A última casa da rua Needless

A última casa da rua Needless Catriona Ward

Resenhas - A última casa da rua Needless

Rafael Batista 24/09/2023

Confuso, mas instigante.
Confesso que a leitura desse livro me deixou totalmente confuso em praticamente 60% da leitura, as várias teorias que eu ia criando não se concretizavam e por hora isso me frustrava muito. Em certo porto eu acertei o plot, mas ainda assim fiquei na dúvida se o livro realmente seguiria por esse caminho. Não é um livro de horror e está longe de ser como algumas pessoas julgam. Ele é um thriller psicológico definitivamente. É uma história sobre sobrevivência e os mecanismos que utilizamos para lidar com nossos traumas. Infelizmente a leitura não foi tão fluida pra mim, apesar de instigante. A forma acelerada como as coisas se apresentaram no fim me tirou um pouco do impacto da história. Mas parabenizo a autora por ter tratado de um assunto bem delicado, com diversas camadas de uma forma respeitosa.
Melissa Meira 24/09/2023minha estante
Eu tive a impressão que nem a autora sabia bem o que seria do livro, e só no final ela decidiu por concluir as coisas dessa forma. Eu nao gostei da "explicação", apesar de ser um livro muito bem escrito.

tg.martinz 15/11/2023

Diferente de tudo que já lí
Esse livro gótico, moderno e inovador, é certeiro em tudo que se compromete a ser. Na verdade, ele vai bem além do que aparenta ser.
A história é bastante macabra se olharmos apenas pela superfície, confusa até.
Acreditamos estar lendo errado, ou que existem diversos furos no enredo. Ai começamos a afundar. Afundar na trama, afundar na cabeça dos personagens, afundar nessa casinha e nessa floresta.. e quão mais fundo vamos, apesar de mais elucidado todos os fatos, amarrando cada ponto que acreditávamos estar solto, mais dolorido se torna pensar em tudo estamos lendo.
É uma história que se transforma diversas e diversas vezes, enganando o leitor, mesmo sem mentir um pingo sequer.

Demorei um pouquinho mais que o esperado nessa leitura, pois me permiti a sentir. A cada informação nova, eu relia os diferentes pontos de vista. O que enriqueceu muito minha experiência. Futuramente, sem dúvidas, virá uma releitura com uma visão completamente nova.

naicaroline 11/05/2023

Leitura Clube - Maio
Terminei antes do esperado, mas acho que nunca fiquei tão surpresa com uma leitura quanto dessa vez com esse livro!!!
Eu estou a horas pensando nesse final, a construção, as revelações, juro....me arrebatou com um misto de emoções.
Facilmente um dos melhores do ano. Tirei 1/2? pq o começo é uma escuridão (no sentido de tudo ser confuso) hahaha mas depois as coisas vão acontecendo, mil teorias começam a ser criadas, e o final....meu deus o final....ele te pega sem nem esperar. Recomendo muito!!!
Ted, Olivia, Lauren.... vocês.

Pandora 15/04/2023

Vá de mente e coração abertos
Terror ou suspense? Mistério policial?
Precisamos mesmo classificar os livros?

Narcisa, personagem do conto Monstros, da equatoriana Maria Fernanda Ampuero, afirma que “devemos ter mais medo dos vivos do que dos mortos”.
Os seres humanos são realmente capazes de fazer coisas terríveis. Inclusive a crianças.

Esta é a história de Ted, um homem estranho e solitário, sua filha e sua gata. Também de Lulu, uma menininha desaparecida há muitos anos e Didi, que continua incansável em sua busca pela irmã.

É sobre uma rua que vai dar numa floresta e alguns de seus moradores. Sobre como um instante pode mudar todo o curso de uma vida: um instante em que agimos, um instante em que hesitamos, um instante que deixamos passar.

No início a narrativa é muito confusa, parece não fazer sentido algum. Se for assim, o leitor está no caminho certo, porque é altamente recomendável saber o mínimo possível antes de embarcar nesta história. Esta anarquia inicial faz parte. Depois sim, é interessante reler o livro sabendo aonde a autora quis chegar e vendo tudo sob outra ótica.

O livro tem uma pegada altamente psicológica que é uma vertente que muito aprecio, então já aumenta a chance de eu gostar, mas há algo mais aqui: Catriona Ward ousa, é criativa e corre riscos. Colocar um felino entre os narradores - como fez tão bem nossa Lygia em As horas nuas - é um recurso que poderia ser um desastre, mas acabou resultando na voz literária mais bacana desta narrativa.

Não é um livro perfeito, há muitas ramificações e alguns detalhes não foram explicados, mas é uma história que mostra a vida como ela é: tem dor, mas tem amor também. Da metade pra frente tive que parar algumas vezes para respirar; há momentos difíceis, pesados… e quando saí para estudar casos concretos, vou lhes contar: partiu meu coração. Mas há um alerta importante aqui: nosso instinto de autopreservação.

Não posso recomendar este livro a toda gente, embora eu queira, mas dizer aos que toparem a empreitada: vão de mente e coração abertos. Vale a pena.

"O seu pensamento tem um poder destrutivo maior que seu inimigo."
(Vania Nogueira)

Às vezes o que poderia te destruir, também é o que te salva.

P.S.: A diagramação é bem confortável, mas as partes em itálico foram um sofrimento para meus olhos míopes idosos.
A.Paula.Sz 16/04/2023minha estante
Queresenha magnífica!
Também gostei muito do livro e concordo q foi dito aqui!

Pandora 17/04/2023minha estante
Obrigada, Paula! Que bom que foi uma ótima leitura pra você também. :)

A.Paula.Sz 17/04/2023minha estante

Ellen 25/03/2023

'Esta é a história de um assassinato, de uma criança sequestrada... e de uma terrível vingança.' - trecho da capa

Gabrielle.Quinlan 01/04/2023

Muito acima das minhas expectativas
O livro conta a história de Ted, um personagem que faz a gente se perder no espaço e no tempo. Ele mora com sua filha Lauren e sua gata Olívia numa rua próxima a uma floresta.
Uma menina desapareceu e sua irmã será a nova vizinha.

Eu senti que a cada vez que eu tinha uma teoria pronta, a autora dava um peteleco e derrubava tudo.

Surpreendente e o final, nossa é completamente diferente de tudo que eu poderia esperar. Foi uma surpresa muito positiva.

Mais um livro que eu recomendo muito!

Lua 10/05/2023

No início eu achei que não iria gostar e pensei muitas vezes em abandonar porque o livro é meio enrolado no início, mas que bom que eu fui até o final, e que final.. eu estava certa sobre o que se tratava o livro e mesmo assim ainda fui enganada, não posso explicar muito sem spoiler.
Amei também o posfácio que a autora escreveu, fiquei imaginando como deve ter sido interessante entrevistar as pessoas para fazer esse livro acontecer.
SanMinatozaki 11/05/2023minha estante
Quero muito ler esse livro, pena que estou totalmente sem tempo de me dedicar a ele

Aggretsuko0 11/05/2023minha estante
Neeeeeeee eu achei Exatamente isso!!!

Lua 13/05/2023minha estante
ele é muito bom, vale a pena

Edu 15/02/2023

Magnífico
Este poderia ser um livro de terror, poderia ser um simples thriller, mas é muito mais que isso. Esta é uma complexa história que deixa o leitor agarrado ao enredo até ao último parágrafo. Se gostam de um livro que vos deixe sem pé, que consiga abanar várias vezes as vossas convicções e aborde a psique humana, esta é uma aposta perfeita.

Luisa Jordana 15/04/2024

A última casa da Rua Needless
Ted é um homem estranho, que vive com uma filha estranha e com uma gata estranha (sim, temos a perspectiva da gata Olívia).
Didi é uma mulher traumatizada pelo desaparecimento da irmã, muitos anos atrás, e pelas tragédias que se sucederam na sua família depois desse triste acontecimento. Seus destinos irão se cruzar pois Didi tem certeza de que Ted é o responsável pelo o que houve com a sua irmã e se torna sua vizinha para tentar descobrir o que realmente aconteceu.
O que não me desceu bem com essa leitura foi a quebra de expectativas. Fui esperando um thriller assustador e cheio de mistérios a serem desvendados, mas o enredo não vai por esse lado. Sim, temos um mistério, mas ele não gira em torno do que a sinopse aborda e nem é a leitura que foi vendida pela autora e pelo marketing. Não tenho como explicar o porquê, já que seria um spoiler, mas esse livro não tem nada de terror, nada de thriller e o mistério à respeito do desaparecimento é assunto secundário, é só isso que posso dizer.
Enfim, eu fui esperando um thriller para me distrair e me deixar instigada, mas foi uma leitura muito lenta, arrastada e com um final que, na minha opinião, foi muito conveniente para se adaptar à condição peculiar de um dos protagonistas.

marciabdamm 02/12/2022

Propaganda enganosa
O que me faz gostar de um livro é o poder dele me surpreender. Sabe, quando vc está imaginando mil coisas e no final bummmm...
Mas esse livro, infelizmente, não me deu esse gostinho...na verdade, acredito que a autora quis surpreender, e de novo, e de novo...e acabou se perdendo. E eu perdi meu tempo...
Quem falou que era terror, mentiu.
Quem falou que era muito bom, também ?
Robinho 14/12/2022minha estante
Ainda bem que eu conferi os comentários por aqui antes de ler. Stephen King falou que é um livro sensacional.

Aggretsuko0 01/04/2023

TED SEU LINDO????
Não quero dar spoiler, mas posso dizer que o livro é um Agatha Christie do triller, porque o jeito que eu fui enganada em todas as minhas teorias é o mesmo que ela faz comigo, quando tento descobrir os assassinos. O jeito da escrita é perfeito e meticuloso e no final, pra quem ainda tinha dúvidas, ele explica tudo, então mesmo que eu tenha ficado um pouco estressada porque não tava entendendo nada e tava achando a leitura um pouco tediosa e confusa pro meu gosto, eu não conseguia parar de ler porque eu precisava acabar logo e descobrir quem matou a menina do picolé ou pra me livrar logo desse livro esquisito. O final não poderia ser mais surpreendente! Me tocou la no fundo do coração em níveis que eu não imaginava que tocaria! Como sair sensibilizado de um livro de terror? Foi de fato uma nova e maravilhosa experiência pra mim!

alicia 11/05/2023

Catriona grandona sem medo
O que falar desse livro né? Kkkkkk é um daqueles que você termina de ler e fica sentada olhando pra um vazio refletindo sobre tudo, e que você sabe que de tempos em tempos você se lembrará dessa história e irá digerir mais alguma coisa sobre ela, pois ela é inesquecível.
A obra entrega suspense psicólogico, terror, medo, mas também traz uma carga emocional muito grande, em alguns momentos senti a garganta apertando um pouco hahaha
A Catriona foi muito corajosa escrevendo esse livro. Pois é uma narrativa que não agradara todo mundo, com uma trama muito ousada. Em até 50% do livro você não entende NADA, absolutamente nada, acredito que corre um risco de muitos leitores abandonarem a obra no início. Eu particularmente não gosto muito de quando o escritor nos deixa TOTALMENTE a deriva, acho interessante nos deixar um fiozinho que possamos nos agarrar pois acredito que muitos detalhes da história podem se perder por causa disso, mas a Catriona tá nem aí kkkkk estamos a nossa própria sorte até a metade do livro e temos a liberdade de imaginarmos o que quisermos.
Em 60% do livro pra frente as coisas começam a se encaixar e a gente acaba se situando melhor na trama, porém a história vai se revelando ao poucos, até literalmente a última página. Nada é o que parece, e quando achamos que sabemos algo, somos convidados a nos esvaziarmos mais uma vez.
É um livro que não agradará todo mundo, pode ser pela narrativa cheia de camadas, os plots que não acabam, ou pelo próprio clima que é criado durante a história, mas são esses exatos momentos que também farão leitores favoritar essa história.
Apesar de ousado e corajoso, julgo que a Catriona foi muito responsável e sensível escrevendo esse livro, e com seu posfácio só confirmou o que eu já tinha sentido durante a leitura, pq apesar de tudo o livro traz uma reflexão muito grande sobre os relacionamentos humanos, infância e traumas, trazendo uma perspectiva sobre esses assuntos sobre uma ótica que eu nunca havia visto.
raquel.aquino3 20/05/2023minha estante
com certeza um livro de tirar o fôlego! não deixou nenhuma ponta solta. a empatia da autora com o transtorno abordado é incrível. um livro que surpreendentemente eu favoritei!

otxjunior 12/07/2023

A última casa da rua Needless, Catriona Ward
Daqueles que querem chocar a qualquer custo e não estou disposto a pagar por personagens mal desenvolvidos, incluindo uma gata lésbica e cristã com mais vidas do que consigo suportar, e escrita ambígua. As reviravoltas, então, só resultam em humor involuntário e inverossimilhança.
Erika 12/07/2023minha estante
Olha eu detestei esse livro. Que livro ruim!

teentitans 19/07/2023minha estante
na hora que eu cheguei no primeiro cap da gata e vi ela falando de jesus parei de ler na hora e abandonei o livro kkkkkkk

otxjunior 20/07/2023minha estante
"Você tem algum preconceito?"
"Contra crente."
kkkkkk

Bela 20/07/2023minha estante
Queria nem rir ? ?

Erika 22/07/2023minha estante
A gata narrando foi de lascar mesmo.

Flavia1021 04/08/2023minha estante
Nossa, achei que só eu não tivesse gostado do livro.. aff

MelQuezado 02/08/2023

No começo, achei meio paradinho. Mas aí insisti por conta dos reviews e de indicações de amigos, que a leitura era maravilhosa. E de fato é! Tal hora eu dormia e acordava tentando acertar o que acontecia, complexada com os fatos. Indico super e ficou nos meus preferidos!