O Poder do Hábito (e-book)

O Poder do Hábito (e-book) Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

alexortiwz 13/08/2023

Um bom livro, bem didático e informativo, gostei bastante das análises e da forma como foi estruturada

Thaís 09/08/2023

O poder do hábito
Não lembrava que não havia feito resenha dele. Faz tempo que li. Mas, livro bom é livro que você lembra da reflexão aplicável que trouxe mesmo depois de muito tempo.

Pelo título pode parecer que vai ser um daqueles livros rasos enchendo linguiça ou que não vai te acrescentar nada realmente; quando você lê e lê e parece um discurso de Dilma Rousseff kkk esse não é o caso!

O livro traz casos de estudos científicos reais e práticos que mostram como o hábito interfere na nossa vida. Inclusive mostra que o hábito no cérebro não está relacionado à memória (sim, eu lembro de ter lido isso nele).

Considerando essa desassociação (memória-hábito), vai explicar com seus exemplos como o hábito ocorre em nós.

Dos livros que li até então, esse está no meu top 10. Recomendo a leitura!

Zé Vinicius 08/08/2023

Repetitivo como um hábito
O livro é excelente, isso ninguém pode negar. O livro é dividido, na minha visão, da seguinte forma: uma narrativa de um personagem com sua rotina e logo após uma análise científica para o caso. Dentro da obra temos casos de pessoas com problemas no trabalho, vício, alimentação e tantos outros assuntos, o autor sempre auxilia o leitor a ficar atento e como adequar aquilo para sua realidade. Gostei da leitura porém achei bem repetitiva e monótona em tantos momentos o que tornou parte do lazer/aprendizado bem chato

Paty 08/08/2023

Livro incrível.
Ótima leitura. Com muitos exemplos sobre como os hábitos influenciam nossa vida e tomada de decisões e mostra várias dicas de como podemos mudar nossos hábitos e melhorar nossa rotina.
Com os exemplos apresentados, o escritor mostra através de pesquisas científicas e entrevistas com profissionais, o quanto os hábitos podem nos prejudicar e também ensina como podemos mudar nossos hábitos. Também apresenta como as maiores empresas do mundo identificam os hábitos dos consumidores para assim obter mais lucros.
A leitura não é cansativa por sempre trazer várias histórias. Recomendo.

Fernandes120 07/08/2023

Surpreendente e transformador!
O Poder do Hábito", escrito pelo jornalista Charles Duhigg, é um livro que explora a ciência por trás dos hábitos e como eles influenciam nossas vidas. O autor nos mostra que os hábitos são compostos por três elementos cruciais: deixa, rotina e recompensa. Ele nos incentiva a identificar esses elementos em nossos próprios hábitos para que possamos entender como eles funcionam e, assim, ter mais controle sobre eles.

Além disso, o autor explora o poder dos chamados "hábitos angulares" - aqueles que têm um impacto significativo em várias áreas de nossa vida. Ele nos mostra como mudar esses hábitos-chave pode desencadear uma cascata de mudanças positivas em outras áreas.

Eu adorei conhecer mais sobre como grandes empresários estudaram e identificaram o loop do hábito (Deixa, a rotina e recompensa) para aplicar em suas empresas: "Quando pesquisadores da Universidade do Norte do Texas e de Yale tentaram entender por que as famílias gradualmente aumentavam o consumo de fast-food, encontraram uma série de deixas e recompensas que a maioria dos consumidores nunca soube que estava influenciando seu comportamento. Eles descobriram o loop do hábito: Todo McDonald’s, por exemplo, possui a mesma aparência, de modo que tudo seja uma deixa consistente para desencadear rotinas de compra. "

Fiquei impactada ao descobrir como empresas de fast-food, dentre outras como o creme dental da Pepsodente e o spray Febreze da P&G identificaram o hábito dos consumidores para utilizarem a seu favor. Também adorei que o autor Charles Duhigg trouxe o - Hábito de sociedades - relembrando o caso da passageira negra Rosa Parks, que foi presa por ter se recusado a ceder o seu lugar no ônibus a um homem branco, em 1955, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado boicote aos ônibus de Montgomery (Que teve apoio de Martin Luther King) e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista.

Em resumo, "O Poder do Hábito" é um livro fascinante que nos convida a refletir sobre fatos históricos, reviravoltas empresarias, além dos nossos próprios hábitos para nos capacitar a fazer mudanças positivas em nossas vidas. É uma leitura inspiradora para quem busca melhorar sua produtividade, saúde e bem-estar geral.

CITAÇÕES FAVORITAS:
"Os hábitos são a base da nossa vida cotidiana. Eles moldam nossas ações, nossos pensamentos e nossas escolhas. São os pequenos padrões que repetimos dia após dia que têm um impacto significativo em nosso sucesso ou fracasso."

"A chave para mudar um hábito é entender como ele funciona". Duhigg nos ensina que, ao analisar os gatilhos (deixas) e recompensas dos nossos hábitos, podemos substituir as rotinas indesejadas por novas rotinas mais saudáveis e produtivas. Segundo Charles Duhigg, "Um hábito não pode ser erradicado. Ele deve, em vez disso, ser substituído! "

"A Regra de Ouro da mudança de hábito é aplicada quando mantemos a mesma deixa e a mesma recompensa, com isso, uma nova rotina pode ser inserida. "

Rafael.Prearo 30/07/2023

Muito legal descobrir como os hábitos se formam e como eles nos ajudam a ter mais confiança e tranquilidade no dia a dia. Se você quer que uma tarefa fique fácil, transforme ela em um Hábito.

TamirisRomer 29/07/2023

A chave para transformar hábitos
? baseado na ciência, exemplos práticos e relatos, Duhigg mostra que entender como criar hábitos é a chave para transformá-los. ??

? Escutei em formato de AUDIOBOOK no trânsito, ótima estratégia para lidar com o tempo ??

Jay 29/07/2023

Para abrir a mente!
O livro trás muitos exemplos de hábitos e de estudos de como eles.sw formam e como podemos conseguir muda-los.

É um livro interessante pra ler sem pressa, você realmente começa a prestar atenção nos seus hábitos.

Roni13 29/07/2023

Transformador
Um livro que deve ser visto como referência pelo resto da vida. Ensinamentos e estratégias únicas. A qualidade condiz com o seu sucesso.

AksaDFC 28/07/2023

O livro te prende de uma maneira leve, você começa a perceber mudanças que precisa fazer na vida e o motivo te tomar certas decisões em determinados momentos, as experiências científicas e os testes são muito bons recomendo demais!!!!

Vasilhame 27/07/2023

Muito interessante
Pensei que era palhaçada de coach mas não é não. Me surpreendi com o livro, ele trás dados científicos e a aplicação deles em casos reais, o que prendeu minha atenção durante toda a leitura.
Acho que independente de quem você seja ou com o que trabalha este livro vai te impactar de alguma forma, recomendo a leitura.

Carolina 26/07/2023

Poder do habito
Campeões não fazem coisas extraordinárias.

Fazem coisas ordinárias, mas fazem sem pensar, rápidos demais.

Seguem os hábitos que aprenderam.Difícil abandonar velhos hábitos. Ao invés de criar novos, o segredo é mudar os antigos. Usar o que já está dentro da cabeça.

É mais fácil adotar um novo comportamento se há algo familiar no começo e no fim.

habito: deixa, rotina, recompensa.

Para mudar um velho hábito, voce precisar manter a velha deixa e oferecer a velha recompensa.

Tentativas de parar de comer lanches, é preciso de uma nova rotina, para satisfazer velhas 'deixas' e anseios por recompensa.

Treinamento de consciência'

Reconhecer suas deixassem. Prestar atenção no que provoca o hábito.

Tédio? Ansiedade? Preguiça? Medo? Alívio?Sentiu vontade de roer unha?
Coloque as mãos embaixo das pernas, ou aperte algo. Procure algo q ofereça um estímulo básico.

Mts vezes não entendemos os anseios q impelem nosso comportamento, enquanto procuramos por eles.

Entender as deixas e os anseios que impulsionam seus comportamentos, não vai fazer com que desapareçam, mas vai fornecer um meio de planejar como mudar o padrão.

Suzane10 25/07/2023

Sensacional! Leitura obrigatória para todos!! Entender o que nos move fazer certas coisas por puro hábito e começar a prestar atenção nisso.. é demais!

Monyque 25/07/2023

Esse livro fala sobre como os hábitos funcionam, porque fazemos algumas coisas no automático, e como nós podemos mudar os mais hábitos;
📖 Tudo isso é contato através de histórias e estudos feitos ao longo de muitos anos em relação ao comportamento. Conta também muitas curiosidades sobre grandes empresas e como elas aumentaram o faturamento por meio dessa observação com seus colaboradores;
📖 Contém muitas informações relevantes que ajudam a entender qual padrão de comportamento, para consequentemente conseguir modificá-lo;
📖 O hábito é criado a partir de três fatores: 1 Deixa (um estímulo enviado para o cérebro, para que um hábito seja usado);
2 Rotina (a maneira como executamos
3 Recompensa (sensação que estimula o cérebro a repetir o hábito.