Nadando no escuro

Nadando no escuro Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Yasnamorada 06/05/2024

Eu queria tanto ter gostado desse livro. Porque é uma escrita que me fascinou muito, é algo de extrema tangibilidade. Se continuasse sendo o romance do início, até a cena do lago, teria sido perfeito para mim. Mas ele começou a fazer um pró capitalismo RIDICULO, maquiando varias nuances, falando da urss de forma distorcida e nem um pouco profunda. E o final tipo ???? simplesmente ele aceitou ser 🤬 #$%!& , desistiu de tudo.
Feh 20/05/2024minha estante
SIMMMMMM, pareceu só uma propaganda barata anti URSS, parece um livro financiado por um republicano só pode kkkkkkkkkk

alesxls 29/04/2024

Essa obra foi um balde de água fria na minha cabeça
Em especial queria dar parabéns ao autor que consegue captar sentimentos e sensações tão específicas em um texto belíssimo e rico. Às vezes bate um medinho de escritas floreadas e cheias de analogias pra tentar colocar em palavras os sentimentos, mas a escrita desse cara retrata o amor e a tristeza de uma forma tão precisa, delicada e especial que o livro te envolve por completo do começo ao fim.

Tenho a sensação de que é difícil pra eu mesma colocar em palavras tudo que eu senti nesse livro (não tenho o mesmo talento do autor e do tradutor), mas de fato eu saí "mexida" de alguma forma. Talvez por situações da minha vida pessoal, por outras obras semelhantes que são tão precisas em verbalizar sentimentos ou só pelo fato da história ter sido extremamente bem construída e até mesmo palpável demais a ponto de eu conseguir imaginar tudo como se eu estivesse lá como espectadora. São tantas coisas que fazem desse livro extremamente especial que fica difícil listar todas elas.

Eu realmente vou precisar de pelo menos cinco dias úteis pra processar tudo isso e com certeza vai virar assunto na minha terapia, portanto recomendo 100% a leitura!!
Fernando.Subra insta: @fsubra 29/04/2024minha estante
Eu também fiz a resenha, mas é difícil colocar em palavras. Livro lindo e impactante.

vasconzitos 07/03/2024

Com quanto de presente se faz passado?
Me surpreendi com a fluidez destas páginas. Li alguns comentários acusando o autor de ser prolixo na obra em questão, o que é um absurdo. Como esse ritmo, sem se perder nos excessos e com uma falta de pressa quanto aos detalhes mais interessantes e fugazes, me convidavam a mergulhar cada vez mais fundo, mais instigado pelo desfecho... Tão bom não saber para onde a história está nos conduzindo. Por conta disso, temos páginas de encantadora leveza pelas paixões e desejos inesperados que vão se apresentando, perdidos nas densas águas dos contraditórios sentimentos humanos.

Não é uma típica história de amor entre dois homens.

Entre flashbacks da infância em uma Polônia de feridas abertas e descrições sensíveis do encontro com o primeiro amor, entre críticas sufocadas ao opressivo sistema político de uma nação pós-guerra e a tentativa de despir sentido da complexidade dos nossos mais secretivos sentimentos enjaulados... temos um narrador que nos entrega a belíssima experiência de desbravar e sentir absolutamente tudo (à flor da pele) neste "lugar nenhum" onde normalmente se encontram nossas memórias, um lugar para qual o não temos um mapa. É de uma pureza genuína quando somos presenteados com tanta naturalidade ao amor e temor de personagens, em seus mais profundos recortes da alma ansiando por sonhos, intimidade e liberdade. Também, não deixa de ser angustiante um dar-se conta de que, espacialmente, junto com o nosso narrador, não estamos nem aqui nem lá na história que ele traz.

O término me surpreendeu. Afinal, até hoje não sei se me desagradou ou me comoveu (por encontrar originalidade, sem clichês). Não houve um terceiro ato memorável, porém, me fez acreditar que me deparei com um bom livro.

Helô 18/03/2024

Uau
Nunca tinha lido algo tão intenso como esse livro, ao mesmo tempo tão simples e poético.
Desde o prólogo ja sabendo o que ia acontecer e mesmo assim super cativada para descobrir como de fato tudo ia se desenrolar. Um livro sensacional.

penelope 24/03/2024

Descobertas
História extremamente comovente, linda e poética. Cada parte desse livro, é pura beleza, poesia e tristeza, sentimento de revolta e angústia também.
Tocando várias vezes em pontos sérios e necessários, o autor faz isso com uma maestria e uma delicadeza magnífica, fazendo com que fiquemos submersos na história. Com um protagonista tão doce e bondoso, a cada página as dores dele se tornam nossa de certa forma.
Toca tópicos sobre o homossexualismo, crescimento, o sistema socialista e principalmente sobre o medo da solidão.
Amei muito esse livro, o que foi uma surpresa, pois não estava com muitas expectativas... Agora, com toda certeza digo, é uma leitura incrível.

Bruna 17/03/2024

Esse livro é maldade
Terminei este livro há alguns dias e estou meio obcecada. Ele é escrito de uma forma como se o narrador estivesse contando uma longa história para alguém de seu passado, e é incrível a forma como isso foi feito! Na minha cabeça, consigo imaginar perfeitamente o Ludwik sentado em sua mesinha no meio da noite escrevendo para Janusz, e isso tornou a narrativa super cativante para mim.

Cara, é um livro bem cru, contado de forma objetiva, mas ao mesmo tempo passando tanta emoção! Tudo nele foi muito bem executado. E um plus é que eu me senti até mais inteligente lendo rs, já que conta um pouco da Polônia no pós-segunda guerra e também ao longo do período da guerra fria, e eu realmente não conhecia nada dessa parte da história.

AH, e só um adendo, eu adorei os cenários que eram descritos! Adorei a atmosfera que eles passavam, e consegui imaginar todos com bastante tranquilidade. Foi uma parte bem gostosa da leitura.

Me senti imersa e entretida a todo momento! Recomendo demais demais demais. Não consigo parar de pensar nos dois personagem, na história e no relacionamento deles, nos rumos que foram tomados... Cruel. Aliás, prepare-se pra acabar com dor no coração.

Brunareader 22/03/2024

Por que tem que ser assim?
Não sei o que escrever. Era pra eu ter lido mais rápido, mas não deu. É um livro incrível, o personagem é tão doce e o jeito que ele narrou tudo era como se ele estivesse se despedindo. Gostei do final? Sim e não, apesar de já ter tido uma ideia de que ele seria desse jeito.
É maravilhoso. Só leiam. ??

Guilherme 27/03/2024

Minha expectativa era mais alta ?
Ainda dou 5 estrelas pq o livro é muito bomm, sem erro nenhum, mas eu esperava chorar horrores de acordo com alguns booktokers aí. De qualquer forma eu fiquei muito entretido na história, me fez questionar muitas coisas, e sinceramente eu acho q a maior parte dele nem é sobre a dificuldade de "ser homossexual" naquele local e naquela época, e sim a dificuldade de sobreviver em si no sistema, seja gay ou mulher, ou homem hetero comum. Sem ter contatos influentes e muita sorte, é quase impossível ser alguém

Nathalia 27/03/2024

Um romance comovente! É uma história que ressoa com sensibilidade, dor e caos, oferecendo um retrato complexo e necessário do amor entre duas pessoas em lados opostos de uma história.

Fer 26/06/2024

Diferente de tudo o que eu já li. Os capítulos são grandes e a história é bem lenta, mas não chega a ser algo maçante (pelo menos não pra mim). Acredito que a história pedia esse tipo de desenvolvimento. Conta sobre o Ludwik, um rapaz homossexual que vive um contexto de pós guerra, na Polônia. Acaba sendo muito mais sobre ele, suas dores, angústias e seu sonho de liberdade, do que sobre o romance que ele vive. Gostei muito da escrita. É forte e te faz refletir em muitos momentos.

awildphoenix 28/03/2024

Agridoce
Muito bem escrito, gosto de livros intimistas assim, mas é bem melancólico e me despertou algumas sensações estranhas durante a leitura. Talvez seja um reflexo do meu emocional, não sei. Foi agridoce.

Pedro3424 28/03/2024

Eu não sei oq sentir gente, oq foi isso? que final foi esse? que união soviética é essa? A forma que ele coloca o leitor como personagem aaaaaa mds que livro bom

Leticia1615 29/03/2024

"Eu me agarrei à ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar. Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim..."

ThMoon 29/03/2024

Que livro!!!
Que experiência foi ler esse livro, me senti toda totalmente imersa na história, teve momentos que eu fiquei angustiada junto com o personagem, chorei em outro momentos também, a construção da história dos personagens é simplesmente incrível, eu realmente adorei esse livro.

evf684 21/03/2024

Nadando no escuro
Tenho alguns pontos a mencionar sobre esse livro. O primeiro é o caso do leitor não ter o ponto de vista do Janusz, assim fica difícil entender as suas ações. Quem lê entende as ações e sentimentos do Ludwik, mas do outro fica difícil entender as motivações, assim ficou difícil pra mim gostar ou compreender o personagem.

Outro problema pra mim foi parecer que o Janusz não gosta tanto do protagonista como o Ludwik dele, e isso me incomodou muito.

Gostei muito de O quarto de Giovanni do James Baldwin ser citado nesse livro, e isso fez a leitura ganhar pontos comigo, já que é outra leitura que eu amo.

Também apreciei muito a escrita do autor, que de certa forma era bem poética, e isso fez a leitura ser bem mais fluida.

É um livro bom, mas as ações do Janusz foram extremamente irritantes e me deixavam com muita raiva durante a leitura, e o final é bem melancólico e agridoce, o que eu já esperava.