Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

Rick 05/04/2024

Tô mal com o final
Esse livro se tornou um dos meus favs da vida, eu jurei q no final seria tudo perfeito mas foi por água abaixo e juro eles indo de estranhos para amigos de amigos para amantes e de amantes para estranho e isso foi tão triste de ler eu senti a tristeza do protagonista. Eu me prendi tanto a esse livro e eu não conseguia parar de ler um min, a escrita do autor é muito boa não achei nada arrastado ou difícil de entender e quero mais livros dele quando ele lançar. Enfim que livro maravilhoso e que história emocionante

booksbytriz 04/04/2024

Extremamente surpreendida
No início do livro, eu não sabia muito bem do que se tratava porque apesar de ter conhecido ele por indicações de várias redes, não procurei saber muito afundo pra não ?perder? a experiência.

Logo nos primeiros capítulos já gostei do livro, a escrita me cativou muito e a história de vida do personagem também. Acho que o principal motivo de eu ter gostado tanto foi da pegada de poesia que o livro trás.

O Janusz me ?irritou? boa parte do livro, principalmente quando ele tentava mudar a opinião do Ludzio sobre o que estava acontecendo na cidade deles e em como ele fazia o Ludzio de otário.

Eu gostei muito do livro em diversos aspectos e acho que vai ser uma das minhas melhores leituras do ano. e como diz o Ludzio: ?Fagulhas também causam incêndios?.

polly 04/04/2024

Uma leitura delicada e envolvente
Minhas expectativas pra esse livro eram altas, ficção histórica, crise do socialismo, Polônia no século vinte, coisas que por si só ja me chamam a atenção. Nadando no escuro é um drama, um romance, mas não se engane achando que vai arrancar os cabelos de sofrer pq eu tenho certeza qe essa não é a intenção do autor. Ludvik é um narrador anestesiado, pela propria dor, medo e vergonha, então ele nos conta com uma gama de detalhes (possíveis, detalhes possíveis) sobre como viveu sua vida desde a partida do seu primeiro amor. Nadando no escuro me aparece como uma carta à Janusz, uma forma de Ludzio dizer "eu amei você, e quis ser amado de volta" mas nós não podemos esperar dos outros o amor como queremos.
Delicado e envolvente, uma história sobre o amor na sua forme mais natural.

Laura.Clobochar 04/04/2024

Se seu amor não é bem vindo, retire-se.
Novamente, Paulo Ratz me influenciando a ler um livro.
Quando vi a resenha do livro fiquei intrigada com a história já que tinha um pouco de história/política envolvida num romance.
Esse livro foi o primeiro em muitas coisas para mim: primeiro romance gay, primeiro livro com enredo político soviético e primeiro livro de um autor alemão/polonês.
A leitura é muito fluida e fiquei envolvida com o personagem principal desde o início. Sofria e me emocionava ao longo de sua história.
Só não dei 5 estrelas porque achei que os capítulos podiam ser melhor divididos. Outro ponto é que como a história é escrita no passado e presente, as vezes ficava confusa em qual cenário o personagem estava.

jojo 04/04/2024

Nao tenho palavras para descrever tudo que senti lendo esse livro. Tão bem escrito, tão profundamente nó muito e triste, tão caloroso.
Ludwik, personagem principal encantou do
inicio ao fim com seus sentimentos e pensamentos tão reais e palpáveis.
Janusz em minha opinião, foi o contra ponto perfeito que a obra precisava para ser desenvolvida.
A trana e a ambientação foram descritas perfeitamente que em certos momentos eu até me perdia na riqueza de detalhes.
Com certeza um dos melhores lidos do ano até o momento.

vcmechamademar 04/04/2024

Uma enxurrada de sentimentos.
Esse livro me tocou em lugares que ainda doem, fiz uma anotações e destaquei frases muito significativas. Mas esperava algo diferente da história, mas gostei bastante de qualquer forma!

Mab 04/04/2024

Muito triste e muito bom.
Aqui a gente acompanha a relação de dois personagens que vivem na polonia lá por volta de 1980. Eles precisam enfrentar muita homofobia e os crescentes ataques de violência na cidade. Mas eles querem fazer de tudo para terem uma vida boa e serem livres. O problema é que os dois diferem muito no que acreditam ser essas coisas, levando a história para um final triste e solitário. Acredito que o personagem principal amou mais e sofreu muito. Senti falta de um pov do outro. Mas gostei, muito bem escrito e reflexivo ?
@readwithmab

Heyy_Duuda 03/04/2024

Comecei a ler pela indicação da Livresenhas e UAU. Um livro incrível, bem triste porém muito real (?). Amei demais e super recomendo.

E COM VOCÊS UM TRECHO QUE ME PEGOU DEMAIS
"...eu me agarrei à ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar. Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim."

leobalarin 03/04/2024

Profundo, revoltante e triste.
Não é uma simples história de amor entre dois homens, é algo que mostra como viver num momento histórico marcante para o mundo e saber que ser você é simplesmente visto como errado e criminoso pela sociedade.
Conhecemos Ludwik um jovem polonês que vive os conflitos dos anos 80, com a situação do governo em seu país, a qual o autor mostra muito bem essa ferida, além dele se apaixonar por Janusz, um jovem que tenta se enquadrar nos padrões impostos pela sociedade naquele momento simplesmente para sobreviver, não consigo culpar ele pelas atitudes feitas, mas não deixa de ser extremamente revoltante você não poder viver do jeito que você é, e isso é gatilho para muitas pessoas LGBTQIAPN+ que passam por situações assim ainda nos dias de hoje.
Gostei bastante da citação do livro “O quarto de Giovanni” de James Baldwin, que tem sua importância na história.
Temos também um paralelo que entendemos ser tempos depois onde Ludwik está vivendo em outro lugar, esse ponto também é interessante, porém me incomodou um pouco pela forma que o autor pinta o “Ocidente”, mas acho que consigo entender o contexto por parecer um caminho de liberdade para muitas pessoas.
Sem dúvidas uma das minhas leituras favoritas!

jorgelucaspires 01/04/2024

Swimming in the Dark - Fourth reading of the year.
Rico em detalhes! Nadando no escuro é um romance Queer ambientado na Polônia dos anos 1980, que na época era a República Socialista da Polônia. A beleza deste livro está em seus contrastes.

Entre a liberdade de viver fiel à sua identidade, mas também as algemas que viver a sua verdade o obrigam a entrar.

Desde as primeiras páginas, o autor Tomasz Jedrowski me fez sentir um misto de emoções. Adorei acompanhar o Ludwik! Fiquei tão fascinado que li em um dia. ?????

Me lembrou muito de dois filmes ?Call Me By Your Name? e ?My Policeman?.

Toniolo 31/03/2024

Nadando no escuro
Muito bom!! Os personagens são maravilhosos e a história muito bem ambientada trás várias reflexões e passagem onde a identificação com o personagen

Julia 31/03/2024

"Eu me agarrei à ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar.
Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho

Por Garoto 31/03/2024

Gays tristes
Gostei, mas nada de tão tocante quanto eu esperava.
Me lembrou um pouco o filme Centro do meu mundo, além do livro O Reencontro do autor Fred Uhlman, um dos meus favoritos da vida.
Vale a leitura.

streading 31/03/2024

Nadando no escuro
Basicamente um livro sobre um rapaz vivendo na Polônia de 1980, com questões políticas, de relacionamento e de sexualidade.

na narrativa a gente conhece os desafios que ele enfrenta nessa sociedade e compreende um pouco da relação dele com outro rapaz.

no geral gostei, criei muita expectativa por comentários que tinha visto, mas valeu a leitura, consegui refletir em algumas partes do livro.

"Não podemos forçar as pessoas a nos amarem do jeito que queremos."

Alisson5h 31/03/2024

Tô triste
Me deixou Put0. Dito isso 5 estrelas ? e favoritado.
Um amor proibido, um governo autoritário juntamente de uma sociedade conservadora. Esse livro me trouxe muitas reflexões, dor, raiva e esperança em certos momentos.
Até o onde o amor perdura e dura ?
Os ideias de ambos os personagens são muito marcados em cada um, cada um com sua visão de mundo.
Um quer ser livre o outro aceita viver no comodismo, será que isso pode dar certo ?
Uma sociedade hipócrita, preserva e preconceituosa. Pessoas marcadas pela dor, pela fome, pela falta de recursos e dinheiro.
Dois homens se apaixonam, mas será que paixão é suficiente pra sobreviver em meio a esta nebulosidade?
Eu amei esse livro, me trouxe sentimentos, me comoveu, e me trouxe reflexões. Recomendo muito !!!