O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Nath @biscoito.esperto 11/03/2013

Quando terminei de ler O Lorde Supremo, minha vontade era botar fogo no livro. Simplesmente pelo fato de que a autora o terminou de uma forma que... eu fiquei inconformada. Não por que o final é ruim. Na verdade, o desfecho da história foi um dos melhores dos livros de fantasia que já li, mas eu fiquei chateada por que meu personagem favorito (que amo desde a primeira aparição) simplesmente morre. Mas, frustraçõs à parte, eu acho que a Trilogia do Mago Negro é uma das melhores histórias de fantasia que eu já li.

É quase impossível escrever essa resenha sem dar spoilers dos livros anteriores, mas tomarei todo o cuidado do mundo para não fazer nada de errado aqui.

A história de O Lorde Supremo começa algum tempo depois do final de A Aprendiz. Sonea saiu das ruas e se juntou ao clã no primeiro livro, no segundo ela venceu (literalmente) o preconceito por ser uma favelada e agora, no terceiro livro, ela terá que enfrentar os segredos que conhece de Akkarin, o Lorde Supremo do Clã de Kyralia.

Não é segredo que Akkarin é o grande vilão maligno e cruel da saga, mas nesse livro tudo se encaixa. Ele se mostra menos cruel e revela os motivos pelos quais aprendeu magia negra. Sonea tem duas opções: ajudar Akkarin em seu plano ou botar tudo a perder. Os dois lados parecem ruins quando ela percebe que terá que usar magia negra e que uma guerra se aproxima.

O último livro da trilogia segue o mesmo ritmo de narrativa da Trudi Canavan (obviamente, até por que foi ela quem escreveu), mas você nota que o ar do livro é mais desesperado, angustiado. Afinal, as coisas estão sérias, tem uma guerra acontecendo! Na minha opinião, este foi o melhor livro da trilogia.

Não tenho muito o que dizer sem dar spoiler. Eu realmente adorei este livro, achoq que todos deveriam ler. Ele tem um toque balanceado entre tragédia e comédia, tristeza e alegria, amor e ódio. E, quando lado ódio, é do mais puro e selvagem possível. E o amor é tão puro e selvagem quanto o ódio.

Realmente, irei reler esta trilogia quando ficar velha e sorrir com as mesmas vitórias e chorar com as mesmas mortes (principalmente as mortes). Recomendo.

site: www.nathlambert.blogspot.com
Dadá 04/12/2016minha estante
Sim, o livro é bom, mas o final é péssimo.

Dadá 04/12/2016minha estante
Não é bem péssimo. É decepcionante e sem explicação kkk

Nath @biscoito.esperto 04/12/2016minha estante
Nossa, eu li esse livro deve ter uns três ou quatro anos, queria ler a série e novo, mas nunca superei a morte de certo Lorde...

Dadá 04/12/2016minha estante
Exatamente! Sem explicação. Poxa! Tinha uma fonte de energia praticamente infinita ao lado e ele usa toda a sua? Tô inconformada até hoje. rsrs

GeorgesKV 22/01/2014minha estante
Você não prestou atenção então, eles se recusaram a pegar o poder da arena de principio, porque o escudo da arena foi fortalecido por 500 anos pelos mais poderosos magos todos os dias, quem tivesse aquele poder seria indestrutivel praticamente, é MUITO poder, sem falar que, iria deixar os magos sem um local seguro para treinar por um BOOOM tempo.

Bruno 15/07/2014minha estante
Entendo o que você quis dizer GeorgesKV, mas aquele momento era de maior urgência eles sabiam que as chances estavam contra eles e que não poderiam chegar perto da arena no meio do combate.

Jaqueline 12/12/2014minha estante
Também achei que os personagens simplesmente emburreceram no final do livro. Quando os magos continuam teimando que Akkarin está no meio de uma conspiração, quando tudo indica que não está. (Aquele trecho que que lord Balcan diz: não! ele quer que pensemos que vamos ser atacados quando na verdade está tramando alguma coisa! / Mas o que ele estaria tramando? / Não faço a menor ideia! ~~quismorrer quando li isso ¬¬) Quando nem mesmo o Akkarin consegue perceber porque os ichanis estão destruindo as mansões, e só depois de meio século o Cery aparece e os avisa. Quando Akkarin simplesmente se recusa a pegar a magia contida na arena, mesmo sabendo que iria infrentar três ichanis totalmente "reabastecidos". Em alguns momentos tive a impressão que ele estava pretendo morrer mesmo...

Eu amei o universo criado pela Trudi, amei o contexto em que a história ocorre e amei os personagens (até daquela anta nojenta do Fergun eu gostei heheh), mas eu esperava que a trilogia fosse melhor escrita..e tivesse um final melhorzinho.

Daniela 26/05/2019

• O primeiro livro me prendeu logo de início, os personagens me cativaram e talvez por isso eu tenha tolerado bem a longa fuga da protagonista. Mas depois de terminar de ler, ficou claro que tudo aquilo (ou a maior parte) era necessária para que entendêssemos a visão que as pessoas da favela tinham dos magos.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• O segundo livro continuou no mesmo ritmo de acontecimentos importantes, sem delongas, o que particularmente gosto. Novos personagens apareceram e novos obstáculos que pareciam inofensivos começaram a se tornar mais sérios, acompanhando assim a vida da protagonista e seu amadurecimento necessário para lidar com tudo aquilo. ⠀⠀⠀⠀
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Contudo senti falta de outros personagens que, nesse segundo livro, se tornaram obsoletos e que no primeiro haviam me conquistado, mas nada que seja considerado ruim para o todo da história.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• O ritmo desses dois livros e a forma de narrar da autora me fizeram amá-los e devorá-los rapidamente, sem que eu nem percebesse já estava finalizando-os e ávida por mais.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Contudo, o terceiro livro me decepcionou em vários aspectos. Primeiro pelos erros da edição, não encontrei praticamente nenhum nos outros dois, mas nesse terceiro haviam palavras faltando, travessões e espaçamentos onde não deveriam estar. Apesar de não prejudicarem a história em si, acabam confundindo e quebrando o ritmo da leitura.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• O segundo aspecto que me decepcionou foi o romance, que na minha opinião foi forçado, e no decorrer dele dois personagens que eu gostava muito, começaram a se descaracterizar, talvez porque num romance as pessoas se tornem outras? Pode ser, mas na situação em que eles estavam eu não conseguia enxergar nem clima pra tudo aquilo, então foi meio triste.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Os outros personagens, no entanto, continuaram prendendo minha atenção e por isso continuei a ler sem perder o interesse.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Amei o modo como a autora introduziu os personagens homossexuais, deixando claro que não havia cura pra algo que não é uma doença.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• A protagonista me trouxe sentimentos controversos. Achei que a autora colocou uma força emocional absurda nela. Com tudo o que ela vinha passando e estando longe das pessoas que eram seu apoio, acho que em algum momento era inevitável que ela cedesse à pressão, mas isso não acontece, o que me fez sentir certo afastamento dela, ainda que ao mesmo tempo a admirasse por isso.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• O final foi ótimo, sinceramente salvou muita coisa que não tinha se encaixado pra mim.
• ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• De todo modo fiquei muito desapontada ao descobrir que há uma outra trilogia que é continuação dessa, mas que não foi traduzida aqui no Brasil. Uma pena, com certeza leria!

@dancando.com.as.letras

site: https://www.instagram.com/p/BxqI51wDcS9/
Luciana Fls 02/06/2019minha estante
Não sabia. Qual o nome?

Daniela 02/06/2019minha estante
A continuação se chama The Traitor Spy.

Luciana Fls 12/06/2019minha estante
Obrigada

Yago.Gecy 22/12/2017

Melhor dos 3
O último livro é o melhor de todos, com os melhores plot twists mas acho que o final é muito triste e achei injusto o final desse livro ?
Ana 12/02/2018minha estante
Também estou na turma dos que acharam o final desse livro injusto. Akkarin se mostrou um herói e co-protagonista. Seria interessante também que voltasse a ser o Lorde Supremo. Confesso que é mais fácil aceitar a morte nos livres de George RR Martin porque os personagens nunca são 100% bons ou honrados. Mas Akkarin era diferente. ?

Yago.Gecy 12/02/2018minha estante
Achei meio complicado não só pela morte do Akkarin mas pela própria sonea que sofre todos os livros e no final ela ainda ver o amor da vida dela morrer e acaba gravida

Ana 12/02/2018minha estante
Pois é. Pra mim foi a falha do livro. Isso me desanimou a ler os outros livros da autora.

Thais 21/03/2014minha estante
Nossa, concordo plenamente com você, me decepcionei demais com a série, também não recomendo e odiei esse último livro.

Leandro 14/06/2014minha estante
Fora que aquele desfecho foi simplesmente patético. Só me dei conta que o vilão tinha morrido porque o capítulo acabou

Vic 18/06/2014minha estante
eu também !!!

Ridículo u.u

Dani 06/10/2020

Vou dizer uma coisa: esse livro compensou toda a enrolação do primeiro, e incrível como a história se desenvolveu, bem diferente daquela narrativa no começo maio arrastada e repetitiva. Se você foi um dos que se sentiram tentados a abandonar a trilogia logo no primeiro livro, acho que vale a pena ler só pelo último.

--SPOILER-----------------------------------------------

Eu até agora não aceitei o final, mesmo já tendo levado spoilers antes sobre a morte de Akkarin, ainda me custa acreditar nisso... >:(
Ny 14/10/2020minha estante
Eu estou revoltadíssima com o final desse livro! ?
Achei um absurdo o que a autora fez!
Ela criou uma química entre dois personagens do nada (porque eu achei que foi bem atropelado esse romance entre os dois), e depois, quando o leitor começa a se acostumar com o casal, ela resolve finalizar a relação deles daquela forma.
O único modo de aplacar a minha indignação foi imaginar finais alternativos, que é o que eu tenho feito desde então, em protesto ao final ridículo que ela deu a um dos personagens principais. ?

Dani 15/10/2020minha estante
Mds, siimm, que fim foi esse?? Depois que acabou o livro eu fiquei um tempão só pensando nos outros possíveis finais, e tipo, se eles tivessem tirado o poder da arena, mesmo que Akkarin tivesse sido atingido, eles iam ter ainda poder de sobra pra matar o último ichani.

~Cristina. 30/01/2014minha estante
De fato, foi um final irrisório o de Akkarin. Concordo com tudo o que você disse, ele poderia ter guardado nem que o mínimo de força que se manteria vivo pelos 5 segundos seguintes em que Sonea matava os ichanis. O mesmo disse que não aguentaria perder uma segunda amada em sua frente, no entanto, não hesitou em se sacrificar desnecessariamente e deixá-la sozinha. Francamente... Esperava mais desse final.

Leonardo 12/02/2014minha estante
Concordo, mas todo estoria é sim, sempre algo q poderia ser melhor, acho até que é a ideia para poder ter discussão. Acredito que o epilogo deveria ser mais longo, tinha muita coisa para esclarecer, como ficaram os ladrões, como esta a relação de Kyralia e Elyne e Sachaca cheio de magos negros até o Rei. Vale a pena ler.

Taci 21/04/2018

Estou chorosa
Tô me sentindo acabada. Acabei de terminar o livro e não consigo parar de me sentir mal e chorar.
Amei a série, mas esse final... Porquê???? Sério. Eu esperava um final feliz, Sonea merecia sabe.
Eu me apeguei tanto aos personagens e poxa, que droga. Eu tô numa baixa de uma tristeza devastadora. Tô arrasada.
Vou deitar aqui e chorar mais um pouco. Acho difícil superar esse livro.
Lari Thekilla 22/04/2018minha estante
Tb me senti assim...

Priscila 07/07/2019minha estante
Estou me sentindo exatamente assim :((((((

Jaíne 10/02/2016

Um tapa in my face!
Estou escrevendo essa resenha e se alguém aqui leu a resenha que fiz do segundo livro dessa saga "A Aprendiz", provavelmente está esperando que eu comece a detonar esse livro. Pois bem, antes de falar dele, vou dar uma repassada nos anteriores.
Tanto o primeiro quanto o segundo livro são de uma enrolação e uma mesmice implacáveis. No primeiro volume, "O Clã dos Magos" temos praticamente um livro inteiro narrando a personagem principal Sonea, fugindo do Clã. Não tem nada de "uau", é extremamente repetitivo e chato.
No segundo volume, "A Aprendiz" temos praticamente o livro inteiro mostrando Sonea, agora integrante do Clã sofrendo bullyng dos coleguinhas magos.
Ou seja, até aí a saga não me dava a menor vontade de continuá-la, mas como bem sabem, eu tenho pena de deixar um livro na minha estante sem ser lido e também é sempre melhor ter o conhecimento da saga completa e direitinho pra ter mais "moral" de criticar.
Peguei o "Lorde Supremo" da estante, vi todo seu esplendor de 624 páginas e pensei "tomara que termine essa chatice o quanto antes", embora esperasse que fosse enrolar, já que é um livro muito grande.
No primeiro capítulo já foi aquela coisa... Muita relembração do livro anterior, que já me fez ficar com o pé mais atrás ainda e aí...
PAH!
Começou a vir um tapa na minha cara atrás do outro.
Na capa desse volume, temos o dizer "Quando a aprendiz supera o mestre, é apenas o começo de um grande embate", isso abre espaço a especulação mais óbvia: Sonea vai ficar bem forte e se voltar contra Akkarin, certo? MUITO ERRADO!
São tantas reviravoltas na história, que eu ficava de queixo caído.
Chegava a parecer que era outra escritora que tinha escrito esse volume de tão diferente dos anteriores.
Casais improváveis são formados e alianças improváveis são formadas nesse volume.
Não posso falar muito pra não começar soltar spoiller aqui.
O livro em si foi muito bom, mas isso não significa que vou poder dar a ele uma boa nota, porque não posso simplesmente ignorar o fato de que os dois primeiros livros não são legais.
Outras pessoas que tivessem tido a mesma visão que tive, abandonariam a saga já no primeiro livro.
Então, no fim das contas, apesar desse desfecho de 624 páginas ter sido bom, não recomendo a saga a ninguém.
Bom gente, é isso! Até a próxima!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
Alline 24/09/2016minha estante
Me senti assim em relação ao livro. Li para poder opinar sobre uma vez que já havia iniciado. Também não indico.

Andrea 05/07/2017minha estante
Meus sentimentos são próximos dos seus, exceto que eu comecei a achar esse livro muito chato também depois da metade.

George 02/10/2015

...e morreu
Final decadente para fechar um história que teve início muito bom.

Não sei se pela necessidade de lançar logo o livro ou por falta de talento da autora, mas o final deixa muitas pontas soltas, transforma personagens inteligentes em burros e acaba de uma forma previsível e sem graça. :/
Rhay 17/11/2015minha estante
Pois é.... tive a impressão que não foi ele quem escreveu esse livro. A escrita é muito diferente do 1º livro. O final é completamente jogado, e personagens que vc amava passam a ser chatos e desinteressantes, a protagonista que era pra ser simplesmente F*** nesse último livro está no mesmo nível que no livro anterior. Triste final para algo que tinha começado muito bem!

Renata 13/10/2016minha estante
"...e morreu" kkkkkkkkkkkkk exatamente o que pensei em relação a esse final.

Dadá 02/12/2016minha estante
Bom, eu gostei do romance. Vou comentar o que vc falou do personagem morto. É que Akkarin criou uma ilusão com seu poder pra tentar desviar a atenção dos shasakanos no momento da luta.
O que eu não entendi e não fez sentido foi ele gastar todo seu poder e não usarem o da arena que era praticamente uma fonte infinita de poder. Ninguém merece.

Andrea 05/07/2017minha estante
Romance péssimo mesmo. Nem acreditei quando ele começou e olha que já estava bastante desacreditada da trilogia.

Priscila 14/10/2013

Final desesperador
O livro é perfeito, nunca me apeguei a um livro assim, ao ponto de ler 2/3 dele num único dia. eu devorei esse livro, a trilogia inteira é emocionante. Contudo, o final desse livro magoou e deixou a desejar, ao menos no meu caso. Nem parecia que a mesma escritora que tinha criado toda a história perfeita do livro tinha escritos também aqueles últimos capítulos que arrancaram fora o meu coração e me deixaram em estado de quase depressão com aquele fim. Indico a todos que amam livros, só lembro a todos também, talvez você ão goste do final. Vou tentar me apegar a u livro em que personagens amados não morram pra me recuperar. :)
Maah65 20/11/2013minha estante
Sei como você se sente. Terminei o livro anteontem e ainda hoje estou mega, mega triste por aquela trilogia perfeita ter tido aquele final... Frustrante. Apesar de tudo, é com certeza uma das minhas trilogias favoritas. Vamos torcer pra que a sequel dela seja traduzida. Quero ver o que o filho da Sonea e do Akkarin vai aprontar.

Priscila 20/11/2013minha estante
To esperando muito também! Espero que seja bom! E verdade, uma das melhores histórias que já li. :)

Nana Kin 08/04/2013minha estante
Ja estava doida pra ler , agora to mais ainda *uu*

Paulo Antunes 05/06/2013minha estante
Fiquei curioso para saber o que te deixou no vácuo... E o que ela fez para que você não a perdoe.