O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

JessChandler 25/05/2024

Que história linda e triste. Dá vontade de adotar esse menininho, que apesar de ter uma família, praticamente não é visto.

Charilson 25/05/2024

Criança não devem ser impedidas de sonhar!
Agora que o terminei, me pergunto porque demorei tanto pra ler esse livro.

O que mais me comoveu nesta história, é o facto de realmente existirem crianças que realmente passam por essa situação, a de ser maltratado pelas pessoas que mais deviam dar amor e cuidar.

A realidade é demasiado pesada pra mente de uma criança lidar, por isso elas em um mundo imaginário criado em sua mente e Zezé foi arrancado desse mundo imaginário muito cedo e teve um choque de realidade. Uma das maiores atrocidades que nós podemos cometer contra uma criança é impedi-las de sonhar e foi exactamente isso que aconteceu com o menino Zezé.

Zezé era uma criança muito traquina, mas ainda era só uma criança, não havia necessidade de ser assim tão duros com eles, até ao ponto do rapaz perder vontade de viver juro isso foi demais pra ele, juro, isso mexeu comigo.

Bells 25/05/2024

Ternura
Para começar, esse livro foi o primeiro audiobook que ouvi na vida e a narração pelo Rafael Cortez está espetacular.
Que livro doído!!! Mesmo que tenha diversos momentos engraçados e bonitos, mostrando a pureza da criança, é de uma sensibilidade e um sofrimento muito grande. Como as crianças precisam de ternura? Diversas vezes quis entrar no livro e dar um abraço forte no Zezé. Livro muito emotivo e de um impacto muito grande! Orgulho desse livro ser nacional!
Elenice 25/05/2024minha estante
Sim, como mãe eu desejei muito abraçar o Zezé, consola-lo e dar a ele o amor que ele precisava tão pequenino.? Chorei o livro inteiro ?

Rosangela Serafim 24/05/2024

Simplesmente fantástico
Estou aos prantos! Fazia muito tempo que um livro não me fazia chorar.
Tocante, profundo, emocionante. A gente consegue sentir a dor do Zezé.
Todo mundo deveria ler esse livro.
Obs: é uma história real. É a autobiografia do autor.
Leiam. Simplesmente leiam.
Vanessa.Castilhos 24/05/2024minha estante

Felipe Oliveira 24/05/2024

Emocionante
Um clássico, lançado em 1968, que posterguei a leitura na adolescência e tive o prazer de ler agora com mais maturidade. Nada como os ensinamentos da vida para nos fazer ter ainda mais sensibilidade e empatia durante uma leitura.
Me emocionei em várias partes do livro, Zezé é uma criança de 5 anos que tem toda a inocência de uma criança que está na fase de aprendizado e construção, mas ao mesmo tempo esse menino traz uma sabedoria de adulto em alguns pontos, além de várias feridas.
?Eu fico com a pureza e a resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita!? (Gonzaguinha)

Thalita454 24/05/2024

Aí gente sem nem o que falar, que livro perfeito! Queria alguma coisa para me fazer morrer de chorar e esse livro conseguiu, uma criança não pode sofrer tanto assim!
Recomendo essa leitura para TODOS, juro, não vão se arrepender.

l.schimidt 24/05/2024

Sofri e adorei
Desenvolvimento de imensidão psicológica aos personagens que proporciona um apego afetivo durante toda a história. É simples e marcante.
Terminei com dor, tristeza e depressão. Recomendo.

Gabriella.Chemello 22/05/2024

Manoel de Barros disse:
"as coisas que não tem nome são mais pronunciadas por crianças".
Esse livro inteiro é narrado por uma criança de 5 anos e o autor conseguiu, de certa forma, pronunciar essas coisas sem nome.
A leitura é como ver o mundo através dos olhos de criança, o que deixa ainda mais doído porque só depois de grande pra enxergar a dor na beleza daquilo que já nos foi perdido, a infância.
Bem, o livro começa com uma certa leveza, apesar das dificuldades da realidade de Zezé, que é de extrema pobreza, o livro se mantém em uma certa doçura ácida, até a segunda parte, onde a vida acontece, e também acontecem as perdas que fazem parte dela.
Zezé sente isso com muita força, carregado de toda a dor que ele já conhece.

Considerações finais: eu não tava preparada para tanta tristeza. Mas foi maravilhoso ler.
Além disso, é uma leitura fluída e rápida.

Bialmeida 22/05/2024

Livro sugerido pela escola. Pensei que seria algo chato, mas é muito legal.
Apesar do personagem principal ser uma criança que sofre muito, é uma leitura interessante.

BooktokBookBia 22/05/2024

A primeira leitura a gente nunca esquece?
Meu Pé de Laranja Lima foi o primeiro livro que eu li, sem ser infantil e cheio de figuras, com uma história profunda, personagens desenvolvidos e sentimentos. No início lembro de não entender muito bem, mas ao fazer a releitura entendi porque havia me apegado tanto ao livro. A história é melancólica, mas a escrita é maravilhosa, tenho um carinho enorme por esse livro e indico sempre que posso!
Yasmim 22/05/2024minha estante
Um dos meu livros favoritos

taysgrl 21/05/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Esse é o livro mais triste que eu já li.

A história te trás uma misto de emoções, as vezes você precisa parar, respirar e só depois continuar a leitura. O zezé me ganhou, a inocência dele é linda e triste. Ver ele viver e entender tantas coisas dolorosas te faz querer chorar.

Não sei nem o que dizer, só leiam, é perfeito.

GarciaAna3 21/05/2024

Ler esse livro foi realmente um misto de sensações, em vários momentos tive que parar e respirar. Ao mesmo tempo que é linda a inocência de Zezé, dói muito ele ser uma criança e entender tantas coisas dolorosas/ coisas de adultos, e ter sentimentos tão ruins sobre ele mesmo.
Estou com depressão.
Que livro bom! Super recomendo ???

victoria555 21/05/2024

Sem dúvidas o livro mais triste que já li, a melancolia que dá de acordo com a continuação da leitura, vendo de perto o sofrimento da criança de apenas 5 anos.
Sabendo que retrata histórias iguais que ocorrem todo o dia é de partir o coração.