Variedades da experiência científica

Variedades da experiência científica Carl Sagan

Resenhas - Variedades da Experiência Científica

1 | 2 | 3 | 4

manumoura18 02/03/2024

Esse é um livro que reúne algumas palestras realizadas por Sagan, que passa por temas como vida inteligente em outro planeta, armas nucleares, religião. E no final ainda há um conjunto de perguntas e respostas que ocorreram nessas palestras, que nos fazem perceber ainda mais a genialidade desse homem ??

Amo todos os livros dele ??? então esse é mais um que super indico.
Jordão. 04/03/2024minha estante
Sou fã Dele.

Gustavo446 01/02/2023

Primeira obra de Carl Sagan que leio, e me pergunto o porquê que demorei tanto. Ele trata sobre temas como a criação do universo, evolução das espécies, vida extraterrestre e religiões. Como cientista, questiona o fundamentalismo das religiões ocidentais, mas não descarta a existência de uma força superior no universo. Recomendo a leitura até mesmo pra quem é leigo em astronomia.
Elton.Oliveira 24/02/2023minha estante
Estou lendo agora e também gostando muito .... Uma conversa agradável e explicativa sobre várias situações relevantes!

Gustavo446 25/02/2023minha estante
A leitura é muito agradável, ele transmite o conhecimento de uma maneira muito simples. Meu próximo livro dele será o Cosmos, já está na prateleira hehe. Boa leitura, meu amigo!

Lab of books 27/04/2021

Sagan ?
Sagan é meu mestre,simplesmente incrível!Aborda a religião de forma pensativa e racional,com respeito e muita didática.Sabe expor sua opinião sem denegrir os outros.

Gabriel Farias Martins 10/07/2022

Não esperava menos.
De minha parte, faltam adjetivos pro professor Sagan, esse livro é um compilado de diversas palestras envolvendo teologia, ocorridas em Glasgow.
Sagan vai muito além da teologia, nos fala sobre método científico, evolução, eventos históricos, físicos e geográficos. Tudo isso e muito mais, ler Sagan é sempre descobrir algo novo.
Sua escrita é fluída e interessantíssima.

Luca Coelho 05/04/2011

Um verdadeiro legado para a humanidade. Deveria ser leitura obrigatória tanto para quem gosta de ciência como para teólogos e religiosos que estejam dispostos a pensar nas coisas e não simplismente aceitá-las. Uma aula de como a divulgação científica pode dar resultado e de como ser cético e acreditar ao mesmo tempo.
Uma aventura sobre a arte do diálogo, sobre crenças e o método científico.
É pra ser guardado na cabeceira da cama e sempre reler, todas as noites, quase como oração diária.

Lucas.Avelar 04/01/2021

Bom livro
Carl Sagan foi um grande cientista e intelectual. Percebe-se nas páginas desta obra seu vasto conhecimento para além de sua área de atuação, isto é, a astronomia. Ele entendia e lia pensadores das ciências humanas e sociais, o que produziu reflexões profundas.

O livro consiste em transcrições de palestras realizadas em 1985, época da guerra fria. Nota-se a preocupação constante com o risco de uma guerra nuclear iminente, que felizmente não aconteceu. Marcou-me muito as reflexões nas quais o astrônomo afirma que a extinção é a regra entre as espécies e a sobrevivência exceção . E ainda assim seu olhar para o futuro era de alguém que via possibilidade da humanidade prevalecer e adotar outros caminhos. De fato, hoje, vivemos no mesmo ponto crítico no qual a Terra, nossa casa, encontra-se ameaçada. Eu gosto da perspectiva humilde que o livro traz quando analisa a nossa pequenz em comparação com o cosmos.

Em resumo, Sagan, mesmo sendo ateu, ainda via a religião com um olhar otimista e reconhecia suas qualidades: a transmissão da moral, a estabilidade que a mesma provoca nas sociedades, ensinamentos de conduta etc. Não obstante, não deixava de criticar seus aspectos problemáticos. Como a ciência e a religião, apesar de diferentes, tem em comum a explicação da realidade e do mundo, conclui-se que a religião tem muito a ganhar adotando o método criterioso de uma ciência.

JPHoppe 29/08/2015

"Variedades da Experiência Científica" é o segundo livro póstumo de Sagan. A emoção já começa lendo a Introdução, escrita por sua viúva Ann Druyan, falando sobre sua vida e legado, descrevendo a sensação de novamente estar escrevendo com um dos maiores cientistas, pensadores e pessoas que a humanidade já produziu, ecoando as palavras finais de "Bilhões e Bilhões".

Trata-se de uma coletânea das palestras Gifford feitas por Sagan em 1985, com a temática da teologia natural. É muito prazeroso ver como ele vai tecendo seus ideias, ligando os fatos com uma narrativa suave e fluente, para construir aos poucos seu argumento. Muito diferente de visões recheadas de falácias como o design inteligente, princípio antrópico e as Quinque Viae de Tomás de Aquino. Aliás, parte do princípio de que a busca por "Deus" depende muito de como "Deus" é definido. Não adianta simplesmente falar "Ele existe. Deus é amor", como acontece na seção de perguntas e respostas. Afinal, "o amor é cego -> Stevie Wonder é cego -> Deus é Stevie Wonder".

Aliás, a seção de perguntas e respostas é um deleite. Por mais que um bom palestrante consiga antecipar perguntas para ter algum preparo para as respostas, não é possível antecipar de tudo, e não há notas na sua frente com tópicos e roteiro. Mas a mesma narrativa simples e direta presente nas palestras é visivelmente presente nas suas respostas.

Vale a pena ressaltar que as palestras são de 1985, mesmo ano de lançamento de "Contato". Muitas das ideias presentes no livro estão nas palestras, incluindo sobre o que veriam extraterrestres ao sintonizar nossas primeiras emissões de rádio: "Howdy Doody, Milton Berle, palestras McCarthy".

O capítulo 8, "Crimes contra a Criação", talvez seja aquele que fale com o maior público possível. Qualquer que seja seu background pra encarar o mundo, o mundo que temos é um só. É uma mensagem forte, e se for do interesse de alguém, há livros voltados somente para isso, como o "A Criação" de Edward O. Wilson.
Tiago675 08/06/2016minha estante
Li tudo dele em português e hoje consegui finalmente este grande livro. Não vejo a hora de ler!

jonathanrausch 03/12/2020

Ter fé é necessário?
Diria que essa é a pergunta para instigar quem seria o público para este livro. Simplesmente a sociedade impõe que não há como viver sem ter fé em algo, algo sobrenatural, que o ser humano é mais do que se vê e sente no mundo natural e temos que ir atrás disso nessa vida para alcançarmos os sentimentos inspiradores da pós vida, mas não seriam as coisas encontradas aqui, vislumbrada na nossa pele e no "tato das sensações" liberadas pela relação com o meio meras sensações do próprio mundo natural? Não vejo porquê não. Sagan em nenhum momento desmerece a fé de ninguém, mas fala a respeito da responsabilidade de ter fé, pois, apesar de não ser certo que fé mova montanhas, ela move pessoas e essas pessoas tem voz para mudar o curso de uma nação e/ou guerra, temas tratados também nessa obra.

Ale 22/07/2021

Carl Sagan participou de uma palestra para a Universidade de Glasgow sobre teologia natural. Com uma didática incrível ele dircursa sobre a existência ou nao de Deus.

neitandrade 20/05/2024

Li rápido e me arrependi...
Infelizmente, depois que comecei a ler eu não consegui parar, e quando terminei o livro eu ainda queria ler mais dele. O livro é incrível, aborda assuntos difíceis com uma facilidade que qualquer leigo na área conseguiria entender. Carl Sagan é um professor admirável.

Gabriel.Tomita 16/09/2022

Por mais pessoas como Sagan no mundo!
Primeira obra que li do Carl Sagan e sem dúvidas não me arrependi!
O livro aborda vários campos da ciência e da nossa cultura com o autor utilizando seu conhecimento e ceticismo para construir suas opiniões em uma base solida de argumentação, abordando questões polêmicas da época (e que são polêmicas até hoje) e também sobre a evolução da ciência, principalmente de aspectos da astronomia, biologia e física.
Há também diversas fotografias, todas relacionadas a astronomia, que agregam ainda mais valor ao livro.
Com certeza lerei mais sobre o autor a partir de agora e com certeza precisamos de mais pessoas como Sagan, afinal estamos em uma época na qual, infelizmente, o negacionismo científico está se expandindo e isso de forma alguma é um progresso para a humanidade, e sim um retrocesso!

Felipe 13/03/2017

Uma viagem para dentro da mente de Carl Sagan
Uma obra simplesmente espetacular, por "n" motivos. Como a máxima "não julgue o livro pela capa", neste caso, "não julgue o livro pelo subtítulo", o livro não trata especificamente da busca Carl Sagan por uma divindade, longe disso, o livro é um espelho do que seria a mente do astrofísico e astrônomo - que me inspirou e inspira até hoje - a respeito da nossa insignificância no Cosmos, a busca cética por vida extraterrestre, e por último, uma análise cética e racional da formação do pensamento religioso humano,da hipótese da existência de Deus, e das inconsistências das religiões no mundo, principalmente as ocidentais.

Como um maestro das argumentações, Carl Sagan nos leva, através de uma deliciosa leitura, para dentro de sua mente.

Variedades da Experiência Científica é uma coletânea póstuma das palestras sobre teologia natural proferidas por Sagan em 1985, na Universidade de Glasgow - Escócia. Coletânea essa que foi organizada por sua esposa e parceira em suas obras literárias, Ann Druyan. Estas famosas palestras estavam nos planos de Carl Sagan para uma possível continuação da famosa série de Televisão Cosmos, que se chamaria "Ethos".

Bruno.Defaveri 12/01/2022

O mito carl sagan
No livro, através de sua perspectiva, Carl nos fala da relação religião ciência e Deus, mostrando seu ponto de vista, boa leitura e com várias perguntas e respostas no final.

Victor 22/01/2024

Variedades da experiência científica
Um livro muito interessante, os assuntos são muito bons, gosto muito da forma como o Sagan fala, e suas opiniões são muito atrativas à leitura, Gostei bastante do conteúdo das palestras.

Romeu Felix 08/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Variedades da Experiência Científica: Uma visão pessoal da busca por Deus" é um livro escrito por Carl Sagan, renomado astrônomo e divulgador científico, e publicado em 2007. Nesta obra, o autor explora a relação entre ciência, espiritualidade e a busca pelo sentido da existência humana.

Resumo do conteúdo:

Ciência e espiritualidade: Sagan examina a relação entre ciência e espiritualidade, abordando a crença em um poder superior e a busca por um significado mais profundo na vida. Ele explora como a ciência pode fornecer insights valiosos sobre as questões existenciais e como a compreensão científica do universo pode coexistir com as crenças religiosas.

A beleza da natureza: O autor ressalta a importância da apreciação da beleza e complexidade do universo natural como uma forma de experiência espiritual. Ele discute como a ciência pode ampliar nossa compreensão e apreciação do mundo natural, despertando um senso de admiração e maravilha.

A busca por respostas: Sagan explora diferentes abordagens filosóficas e científicas na busca por respostas sobre a existência de Deus e a natureza da realidade. Ele analisa diferentes perspectivas religiosas e filosóficas, bem como os avanços científicos que desafiam antigas concepções sobre a natureza do cosmos.

Conclusão:
"Variedades da Experiência Científica: Uma visão pessoal da busca por Deus", escrito por Carl Sagan, é um livro que explora a relação entre ciência, espiritualidade e a busca por um significado mais profundo na vida. Com 304 páginas e escrito em português, o livro aborda temas como a compatibilidade entre ciência e religião, a apreciação da beleza da natureza como uma forma de experiência espiritual e as diferentes abordagens filosóficas e científicas na busca por respostas sobre a existência de Deus.

Sagan nos convida a refletir sobre a intersecção entre a ciência e a espiritualidade, mostrando como a compreensão científica do universo pode coexistir com as crenças religiosas e despertar um senso de maravilha diante da complexidade da natureza. O autor utiliza uma linguagem acessível e envolvente para compartilhar suas reflexões pessoais e nos desafiar a questionar nossas próprias concepções sobre a existência e o sentido da vida.

Recomendado para aqueles interessados em explorar as relações entre ciência, espiritualidade e filosofia, "Variedades da Experiência Científica" oferece uma perspectiva única sobre a busca por respostas sobre Deus e o significado da existência humana.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

1 | 2 | 3 | 4