Nadando no escuro Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Billy Gomez 08/06/2024

Um livro que não é preciso chorar para sentir a dor na alma.
Eu sinto que eu teria me ligado mais com esse livro e se não fosse por um um único motivo:
Eu me vi nele mais do que poderia pensar em ver. Eu passei alguns momentos pensando em abandonar a leitura,mas isso teria me custado caro.
Esse livro para mim foi como ver através de mim mesmo pela perspectiva do Ludwik, sempre pensando e enxergando as coisas sob um olhar diferente. Foi tanta lapada seca que eu li durante essa desgraça de livro que se eu fosse uma pessoa mais comunicativa eu passaria horas conversando com a minha psicóloga sobre o livro. Mas como isso não vai acontecer, porque inconscientemente o Ludwik sou eu,essa história tão fascinantemente e linda escrita,como cita o "The Guardian", é uma obra que retrata
"Exatamente o que acontece , pelo menos uma vez na vida, quando se é um garoto solitário que se apaixona por um garoto mundano, dois mundos tão complexos e diferentes raramente se colidem, mesmo quando o que está em jogo é a *droga do amor*.
Essa parte pode soar um pouco engraçada, pois para mim esse livro é quase como fosse "Pessoas Normais ", só que gay e de época. Porque a maneira como o autor traça a narrativa a partir das emoções dos dois personagens e o desenrolar disso de forma tão humana e natural, com as ações deles(principalmente individuais e as vezes não se importando um com o outro) demonstra que, certas pessoas realmente não conseguem te entender para te amar de verdade e demonstrar isso para o mundo, e como o amor para uma pessoa solitária e perdida pode ser uma forma de escape da solidão do mundo que você mesmo criou em sua mente e que a transcende e passa a invadir o mundo real.
"Nadando no Escuro" é um livro sobre solidão, amor, autoconhecimento e principalmente, sobre escolhas e suas consequências quando feitas com base em sentimentos de pessoas Reais.

Hanna.Menezes 07/06/2024

Que livro lindo, desde o início me senti conectada com o Ludwik e seus dilemas com os próprios sentimentos. Triste e poético

Marilia 07/06/2024

Nadando no escuro
As vezes durante uma leitura eu gosto de refletir sobre o que eu queria que o personagem fizesse em contra partida a respeito do que eu faria. E normalmente quando eu desejo que ele faça algo egoísta (muito egoísta) é o ponto onde reconheço que eu faria também. Nesse livro eu entendo os motivos dos dois protagonistas e certamente compreendo ainda mais o mais egoísta deles.

ly blackthorn 06/06/2024

Nadando na depressão
Eu me senti impactada lendo esse livro, os sentimentos que ele traz, a escrita poética e a melancolia dos acontecimentos. Eu me senti no mar raso durante o livro todo, e no capítulo 7 foi uma onda inesperada, simplesmente chorei como um neném. Sem dúvidas vou guardar pra sempre no meu coração.

JMartini 06/06/2024

Nadando no escuro
Nadando no escuro é um livro que carrega um romance realista, um livro com discussões políticas muito importantes.
É uma história cativante e sensível, com uma escrita linda e poética.
Fala muito sobre descobrimentos e amor!

Alice2484 05/06/2024

É bom
Fui com bastante expectativa nesse livro, achei que fosse algo pra me fazer chorar? É uma história redondinha, cativa um pouco, mas não prende como eu imaginava.
Achei o começo bem arrastado, na metade o livro começa a ficar interessante, mas pro final eu achei bem fraco. Achei muito mais do mesmo.

Babi Nole 04/06/2024

Parei de ler esse só por falta de tempo mesmo, porque estava amando. Retomei a leitura hoje e terminei . Esse livro é muito bom, a escrita é incrível, o enredo é ótimo, as referências históricas , os fatos que são plano de fundo da história são retratados de forma correta e se relacionam profundamente com a história, recomendo imensamente. Meu único ponto negativo é a rapidez com a qual o romance engatou

st4rberry 04/06/2024

?Lá estava um livro que parecia ter sido escrito para mim.?
Esse livro foi uma viagem agridoce até os confins da mente do protagonista. a sensibilidade na forma em que os sentimentos e conflitos internos dele são descritos e abordados durante a trama me cativaram como nenhuma obra desse gênero havia antes.
basicamente, o livro alugou ? e vai alugar por um bom tempo ? um triplex completo na minha cabeça.
nadando no escuro é além de tudo, uma história sobre crescimento e medo, duas coisas que andam juntas. ludwik desbrava caminhos nunca antes tomados, desafiando sua forma de pensar e nadando no escuro de forma literal.

bluelio 04/06/2024

Possibilidades desperdiçadas
Um livro cheio de possibilidades, muito bem escrito e poético. O autor é talentoso, mas a história encerrou de forma muita brusca e me deixou com a sensação de que faltava muito pra se completar, não tenho problemas com finais aberto, mas aqui se clama por uma continuação e o autor deveria pensar em escrever uma...

Jessica.Marine 04/06/2024

"Não podemos carregar nossas mentiras para sempre. Mais cedo ou mais tarde, somos forçados a encarar a escuridão delas."

Fepais 03/06/2024

A dor de um amor proibido
Nadando no escuro carrega a dor de um amor proibido. Eles são proibidos de amar e ser amados. O impacto de um amor juvenil que nunca pode ser completo.
É um relato real e muito triste em um livro bem curtinho, mas que não tira o real peso da situação.
Até gostaria que fosse maior para ter um maior desenvolvimento e mais partes da história, mas isso não afeta muito a leitura.