O Poder do Hábito (e-book)

O Poder do Hábito (e-book) Charles Duhigg

Resenhas - O Poder do Hábito

Cassiano 24/09/2023

Pra quem lê o título pela primeira vez pode parecer que é um livro de auto-ajuda como vários que se vê por aí, que tenta apenas surfar no hype e vender "fórmulas" para o sucesso, mas na verdade é um livro bem pé no chão, trazendo e reunindo diversas informações baseadas em estudos e casos reais, tentando elucidar os padrões que compõem os hábitos. Inclusive com diversas notas e referências aos estudos caso o leitor queira se aprofundar no assunto ou verificar as fontes, traz também as verificações de informações por parte das pessoas envolvidas nos casos. É um bom livro pra quem pretende entender um pouco mais de como os hábitos individuais e organizacionais funcionando e se estruturam.

cassiopinheir 23/09/2023

Bom, porém...
O livro é bom para quem quer começar a estudar sobre hábitos, mas se você quer algo mais prático não é o livro ideal.

Lucilene1 23/09/2023

Me fez mudar
Um livro que me fez analisar meus comportamentos e começar a mudar certos hábitos ruins que me faziam regredir. Hoje estou colocando em prática e entendendo quando é necessário haver mudanças, mesmo sendo pequenas

Feliky 21/09/2023

Não é tão ruim como esperei de um livro de autoajuda, mas também nada que me pegue muito
No final das contas, ainda é um livro de autoajuda e autoajuda está MUITO longe de ser o meu gênero literário preferido. Mas pensa num LONGE! Por essa razão, já imaginei que um cinco estrelas provavelmente nunca seria e duvidei que chegasse a quatro. Fui ler esperando algo que fosse no máximo 3,5 estrelas, o que de fato se concretizou já que a minha nota é 3.

Não chegou a ser tão irritante quanto livros de autoajuda costumam ser, mas isso é porque Charles é muito de usar situações-exemplo que mais pareciam curiosidades interessantes e admito que eu tenho um fraco por curiosidades interessantes. Por essa razão, não foi tão maçante nem de revirar os olhos, mas também não foi legal para mim no propósito a que se cabe. Eu gostei mais por causa das ditas "curiosidades interessantes" do que por sentir que mudou algo no funcionamento da minha vida. Os conselhos para a vida em si não são nada de inovador, então não é aquela experiência de explodir a mente, mas pelo menos também não é nada que te faça pensar "mas que absurdo, esse conselho não tem aplicação nenhuma". Então não é inútil, só não é nada demais.

Mas, embora eu tenha gostado de várias das histórias, também tive a sensação que o livro enrola demais num ponto sem necessidade e acaba por cair no limbo da repetição. Me senti quando eu enchia (e muito) a linguiça em um trabalho que tinha um mínimo de páginas, mas que eu já tinha falado tudo o que eu tinha pra falar em menos. Então é, poderia ter algumas páginas a menos, o que salva um pouco é que Charles escreve de uma maneira fácil e fluida e isso ajuda a quebrar um pouco o cansaço de ficar nessa enrolação infinita.

Também já deixo adiantado que o livro não é nada muito técnico ou científico. Se você está procurando por algo com mais embasamento científico (em áreas como psicologia, neurologia, etc) e menos essa estratégia de juntar histórias semelhantes e analisar em cima, esse não é o seu livro. Deve haver outros que peguem mais essa ótica para a abordagem. Charles pode ao menos não só jogar as coisas de cara e pelo menos ele tenta dar exemplos e algumas explicações, mas no fim ele é um réporter e não um profissional da área científica e isso se reflete na narrativa.

Carolina2600 19/09/2023

Livro muito bom, valeu super a pena. Pra quem gosta do tema e quer aprender um pouco mais sobre comportamento é ótimo.

Elaine 17/09/2023

Poder do Hábito
Livro fala que devemos buscar um outro hábito sadio para substituir o hábito ruim. O meu foi para parar de roer as unhas. Livro é baseado em pesquisas, colocado no contexto de nossa vida cotidiana e também corporativo.

Gessyca.Libny 10/09/2023

O poder do hábito está em você
Essa obra me atravessou de diferentes formas, em diferentes fases da minha vida. Para mim, ela não acabou quando cheguei na última folha, - até porque há muitas páginas somente com as referências bibliográficas - mas pelo despertar que ela me provocou: os hábitos são poderosos, mas não mais que a pessoa que os escolhe.

O autor é enfático na assertiva de que os hábitos são tão poderosos quanto frágeis, da mesma forma que podem ser construídos, eles podem ser substituídos por outros, mas com a deixa "certa", aqueles que foram substituídos podem vir à tona. No entanto, os hábitos são mais poderosos que a nossa capacidade de escolha em determinadas situações. Isso porque, num primeiro momento, escolhemos a como reagimos as deixas, noutro as deixas ligam o loop do hábito e a gente reage conforme determinado anseio, em busca de determinada recompensa. Muitos empreendimentos que entenderam isso e aplicaram a seus negócios podem "facilmente manipular" aqueles a quem desejam. O que confere a nós, seres humanos - seres constituídos por um amontoado de hábitos -, como vulneráveis caso não tenhamos consciência e intencionalidade sobre eles.

Assim, essa obra se classifica como um chamado à intencionalidade, à compreender o que esperamos da vida e como nos organizarmos para construir a realidade que queremos - a qual está distante de nós, em boa parte das vezes, por uma questão de escolhas de hábitos adequados. Por isso, entendo que essa é uma leitura essencial para aqueles que almejam por essa consciência e clareza, para compreender, além do poder do hábito, o poder da escolha de cada um deles.

Cris.Aguiar 06/09/2023

Agora foi...
Depois de começá-lo duas vezes, agora terminei a leitura.

É um livro muito bom, com abordagens bem interessantes e uma explicação que segue uma linha de raciocínio fácil e instigante. Ao final ainda dá um "pitaquinho" de como começar a mudar seus hábitos.
Valeu a leitura.

Se estiver por aí na sua estante ou fila do livro eletrônico, pode reservar um tempo para ele que compensa.

ALIÁS... algumas partes do livro me fizeram pensar MUITO em como o instagram (principalmente) foi uma grande manobra para mudança dos nossos hábitos (e com sucesso) ... tão bem feita, que hoje é difícil (para quem tem conta) ficar sem o hábito de uma espiadinha...

Recomendo.

Amanda2041 04/09/2023

Hábitos podem ser moldados
Comecei a ver a mente humana de uma outra forma. É incrível como os hábitos são moldados e como podemos nos deixar levar quando os gatilhos são acionados.
Tem que ser muita lucidez e persistência.

Até a força de vontade é algo que devemos treinar.

Já fiquei animada de substituir alguns hábitos que não estão me fazendo bem!!

hericfad 04/09/2023

Um bom livro.
Este livro me surpreendeu de forma positiva. Acredito que muitas pessoas já o leram. Sempre tive vontade de lê-lo ao ver a capa, e isso já fazia muito tempo. Finalmente, resolvi dar uma oportunidade, esperando que não fosse mais um livro de "auto ajuda". No entanto, o autor não oferece uma solução mágica para mudar nossos hábitos, e ele não culpa os leitores como muitos escritores fazem. Aqui, Duhigg se compromete a realizar uma extensa pesquisa e a mostrar como nossos hábitos funcionam, sejam eles pessoais ou sociais. Ele reconhece que nossos hábitos estão enraizados em processos químicos, biológicos e mentais.

null 04/09/2023

O poder que temos
O livro consegue nos mostrar, através de relatos e de estudos científicos, o poder que o hábito tem no nosso dia a dia, mesmo que não percebamos e, o mais importante, o nosso poder de mudar nossos hábitos, de forma a nos beneficiar.
Gostei da leitura e recomendo

Ploazai 02/09/2023

Interessante
Interessante conhecer um pouco mais sobre os hábitos e como eles "mandam" em nossa vida. Que o livre arbítrio, pode não ser tão livre assim e que caso busquemos uma mudança, teremos de entender as rotinas, e as deixas que despertam os gatilhos de nossas ações.

Gostei do livro, poderia ter um pouco mais de explicação de aplicação, fora isto, uma boa leitura para auto conhecimento.

Paula 31/08/2023

Aborda o tema das rotinas com experimentos científico e seus resultados obtidos , mostrando o quanto são poderosas os nossos hábitos e seus efeitos no cérebro, explica como surgem os hábito ruins e o que fazer para mudá-los. Mostra com entrevistas como as empresas nos manipulam através dos nossos hábitos. É um livro que aborda o tema de um jeito muito profundo e científico. Super recomendo!

Carol 29/08/2023

Bem interessante e muito bem escrito, mas continuo preferindo Hábitos Atômicos. E para ser bem sincera pulei toda a parte sobre organizações porque não é uma área que me interessa muito.