A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

bia bbs besbi 03/07/2023

Quando o último peixe
estiver nas águas e a última árvore for removida da terra,
só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer
seu dinheiro?

Keuny 04/07/2023

A vida não é útil
Li esse livro para escola... Porém fiquei impressionada com livro. Ele faz uma crítica social, e deixa o leitot refletir bastante

Dan Carvalho 05/07/2023

Um livro breve com mensagens importantes para repensar nosso cotidiano, nossa forma de viver.
Venho pensando muito sobre o modelo de vida que foi construído para nós, sem que haja pluralidade e respeito com a natureza. Parece que vivemos para destruir o mundo e a nossa saúde mental/física. O que deveria ser uma vida feliz e tranquila, passa a ser visto como um estado de preguiça e falta de ambição. Para existir você deve ter bens materiais, viver para consumir. Esse livro é perfeito para iniciar um questionamento a cerca desse sistema.

Amanda 08/07/2023

Para viver não é necessário ter ou fazer, é somente ser. O autor é assertivo e rígido em todas as suas considerações, as quais deixam o leitor reflexivo sobre o que realmente deve se prezar e priorizar no mundo atual pós pandemia. É necessário ler, entender e viver diariamente essa obra. Nesse sentido, é explicitado que a educação não é mercadoria, saúde não é mercadoria, meio ambiente não é mercadoria, viver não é mercadoria. Afinal, a vida independente das noções mercadológicas criadas pelos seres humanos. A vida não é útil!

Lize.Freitas 08/07/2023

Gostei das reflexões que o livro trouxe. Pensar na forma que tratamos o planeta e todas as vidas aqui existentes, nunca é demais. A vida não é útil quando o autor analisa a nossa maneira de levar a vida. Vale a leitura. Vou ler outras obras deste autor futuramente.

le.menini 09/07/2023

?Foi impressionante, durante a pandemia, como aceitamos a convocatória para ficar em casa e fazer o distanciamento social. Salvo alguns excêntricos, todo mundo que pôde concordou com ela. Ora, se somos capazes de ouvir um comando desses, todos ao mesmo tempo, de permanecermos em casa, por que não seríamos capazes de ouvir o comando de parar de predar o planeta? De parar de destruir os rios e as florestas? Esse é um valor transcendente.?

Krenak sempre muito preciso e sábio em suas colocações. Não tenho muito o que comentar sobre o livro, a passagem acima fala por si só.

Thams3 10/07/2023

Como coloquei em um dos históricos de leitura: "Toda leitura de Krenak me traz uma imensidão de consciência e tristeza" sempre um misto de precisamos fazer alguma coisa com estamos perdidos!!!! Sinto que ele é uma grande referência a quem devíamos estar dando ouvidos e buscando essas soluções para vivermos bem enquanto sociedade, no entanto uma parcela em sua ignorância prefere o mistificar. Por essas e outras digo que a ignorância é uma benção, enxergar as coisas como elas são e ter as mão atadas é desolador.

Isasc.exe 10/07/2023

As vezes tudo que a gente precisa é enxergar o mundo a partir da perspectiva de povos originários.
Livro incrível pra se entender outras relações com o território, natureza e comunidade.

AndressaSrta.LerLivros 13/07/2023

A vida não é para ter uma utilidade, é para ser vivida
Ailton Krenak é um líder indígena. Esse livro são algumas de suas reflexões acerca da humanidade passando pela pandemia.
Essas reflexões perpassam o sentido de ser humano, de estar no mundo e de viver plenamente.
Afinal, tivemos que esperar uma pandemia para perceber o quão pequeno nós somos?! O quanto nós destruímos a Terra, mas que para ela nos destruir, ela só precisa "desligar" o oxigênio.
A vida não é para ter uma utilidade, para ser vivida. Radical e intensamente.
Em suas reflexões ele imagina que após a pandemia as pessoas vão mudar o seu jeito de agir no mundo, infelizmente isso não aconteceu.
Mas seguimos.

Rayssa 17/07/2023

Especial e forte
Ele começa muito bom e nos primeiros capítulos parece que vai ficar brega e bem senso comum, mas aí vem um capítulo sobre o outro de tapa na sua cara.

É muito bom ver a visão de um outro povo sobre a vida e a "utilidade" dela. Impressionante como a gyptecisa de pouco pra ser feliz.

Beatryz 19/07/2023

Veinho daora
Faz refletir o estilo de vida atual e muito dos nossos valores. Me fez repensar bastante, mas não traz soluções para agir de outras formas