Variedades da experiência científica

Variedades da experiência científica Carl Sagan

Resenhas - Variedades da Experiência Científica

1 | 2 | 3 | 4

Gabriel.Tomita 16/09/2022

Por mais pessoas como Sagan no mundo!
Primeira obra que li do Carl Sagan e sem dúvidas não me arrependi!
O livro aborda vários campos da ciência e da nossa cultura com o autor utilizando seu conhecimento e ceticismo para construir suas opiniões em uma base solida de argumentação, abordando questões polêmicas da época (e que são polêmicas até hoje) e também sobre a evolução da ciência, principalmente de aspectos da astronomia, biologia e física.
Há também diversas fotografias, todas relacionadas a astronomia, que agregam ainda mais valor ao livro.
Com certeza lerei mais sobre o autor a partir de agora e com certeza precisamos de mais pessoas como Sagan, afinal estamos em uma época na qual, infelizmente, o negacionismo científico está se expandindo e isso de forma alguma é um progresso para a humanidade, e sim um retrocesso!

Kelly 04/04/2012

Uma visão muito pessoal
É desta forma que encarei este livro. Tudo nele é uma visão bastante pessoal do autor e não concordo com muitas coisas. Estretanto encontrei um trecho que considero uma definição sobre religião que acredito ser muito apropriada: Segue o trecho:
"... Elas proporcionam, de forma bastande significativas, e sem armadilhas mística, padrões éticos para adultos, histórias para crianças, organização social para adolescente, cerimônias e ritos de passagem, história, literatura, música, consolo em épocas de luto, continuidade com o passado e fé no futuro. Mas há muitas outras coisas que elas não proporcionam".

capítulo sete p. 207

Luis Felipe S. Correa 16/10/2023

Organização póstuma de palestras de Carl Sagan
Ler Sagan é uma experiência sempre enriquecedora. É admirável o fato se ser um grande expositor, e não um impositor, da ciência. E essa exposição literária demonstra que é possível discordar sem ser desrespeitoso e sem afastar as pessoas que pensam diferente, despertando nelas um espírito científico.

Wyllian Torres 02/12/2022

Ótimas reflexões
O livro reúne diversas palestras transcritas de Carl Sagan nas quais ele expõe alguns de seus pensamentos sobre as religiões (as mais tradicionais e ocidentais, no geral). Nele Sagan explora as falhas que persistem, os mitos vazios, que muitas podem trazer, mas tb aponta a influência positiva que algumas possam exercer no pensamento humano.

Isabella2101 20/02/2024

Talvez o meu preferido
Não sei descrever como esse livro mexeu comigo, principalmente em um momento que ousei tentar entender e conhecer um pouco mais sobre Deus e sua criação. O Carl Sagan de forma muito sutil me fez questionar crenças, mas em momento algum minha fé foi colocada em prova, muito pelo ao contrário, me fez perceber o quão longe estamos de entender sobre esse vasto universo. Mesmo o livro contendo algumas informações técnicas, isso não atrapalhou nem um pouco na minha experiência.

Murilo 31/12/2022

Este livro é uma transcrição de algumas palestras do Carl, feita pela sua esposa, Ann Druyan. Aqui Carl discute os conceitos da crença religiosa e da busca por deus, e suas implicações na sociedade. O livro tem uma linguagem bem clara e acessível.
Carl mais uma vez conseguiu expor a necessidade da educação científica de maneira magistral.

Sobre as minhas próprias conclusões: acreditar em deus (e em qualquer tipo de superstição e pseudo ciência) é uma maneira bem rasa e ilusória de experienciar a vida.

mello 24/05/2022

Carl Sagan nunca erra
Impossível ler as transcrições de suas palestras e não admira-lo ainda mais. Sua sabedoria, altruísmo e habilidade para o discurso são impressionantes. Gostaria de ter o conhecido, mas fico feliz em poder,pelo menos, ter acesso a livros como esse.

Yasmim 31/03/2022

??????????
Nas Palestras Gifford, Carl Sagan traz uma abordagem científica para a temática religiosa, com ênfase no cristianismo. Leitura essencial.

Jaqueline.Sayumi 15/01/2022

Livro bem didático e de fácil compreensão mesmo não sendo tão familiarizada com o assunto em si. Meu primeiro livro do Sagan então não sei apontar de a narrativa fluida é característica dele como autor ou foi por se tratar da transcrição de palestras.

Felipe863 14/09/2021

Palestra em formato de livro!
O livro é si é muito bom, traz belas imagens e desenhos científicos que ajudam na compreensão do texto, que na verdade é uma transcrição de uma palestra ocorrida na década de 1980 dada pelo Carl Sagan e foi organizado em formato de livro por Ann Druyan após sua morte.
O que me surpreendeu foi que a noção do homem imaginar a existência de outros mundos e pensar nas estrelas como semelhante a nosso Sistema Solar não é tão recente assim. O autor também debate com os ouvintes sobre Ciências e Religiões, que ainda mais interessante a leitura do livro.

Angelo.Miguel 27/06/2021

Ótimo livro !
Adoro os livros do Sagan! Neste compilado de palestras são abordados vários assuntos interessantes, desde astrofísica a filosofia e religião. Muito bom, recomendo.

Walney 21/12/2019

Uma visão pessoal e cientifica
O Livro nos faz pensar em questões que vão da filosofia a teologia, também faz nos questionar e tomar partido em certos momentos, mas acredito que as perguntas e respostas das palestras no fim do livro são um complemento a forma de pensar de Carl Sagan, muito instrutivo e que faz pensar questões que nunca deixarão de ser atuais. O titulo me parece uma armadilha para os crentes, pois sim é uma visão pessoal, mas não da busca por algo, mas por reafirmação de um ponto de vista estritamente cientifico e isso significa questionar, a busca aqui é pela verdade cientifica, quantificável e lógica. Vale a pena!

Bruna 13/08/2019

Ler Sagan é ter crises e crises existenciais, ele estimula o pensamento crítico, nos liberta da ignorância do desconhecido. Sagan é direto, claro, e se coloca com a precisão de um cirurgião.

Esse livro é a transcrição de suas palestras, escrito após sua morte por sua esposa Ann Druyan.

Na parte final temos perguntas e respostas, e a sensação que temos não é de leitura mas de audição, sentimos como se estivéssemos de frente ao Carl.

O contexto do livro é vida extraterrestre, guerra nuclear e suas consequências, obscurantismo religioso, e o papel positivo que a religião pode ocupar, tendo em vista, que as religiões norteiam cada passo dos religiosos, e poderia ser uma ferramenta de manobra positiva.

Religiões tem um número consideráveis de seguidores, sendo assim, em um dado momento, líderes religiosos poderia incitar e alavancar o questionamento moral, em questões como guerras nucleares.

Assim, para concluir, gostaria de citar, de Protágoras, do século V a.C., as
primeiras linhas de seu Ensaio sobre os deuses: “Acerca dos deuses não tenhocomo saber nem se eles existem nem se eles não existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento. Entre elas, o fato de que eles nunca aparecem”.

Jadder1 04/08/2018

Um dos melhores!
Foi o livro mais rápido que já li, pois fiquei muito interessado. Aqui Carl Sagan mostra algumas provocações e confrontos entre a ciência e a crença. Críticas as falácias criacionistas mais populares.

Tiago 26/08/2016

Uso da razão!
Carl Sagan mostra como ser otimista e esperançoso e ainda sim usar a razão, se baseando em fatos científicos. Mostra como ele mesmo se deixa encantar pelas possibilidades de uma novo mundo fora da terra. E como sempre nos ensina a valorizar nosso planeta e foca na religião e seu papel na sociedade em meio ao caos e medo das guerras nucleares. Recomendadíssimo!

1 | 2 | 3 | 4