Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke




Resenhas - Cartas a um jovem poeta


667 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


lele 11/10/2023

Atemporal, que leitura linda. queria eu poder ter tido uma oportunidade de trocar cartas com o rilke.
comentários(0)comente



arqueofarias 30/12/2022

Cartas que são pura poesia? uma super aula de vida, de relacionamentos, autoconhecimento, solidão, amor e entendimento de nosso lugar do mundo enquanto seres emocionais. Uma grata surpresa.
comentários(0)comente



Anna 05/01/2023

A escrita do livro tem a gentileza de um professor conduzindo o seu pensamento, é muito caloroso e desperta uma curiosidade para a vida. Não se trata apenas de um livro sobre a potência da escrita e da criação artística, mas sim como a gente se relaciona com nós mesmos ? as nossas dores, a solidão, o amadurecimento ? e, consequentemente, com o amor do outro. A simplicidade e a ternura com que escreve sobre processo criativo, arte, solitude e crescimento foram um acolhimento, de forma que você nem percebe o fluir das páginas. Lindíssimo.
?Não somos capazes de dizer quem chegou, talvez nunca cheguemos a saber, mas vários sinais indicam que o futuro entra em nós dessa maneira, para se transformar em nós muito antes de acontecer?.
comentários(0)comente



Sabelpimenteel 01/01/2023

Cartas a um jovem poeta é um livro muito bonito, que nos faz ter várias reflexões a respeito da vida,da solidão e da arte.

A escrita é simples e transmite tranquilidade e uma sensibilidade artística perfeita. Uma leitura rápida que vale a pena de ser lida ?

"É bom ser solitário, pois a solidão é difícil; o fato de uma coisa ser difícil tem de ser mais um motivo para fazê-la."
comentários(0)comente



jsilveira 17/02/2024

Que livro maravilhoso!
Só peca um pouco na tradução do poema que encerra o livro. Mantém a essência mas perde-se muito em relação ao tempo e rima.
comentários(0)comente



Manu5 05/12/2022

Perfeito
Eu tô passada com o quanto esse livro é maravilhoso, esse livro tem conselhos pra levar o resto da vida, a escrita é muito boa, a tradução tá maravilhosa, só elogios pra essa obra prima.
comentários(0)comente



Cris 11/04/2024

11.04.2024
Não me identifiquei com o descrito nas cartas. Além de que tem um poema do rapaz aspirante a poeta que escreve as cartas as quais Rilke responde. E depois um discurso pós morte de Rilke.
comentários(0)comente



Fernanda 24/06/2022

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke
Este livro é uma troca de correspondências entre o escritor e um rapaz aspirante a poeta. O escritor famoso dá conselhos ao jovem nas cartas trocadas. Conselhos que servem para todos nós também. Gostei desse livro, meu primeiro contato com Rainer Maria Rilke.
comentários(0)comente



Laíse 13/09/2020

Conselhos sobre temas existenciais que constituem a vida para sair da superfície
comentários(0)comente



Leninha 28/02/2022

chato
ai sinceramente, não entendo a fascinação, reflexões comuns, em sua maioria desinteressantes, conselhos que prestam a quem os pediu, não a quem quer ler boas cartas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Jaciclea 26/04/2024minha estante
É um livro tão curto e tão grande.


Giulia Benício 26/04/2024minha estante
Siiim




Suzana 19/08/2023

How I Learned to Stop Worrying and Love the Solitude
Que experiência engraçada esse livro: no mesmo dia em que terminei de ler Noites Brancas, um livro no qual o protagonista intensamente ensimesmado se sente condenado à solidão, a minha primeira impressão de Cartas a um Jovem Poeta é de que se tratava de uma celebração da solidão, achei muito irônico acontecer de ler livros tão diametralmente opostos em um mesmo dia.
Acontece que a medida em que eu progredia, comecei a perceber que o que Rilke faz não é uma romantização vazia da solidão, na verdade ele a encara como um fato inescapável, e do qual não devemos ser desesperados para escapar. Segundo Rilke, devemos ter paciência conosco quando estamos enfrentando a solidão, a tristeza e quaisquer dificuldades, nas palavras dele, não ficarmos ansiosos por respostas e conclusções, mas aprender a amar as perguntas.
Parece barato quando colocado dessa maneira, mas Rilke aconselha seu correspondente a tolerar as dificuldades como as oportunidades de crescimento que elas são, sem recriminações ao nosso eu do passado, que normalmente encaramos como o responsável pelos nossos infortúnios. Enfim, essa leitura não poderia vir em um momento mais apropriado.
comentários(0)comente



Fabio Michelete 02/11/2011

Sutil - profundo
Não conheço Rilke como poeta. No entanto, é muito bonita a delicadeza com que coloca suas experiências e orientações a um jovem com quem se corresponde (uma motivação suspeita, mas platônica, se me permitem dividir a impressão). Dos trechos mais belos, fico com seu culto à solidão e ao sofrimento como aspectos inerentes à vida humana, contra os quais é inútil lutar - mas ao contrário, podem ser transmutados em algo bom, que favorece o crescimento e dá sabor à vida.

"Por isso, caro senhor, ame a sua solidão e suporte a dor que ela lhe causa com belos lamentos. Pois os que são próximos do senhor estão distantes, é o que diz, e isso mostra que o espaço começa a se ampliar à sua volta. Se o próximo está longe, esntão o que é distante vaga entre as estrelas, na imensidão".
comentários(0)comente



https.marchi 19/11/2023

*?.??Cartas a um jovem poeta*?.??
Eu adorei a experiência de ler esse livro, foi uma leitura bem rápida, mesmo eu não estando acostumada a ler livros com essa escrita, que é em formato de cartas. Esse livro aborda temas como a solidão, o amor, ser artista e entre outras coisas que a maioria passa na vida. E pra mim, eu senti como se estivesse lendo conselhos.
comentários(0)comente



vitória 17/01/2023

recomendo!
"Ser artista significa: não calcular nem contar; amadurecer como uma árvore que não apressa a sua seiva e permanece confiante durante as tempestades de primavera, sem o temor de que o verão não possa vir depois. Ele vem apesar de tudo. Mas só chega para os pacientes, para os que estão ali como se a eternidade se encontrasse diante deles, com toda a amplidão e a serenidade, sem preocupação alguma."
comentários(0)comente



667 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR