Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Francine122 30/04/2024

"O futuro permanece firme, caro senhor Kappus, mas nós nos movemos no espaço infinito."

Demorei para terminar de propósito (mentira, estava sem concentração para ler). O livro é obrigatório para todos os poetas e poetisas iniciantes e receosos. Eu o li no momento certo. Talvez algumas coisas eu absorva com 40 anos, mas o que tive que sentir agora, senti. E doeu ler e reler os trechos. Tudo eu sentia que era para mim. Rilke me compreende como ninguém e eu nunca vi o cara na vida. Essa coisa de voltar a si mesmo, sozinho, e saber se preferiria morrer ou deixar de escrever foi de arrepiar. Tudo que senti lendo é mais do que posso manifestar. Largar o tradicional, o convencional e aceitar o indizível, o inexplicável, sem medo, pobreza, indolência e monotonia. Meu DEUS! É o tipo de livro que traz uma tranquilidade duvidosa, restituindo a saúde da gente. Que o livro não se torne apenas ressonâncias da lembrança! Preciso viver as perguntas que ele me traz, sem pressa para colher as respostas! A visão do autor sobre o amor, a solidão, a tristeza, a sexualidade, a arte e a espiritualidade é arrebatadora!!!!!! LEIAM!!!

Obs.: quase tive um treco quando apareceu uma poesia do Kappus!
JAlia377 01/05/2024minha estante
sou doida p ler esse

Francine122 01/05/2024minha estante
LEIA!!!! bem sua cara (papo profundo com poucas palavras viajando pelo mundão)

maviis_ 07/05/2024minha estante
linda da vó

Pêssego 18/06/2023

Imortal
Uma obra imortalizada pela simplicidade e poesia. Conselhos simples, de um grande poeta, para a escrita e para a vida.

vizloop 12/09/2022

Da solidão até sexualidade.
Meu primeiro contato com Rainer Rilke mas simplesmente confortável de se ler. É uma linguagem fácil mas extremamente existencialista.

Guilherme 15/06/2022

Extremamanente reflexivo. Fala nao so da escrita, mas também de aspirações: "voce morreria se nao pudesse mais fazer isso".

Mateus com h 25/06/2020

Olha só
eu não sou muito bom pra título de resenha. mas esse é um livro, mais um que irei retornar. Me atrevo a dizer que é leitura obrigatória para escritor. Muito bonito, simples e elegante, profundo e em certos pontos transcende.

Fernanda 24/06/2022

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke
Este livro é uma troca de correspondências entre o escritor e um rapaz aspirante a poeta. O escritor famoso dá conselhos ao jovem nas cartas trocadas. Conselhos que servem para todos nós também. Gostei desse livro, meu primeiro contato com Rainer Maria Rilke.

liza! 08/03/2023

Ler cartas a um jovem poeta é sentir, bem no íntimo, a que ponto lhe pertence cada verso. A magnética personalidade de Rilke faz você se encantar com suas palavras e suas filosofias.
uma leitura bem rapidinha que vale cada segundo!

Amanda 13/09/2022

rory gilmore made me read
Li esse livro pro desafio da rory, gostei! tinha curiosidade de ler rilke por causa da emma (youtuber) e achei um livro bom. Quero ler mais coisas dele e talvez outra edição desse livro, vi que tem uma que tem as outras cartas.

https.marchi 19/11/2023

*?.??Cartas a um jovem poeta*?.??
Eu adorei a experiência de ler esse livro, foi uma leitura bem rápida, mesmo eu não estando acostumada a ler livros com essa escrita, que é em formato de cartas. Esse livro aborda temas como a solidão, o amor, ser artista e entre outras coisas que a maioria passa na vida. E pra mim, eu senti como se estivesse lendo conselhos.

Apollinea 05/12/2021

amor a própria melancolia
Esse livro foi muito surpreendente, compre ele por um acaso completo e fiquei encantada, é curto e mesmo assim não passa despercebido, fala muito sobre a tristeza e a arte de escrever como uma parte da vida e uma paixão a isso.

?Não busque respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver. Pois trata-se precisamente de viver tudo. Viva por enquanto as perguntas.?

Déborah 02/09/2022

Lindo!
O livro é composto por cartas que falam sobre a vida, repletas de conselhos e reflexões.

São textos muito sensíveis, que te fazem realmente refletir sobre diversos assuntos, dentre eles a solidão.

Uma única ressalva: aconselho a ler em um livro físico, pra fazer anotações e marcações. Eu li no Kindle e fiquei com muita vontade de ter o livro em mãos pra anotar algumas passagens.

No mais: belíssimo livro!
Beka 13/09/2022minha estante
Também li no kindle e já quero o físico ?

Helena 19/12/2021

Pequeno, simples e encantador!
"Viva por algum tempo nesses livros, aprenda com eles o que lhe parecer digno de aprendizado, mas sobretudo os ame. Esse amor lhe será retribuído milhares e milhares de vezes, de modo que, seja qual for o rumo tomado pela sua vida, tenho certeza de que ele percorrerá o tecido de seu ser como um dos fios mais importantes entre todos os fios que compõem a trama de suas experiências, decepções e alegrias."

Laíse 13/09/2020

Conselhos sobre temas existenciais que constituem a vida para sair da superfície

lele 11/10/2023

Atemporal, que leitura linda. queria eu poder ter tido uma oportunidade de trocar cartas com o rilke.