Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke




Resenhas - Cartas a um jovem poeta


667 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Coruja 10/04/2011

Cartas a um jovem poeta cabe à perfeição na descrição “livro bem fino”. Sendo bastante sincera, costumo ter um pé atrás com livros muito finos como esse, mas a verdade é que ele te prende desde a primeira linha e no final das contas você quase deixa o médico te esperando até que você termine a próxima página.

Já conhecia Rilke de outras primaveras, mas procurei por esse específico livro após ler a resenha da Mi Müller no Bibliophile.

Apesar de ser um livro maravilhoso, no final das contas, não o recomendo para viagens e salas de espera do dentista em geral. Isso porque Rilke não é uma leitura supérflua. Apesar das poucas páginas, essa é uma obra que pede por um pouco de reflexão e um tanto de seriedade. É um livro que você leva para a vida.

Sabe aqueles livros que parecem que falam diretamente contigo? Que você diz “ei, esse sou eu!”? Que você lê uma vez, depois relê, daí um tempo lembra de uma passagem e lê de novo e a cada leitura ganha uma nova base de interpretação?

Esse é Cartas a um jovem poeta.

O que realmente me espantou ao ler esse volume, contudo, não foi todos os tópicos acima mencionados, mas... a simpatia, a familiaridade e a educação com que Rilke – que já era conhecido à época – rata seu correspondente. Faz você se perguntar que tipo de resposta receberia se escrevesse para escritores badalados de hoje em dia. Claro, se eles se dignassem a mandar resposta.

Bem, as coisas eram diferentes à época, Rilke provavelmente tinha mais tempo que até uma criança de terceira série hoje em dia. Ainda assim, desconfio que independentemente da época e das constrições de tempo, ele seria um daqueles raros casos que unem genialidade e humildade: um exemplo a ser seguido.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
comentários(0)comente



Alberto 03/06/2022

Reflexões de um veterano
Procurando por indicações de obra poéticas, eu me deparei com o nome de Rainer Maria Rilke, e resolvi conferir seus livros, até porque alguns estão inclusos no Kindle Unlimited.

Essa obra está entre as mais conceituadas do autor, mesmo se tratando de cartas que ele enviou sem a intenção de publicá-las. Ele fala de muitas coisas ao jovem candidato a poeta Franz Kappus, com o qual ele se correspondeu por alguns anos. Rilke discorre sobre diversos temas além da poesia, como amor, relacionamentos e solidão, mas também dá dicas de viagens e livros, por exemplo.

O autor não fala do ponto de vista de um poeta, e sim como uma pessoa com experiência de vida a alguém mais jovem. É por vezes como ler um livro de autoajuda, já que em geral o Franz estava sempre com alguma aflição; já em outros momentos, parece uma conversa que qualquer um teria por e-mail.

É uma leitura fácil, ao contrário das complexas poesias do autor que estou lendo, e com boas reflexões.
Roberta 25/06/2022minha estante
Esse parece acessível.


Alberto 25/06/2022minha estante
É bem acessível :)


Roberta 25/06/2022minha estante
Sua resenha me animou.


Alberto 25/06/2022minha estante
Que bom. Espero que goste. ;)




Alessandra.Adams 13/05/2022

?Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vive-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas?.
comentários(0)comente



Beka 18/06/2022

Em primeiro lugar, não se engane com o título. Este livro contém lições inspiradoras para a vida.
É meu primeiro contato com Rilke e estou feliz por ter começado por aqui.

Uma coletânea de cartas enviadas pelo poeta Rainer Maria Rilke ao jovem Franz Kappus, que publicou em 1929, três anos após a morte de Rilke. Só temos acesso as correspondências de Rilke, e nela podemos conhecer um pouco da riqueza de seu pensamento que se revelam plenamente nas cartas. O fato de não apreciarmos as cartas de Kappus não interfere em nada na mensagem que rilke quer passar.
Rilke soube - sem intenção - fazer correspondência com vários leitores, levando-os a reflexão sobre os aspectos verdadeiros da vida- criação artística, a necessidade de escrever, Deus, sexo, relacionamento entre homens, valor nulo da crítica, e a solidão inevitável do ser humano.
Em linhas gerais, Rilke aconselha o jovem a voltar para si mesmo; a descobrir, com calma, o que se passa em seu coração e deixar a vida acontecer, pois no fim tudo isso poderá ser uma oportunidade para ele se tornar uma pessoa mais forte, sensível e criativa perante as adversidades da vida.
Este livro rendeu muitas marcações ao longo das cartas. A que mais me tocou:
"Eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo que não está resolvido em seu coração...
Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

Com certeza vou reler. Recomendo demais!!!
comentários(0)comente



Aqlabia0 28/05/2024

O Rilke que só foi bater um papo com um chegado dele e casualmente mudou a minha visão de mundo e vida, não é a toa que esse é meu livro mais grifado e anotado até hoje.

>Apenas um destaque aqui para a carta em que ele fala sobre a tristeza, sinceramente a escrita ali é tão empática e é de uma destreza inigualável.
comentários(0)comente



MarcosQz 21/04/2021

Nunca li nada de Rilke pra falar a verdade, li esse livro mais por curiosidade e gostei.
As cartas de Rilke falam sobre solidão, como ela é importante no processo criativo, além de falar sobre amor, Deus, amizade, relações entre homens e do processo da escrita.
Gostei bastante do livro e vou acabar lendo algo mais de Rilke.
comentários(0)comente



Camila Borges 21/11/2020

"a própria arte é uma forma de vida"
Nas cartas que escreve ao jovem poeta Franz Kappus, Rilke o aconselha sobre a arte, o amor, a solidão, a natureza, a tristeza, a paciência e vários outros temas. Impossível não sentir a ternura em cada palavra dele, fiquei encantada. É perceptível que ele realmente encarava a arte como "uma forma de vida".
comentários(0)comente



Danielle 28/09/2021

21 livros antes dos 21 anos
1/21

"Tudo é gestação e então nascimento".

Não lembro exatamente o que li sobre esse livro. Mas tinha visto em listas do tipo "ler antes de morrer", "livros para escritores". E bem, olhando o título vc acha que é para quem quer ser escritor mesmo.
Mas não é bem assim.
Por baixo do duplo? significado o livro é literalmente CARTAS para um jovem poeta. Eu pensei que o livro era dedicado à novos escritores/poetistas mas ele é para um jovem poeta em específico. (fez sentindo?)

Então desta forma (por expectativas minhas) me frustei. Queria dicas sobre poesia escrita etc etc recebi o lado do Rilke em 10 cartas para esse jovem que o convidou a opinar sobre seus poemas. Na primeira/segunda carta ele fala ótimas coisas, sim, para quem está começando. Principalmente sobre as críticas. Mas depois, como so temos o lado do Rilke nao sabemos o que o outro cara diz, por vezes me senti perdida, algumas coisas meio jogadas (nao de propósito lógico mas senti mt tensão homoerotica kkkkk comentei ate no skoob enquanto lia) e umas reflexões sobre a vida que (no momento) eu nao queria.

o livro é ótimo tem várias reflexões e passagens marcantes mas como esperava um livro mais sobre escrita me frustei um pouco.

Se vc for ler espero que tenha ajudado e que vc nao se fruste que nem eu kkkk mas, de novo, recomendo o livro sim.
comentários(0)comente



yas 30/11/2020

Sem dúvidas um dos livros mais inspiradores que li na minha vida, certamente lerei novamente para novos olhares.
comentários(0)comente



Henrique Fendrich 24/06/2021

Olha, isso aqui é um pequeno manual sobre a vida que a gente devia carregar por onde quer que a gente fosse. Rilke não havia chegado ainda aos 30 anos, mas a sua lucidez impressiona. Fala sobre a poesia, claro, mas fala sobretudo sobre a vida, sobre o amor e sobre a solidão (que anda muito mal vista em nossos dias, mas Rilke a redime praticamente como virtude).

Pode-se falar em "filosofia de Rilke" e ela tem um potencial enorme de conseguir adeptos mesmo em nossos dias, pois a sabedoria que emana desse livro parece atemporal. Chamo a atenção, por exemplo, para a fantástica defesa que Rilke faz do feminino não mais como mera oposição ao masculino, mas como um gênero efetivamente independente, cuja ascensão permitirá que o próprio amor se dê em bases mais humanas. São palavras que ressoam nas causas feministas de nossos tempos. Do mesmo modo, os problemas de se amar quando não se está preparado ou pelos motivos equivocados também são extremamente atuais.

Que grande generosidade a de Rilke ao escrever cartas tão detalhadas e tão profundas para um simples aspirante a poeta. Que grande força interior, fruto de muita reflexão e sofrimento, esse homem conseguiu juntar em tão pouco tempo de vida!

É livro para ler e reler muitas vezes ao longo da vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Heloisa.Vulcanis 17/03/2024

Foi uma leitura tão confortável, rápida e simples. Rilke sempre estava disposto a ajudar Kappus, mesmo respondendo em grandes intervalos de tempo. Ele enfatizou a importância da solidão e a necessidade de enfrentar as dificuldades no processo de desenvolver poemas. Cada carta enviada pode inspirar uma reflexão sobre a vida. Isso me deixou com vontade de relê-lo.
comentários(0)comente



Rafaella Melisse 27/01/2013

Como um livro pode dizer tanto com tão poucas palavras? Não tem como não se apaixonar pelas cartas de Rilke... é como se ele estivesse trocando cartas com nos leitores e respondesse nossas perguntas a respeito da vida e da arte. Li e recomendo a qualquer um que tenha um sonho e precise de um empurrãozinho para deixar de se importar com a opinião dos outros, de que importa trabalhar com algo que te de bastante dinheiro se não foi pra ele que você nasceu? "Procure entrar em si mesmo" e você descobrirá seus verdadeiros sonhos ... esse é o tipo de livro que devemos ter a mão sempre, para ler e reler quantas vezes pudermos.
comentários(0)comente



juliarib_f 08/10/2023

Há apenas um meio.
"Volte-se para si mesmo. Investigue o motivo que o impele a escrever; comprove se ele estende as raízes até o ponto mais profundo do seu coração, confesse a si mesmo se o senhor morreria caso fosse proibido de escrever. Sobretudo isto: pergunte a si mesmo na hora mais silenciosa de sua madrugada: preciso escrever?"
comentários(0)comente



667 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR