América Latina lado B

América Latina lado B Ariel Palacios

Resenhas - América Latina lado B

Alansantiago 11/06/2024

História rica
Imaginava um livro mais leve, mas não foi e não reclamo disso, pois algumas coisas eu não sabia de algumas peculiaridades.

Rafael_Santiago 08/06/2024

Acho que de alguma forma ecoa a postura do Brasil?
?em relação aos demais países que compõem o que seria a ?América Latina?.

A ideia do livro pelo título e pelo autor (gosto muito do trabalho do Ariel Palacios) me fisgou de cara e comprei o livro na pré-venda esperando ter o cringe, o bizarro e o esdrúxulo também do Brasil. Mas não me atentei para a parte grafada com menos ênfase já na capa ?? dos vizinhos do Brasil?.

Quando chegou e vi, pensei, ?hmmm até tu Ariel?.

O livro possui uma narrativa meio macarrônica dado a pegada non-sense do cenário político da América Latina, nisso, tem passagens engraçadas, improváveis mas o excesso acaba cansando um pouco e produz uma narrativa que vez ou outra carece de repouso, para que o leitor possa processar aos poucos tanta loucura.

Meu capítulo favorito foi o do Uruguai (tem menos coisa ruim e a narrativa foi mais tranquila) o final é bem legal também.

Em relação a ecoar a postura do Brasil é pela forma como nos brasileiros nos excluímos do conjunto de países que compõem o que seria a América Latina. Ao ponto de sentarmos sobre nosso rabo político para apontar loucuras nos rabos políticos dos outros a nossa volta. Poxa: cringe, esdrúxulo e bizarro não falta no Brasil também. É um comportamento bem parecido com que os norte americanos fazem ao chamarem seu país de América e se denominarem americanos. Ora, nesse sentido, todos na América do Norte, Central e Sul, somos. Acho que nós brasileiros também replicamos em algum nível esse comportamento norte americano, aqui na América Latina. Seria pela extensão de nosso país, se for, o que isso de fato tem a ver?

Essa exclusão do Brasil acho que produziu uma narrativa incompleta, ou até parcial. O que celebra essa coisa de ?o Brasil e os países da América Latina? que cansamos de ouvir nos discursos políticos por aí. Um mal crônico.

A parte que fala de maluquices sobre a pandemia de covid-19 nem ensaia falar do Brasil, como se não tivéssemos tido nenhum treslouque por aqui nesse país, né? Enfim, parcial, infelizmente.

Tem umas argumentações sobre porque não incluir o Brasil, mas sinceramente não colou.

Fico esperando por um livro do Ariel que narre as inúmeras bizarrices que existiu, existe e vai continuar existindo no Brasil.

Não ter a visão do esdrúxulo, cringe e bizarro do Brasil partindo da experiência e visão de um correspondente internacional experiente (que pode ver o Brasil com os olhos dos outros estando lá fora, desculpa o pleonasmo em algum nível) foi uma oportunidade perdida? ?Que tistreza? [sic]

Allan255 25/05/2024

A história, o cômico
Esse livro resume vários líderes da América Latina, e suas manias loucas ou de seus seguidores, esse livro e um dos melhores de história que eu já li, ele não é maçante, ele nao da dor de cabeça você sempre quer continuar lendo, o melhor capítulo com certeza e o da Bolívia, eu ri muito, consegui entender direitinho também, as "tiradas" do autor são um dos motivos desse livro ser tão bom

Idayane.Ferreira 18/05/2024

Uma Antologia da América Latina
Depois de ler o livro do Ariel cheguei a conclusão de que conheço muito pouco sobre a América Latina e os países que a compõem. Ariel é muito espirituoso na forma como conta as histórias e não se atem apenas as episódios bizarros ou absurdos, mas a trazer também contexto sobre os países, o que nos ajuda a compreender a complexidade latino-americana.

A região é marcada pela instabilidade política, crises sociais e econômicas, violência, corrupção e perseguições perpetradas por ditadores (de todo o leque ideológico) que buscaram se perpetuar no poder exaltando o culto à própria personalidade (ou a sombra de outros).

O lado B da América Latina é marcada pelo cringe, o bizarro e o esdrúxulo de presidentes, ditadores e monarcas e o livro do Ariel é uma antologia de tudo isso. É também um alerta sobre o ressurgimento de lideranças bizarras, de tom autoritário, super turbinados pelas redes sociais e que chegam ao poder por intermédio das fakes news.