A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Rafaellima18 24/06/2024

Um livro que te leva a refletir sobre como essa nossa maneira de viver, esse mesmo estilo de vida consumista que vem de uma lógica de um mercado capitalista cujo único objetivo é o acumulo desenfreado, tem sido um veneno para esse organismo que chamamos de terra, essa mesmo que usa como defesa doenças como a COVID assim como nosso corpo usa da febre para se defender do vírus.
Também podemos ver uma diferente perspectiva de vida da qual nós ensinamos desde do dia do nosso nascimento, uma perspectiva mais intimista com a Natureza onde o humano se coloca como parte dela e não como seu algoz que veio para destruir e tirar toda sua riqueza.
Vivemos em um sistema que nos ensina a ter essa cosmovisão exploratória e destrutiva do mundo para que continuamos anestesiados e focados nessa busca de mais acumulo e consumo enquanto o planeta responde com eventos climáticos extremos, e enquanto o povo sofre com esses eventos uma pequena casta fica nos seus grandes condomínios e apartamento de luxos sem sequer se importar com o que acontece com o mundo lá fora enquanto seus bolsos ficam mais cheio de Dinheiro, até porque não são eles que estão sofrendo com essa crise climática.

maitecoropos 18/01/2023

A VIDA NÃO É ÚTIL
Acabei de revisitar minha resenha de "Ideias para adiar o fim do mundo", escrita há poucos dias. Percebo que termino minha segunda leitura de um livro do Krenak com outro olhar, e começo a escrever esta resenha partindo de um lugar muito diferente. A "presença pungente da esperança" é substituída pela dor da experiência do desastre. Ler "A vida não é útil" logo após a leitura de "Ideias para adiar o fim do mundo" é como reviver a sensação de desamparo trazida pela pandemia de Covid-19. Durante a leitura, em diversos momentos, fui invadida pelo sentimento de desesperança - principalmente nos trechos em que Ailton fala sobre a verdadeira transformação da maneira como os humanos existem na Terra, que a pandemia deveria ter despertado. Não há nada mais triste do que a constatação de que, enquanto coletivo humano, ainda que diante de uma catástrofe, não somos capazes da simples revolução de ouvir o comando de parar de comer a Terra. Em outros momentos da leitura, porém, as palavras escolhidas pelo autor nascem em solo de pura esperança - como quando ele dá ênfase à resistência do povo Krenak, e de outros os povos originários espalhados pelo mundo. Acredito na frustração como propulsora da esperança, e no medo como propulsor da coragem. E me parecem cada vez mais tangíveis as principais ideias que dão contorno ao pensamento de Ailton Krenak: a de que o "sobrenatural" está na natureza, a de que o futuro é agora, e a de que a transcendência é aqui.

Japa 21/01/2023

É um livro sobre dores e desejos
Definitivamente eu não achei que esse livro fosse me impactar tanto.

Você vê um livro pequeno de tudo, de bolso e com pouquíssimas páginas, logo pensa que não deve ser grande coisa.

Pois bem, tamanho não é documento: que livraço! Me tocou profundamente, do começo ao fim. Krenak como sempre extremamente incisivo na defesa e manutenção do pensamento indígena.

Esse é o primeiro livro que eu leio dele, apesar de acompanhá-lo nas redes sociais e ter visto várias entrevistas dele.

Apesar do fato de suas falas terem muito a ver com a pandemia, muito do que é dito também dá pra levarmos pro nosso cotidiano capitalista. O mundo precisa de um norteamento anticapitalista ou então será a morte.

Parece que qualquer coisa que eu escrever aqui não vai ser o suficiente pra expressar a grandeza desse livro e o que eu senti fazendo sua leitura. Enfim, recomendo a todos.

Alice 21/01/2023

Com simplicidade o livro nos faz refletir acerca do modo que vivemos. Com seu rico ponto de vista, Krenak nos presenteia com seu pensamento!

Victor 24/01/2023

Muito foda
Ouso dizer que este livro é, de alguma forma, ainda melhor do que "Ideias para adiar o fim do mundo"...

Reflexões mais incisivas e de certo modo mais concretas. LEIA!

Letícia 26/01/2023

incrível
livro maravilhoso. ailton krenak é um intelectual que admiro muito. todas as suas reflexões batem forte na gente! esse livro é muito necessário.

Juh 26/01/2023

Releitura.

"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas
isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreograna ridícula e utilitária." (p 108).

Gabriele71 27/01/2023

Um autor excelente, com obras incriveis
O autor nos leva a indagação o tempo todo. Fugindo da lógica do que é uma "vida normal" e do que se distância disso, colocando assim uma ancestralidade e uma objetividade na escrita de arrepiar.

Lorena 28/01/2023

Viver pra quê? Pra fruir
Os pensamentos de Ailton Krenak sempre acendem uma lâmpada para prestarmos mais atenção nos detalhes do cotidiano e, principalmente, como os seres humanos são responsáveis por sua própria destruição.

Aqui, ele pede apenas uma mudança de perspectiva, porque viver não é sobre o pra quê, mas tentar viver de uma maneira mais plena, em conjunção com tudo que existe. Um pedido sereno seguido de um puxão de orelha pra dizer "Ei, o ser humano não é o centro da criação".

LiviaDimas 30/01/2023

ajuda a nos questionar como vivemos
Cada texto traz muita reflexão e aprendizados sobre o mundo e o maneira que vivemos. A forma que o Ailton Krenak questiona e coloca em perspectiva assuntos tão importantes flui de uma maneira descomplicada e ao mesmo tempo, muito rica.

Gostei muito da leitura, irei acompanhá-lo mais nas redes sociais e ler mais conteúdos dele.

LiaLimaCE 04/02/2023

Uma novidade pra mim
Fui influenciada a ler Ailton Krenak pela situação vivenciada pela população Yanomami nos últimos quatro anos e que foi divulgada nas últimas semanas pelos veículos de imprensa. Em um post no Instagram havia algumas dicas de como ajudar direta ou indiretamente os povos indígenas brasileiros. Uma das dicas era ler livros de autores indígenas. Fico muito grata pela dica, pois foi maravilhoso saber mais sobre os problemas relativos à relação entre os seres humanos e o planeta Terra da perspectiva de alguém cuja realidade é tão distante da minha e que, a partir dessa diferencia de pontos de vista, aprender tanto. Amei. Fácil de ler e ótimas reflexões.

Paula 11/02/2023

Krenak joga na cara do leitor o quanto a humanidade ainda tem que evoluir e o quanto estamos tão longe deste caminho. Confesso que desanimei muito durante a leitura, por observar as atitudes da sociedade perante a pandemia e agora, vi o quanto das esperanças de Krenak estão difíceis de se concretizar. Sem sombra de dúvidas este livro é fantástico, verdadeiro e de uma inteligência sem igual. Só resta que a humanidade consiga atingir este nível de sabedoria.

daviduartefs 13/02/2023

Bons argumentos
Bom livro que mostra a relação dos humanos e a terra. E como nos prejudicamos esse grande organismo.

LeftLu 13/02/2023

Este foi o segundo livro do Krenak que eu li e, sempre me impressiona, como nós, indivíduos que não possuem um real contato com a natureza, não a tratamos com a devida importância. No fim, somos a peste que ameaça a nossa própria existência e de outros seres. "A vida não é útil" é um ótimo livro e todos deveriam o ler.

Jacare 14/02/2023

Necessário.
É muito interessante conhecer um ponto de vista tão culturalmente diferente sobre assuntos cotidianos. Mesmo não concordando com muitas das ideologias e crenças apresentadas pelo autor, acredito que a beleza de conhecer a vivência de alguém é justamente essa diferença de experiências e opiniões.

O texto que mais gostei foi "A máquina de fazer coisas". Ele mostra conceitos que eu, nascida e criada em uma grande metrópole, nunca tinha sido apresentada antes.

Simplesmente fantástico e extremamente necessário para aqueles que buscam "o caminho da verdade".