Nadando no escuro (Edição com brindes)

Nadando no escuro (Edição com brindes) Tomasz Jedrowski
Tomasz Jedrowski

Resenhas - Nadando no escuro

evf684 21/03/2024

Nadando no escuro
Tenho alguns pontos a mencionar sobre esse livro. O primeiro é o caso do leitor não ter o ponto de vista do Janusz, assim fica difícil entender as suas ações. Quem lê entende as ações e sentimentos do Ludwik, mas do outro fica difícil entender as motivações, assim ficou difícil pra mim gostar ou compreender o personagem.

Outro problema pra mim foi parecer que o Janusz não gosta tanto do protagonista como o Ludwik dele, e isso me incomodou muito.

Gostei muito de O quarto de Giovanni do James Baldwin ser citado nesse livro, e isso fez a leitura ganhar pontos comigo, já que é outra leitura que eu amo.

Também apreciei muito a escrita do autor, que de certa forma era bem poética, e isso fez a leitura ser bem mais fluida.

É um livro bom, mas as ações do Janusz foram extremamente irritantes e me deixavam com muita raiva durante a leitura, e o final é bem melancólico e agridoce, o que eu já esperava.

Adriely Barros 20/03/2024

Direto de Coitadolandia
Quero mais livros de gays trambiqueiras.
ninguém aguenta mais só história de gay sofrendo. queremos mais gays assim, gays empinando de moto, gay dando tiro etc
joedson. 24/03/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

starry_night 19/03/2024

Livresenhas!!!
Mais um livro de indicação da diva (Livresenhas) que eu mergulho de cabeça e me aprofundo na leitura. E eu JURO que valeu à pena tanto quanto os outros indicados que já li dela.

Confesso que fiquei com um pouco de receio por conta da política da época, e situações religiosas?Fiquei temente do pior acontecer, assim como em muitos livros que retratam a religião na narrativa LGBTQIA+

Eu me sinto honrada por ter lido esse livro, de extrema experiência, carinho, aprendizado e lição.

Indico à todos!!!

?E, ainda assim, me ocorre agora que não podemos carregar nossas mentiras para sempre. Mais cedo ou mais tarde, somos forçados a encarar a escuridão delas. Podemos escolher o quando, não o se. E, quanto mais esperamos, mais doloroso e incerto será o processo. Até mesmo nosso país está passando por isso nesse momento ? encarando seu arquivo de mentiras, atravessando um pântano à procura de alguma nova verdade com a qual se possa trabalhar.?

kelly.brekker 19/03/2024

"nadamos, destemidos, livres e invisíveis na escuridão..."
QUE LIVRO!!!!

eu já sabia que iria doer, sabia que seria uma daquelas histórias que deixa a gente só o caco, mas o que eu não sabia era a arte em forma de escrita desse livro.

que coisa mais pura e linda??? eu fiquei apaixonada por cada frase e o modo como o autor descreve o que estava acontecendo na época de uma forma tão simples e compreensível, é pra sofrer juntos com os personagens, esse final já era previsto mas mesmo assim deu uma dorzinha no coração.

e sério? ter mencionado james baldwin foi meu ponto fraco, eu ameiiii

"e as chances estavam contra nós desde o início: não tínhamos ninguém para nos mostrar o caminho. como que iríamos saber o que fazer? será que ao menos acreditávamos que merecíamos sair impunes por nossa felicidade?"

yaya 18/03/2024

Nadando no escuro e no " e se? "
" Nunca se sabe quando vamos perder o que temos de mais importante"

conforta onde dói e destrói onde não sabiamos que estavamos machucado!

cru, poesia e destruidor

comecei esse livro dando um tiro no escuro, pois não sabia praticamente nada dele, apenas que se passava na polônia, mas ele foi uma baita surpresa

a narrativa é fluída e conseguimos entender as questões políticas e morais que o autor quis escrever, no começo do livro já nos é dado o final dele, mas isso não impede o leitor de querer descobrir mais e mais, esse livro é poesia pura, o autor escreve de forma crue, realista e não tem meio termo.

talvez a coisa que mais tenha me deixa em dúvida foi o romance, o amor que os dois sentiam, sei e entendo dos sentimentos do ludwik, mas mesmo assim ainda fiquei ? em relação aos sentimentos do janusz, sei que ele tinha sua própria filosofia de vida e pensamentos totalmente diferente do ludwik, mas ainda assim não senti uma conexão à esse sentimento.

assim que eu acabei o livro me fiz muitas perguntas, muitos " e se ele tivesse ido? ", " e se ele tivesse falado? " e o mais importante " e se o janusz respondesse, o que seria ? "

obs: essa resenha é com base na minha opinião após ler o livro, ele se tornou um muito querido pois me trouxe reflexão de como temos tudo e também não temos nada, como podemos ter certeza de algo, mas também não temos, dos nossos medos e também da insegurança, por mais que tenham coisas que eu senti que foram vagas ainda não muda minha experiência.

( se sua opinião for diferente da minha, tudo bem, respeito a sua e respeite a minha!

Mari.cf 18/03/2024

Sério. Que livro incrível, maravilhoso!! Tô com preguiça de fazer uma resenha mais elaborada mas, por favor, LEIAM essa obra prima.

Helô 18/03/2024

Uau
Nunca tinha lido algo tão intenso como esse livro, ao mesmo tempo tão simples e poético.
Desde o prólogo ja sabendo o que ia acontecer e mesmo assim super cativada para descobrir como de fato tudo ia se desenrolar. Um livro sensacional.

Bruna 17/03/2024

Esse livro é maldade
Terminei este livro há alguns dias e estou meio obcecada. Ele é escrito de uma forma como se o narrador estivesse contando uma longa história para alguém de seu passado, e é incrível a forma como isso foi feito! Na minha cabeça, consigo imaginar perfeitamente o Ludwik sentado em sua mesinha no meio da noite escrevendo para Janusz, e isso tornou a narrativa super cativante para mim.

Cara, é um livro bem cru, contado de forma objetiva, mas ao mesmo tempo passando tanta emoção! Tudo nele foi muito bem executado. E um plus é que eu me senti até mais inteligente lendo rs, já que conta um pouco da Polônia no pós-segunda guerra e também ao longo do período da guerra fria, e eu realmente não conhecia nada dessa parte da história.

AH, e só um adendo, eu adorei os cenários que eram descritos! Adorei a atmosfera que eles passavam, e consegui imaginar todos com bastante tranquilidade. Foi uma parte bem gostosa da leitura.

Me senti imersa e entretida a todo momento! Recomendo demais demais demais. Não consigo parar de pensar nos dois personagem, na história e no relacionamento deles, nos rumos que foram tomados... Cruel. Aliás, prepare-se pra acabar com dor no coração.

vi lupielo 17/03/2024

NEM SEMPRE DÁ PRA SER FELIZ, mas sempre dá pra ser triste
Nas primeiras 40 páginas desse livro eu já sabia que iria favoritar ele, isso não acontece com frequência, mas acho que a gente é simplesmente capaz de sentir quando vai se apaixonar por um livro e quando ele vai te destruir.

Ver o Ludwik se apaixonar pelo Janusz mesmo sabendo da impossibilidade desse amor foi lindo, e ver que ele quis insistir nesse amor mesmo sabendo que o Janusz não era capaz de dar a ele tudo que ele merecia foi doloso, e o Lud mesmo que não admitisse pra si mesmo sabia que não é possível pedir a alguém que o ame de acordo com sua vontade, as pessoas nem sempre podem nos dar o que queremos delas, mas nós sempre podemos escolher dar a elas tudo que podemos.

Pra além disse foi fantástico a forma como ele o autor deixa o próprio leitor no escuro em relação ao regime imposto na Polônia após a morte do Stalin, pra que o leitor entendesse que os próprios moradores encontravam-se perdidos em relação ao governo.
Oiiiii, tdd bem
Vc sabe qual é a classificação indicativa do livro? ?

vi lupielo 20/03/2024minha estante
Oi, infelizmente não sei, mas eu diria +16.

Joao.Valdomiro 15/03/2024

O quarto de Ludwik
Sobretudo gostei, tem uma linguagem fluída. O que me incomodou é como autor endeusa demais o ocidente, sobretudo os estados unidos. Senti muita falta de um relacionamento mais intenso entre os personagens, e se tivesse mais detalhes sobre os conflitos que estavam acontecendo na Polônia durante o período em que o livro se passa, também contribuiria muito mais pra história. É um livro gostoso, porém muito rápido e em alguns momentos um tanto raso.

Missrae 15/03/2024

Nadando no escuro
Então.Esse é provavelmente o melhor livro de 2024,e um dos melhores que eu já li na vida.Ele é tão sensível,tão real,tão palpável,é como conhecer outro mundo,que na verdade é só outra realidade.

Nadando no escuro acompanha o ludw,um jovem gay polonês durante a o ano de 1980.Ele narra a história em um futuro próximo ,em que o sabemos que ele não está mais na Polônia.Acompanhamos nos primeiros 2 capítulos sua história de vida,momentos importantes para que ludw seja quem é.

Então,tem o acampamento de verão.E é lá que ele conhece o janusz e desde o início se encanta pelo homem,que corresponde seu encanto em um nado no escuro.Eles começam a se relacionar logo depois do fim do acampamento e aí tudo começa.

Eu gostei muito de como a política é inserida nesse livro.Não é forçada ou enfandonha,é na verdade,bem natural contada de um jeito cotidiano.

Cotidiano.Essa é a palavra que define o livro.A história do ludw e do janusz pode existir em diversos contextos,em diversas realidades e luzes.Eles não são uma anomalia,eles são uma realidade.

A escrita é foda.Outro nível,outro sentido.O autor poetisa e deixa crua a escrita em diversos pontos,deixando a história no tom certo.As emoções são viscerais,a raiva,o sentimento de impotência.Tudo é sensível,tátil.

Nadando no escuro é fenomenal.Eu sinto que meus horizontes se abriram,lendo uma história que se repete desde sempre;a de amantes que nunca poderão ficar juntos.
Oiiiii, tdd bem
Vc sabe qual é a classificação indicativa do livro? ?

Missrae 17/03/2024minha estante
Oii,meu bem
Eu chuto +16,pq é um livro bem pesadinho com alguns gatilhos bem explícitos pra homofobia então,+16

Okkk, muito obrigada

Missrae 17/03/2024minha estante
De nada meu bem

vasconzitos 07/03/2024

Com quanto de presente se faz passado?
Me surpreendi com a fluidez destas páginas. Li alguns comentários acusando o autor de ser prolixo na obra em questão, o que é um absurdo. Como esse ritmo, sem se perder nos excessos e com uma falta de pressa quanto aos detalhes mais interessantes e fugazes, me convidavam a mergulhar cada vez mais fundo, mais instigado pelo desfecho... Tão bom não saber para onde a história está nos conduzindo. Por conta disso, temos páginas de encantadora leveza pelas paixões e desejos inesperados que vão se apresentando, perdidos nas densas águas dos contraditórios sentimentos humanos.

Não é uma típica história de amor entre dois homens.

Entre flashbacks da infância em uma Polônia de feridas abertas e descrições sensíveis do encontro com o primeiro amor, entre críticas sufocadas ao opressivo sistema político de uma nação pós-guerra e a tentativa de despir sentido da complexidade dos nossos mais secretivos sentimentos enjaulados... temos um narrador que nos entrega a belíssima experiência de desbravar e sentir absolutamente tudo (à flor da pele) neste "lugar nenhum" onde normalmente se encontram nossas memórias, um lugar para qual o não temos um mapa. É de uma pureza genuína quando somos presenteados com tanta naturalidade ao amor e temor de personagens, em seus mais profundos recortes da alma ansiando por sonhos, intimidade e liberdade. Também, não deixa de ser angustiante um dar-se conta de que, espacialmente, junto com o nosso narrador, não estamos nem aqui nem lá na história que ele traz.

O término me surpreendeu. Afinal, até hoje não sei se me desagradou ou me comoveu (por encontrar originalidade, sem clichês). Não houve um terceiro ato memorável, porém, me fez acreditar que me deparei com um bom livro.