele está apenas tentando enganar sua "protegida" e roubar seus poderes? "Quando a aprendiz supera o mestre, é apenas o começo de um grande embate."

Este é o melhor livro da série sem sombra de dúvida. Intrigas políticas, assassinatos em série, descobertas sobre a magia antiga e muito mais é o que você vai encontrar caso decida adentrar nessa aventura que literalmente me tirou noites de sono, já que não conseguia colocar o livro de lado e ele é bem grandinho (623 páginas). É palpável a evolução na escrita de Canavan. Seu diálogos ficaram mais elaborados e dinâmicos e, para orgulho geral da nação, ela parou com a terrível mania de colocar expressões própria da fala (para ilustrar a maneira de falar dos favelados) em seus textos.

O desenvolvimento dos personagens foi algo que me deixou de queixo caído e Sonea foi a que mais amadureceu. Durante a leitura não conseguia mais ver aquela garota tímida e revoltada nascida nas favelas de Imardin, já que durante toda a narrativa ela se mostrou uma verdadeira Aprendiz ostentando disciplina, perspicácia e muito poder - quase uma Erza Scarlet *__*. Akkarin foi outro que conseguiu me cativar e se mostrou um Mago de conhecimento, história e poder sem igual.

Apesar de tudo o que foi citado acima, continuei com a sensação de que algumas partes foram desnecessárias, apesar de bem fundamentadas e descritas com excelência Uma delas é o envolvimento de Dannyl com os "magos errantes" que viviam no pais no qual era embaixador ou seu envolvimento amoroso com seu assistente. Outra coisa que também me desagradou foi o fato de ficar mais que claro que, após os acontecimentos finais, Sonea desenvolveu um importantíssimo papel na história e na guerra e mesmo assim ,em face às suas novas habilidades, eles destinaram-na a uma posição pífia e completamente limitada por regras no final de tudo e isso me deixou muito indignado.

O conselho que deixo a todos vocês é que, mesmo que o primeiro livro da série seja um pouco lento, vale a pena continuar até o final da trilogia. Garanto que passarão pelos mesmo momentos de prazerosa leitura e turbulência de sentimentos que passei. Principalmente em O Lorde Supremo, que foi o que mais me abalou e me fez querer matar a autora por ter matado um determinado personagem. ¬¬

Abraços,

Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

Ká Guimaraes 18/05/2013

Resenha feita pela Carolina Durães - colunista do acordei
Se eu tivesse que resumir o que eu achei do livro em uma única palavra, seria surpreendente. Para os leitores que acompanham a saga do mago negro, desde o primeiro livro devem possuir alguns conceitos sobre determinados personagens da série. A autora simplesmente joga para o alto tudo o que conhecemos, e vendo a situação do ponto de vista de Akkarin, vamos descobrir como ele se envolveu com a magia proibida. Mas para aqueles leitores ávidos por ação, Trudi Canavan não decepcionou, colocando no último livro da série a batalha mais decisiva de todos os tempos. Batalha essa que irá forjar alianças entre inimigos, ultrapassar as barreiras sociais e mostrar os leitores locais ainda não explorados com tantos detalhes nos outros livros.
Eu tive a impressão de observar não apenas o amadurecimento dos personagens, mas também da escrita da autora. Se no primeiro livro, a linguagem apresentava vários trechos escritos errados propositalmente, e no segundo uma ausência total desses diálogos, no último livro, a autora inseriu a linguagem popular quando necessário, sem forçar essa característica em determinados personagens.
Os personagens considerados secundários nos livros anteriores, como Cery, Dorrien e Dannyl, ganham destaque, equilibrando a trama, mostrando também o desenvolvimento de suas tramas pessoais.
Achei o desfecho da trama coerente, conciso, e apesar de não concordar completamente com o final, não posso dizer que não era o esperado.
Novos personagens vão ter seu passado e presente analisados, explicando um pouco mais sobre o passado de Akkarin. Romances não esperados vão acontecer, mas a autora conseguiu desenvolver os relacionamentos sem empregar clichês, o que tornou ainda mais interessantes e até mesmo chocantes.
Quanto a revisão, diagramação e layout, a editora está de parabéns pelo trabalho. Encontrei alguns errinhos de digitação, mas nada que interferiu na leitura ou ritmo do texto.
Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos
Carol

Nica 01/07/2013

O Lorde Supremo
Fim da Trilogia do Mago Negro. Devo iniciar declarando que Trudi Canavan, escritora australiana, está entre as minhas favoritas. Infelizmente, no Brasil, só temos de Canavan essa trilogia, mas ela já publicou muitos outros livros, inclusive outras trilogias, que imagino também sejam fascinantes. O Lorde Supremo é o terceiro volume da Trilogia do Mago Negro e vocês lembram os dois anteriores, O Clã dos Magos e A Aprendiz (vejam as resenhas clicando no nome do livro).
Não temam em ler essa resenha, apesar de dar alguns sinais da sinopse, vou evitar ao máximo entra nos detalhes da trama, pois sei que o último volume de qualquer trilogia pode ser rica em spoiler.
O foco da narrativa continua em torno de Sonea, mesmo já sendo aceita e respeitada por todos no clã, seus problemas são muitos e se tornam ainda mais complicados quando a trama dá uma guinada e inesperadamente uma verdade inaceitável ilumina as passagens subterrâneas do monastério. Sabemos que algumas vezes a verdade é tão absurda que a mentira prevalece. Sendo assim, voltemos à mentira, à traição, à culpa... Tudo em nome da tradição, do medo, do preconceito. Mas Sonea é muito forte e sua magia é superior por sua inteligência, dignidade e honradez. Ela jamais trairá os seus princípios, mesmo que isso coloque em risco a sua própria vida. Honra, força, coragem, determinação. E o amor? Aqui temos também romance, sim, um forte e infinito amor que supera barreiras, guerras, estigmas. E há lágrimas também. Sim, algumas por emoção, outras por tristeza.
Pode parecer redundância, mas vale lembrar que, em toda trilogia, o primeiro volume é apenas uma introdução, uma apresentação, uma preparação ao que teremos pela frente. Desta forma, O Clã dos Magos, apesar de emocionante, pareceu enfadonho, embora não se possa perdoar as infinita perseguição dos Magos por Sonea, mas desde lá se pode perceber não só a força de Sonea, mas de todos os muitos personagens. Quando veio a sequencia dos volumes, foi-se tornando clara que a construção de cada personagens foi inteligentemente armada para, não só confiarmos na participação de cada trama, mas também, algumas vezes, nos surpreendermos com eles. Emocionante! A ação dos personagens é comovente. Cada um tem seu papel maravilhosamente exclusivo. Todos fortes, com personalidades atuantes, decididos. Não houve um chororô, mimimi, aspectos que se percebe muitas vezes em romances infantojuvenis, principalmente quando estamos lidando com o tema fantástico.
Outro fator que me chamou atenção foi os detalhes do cenário. Devendo lembrar que mundo e o tempo da obra não são os nosso. O tempo é ligeiramente similar ao nosso medievalismo e o local não consta em nosso mapa atual. Mesmo assim, a descrição de cada local, de cada sala, quarto, corredores, ruas, montanhas, despenhadeiros... Tudo se encaixa perfeitamente, sem furos. Tudo muito bem colocado e lembrado. Não percebi uma falha de verossimilhança, ou de coerência. Posso reclamar da diagramação e tradução, mas relevei, tudo em nome da pressa que deve ter sido colocar os três volumes muito densos, e o terceiros com 616 páginas, no mercado em bem menos de um ano.
Outro aspecto importante que devo ressaltar é a maturidade da escritora em lidar com assuntos tão sérios como preconceito social, racial, homossexualismo, com tanta delicadeza e clareza. Uma trilogia imperdível

site: http://www.lereomelhorlazer.com/2013/03/o-lorde-supremo.html

Little Mary 27/05/2024

Casal de Chernobyl, que merda mágica foi essa ?
Fiquei puta com o desenvimento do casal que eu não esperava, e que eu particularmente odiei. Isso estragou todo o resto da experiência. Entendo que a autora tenha colocada a aproximação daquele personagem com a protagonista para criar um laço emocional no leitor e causar um impacto maior no final. Contudo, teve o exato efeito oposto sobre mim. Tomei raiva do casal e raiva do personagem que se relacionou com a protagonista, tanto que o plot não surtiu nenhum efeito. Acabei ficando apática e a estória perdeu um pouco a graça.

Liachristo 25/02/2014

O Lorde Supremo - Trilogia do Mago Negro - Editora Novo Conceito
"O Lorde Supremo", é o último livro da "Trilogia do Mago Negro'. Neste livro veremos Sonea a ex-garota de favela, sob a tutela de Akkarin.
Há um grande perigo para os magos do Clã que irá testar a todos até os seus limites. A história tem muitas mudanças e reviravoltas inesperadas, onde amigos se tornam inimigos e vice-versa. Isso desperta um grande interesse no leitor, já que é difícil prever o que acontecerá em seguida. A história segue um ritmo acelerado, cheio de ação, aventura, nos deixando em suspense até os últimos capítulos.

Todos os três livros estão intimamente entrelaçados, por isto é aconselhável ter lido os dois primeiros livros da série, antes de se aventurar neste. De outra forma, acho difícil conseguir acompanhar e ter bom entendimento da história.

Neste terceiro livro, seria de se esperar que Sonea seja uma das favoritas de todos os seus professores e popular com seus colegas de classe. No entanto, a jovem está sobrecarregada com um segredo de Akkarin, que ela deve proteger a todo custo ou corre o risco de perder as pessoas que ela quer bem. Ela ainda encontra-se sem amigos e sozinha. Sem possibilidade de conversar com seu ex-mentor, isolada de seus contemporâneos, e com medo de seu poderoso guardião. Ela teme que o segredo que ela detém poderia destruir a terra.

Há muitas batalhas mágicas e manobras políticas nesta história, e tudo é muito bem desenvolvido pela autora. Tudo é muito bem escrito. Mas, o que realmente nos prende e mantém o nosso interesse, são os personagens, todos muito bem elaborados, ricos em suas atitudes e emoções. O personagem principal, Sonea, mais uma vez é crível e o leitor realmente quer que ela e seus amigos possam sobreviver às batalhas. É muito emocionante quando vemos que nem todos os nossos personagens favoritos se sairão bem, e sofremos com isso.

É fascinante acompanhar como cada mago tem de reavaliar o seu código de ética e honra, e como cada um faz isso. A trilogia foi sendo contruinda em espirais em direção a um clímax emocionante, a partir do momento que Sonea vê seu futuro em ruínas ao redor dela e ela vai ser obrigada a fazer uma escolha difícil, tanto para si, o futuro da sua terra, e para aqueles que ama. Seu velho amigo Cery(que saudades dele), está em uma boa posição entre os ladrões e se verá envolvido em uma caçada a um assassino em série solto nas ruas de Imardin. Dannyl manipula o amor e o dever. Rothen assiste impotente Sonea sendo manipulada pelo Alto Senhor. E enquanto isso o inimigo se aproxima, sem que ninguém saiba como e o que ele é verdadeiramente.

Ao invés de simplesmente uma batalha de inteligência, poder e habilidade entre os seres mágicos, temos a chance de ver que o fim reconhece a necessidade de ilustrar que as pessoas comuns são muitas vezes apanhadas por eventos maiores. A firmeza dos ladrões é inspiradora. Mesmo sabendo que eles são extremamente desfavorecidos, eles ainda se esforçam para lutar contra os invasores. Mais que uma batalha de egos e vontades, a insistência dos Ladrões de agir apesar das probabilidades, faz a gente ranger os dentes na determinação de vê-los prevalecer.

Trudi Canavan conseguiu construir para o leitor um resultado cada vez mais potente, a cada livro da série lido. Cada vez que você acha que o clímax chegou, ela o joga pra baixo de novo, trazendo a história para um novo pico e aumentando as apostas ao mesmo tempo. Raramente um autor consegue gerenciar isso, e ainda mais raro é conseguir realizar isto de uma forma eficaz.

Ao longo de todas as batalhas, há esperança. Surpreendentemente isso dá a trilogia um final otimista, e o leitor tem a sensação de que tudo ficará bem para os personagens que são deixados. Uma leitura satisfatória e um bom final para uma trilogia envolvente. O Lorde Supremo é o inevitável adeus com lágrimas nos olhos, repleto de cenas emocionantes, de amizades redescobertas, dores de perda e mortes inevitáveis.

A autora planeja outra série baseada em Kyralia no futuro, e vai ser interessante ver as consequências dos eventos que acontecem na trilogia Mago Negro.

Canavan, conseguiu criar um livro que é ao mesmo tempo fácil de ler e magnificamente trabalhado. O livro tem um final surpreendente, mas satisfatório. Quando o livro chega ao fim, todos os fios soltos são amarrados, todas as perguntas são respondidas, e a série é perfeitamente acabada. Este livro é tudo o que um bom livro de fantasia deve ser, e mais do que isso, é tudo o que um livro final de uma série deve ser.

Este foi o meu livro favorito dos três. Intriga, magia negra, amor, confiança e lealdade inabalável são temas que são tratados nesta história, tão bem criada e trabalhada por Trudi Canavan. É a melhor série de fantasia que eu já li em muito tempo. Eu me apaixonei por muitos dos personagens instantaneamente, e as descrições dos lugares são vívidas o suficiente para que eu consiga imaginá-los, e consiga me sentir como se também estivesse lá.

Mais uma vez, a Novo Conceito fez um ótimo trabalho em sua publicação. Tanto a revisão, quanto a tradução estão impecáveis. As letras estão de tamanho agradável e a cor das páginas facilitam bastante a leitura. Gostei da maneira como trabalharam a capa. Mesmo usando a original, com algumas modificações que foram feitas, ela ficou mais bonita.

Eu recomendaria este livro para quem gosta de fantasia, ação e muita adrenalina misturados em uma única história.
Bjus

GeorgesKV 11/01/2014

Que saga.. fantastica.
Faziam quase 2 anos que eu tinha um livro jogado na minha prateleira, um livro que eu li, gostei pra caramba, mas não tinha a continuação no Brasil ainda, o nome desse livro, "Clã dos Magos", foi então que nesse natal ganhei "A Aprendiz" e novamente me apaixonei e lembrei porque eu gostei tanto de Clã dos Magos, a escrita da Trudi, a personalidade de cada personagem mesmo os não principais, 3 dias foi o necessario para eu devorar todas as paginas de A Aprendiz, logo depois corri para comprar o Lorde Supremo..

Um dia de leitura, um dia sem parar, quase 14 horas lendo, fascinado com essa saga maravilhosa, com cada personagem, imaginando cada cena desse mundo espetacular, sentindo cada medo que Sonea sentia, sentindo um sentimento de compaixão por Akkarin, sentindo dor pela morte de um certo personagem, e finalmente, leio a ultima pagina, o ultimo ponto, e após parar e respirar e digerir todo esse universo maravilhoso e fantastico que eu acabei de ler, uma jornada que começará 2 anos atrás quando vi o primeiro livro com o slogan chamativo "Cuidado com o que você deseja, você pode se tornar um deles" que me fez comprar ele, finalmente acabara.

E então, a depressão se seguiu, depressão aquela que você sente quando um ente querido se vai, ou perde um grande amor, e é por meio dessa depressão que você pode virar e dizer seguramente que esse livro, essa saga, é MARAVILHOSA, pois, qualquer coisa, seja série, filme ou livro que te faz imergir tanto no universo que ele conta a ponto de te deixar triste após o final não pode ser nada mais do que fantastico.

Fiz a minha critica sem levar em consideração nada técnico, apenas a experiencia propria de ter lido tantos livros de Fantasia, e o sentimento que foi levado durante a jornada dessa saga. Torço para que a outra triologia chegue logo ao Brasil, gostaria de acompanhar mais de Sonea, Dannyl, Rothen e Tayend, sem falar do pequeno ladrão Cery.

Coloco essa triologia como minha preferida de fantasia, e sim, ao lado de outra obra maravilhosa e famosa, "Senhor dos Anéis."

Fernanda 31/10/2013

O Desfecho
Li o terceiro livro imediatamente após o segundo. Basicamente fechei um e abri outro. Inclusive é algo que aconselho a fazer. A primeira parte é bem agitada, com muitos acontecimentos e muitas decisões sendo tomadas que afetarão a vida de todos os personagens. Já a segunda metade transcorre de uma forma um pouco mais calma, mesmo com uma guerra em vista.

Aqui, Sonea toma certas decisões que alteram a vida dela de forma drástica. Decisões essas que levam a um julgamento e expulsão dos magos negros para uma terra desértica além do reino, aonde vivem os inimigos de Kyralia.

Siga o link para ler mais no blog.

site: http://bit.ly/18GN96I