O Poder do Hábito (e-book)

O Poder do Hábito (e-book) Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

Nathália Hermano 29/08/2023

Superestimado
Interessante mas muito repetitivo. Achei o tema fantástico mas, depois dos 50% lidos, me sentia em um looping.

Daniel1246 28/08/2023

**Resumo do livro "O Poder do Hábito" e Quadro de Perguntas para serem feitas na leitura do livro veja também como aplicar na sua vida?????

O livro "O Poder do Hábito" de Charles Duhigg explora como os hábitos funcionam e como podemos modificá-los para alcançar nossos objetivos. Ele divide o ciclo do hábito em três partes: gatilho, rotina e recompensa. Ao entender esse processo, podemos reestruturar nossos hábitos para alcançar mudanças positivas em nossas vidas.

**Quadro de Perguntas:**

1. Como os hábitos são formados e quais são seus componentes fundamentais?
2. Quais são os tipos de gatilhos que desencadeiam nossas rotinas habituais?
3. Como as recompensas influenciam a repetição de um hábito?
4. Explique a importância do "loop do hábito" na criação e manutenção de hábitos.
5. Como a identificação do "hábito central" pode levar a mudanças em várias áreas da vida?
6. Quais são as estratégias para modificar hábitos indesejados? Dê exemplos.
7. Como a força de vontade e a autodisciplina se relacionam com a modificação de hábitos?
8. Explique o papel das "comunidades de identidade" na sustentação de hábitos.
9. Quais são os desafios comuns na mudança de hábitos e como superá-los?
10. Como a experimentação de pequenas vitórias pode impulsionar a motivação?

**Estratégia de Aplicação do Conteúdo do Livro em 6 Dias:**

**Dia 1: Entendimento dos Componentes**
Leia os capítulos iniciais para compreender os componentes do hábito (gatilho, rotina, recompensa). Identifique um hábito que deseja mudar.

**Dia 2: Análise dos Gatilhos**
Identifique os gatilhos que desencadeiam o hábito que deseja mudar. Mantenha um registro desses gatilhos ao longo do dia.

**Dia 3: Substituição da Rotina**
Experimente substituir a rotina do hábito por uma alternativa mais saudável ou produtiva. Observe como isso afeta sua reação aos gatilhos.

**Dia 4: Experimentação de Recompensas**
Identifique a recompensa que você busca com o hábito. Experimente diferentes recompensas saudáveis sempre que o gatilho ocorrer.

**Dia 5: Reforço Positivo**
Crie um sistema de reforço positivo para cada vez que conseguir evitar o hábito indesejado. Isso pode ser uma pequena recompensa ou uma anotação no seu diário.

**Dia 6: Consolidação e Manutenção**
Revise o progresso feito ao longo dos dias anteriores. Continue praticando a substituição da rotina e a experimentação de recompensas para solidificar a mudança de hábito.

**Aplicação na Vida Cotidiana: Homens**

**Dia 1: Entendimento dos Componentes** ?
Leia os primeiros capítulos do livro para compreender como os hábitos funcionam. Escolha um hábito que deseja mudar, como acordar mais cedo.

**Dia 2: Análise dos Gatilhos** ?
Identifique os gatilhos que levam ao hábito atual. Se o gatilho é o alarme do celular, experimente deixar o celular longe da cama.

**Dia 3: Substituição da Rotina** ?
Substitua a rotina de ficar na cama após o alarme por uma atividade estimulante, como fazer exercícios leves ou meditar.

**Dia 4: Experimentação de Recompensas** ?
Identifique a recompensa que você obtém ao acordar tarde. Experimente recompensas alternativas, como um café da manhã saudável ou um tempo extra para um hobby.

**Dia 5: Reforço Positivo** ?
A cada dia que acordar mais cedo, dê a si mesmo uma recompensa. Isso poderia ser um momento tranquilo para desfrutar do nascer do sol.

**Dia 6: Consolidação e Manutenção** ?
Continue a acordar cedo e recompensar-se. Com o tempo, esse novo hábito se tornará mais natural e benéfico para o seu dia.

**Aplicação na Vida Cotidiana: Mulheres**

**Dia 1: Entendimento dos Componentes** ?
Leia os primeiros capítulos para entender os hábitos. Escolha um hábito, como reduzir o consumo de açúcar.

**Dia 2: Análise dos Gatilhos** ?
Identifique os gatilhos que levam ao consumo de açúcar, como o estresse. Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como praticar ioga.

**Dia 3: Substituição da Rotina** ????
Substitua o consumo de açúcar por uma alternativa saudável, como frutas frescas ou lanches ricos em proteínas.

**Dia 4: Experimentação de Recompensas** ?
Identifique a recompensa que você busca no açúcar, como um impulso de energia. Experimente recompensas diferentes, como um smoothie energizante.

**Dia 5: Reforço Positivo** ?
A cada dia que evitar o consumo de açúcar, trate-se com uma refeição nutritiva e equilibrada.

**Dia 6: Consolidação e Manutenção** ?
Continue a escolher opções saudáveis e recompensar-se de maneira positiva. Com o tempo, a vontade de consumir menos açúcar aumentará.

Lembre-se de que a consistência é fundamental na formação de novos hábitos. Pequenos passos podem levar a grandes mudanças. ?

Miki 23/08/2023

O Poder do Hábito
Devo confessar que iniciei a leitura deste livro pensando que seria mais uma receita daquelas que nos empolgam no início mas logo abandonamos.
Contudo, fui surpreendida com a qualidade científica do livro, como as explicações bem embasadas e com a clareza que revela não haver uma fórmula única, mas que cada indivíduo deve diagnosticar maneiras específicas e assim mudar padrões em suas vidas.
Em resumo, identifique a rotina,
experimente as recompensas, isole a
deixa e tenha um plano.
Fica evidente que é possível mudar, ser livre da manipulação externa e das desculpas internas. Precisamos silenciar ao máximo os ruídos a fim de identificar as deixas que deflagram nossos hábitos e descobrindo o loop do hábito é possível começar a alterar seu comportamento. Nem sempre será fácil, mas vale a pena.
Tenha um plano. É possível e libertador.
Ah, leia o livro. É excelente.

Marjory.Vargas 22/08/2023

Chato
Não sei o que esperava, mas o livro não mudou minha vida e a leitura foi bem arrastada. Aquela sensação de ler e não sair do lugar.

AgnesFarias 22/08/2023

Esse livro me tirou da ressaca literária há uns 3 meses atrás. Eu parei quase no fim e hoje consegui terminar. Comecei porque estava ansiando por ler algo que me trouxesse um pouco de autoconhecimento e me surpreendi por não ser um livro de autoajuda, mas sim um apanhado científico genial feito por um jornalista muito bom.

Lacerda23 21/08/2023

Gostei do livros das explicações e os exemplos mas acredito que no final que ensina como entender os gastilhps e os exercícios foram muito breves, poderia ter ensinando a entender os gatilhos e tenta los controla los durante toda a leitura

Kyuketsu 20/08/2023

(Des)construindo Hábitos
Confesso que este livro me cativou desde o primeiro momento: linguagem simples, fluída e cativante. O leitor (não) acadêmico encontrará neste livro informações importantes [e técnicas] sobre a (des)(re)construção de hábitos.

Este livro foi uma grata descoberta, e certamente deve(ria) ser lido por todos os (não) interessados pela temática. Os exemplos reais tornam a leitura ainda mais imersiva sem ser cansativa.

As recomendações ao final dão o fecho apropriado ao livro, elaborado tão somente na visão (e experiências) do autor a partir de sua compreensão sobre o tema.

Emyllaynny.Freitas 16/08/2023

Estava com saudade de um audiobook (agora que acabou a novela que eu estava gostando de acompanhar, cenas como essa serão frequentes kkkkk)! Gostei muito da experiência, pois me fez refletir muito sobre a construção dos hábitos e como as deixas influenciam isso.

Com certeza buscarei mudar alguns hábitos, que não são tão saudáveis, com as dicas que absorvi dessa obra.

Os relatos que mais prenderam minha atenção foram o da pasta de dente e o do treinador do time. Fiquei bem reflexiva.

Muito bom!

Clarinha 16/08/2023

Podia ser menor mas tem bons ensinamentos
Gostei muito do livro! Ele ensina bastante sobre hábitos em diferentes contextos e principalmente ensina a identificar os próprios hábitos para que consigamos mudá-los.
Ele tem uma pegada de contar uma história, para depois com base nela falar sobre os estudos e os conhecimentos, isso ajuda no imaginário para o conteúdo mostrar uma prática em si, porém, isso faz com que o livro fique grande e menos objetivo, mesmo que a leitura seja um pouco mais fluída.
Uma das coisas que gostei bastante foi que o autor não deixou os conhecimentos soltos, no livro, ele amarra tudo e no final, faz uma síntese que tem como colocarmos em prática para, de fato, experimentarmos a mudança e o poder dos hábitos.
Recomendo bastante pra quem quer mudar hábitos.

_wondermandy 16/08/2023

Sensacional!
Informações valiosas estão concentradas aqui! Muito rico em detalhes e casos que ilustram as informações passadas, esse livro é realmente incrível!
Após essa leitura, você passa a entender melhor seu próprio modo de agir, o porque atletas viram campeões, o porque da pasta de dente ser como é atualmente, os motivos das configurações dos itens nas lojas...realmente compreendemos muito melhor diversos padrões que nunca paramos para pensar que estivessem envolvidos no hábito! Para cada coisa nesse mundo existem padrões e hábitos, e compreendendo-os ampliamos a nossa visão sobre diversos fatores!
Agora eu não paro de usar exemplos científicos desse livro nas minhas conversas, esse livro realmente é uma leitura obrigatória!

Nicoly28 16/08/2023

É bom
Audiobook... Um amigo e um inimigo dos leitores.
O livro em áudio é muito bom pq você consegue fazer mil coisas e ainda sim pensar no que você está escutando.
O livro tem vários ensinamentos muito bons, ele te faz pensar e repensar sobre toda a sua vida.

alexortiwz 13/08/2023

Um bom livro, bem didático e informativo, gostei bastante das análises e da forma como foi estruturada

Thaís 09/08/2023

O poder do hábito
Não lembrava que não havia feito resenha dele. Faz tempo que li. Mas, livro bom é livro que você lembra da reflexão aplicável que trouxe mesmo depois de muito tempo.

Pelo título pode parecer que vai ser um daqueles livros rasos enchendo linguiça ou que não vai te acrescentar nada realmente; quando você lê e lê e parece um discurso de Dilma Rousseff kkk esse não é o caso!

O livro traz casos de estudos científicos reais e práticos que mostram como o hábito interfere na nossa vida. Inclusive mostra que o hábito no cérebro não está relacionado à memória (sim, eu lembro de ter lido isso nele).

Considerando essa desassociação (memória-hábito), vai explicar com seus exemplos como o hábito ocorre em nós.

Dos livros que li até então, esse está no meu top 10. Recomendo a leitura!

Zé Vinicius 08/08/2023

Repetitivo como um hábito
O livro é excelente, isso ninguém pode negar. O livro é dividido, na minha visão, da seguinte forma: uma narrativa de um personagem com sua rotina e logo após uma análise científica para o caso. Dentro da obra temos casos de pessoas com problemas no trabalho, vício, alimentação e tantos outros assuntos, o autor sempre auxilia o leitor a ficar atento e como adequar aquilo para sua realidade. Gostei da leitura porém achei bem repetitiva e monótona em tantos momentos o que tornou parte do lazer/aprendizado bem chato

Paty 08/08/2023

Livro incrível.
Ótima leitura. Com muitos exemplos sobre como os hábitos influenciam nossa vida e tomada de decisões e mostra várias dicas de como podemos mudar nossos hábitos e melhorar nossa rotina.
Com os exemplos apresentados, o escritor mostra através de pesquisas científicas e entrevistas com profissionais, o quanto os hábitos podem nos prejudicar e também ensina como podemos mudar nossos hábitos. Também apresenta como as maiores empresas do mundo identificam os hábitos dos consumidores para assim obter mais lucros.
A leitura não é cansativa por sempre trazer várias histórias. Recomendo.