Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski




Resenhas - Nadando no escuro


297 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 2 | 3 | 17 | 18 | 19 | 20


matheuso 06/04/2024

Uma leitura muito gostosa de ser feita. A escrita do autor é muito gostosa e fluida e trás um ar angustiante e um sentimento de que a qualquer momento algo pode dar muito errado. Entretanto, como nem tudo são flores, o modo que o livro foi dividido em apenas 7 capítulos acaba sendo último pouco exaustivo e a divisão de passado e presente ao longo do livro as vezes era meio confusa.

Mas é uma leitura boa e curta, vale a pena.
comentários(0)comente



Vanessa Viana 06/04/2024

Bonito, poético, histórico, realista, envolvente... Uma história que é interessante do início ao fim. Mesmo já sabendo mais ou menos como vai terminar, a vontade de ver a história sendo contada só aumenta a cada página lida. 5 estrelas e super recomendado!
comentários(0)comente



Cris 06/04/2024

Muito bom! Terminei a leitura sentindo que li o livro mais bem escrito da história dos livros mais bem escritos.
Uma ficção histórica que ame ou odeie é impossível você ser indiferente à ela.
A história é muito fluida, de uma honestidade extrema e de uma riqueza de detalhes que facilmente eu conseguia imaginar e sentir o mesmo que os personagens.
Enfim uma grata surpresa que vai ficar na minha mente por um bom tempo.
comentários(0)comente



Karoline 06/04/2024

Uma história de amor que me encantou no início, e me fez chorar no final.
Adorei que o Ludwick narra a história, como se estivesse contando ou escrevendo para o Janusz.
Interessante que sozinhos, eles são perfeitos um pro outro, mas quando o mundo, pessoas, ideologias, vida real entra na relação, ela vai se esfarelando e os distanciando.
Enfim, gostei muito!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kali.Kal 05/04/2024

É galera... Gays nunca tem paz nessa vida.
Lindo, poético, triste e histórico... Esse livro é profundo em tantas camadas que falar aqui é quase impossível de dizer. Estou devastado, como pode isso ser tão bom?

Enfim, não estou bem ????????

POR QUE GAYS NUNCA TEM UM FINAL FELIZ?????????????????
Hernandes 05/04/2024minha estante
Eu terminei o livro agora, estou com esse mesmo sentimento.




Rick 05/04/2024

Tô mal com o final
Esse livro se tornou um dos meus favs da vida, eu jurei q no final seria tudo perfeito mas foi por água abaixo e juro eles indo de estranhos para amigos de amigos para amantes e de amantes para estranho e isso foi tão triste de ler eu senti a tristeza do protagonista. Eu me prendi tanto a esse livro e eu não conseguia parar de ler um min, a escrita do autor é muito boa não achei nada arrastado ou difícil de entender e quero mais livros dele quando ele lançar. Enfim que livro maravilhoso e que história emocionante
comentários(0)comente



booksbytriz 04/04/2024

Extremamente surpreendida
No início do livro, eu não sabia muito bem do que se tratava porque apesar de ter conhecido ele por indicações de várias redes, não procurei saber muito afundo pra não ?perder? a experiência.

Logo nos primeiros capítulos já gostei do livro, a escrita me cativou muito e a história de vida do personagem também. Acho que o principal motivo de eu ter gostado tanto foi da pegada de poesia que o livro trás.

O Janusz me ?irritou? boa parte do livro, principalmente quando ele tentava mudar a opinião do Ludzio sobre o que estava acontecendo na cidade deles e em como ele fazia o Ludzio de otário.

Eu gostei muito do livro em diversos aspectos e acho que vai ser uma das minhas melhores leituras do ano. e como diz o Ludzio: ?Fagulhas também causam incêndios?.
comentários(0)comente



polly 04/04/2024

Uma leitura delicada e envolvente
Minhas expectativas pra esse livro eram altas, ficção histórica, crise do socialismo, Polônia no século vinte, coisas que por si só ja me chamam a atenção. Nadando no escuro é um drama, um romance, mas não se engane achando que vai arrancar os cabelos de sofrer pq eu tenho certeza qe essa não é a intenção do autor. Ludvik é um narrador anestesiado, pela propria dor, medo e vergonha, então ele nos conta com uma gama de detalhes (possíveis, detalhes possíveis) sobre como viveu sua vida desde a partida do seu primeiro amor. Nadando no escuro me aparece como uma carta à Janusz, uma forma de Ludzio dizer "eu amei você, e quis ser amado de volta" mas nós não podemos esperar dos outros o amor como queremos.
Delicado e envolvente, uma história sobre o amor na sua forme mais natural.
comentários(0)comente



Laura.Clobochar 04/04/2024

Se seu amor não é bem vindo, retire-se.
Novamente, Paulo Ratz me influenciando a ler um livro.
Quando vi a resenha do livro fiquei intrigada com a história já que tinha um pouco de história/política envolvida num romance.
Esse livro foi o primeiro em muitas coisas para mim: primeiro romance gay, primeiro livro com enredo político soviético e primeiro livro de um autor alemão/polonês.
A leitura é muito fluida e fiquei envolvida com o personagem principal desde o início. Sofria e me emocionava ao longo de sua história.
Só não dei 5 estrelas porque achei que os capítulos podiam ser melhor divididos. Outro ponto é que como a história é escrita no passado e presente, as vezes ficava confusa em qual cenário o personagem estava.
comentários(0)comente



jojo 04/04/2024

Nao tenho palavras para descrever tudo que senti lendo esse livro. Tão bem escrito, tão profundamente nó muito e triste, tão caloroso.
Ludwik, personagem principal encantou do
inicio ao fim com seus sentimentos e pensamentos tão reais e palpáveis.
Janusz em minha opinião, foi o contra ponto perfeito que a obra precisava para ser desenvolvida.
A trana e a ambientação foram descritas perfeitamente que em certos momentos eu até me perdia na riqueza de detalhes.
Com certeza um dos melhores lidos do ano até o momento.
comentários(0)comente



vcmechamademar 04/04/2024

Uma enxurrada de sentimentos.
Esse livro me tocou em lugares que ainda doem, fiz uma anotações e destaquei frases muito significativas. Mas esperava algo diferente da história, mas gostei bastante de qualquer forma!
comentários(0)comente



Mab 04/04/2024

Muito triste e muito bom.
Aqui a gente acompanha a relação de dois personagens que vivem na polonia lá por volta de 1980. Eles precisam enfrentar muita homofobia e os crescentes ataques de violência na cidade. Mas eles querem fazer de tudo para terem uma vida boa e serem livres. O problema é que os dois diferem muito no que acreditam ser essas coisas, levando a história para um final triste e solitário. Acredito que o personagem principal amou mais e sofreu muito. Senti falta de um pov do outro. Mas gostei, muito bem escrito e reflexivo ?
@readwithmab
comentários(0)comente



Heyy_Duuda 03/04/2024

Obrigada, Lívia mega diva
Comecei a ler pela indicação da Livresenhas e UAU. Um livro incrível, bem triste porém muito real (?). Amei demais e super recomendo.

E COM VOCÊS UM TRECHO QUE ME PEGOU DEMAIS
"...eu me agarrei à ideia de nós, buscando em outros rostos um pedacinho de algo conhecido, procurando no estranho algo familiar. Quando, na verdade, o familiar já havia se tornado estranho e minha casa tinha deixado de ser meu lar. Ambas as coisas continuaram a viver e a mudar, sem mim."
comentários(0)comente



297 encontrados | exibindo 241 a 256
1 | 2 | 3 | 17 | 18 | 19 | 20