Variedades da experiência científica

Variedades da experiência científica Carl Sagan

Resenhas - Variedades da Experiência Científica

1 | 2 | 3 | 4

Bruna 13/08/2019

Ler Sagan é ter crises e crises existenciais, ele estimula o pensamento crítico, nos liberta da ignorância do desconhecido. Sagan é direto, claro, e se coloca com a precisão de um cirurgião.

Esse livro é a transcrição de suas palestras, escrito após sua morte por sua esposa Ann Druyan.

Na parte final temos perguntas e respostas, e a sensação que temos não é de leitura mas de audição, sentimos como se estivéssemos de frente ao Carl.

O contexto do livro é vida extraterrestre, guerra nuclear e suas consequências, obscurantismo religioso, e o papel positivo que a religião pode ocupar, tendo em vista, que as religiões norteiam cada passo dos religiosos, e poderia ser uma ferramenta de manobra positiva.

Religiões tem um número consideráveis de seguidores, sendo assim, em um dado momento, líderes religiosos poderia incitar e alavancar o questionamento moral, em questões como guerras nucleares.

Assim, para concluir, gostaria de citar, de Protágoras, do século V a.C., as
primeiras linhas de seu Ensaio sobre os deuses: “Acerca dos deuses não tenhocomo saber nem se eles existem nem se eles não existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento. Entre elas, o fato de que eles nunca aparecem”.

xTinho 25/07/2023

???
Embora um pouco entediante, ainda assim é possível perceber e admirar a genialidade por detrás das respostas e comentários do Carl.

Conheço apenas a série Cosmos e este foi o meu primeiro contato com a literatura do autor; considerei interessante mas ainda longe da genialidade do que ouço falar dele.

Espero ler algum mais aprofundado dele em breve...

Rodrigo.Rodrigo 15/06/2022

Se você quer saber sobre cosmos, religião, ciência, esse livro é excelente. O livro é a transcrição de palestras de Carl Sagan no ano de 1986, mas os temas são totalmente atuais.

Jackson60 08/06/2023

Exposição do seu posicionamento com respeito e tolerância
O livro é formado pelas transcrições de uma série de palestras realizadas por Carl Sagan, na Universidade de Glasgow, na Escócia, em 1985.

Nelas, dentre diversos outros temas, conexos ou não, o autor tratou da teologia natural. Logo de início o leitor é deslumbrado com a grandeza do universo (bilhões e bilhões). Ao mesmo tempo que Sagan consegue dar uma centelha da nossa insignificância, ele consegue mostra ela importância de entender os fenômenos que nos cercam, para assim, compreendermos o passado, para agir no presente construindo o futuro.

Ao longo das passagens pude quase que ouvir as palavras pela voz de Sagan. Grande divulgador científico, nas perguntas e nas resposta, na forma delicada como trata o tema, como se preocupa em entender bem o que diz, é notável o seu compromisso com a ética. Sinto a sua falta.

Jonas.Doutrinador 21/12/2023

Para amadurecer
Este livro é um compilado das lições de Sagan em suas palestras, então dá pra imaginar o quanto é precioso poder se deleitar nesta leitura. Aqui são debatido temas relacionados à fé, religião, como a visão do senso comum sobre Deus difere dos dados científicos.

Sagan ensina como debater de maneira elegante a racional assuntos sensíveis para muitos, os quais lidam com essas questões de maneira passional. Uma grande reflexão que tive foi sobre o real poder dos líderes religiosos no tocante da paz mundial. Qual tem sido o real papel deles?
Outro ponto interessante é os seus apontamentos sobre como o homem investe pesado para poder destruir seu patrimônio natural. A grande lição que levo deste livro é que para o homem poder evoluir e ser útil em seu meio, é necessário que ele aprenda a mudar a maneira de pensar e lidar com suas emoções.

Senhor Melancólico 23/12/2023

Sagan propõe a união ciência/religião por um mundo melhor
Alguns podem discordar, mas, pelo menos nesta leitura, Sagan em nenhum momento quis convencer o leitor de que Deus não existe ou que as religiões são inúteis. Muito pelo contrário, o cientista propõe a união ciência/religião em prol de um mundo melhor. Sagan mostra, por exemplo, que a ciência já comprovou o perigo global de uma possível guerra nuclear, e se faz necessário que as grandes religiões, que tanto pregam o amor ao próximo, a paz entre as nações, possam também contribuir de maneira mais concreta contra o armamento nuclear das grandes potências. Sagan vai criticar também os governos que se utilizam do discurso religioso para se manter no poder, quando estão ao mesmo tempo promovendo guerras, armas e violência, problema tão presente nos dias de hoje. Portanto, é válido o que Carl Sagan tentou nos mostrar nas palestras Gifford. A paz mundial vai além de crenças, partidos, nações. Estamos falando da história da humanidade, e não há profecia, aliança, evangelho, livro sagrado que concorra para nossa extinção.

"Portanto, eu diria que a primeira coisa a se fazer é se conscientizar de que os governos, todos os governos, pelo menos de vez em quando, mentem. E alguns deles mentem o tempo todo ? alguns mentem só metade do tempo ?, mas, em geral, os governos distorcem os fatos com o objetivo de permanecer no poder. E, se formos ignorantes e não soubermos nem mesmo fazer os questionamentos essenciais, não vamos fazer muita diferença. Se formos capazes de entender os problemas, se pudermos fazer as perguntas certas, se conseguirmos apontar as contradições, então poderemos obter algum progresso."

Karina 31/12/2023

Inestimável
Ah, Sagan. Genial como sempre.

Sinceramente, eu poderia ler até a lista de supermercado deste homem.

Outro livro magnífico pelas mãos de um dos maiores astrofísicos que já pisou na terra!

Diego 12/03/2023

Muito bom livro pra conhecer toda a beleza das ideias de Carl Sagan sobre o universo. A obra traz muitas reflexões e pontos de vista sobre questões polemicas e outras ignoradas pela grande maioria.

Satiro 20/02/2022

Deus aos olhos da ciência
Tema interessantíssimo e trazido à luz por um dos melhores divulgadores científico que existiu.
Carl Sagan aborda de maneira crítica, racional e científica sobre Deus (e o que exatamente é esse Deus). Nos fazendo refletir a cada capítulo sobre esse ser tão presente em mais de 2000 anos, nos questionando e nos instigando a vê-lo por meio da ótica científica. Algo que normalmente nos é apresentado.
Livro recomendadíssimo para crentes e não crentes, para quem acima de tudo busca pelo mais próximo da REAL e CONCRETA VERDADE.

Dori.JR 11/10/2020

Sagan faz falta nesses tempos sombrios.
Que livro magnífico! Sagan, mais uma vez, usa seu dom de ensinar e passar a suas mensagens , de forma clara, com palavras de fácil compreensão e, exemplos simples. Este livro, é uma série de palestras proferidas em 1985, as palestras Gifford. Ele trata de vários assuntos: vida extraterrestre, a existência de Deus, armas nucleares entre outros assuntos. O principal tema, é a busca na existência de Deus. Ele fala muito sobre a teologia natural ( que tenta provar a existência de Deus e outros atributos divinos por meios filosóficos, sem nada do sobrenatural.) No final, tem as perguntas e respostas, que é um show a parte. Em suma, é um livro excelente, para todos aqueles com a mente aberta. Pois aqui, trata-se de assuntos muito delicados.

Apluix 23/10/2020

Me fez pensar de maneira incrível
Realmente gostei muito de como ele constrói sua linha de raciocínio através dos capítulos, utilizando fatos científicos e nos mostrando cada vez mais como somos pequenos perante o cosmo, como temos muito a conhecer e como as religiões estão presentes em nossa sociedade muitas vezes para ajudar as pessoas a lutarem contra essa insignificância cósmica

Fabi 26/12/2022

Dos que li do Sagan, acho que este seria uma ótima porta de entrada para a literatura que ele deixou? Especialmente para quem tem medo de não entender muito.
Vou reler muitas vezes ainda os meus preferidos dele e este estará na lista.

Os capítulos finais me pegaram demais.

1 | 2 | 3 | 4