O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Bianquinha 04/05/2024

Não é só um livro de um garoto e seu pé de laranja lima
É um livro que engloba diversos assuntos da realidade, por mais antigo que seja, o livro é atual. Retrata a história de um garotinho que com cinco anos já sabia a realidade da vida, e já passava por situações que nenhuma criança deveria passar.
É um livro que faz você pensar, chorar, ficar brava, ter momentos de felicidade e outros de tristeza. Recomendo esse livro e ganhou o meu coração
analua9 04/05/2024minha estante
Esse livro me marcou tanto! Levo ele no meu coração ?

triz11 03/05/2024

Meu olho ta pesando
Sophia me emprestou hj e eu n consegui largar ele, li tudo em, praticamente, uma tarde e agr meu olho ta pesando de tanto que eu chorei
que livro devastador, que historia triste, que desgraça de livro

sophsour 03/05/2024

O livro mais triste que já li, com uma escrita fenomenal sendo do ponto de vista da criança, tudo fica mais emocionante, triste e lindo. Li esse livro depois de ter visto o filme e me arrependo amargamente, pois no filme eu chorei tanto que sai com dor de cabeça então já estava preparada quando comecei a ler, mas a emoção foi a mesma (se não maior pois no livro os detalhes são muito mais profundos).

O livro vai contar a história do Zezé, uma criança de 5 anos de família extremamente pobre e que é muito maltratado pela sua família por ser considerado um "diabo em corpo de menino" porém na verdade ele tem é um coração enorme e é muito inteligente pra sua idade. Todos os acontecimentos são de cortar o coração e eu só queria entrar no livro pra proteger essa criança.

Com certeza uma obra de arte da literatura brasileira que todo mundo deveria ler e enaltecer.

Mika83 03/05/2024

Um dos livros mais lindos e tristes que já li?
A perspectiva da criança, meus Deus em pensar que existem muitos ?Zezé? por aí, passando por essas e outras coisas?
Foi tudo muito cedo pra ele?
Ao Portuga todo meu amor também ??

esquisiticespacial 02/05/2024

Por que o Menino Jesus não gosta de mim?
Esse foi top livros mais tristes que já li na vida.
Cada capítulo que passava eu ficava mais e mais triste e até hoje (li o livro meses atrás) pensar nesse livro me faz tão triste que eu literalmente não tenho como expressar com palavras como me sinto.
Genuinamente não sei o que escrever aqui fora que o livro me fez lembrar o quão INJUSTA a vida é. Meu deus do céu esse menino era só uma criancinha, olha tudo que aconteceu. Uma criancinha dessas e até em SUICÍDIO ele pensou.
E o que me pegou mais ainda foi o final, porque lendo livro o não tinha IDEIA de que era uma autobiografia e depois descobri que tudo isso aconteceu de verdade???
"Aos mortos: meu preito de saudade para meu irmão Luís, o Rei Luís, e minha irmã Glória; Luís desistiu de viver aos vinte anos e Glória aos vinte e quatro também achou que viver não valia mesmo.?
Enfim, quase me matei, quem achou que viver não valia mais mesmo fui eu.
starsvhs 02/05/2024minha estante
Me sinto uma péssima leitora br por não ter lido esse ainda

esquisiticespacial 02/05/2024minha estante
LEIA! sério amg, adia o seu sofrimento com a little life e sofra com meu pé de laranja lima? (mas é sério vc vai sofrer demais)

giovana1126 02/05/2024

Choro litros com esse livro, mas vai ser pra sempre o meu favorito, recomendo em qualquer oportunidade.

flowbrie 02/05/2024

Não consegui conter as lágrimas com esse livro, o final me deixou extremamente emocionada.
O livro me fez refletir bastante em algumas situações, visto que uma criança de 5 anos tenha passado por tantas coisas injustas.Teve momentos que eu só queria entrar no livro e proteger o Zezé de tudo e todos.
Essa leitura ficará um bom tempo em meu coração.

Carol 02/05/2024

Livro mais triste que eu já li
Acabei agora a leitura e não consigo segurar as lágrimas que livro lindo e sentimental

Zezé você tem meu coração inteiro, só de pensar que com certeza muitas crianças vivem assim no Brasil é de cortar o coração

muito muito lindo muito triste, um dos melhores do ano e da vida

Mimi102 01/05/2024

Literatura Brasileira
Eu estava muito ansiosa para ler esse livro por causa das boas críticas (o povo chorando lendo), e posso dizer que vale a pena. Eu amo a inocência narrada por um personagem infantil, mas também foi uma leitura bastante dolorosa. É ótima e recomendo, principalmente para amantes de "pequeno príncipe".

Adrielly220 01/05/2024

Pobre Zezé...
"Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo."

- O meu pé de laranja lima

Julia 01/05/2024

Lágrimas e mais lágrimas
?- Mas ele me bateu tanto, tanto, Portuga. Não faz mal, eu vou matar ele.
- Que é isso menino, matares teu pai?
- Vou sim. Eu já até que comecei. Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer Bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu?

nossa eu simplesmente chorei o livro todo!

A maldade que faziam com o Zezé era imensa!

Eu senti tudo oq eu poderia sentir lendo esse livro: amor, raiva, compaixão, tristeza, empatia?

William 01/05/2024

Coração quentinho
Coração quentinho é como terminei a leitura.

Um livro muito lindo e com uma escrita muito boa sobre a infância e suas nuances.

Partes emocionantes e tristes (de verdade), mas que você se sente acolhido no fim.

Recomendo a todos que queiram ler algo mais leve.

davimdiniz_ 01/05/2024

TÃO TRISTE!
Nunca fiquei tão apegado com um livro tão pequeno? E ainda mais sendo de um autor brasileiro, fico tão feliz. Ah Zezé?