A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

Paulo 31/05/2013

Simplesmente mágico!
Lá estava eu no facebook quando me deparo com uma página de HP comentando sobre o livro... Achei que seria um livro besta, parecido com mil fanfics que já vi internet à fora.
O tempo passou e a vontade de ler o livro foi sumindo até que vi um comentário em outra página de HP, achei muito legal o comentário e quis ler o livro. Fui nas Saraivas de Natal e só tinha um livro! Sortudo ou predestinação? Não sei...
Só foi eu tocar no livro para devorar 100 páginas em 20 minutos, gostei muito do livro, me apaixonei pelos personagens e agradeço muito a Renata por criar esse mundo mágico aqui no Brasil, por mostrar que a magia também circula no sangue brasileiro.

MEGA RECOMENDO!

Danielle 28/06/2013

Resenha – A arma escarlate – Renata Ventura
Resenha – A arma escarlate – Renata Ventura
A arma escarlate é uma literatura fantástica e o primeiro romance da escritora Renata Ventura.
O livro é uma mistura de fantasia com realidade, uma escola de bruxos no Rio de Janeiro onde temos um protagonista que mora na Comunidade Santa Marta. Renata narra muito bem essa mistura, onde no meio de toda fantasia a trama aborda temas polêmicos como tráfico de drogas.
Hugo o protagonista da história, após ser jurado de morte pelos bandidos do morro onde mora recebe uma carta de uma escola de bruxaria pedindo que se apresente ele sem nada entender resolve ir até lá para saber do que se trata e por lá acaba ficando e descobrindo seu lado bruxo que desconhecia. Hugo é uma mistura de mocinho com vilão, prepare-se para amá-lo e odiá-lo também.
Renata consegue mostrar a realidade do nosso Brasil com maestria, onde também vale destacar que o livro nos conta um pouco do folclore brasileiro e da cultura Indígena.
Este livro é o primeiro de uma série onde cada volume se passará em lugar do Brasil e tenho certeza que Renata irá nos apresentar mais cultura e fantásticas escolas de bruxaria.
O livro possui 488 páginas, porém não foi cansativo em nenhum momento e acaba com gostinho de quero mais. Apesar do tema sombrio e tenso me peguei dando muitas risadas em algumas partes bem divertidas.
Recomendo a todos amantes de literatura fantástica e todos que curtiram a saga Harry Potter, inclusive o livro faz algumas referências a Escola Londrina e também ao Harry.

Vivi 05/04/2021

Surpresa
Uma surpresa extremamente gostosa. Esse livro nos leva ao retorno de Hogwarts com poréns. A realidade brasileira é explícita, é esse é o toque mais gostoso do livro. Finalmente temos o nosso próprio mundo bruxo, e temos um maravilhoso. mundo. bruxo!
Cada personagem tem sua parte desenvolvida com uma categoria única, que Renata Ventura mostrou possuir.
Já estou lendo (leia-se: devorando) a Comissão Chapeleira.

Aline Natália 24/02/2014

A Arma Escarlate - Renata Ventura
Um livro 100% Brasileiro, riquíssimo com a nossa cultura, com um personagem central dificílimo de ser aceito e amado pelos leitores.

A descrição de cenário é tão detalhada que facilmente somos transportados para o Morro da Santa Marta, nos encontramos cercados pelo mundo do tráfico, com as dificuldades dos moradores e os malefícios da droga.

Na escola Nossa Senhora do Korkovado encontramos o descaso que o ensino enfrenta, os professores mal pagos, o analfabetismo.

As lendas brasileiras como o Curupira e a Mula-sem-cabeça são citadas e temos o Clube das Luzes, uma mistura de magia com Capoeira.

E não falta referências aos livros de Harry Potter da autora J. K. Rowling, que foram a grande inspiração para a escritora dar vida a tantos personagens.

"A arma escarlate" para mim é uma fan fiction, isso realmente me incomodou um pouco, não acho válido criar histórias dentro de um universo criado por outra pessoa.

Mesmo contendo referências da obra que inspirou a história, achei o mundo em que se passa o livro muito pequeno, onde os acontecimentos de proporções astronômicas da Europa não afetou em nada o cotidiano da escola Brasileira.

Hugo Escarlate passa todo o tempo se envolvendo em confusões colocando seus amigos em apuros, porém a punição nunca chega e a pergunta que ficou no ar foi: O que Hugo aprendeu com seus erros?

"Feitiço você pode ensinar. Maldição a gente aprende escondido."
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2013/05/livro-arma-escarlate-1.html
Claudinei Menez 28/05/2013minha estante
aline vc tirou todas as palavras da minha boca, porque de fato um livro cujo o personagem principal é insuportável e mal caráter, acho difícil demais conquistar a confiança dos leitores mesmo que os coadjuvantes sejam legais, a literatura brasileira deixa desejar protagonistas anti-heróis que amamos

Claudinei Menez 24/02/2014minha estante
Olha só quem resolveu aparecer! Lembre de mim o cara que está sempre se opondo com esse livro AAE. Ainda assim, esperava que vc desse algumas alterações em sua resenha, mas foi o mesmo que a última. E me responda se quiser,eu sempre quis te te fazer estas perguntas; o que te levou a dar 3 estrelas e não uma para eu ganhar um pequeno apoio? Está ansiosa mesmo pra ler o 2º livro ou não quer nem saber por estar desapontada com esse? Já tem o reconhecimento de que eu e Renata não somos os únicos com essa idéia de fanfic de HP? Ascese esse link e descubra http://www.wattpad.com/stories/search/no%20mundo%20da%20magia?ref=1 ; gostaria de saber das principais diferenças de meu livro (que esta longe de chegar) e o dela? Já deu uma olhada nessa minha nova resenha aqui embaixo com o título "plágio ou original" tu vai gostar; dê um pulinho lá na zona do Skoob de A Comissão Chapeleira, deixei uma nova resenha lá mesmo o livro não sendo lançado, sim, eu "descobri" como ele é e dei spoilers, só não reclama se o que eu escrevi foi mentira; e por último me diga o que te levou a deixar sua resenha aqui novamente, foi só por chamar atenção?
Responda tudo o que achou, e deixe se quiser uns comentários nessas minhas duas resenhas idiotas, eu adoro novidades.
OBRIGADO PELAS RISADAS

Aline Natália 10/06/2015minha estante
Olá Claudinei, não sei o que aconteceu que meu skoob replicou a resenha que tinha postado, peço mil desculpas, pq só vi seu comentário hoje, bom vamos lá, vou tentar responder tudo...

- dei 3 estrelas pq a autora realmente tem uma narrativa boa, fluente, e achei super legal colocar nossa cultura no livro (o q não concordo e simplesmente não acho válido foi o fato de escrever algo sobre um mundo já existente, acho falta de respeito com o trabalho q a autora teve em criar todo um mundo mágico, é fácil pegar embalo em uma obra de sucesso)

- não estou ansiosa pela continuação, provavelmente não vou ler

- o link que vc me passou está fora (desculpa novamente pela demora em tomar conhecimento dessa sua mensagem)

- Sobre seu livro podemos conversar sim

Que bom que gostou da minha resenha =)

Rodrigo Digão 29/04/2020

Muito bom, quem quer viver um pouco mais do mundo Potter com tempero bem original brasileiro. Personagens bem construídos com toques de "magia"

Livros e Pão 07/04/2021

A literatura nacional estava precisando de fantasia. Nesse livro, Renata Ventura não fugiu de temas sombrios e também não ficou presa as ideias apresentadas em "Harry Potter". A autora conseguiu criar uma história original, envolvente e, principalmente, brasileira. Recomendo a leitura.
Contudo, o livro não é perfeito, e se você quiser saber um pouco mais sobre o que eu achei, confira a minha resenha no youtube :)

site: https://youtu.be/aSKKci9Pub8

Lua 13/05/2021

Estava há um tempo querendo ler esse livro rs
E é tão diferente do que eu esperava! Não esperava a Renata abordar a realidade no Morro Dona Marta! Gostei muito de conhece a Korkovado e concordo quanto a europização das coisas hahaha

Ana 09/05/2014

Resenha:

Confesso que quando comprei esse livro tinha a ambição de que ele me transportasse mais uma vez pelo universo mágico de Harry Potter. Então foi grande a minha surpresa quando já nas primeiras páginas eu percebi que estava completamente errada - as diferenças da obra de Renata Ventura para os escritos de J.K. Rowling são perceptíveis. E se no começo isso me causou certa estranheza, não durou até o final do livro. É claro que há semelhanças entre as duas obras, mas são tão insignificantes que, durante a narrativa, é possível esquecer que A Arma Escarlate foi baseado na história de Harry Potter.

Idá Aláàfin é um tipico garoto brasileiro, que nasceu e cresceu em um ambiente envolvido pelo crime- órfã de pai e sem perspectivas futuras de uma vida melhor. Quando Ida finalmente decide seguir os passos do que seria seu destino inevitável, ele recebe a noticia - na carta ele descobre ser um bruxo e foi aceito na escola de bruxaria do Rio de Janeiro. Ida decide deixar tudo para trás, sua história, sua família e até mesmo seu nome. Agora como Hugo Escarlate ele será capaz de alterar a si mesmo e o seu futuro.

Hugo é um personagem difícil de aturar no começo - acredito que me senti dessa maneira por ser incapaz de entender com clareza a realidade em que esse garoto de 13 anos viveu. Apesar disso, achei que a autora foi bastante realista a ponto de me convencer e me fazer imaginar como seria estar nas situações de Hugo. Isso me fez finalmente aceitar o protagonista e a gostar dele, independente de seus "defeitos" como "herói".

Dos personagens secundários quero dar enfase a um grupo nomeados como Pixies - eles me apaixonaram do início ao fim e me proporcionaram muitas risadas durante a leitura. Viny, um dos integrantes dos Pixies, é provavelmente o meu personagem favorito desse livro.

Apesar de alguns caracterizarem essa história como uma fanfiction de Harry Potter, eu não acredito ser esse um termo correto para se descrever A Arma Escarlate. A narrativa e o enredo são originais, situações foram alteradas para uma melhor adaptação das realidades do nosso país. No meio da narrativa eu já não associava mais aos livros de Rowling.

Renata Ventura fez um ótimo trabalho com esse livro e estou muito feliz por ter desvendado essa história. Ansiosa pela continuação, que espero, seja lançado em breve.

site: http://mundodaelizabeth.blogspot.com.br/2014/05/resenha-arma-escarlate-renata-ventura.html

letticia 30/04/2021

No começo eu tava amando tanto, mas lá pros 70% do livro eu achei q começou a ficar cansativo nada de MUITO interessante tava acontecendo e o Hugo só faz merda coitado.
Mas foi muito legal ler sobre bruxos no Rio de Janeiro e eu quero sim ler os outros da saga pq por mais q o livro ñ tenha me prendido muito ele te deixa curiosa pra saber o vai acontecer depois

18/04/2021

PERFEITO E NACIONAL
Quando comprei o livro achei que seria parecido com Harry Potter, mas na verdade foi ainda melhor e o contexto brasileiro trouxe um toque único pra história. A criatividade do mundo da magia inserido na nossa cultura ficou simplesmente maravilhoso, ansiosa pra ler as continuações.

Jú Maia 07/06/2014

Um Brasil mágico, literalmente. Ou não.
Um leitura iniciada a base da mais pura curiosidade.

Em 1997 no Rio de Janeiro, a história de Idá Aláàfin Abiodu ou Hugo Escarlate começa da maneira mais inusitada possível, onde o garoto de 13 anos cai de uma realidade violenta da favela Dona Marta direto em um universo bruxo, durante um tiroteio. ISSO MESMO, UM TIROTEIO. Com um pai desconhecido, morando dentro de um contêiner com a mãe e a avó, não pense nem por um segundo nele como um frágil órfão, muito pelo ao contrario, possuindo um temperamento forte e um tanto problemático, Idá tem um jeito bem diferente de fazer sua justiça, o caráter do garoto é colocado em prova 24h e deixe-me adiantar, algumas vezes aquela peste não vale mesmo nada; egoísta, egocêntrico e descarado, porém mesmo com um senso de certo e errado, bom e ruim bem confuso, ele não chega a ser o vilão da historia, não por pura e própria vontade, claro. Mesmo muito inteligente, sua língua afiada o coloca em confusões inimagináveis.
Jurado de morte ele parte para a escola Nossa Senhora do Korkovado, após receber uma carta por uma ratazana, uma das cinco escolas de magia brasileiras que é encontrada nada mais nada menos que ali mesmo, dentro do próprio Corcovado!
Durante o livro possível encontrar ligações implícitas com o clássico Harry Potter, mas não se deixe enganar, o roteiro em que segue o livro e até mesmo os mínimos detalhes estão lotados de inovações, além de retratar o descaso da época com os moradores de periferias mostra em diversas cenas a beleza ,a diversividade de cultura, e a historia que possui o nosso país.
Trafico, drogas, armas e policiais nada confiáveis. Os feitiços? Tupi, iorubá, bantu.. Azêmolas, pessoas não-bruxas. Fiascos, pessoas sem magia. E Vira-latas, bruxos com pais azêmolas. Professores engraçados, misteriosos e até incompetentes, não um reflexo especificamente brasileiro mas, sim universal. A moeda? Estampada na Coroa Real, Maria I. Nos bufões de prata, Dom João VI, filho de Maria, Rei do Brasil. Com grupos e panelinhas formadas na escola, eu classificaria os Pixies como defensores da própria nacionalidade. Anjos, bem, aqueles ali são o inverso.

No decorrer, Idá encontra amigos, inimigos, problemas, romance e mais problemas. Enfim, coisa assim deixaram o livro realmente interessante, constantemente indico. Está é a minha primeira resenha e espero que realmente não tenho ficado confusa, ou muito ruim. Ler esse livro me fez ter a necessidade de falar sobre ele. A toda critica negativa a resposta é o gosto, as pessoas tem o direito de gostarem ou não gostarem de certas obras. E sobre as muitas opiniões em questão da criatividade do universo, veja, se levar em conta que A Arma Escarlate acontece no mesmo universo que Harry Potter, porém em um país diferente, fica mais fácil de aceitar.

mandy de andrade 02/06/2021

Perfeito!
Me surpreendeu! No início não me apeguei ao livro, foi até difícil que continuar a leitura, mas na metade já fiquei viciada e não conseguia parar de pensar em como Hugo e os Pixies resolveriam tudo ?. Ansiosa para ler o próximo!

Tati Duraes 13/08/2014

Apaixonante!
Olá pessoal!! Esse é um daqueles livros: não julgue pela capa, ou melhor, pela sinopse. Quando fui apresentada ao livro eu não gostei da prévia, pouco depois conheci melhor a história e fiquei encantada com as diversidades culturais brasileiras que a autora inseriu em sua história. Foi isso que me encantou, isso que me conquistou e fez com que eu quisesse tão desesperadamente ler o livro, e não me decepcionei. Eu amei a história.
Hugo é um menino de 13 anos que vive com a mãe e a avó na favela, Dona Marta no Rio de Janeiro. Ele acaba por se envolver com o tráfico de drogas. Num dia, enquanto estava de vigia, ele recebe a carta da escola de bruxaria Nossa Senhora do Korkovado. Apesar de o dono do morro já ter apelidado dele de Bruxo, ele não acredita da carta e a rasga, achando que é algum tipo de brincadeira, mas então a carta surge novamente inteira no bolso dele.
Então na mesma noite a favela é invadida pela policia e ele acaba dedurando um traficante para se livrar da policia. Agora ele precisa fugir e o único lugar para onde pode ir em segurança é para a escola de bruxaria.
Hugo é malandro, ambicioso e teme confiar nas pessoas. Logo no inicio ele “passa a perna” na vendedora da loja de varinhas e “fatura” a melhor varinha da loja. Também ele nasceu na favela e isso faz com que ele até haja como vilão muitas vezes. Aliás, Hugo não é o nome dele, o nome dele é Idá e como ele teme ser descoberto acaba inventando um nome.
Já na escola, ele conhece o mundo mágico, é apresentado aos Pixies (Capí, Viny, Indio e Cai), aos Anjos (Abelardo o pior deles) e ao Conselho da escola. Os Pixies são um grupo de alunos mais velhos que aprontam na escola, muitas vezes para mostrar o quanto o Brasil é melhor do que a Europa. Os Anjos são os “filinhos de papai” por assim se dizer, confesso que tive dificuldade para entendê-los. Talvez por me identificar tão de cara com os Pixies, não pela bagunça nem por serem populares, mas pelos motivos que os levam a “aprontar”. O Conselho é um grupo de bruxos já adultos que ajudam a manter a ordem.
O livro é baseado em Harry Potter e isso fica claro quando falamos em escola de magia e bruxaria, porém ele é uma história complemente a parte. Carregado com cultura nacional e problemas brasileiros. Existe sim alguma semelhança, como eu acho que não poderia deixar de existir, como o preconceito com os não bruxos, chamados inicialmente de Azemolas e posteriormente de Mequetrefes, nome dado pelo encantador Viny. Preconceito com os filhos de bruxos que nascem sem magia, Fiascos, e também os preconceitos comuns a nós, azemolas, como: classes sociais, cor da pele, incompetência de professores, migração, irmãos de pais diferentes, tráfico de drogas, criminalidade, abusos de autoridade e etc.
A história é ambientada no Rio de Janeiro, na maior escola de magia brasileira, a Nossa Senhora do Korkovado. Sim, uma das escolas, porque o Brasil é grande demais pra ter apenas uma escola, então, tem cinco, uma para cada região do país: As escolas do Rio (lar dos Corcundas), de Salvador (escola dos Caramurus), de Brasília (onde estão os Candangos), da Amazônia (lugar onde estudam os Curumins) e a do Sul (que eu não me lembro de onde era exatamente, mas que é o lar dos Cupinchas. Ah, sim! Lá também tem uma escola de centauros, a Chiron).
Os sotaques descritos pela autora são tão perfeitos que se é capaz de ouvir o personagem falando daquela forma. As diferenças culturais e regionais também são muito citadas e valorizadas na história, assim como a valorização do folclore brasileiro, ao invés de vampiros e lobisomens, mas temos vampiros. Eu adorei o fato dos feitiços terem nomes brasileiros, o jeito de voar na vassoura ser completamente diferente e os jogos serem complemente autentico.
A escrita da autora, Renata Ventura, é fácil e faz com que a rica história flua com muita facilidade.
Meu personagem favorito é o Italo, vulgo Capí. Ele é carismático, ama os animais e odeia as injustiças. Não tem como não se apaixonar por ele. Viny tem lá seus encantos, mas não gosto de garotos populares... rsrs... Virgilio ou Índio, como é chamado pelos amigos, é fechado e mal humorado, mas também é o único que desconfia desde o inicio do Hugo e Caimana que é uma loira adorável e surfista, namorada do Viny.
Bem pessoal, só posso dizer que se você ama Harry Potter você vai amar A Arma Escalarte. A história é rica, muito bem escrita e apaixonante. Tire esse preconceito bobo da cabeça e entre de corpo e alma na Nossa Senhora do Korkovado.

site: http://meuclubedaleitura.blogspot.com.br/2014/08/resenha-arma-escarlate_13.html
Homerix 20/08/2014minha estante
Gente, que resenha sensacional!
Parabéns, Tatiane!
Vou avisar Renata!!
Ah, o 'o lar dos Cupinchas' é em Curitiba. Aliás, muito bem escrita esta parte (tudo, na verdade), em que você se preocupa em dar descrições diferentes para cad uma das escolas!
5 Estrelas pra você também!!
Obrigado
Homero

Alexandra 06/05/2020

Diferente de tudo
Muitos dizem que é a HOGWARTS brasileira, pode ter sido baseada, mas Renata Ventura soube adaptar de modo deslumbrante pra realidade brasileira que em certo ponto caminha lindamente em suas próprias pernas.
E diferente da maioria das histórias o maior vilão da história é o próprio protagonista, e que criação de personagem!!
Mas nos pontos de crescimento o protagonista nao perde sua essência, mostrando que a autora tem completa segurança na escrita!
Marie67 06/05/2020minha estante
Eu li a sinopse e achei muito interessante! Vale a pena então?

Alexandra 24/05/2020minha estante
Vale muuuito Marie!! Principalmente pelo protagonista que é difere te de tudo que já vi e super congruente com a realidade que ele cresceu!!

Marie67 24/05/2020minha estante
Já fiquei empolgada!!

jutomioka 30/06/2021

A Arma Escarlate
?Resenha da editora: O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.
Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar a enfrentar o bandido que ameaça sua família. Nesse processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.

MANO??? QUE LIVRO FOI ESSE SINCERAMENTE? se eu pudesse eu dava 1000 estrelas! que HISTÓRIA I-N-C-R-I-V-E-L!!!!!! era literalmente tudo o que eu tava procurando ler. ???

Sério, esse livro fala de bruxaria e tal mas não se enganem pensando que é um Harry Potter da vida, longe disso! foi uma inspiração claro, como até a Renata Ventura cita no início e até faz algumas referência (como uma fã de carteirinha) mas é tão? ORIGINAL! eu juro que nem consigo descrever!

Se tu assim como eu tem curiosidade em explorar autores nacionais que escrevessem sobre fantasia relacionada a folclore brasileiro, contexto político e SOCIAL, magia e que tudo isso ainda se passasse no Brasil, pode ter certeza que esse livro é pra ti.??????????

Eu não sei nem como descrever o quanto esse livro foi inteiramente perfeito, espero que outras pessoas possam se aventurar com o Hugo na escola do Korkovado assim como eu. Inclusive, tô louca pra ler o resto.