Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

Matheus73 19/10/2023

TRÊS OU NADA
(Eu iria fazer um resumo da história, mas não achei necessário, acho que todo mundo que está aqui já é ciente da história.)

Valérie Perrin entrou com os dois pés na minha vida e Água Fresca para as flores se tornou meu livro favorito da vida. Nunca vou esquecê-lo. Sinto que de alguma forma ele me moldou.

Três vai começar com uma narradora que não sabemos nada, ela só conta seu ponto de vista para as situações. Temos o presente (2017, 2018...) e o passado, mais ou menos um trinta anos atrás, e livro vai fazendo uma montagem entre presente e futuro muito natural que só a autora com a qualidade de escrita que ela tem, poderia ser feita.

Três fala sobre muitas coisas, mas os principais pontos que eu destaquei são:

- maternidade indesejada
- pais incompreensíveis
- relacionamentos familiares complicados
- drogas/ álcool
- crianças crescendo muito rápido e querendo se tornar adolescentes
- Abandono de animais

Pontos positivos:

- Amizade
- Superação e força dos personagens
- Nenhum problema com gêneros
- Amor aos animais
- A vida se refaz.

Enquanto Água fresca para as flores nos faz ter uma esperança maior durante o final da história, eu senti que Três é um pouco mais melancólico. O final dos livros da autora são sempre presando a vida e compensando a luta de seus personagens. Em Três, eu senti que muitos personagens tiveram um final trágico, ou se tornaram incógnitas sem resposta.

Três termina com um dos dois assuntos que dão um ar de mistério a história. Que seriam: quem seria essa narradora da história e a história de um carro abandonado no fundo de lago. Achei os dois pontos totalmente resolvidos. Inclusive o da narradora fez meu coração ficar quentinho. Mas senti falta da autora falar exatamente sobre os "Três".

Acho que a partir daí já conseguem perceber que preferi Água Fresca, e prefiro ainda mesmo. Mas a história de Três é tão gostosa de ler quanto Água Fresca.

Enquanto Água Fresca utiliza de frases marcantes, daquelas que arrepiam sem parar a pele, Três é focado solução de mistérios de todos os tipos possíveis.

Enfim, leim Valérie Perrin. Um nome fortíssimo na literatura contemporânea e que por mim está mais que recomendada.

Obs: livro com gatilhos, tomem cuidado.
E NÃO SEGUREM SUAS LÁGRIMAS.

Mariana 19/10/2023

Às vezes, três não é demais!
História sobre três pessoas que durante sua adolescência caminhavam sempre lado a lado (Étienne à esquerda, Nina ao centro e Adrien à direita), mas que nos dias atuais não se enxergam mais. Acompanhamos suas trajetórias e como a vida os separou aos poucos. Assim como na realidade, a história é preenchida pelo monótono cotidiano que intercala os eventos marcantes da vida dos Três.

lourdes 26/11/2023

Amizade
Mais um livro lido da Valerie Perrin que vai entrar como melhor do ano. A escrita da Valerie é fluida e me impressiona como ela sabe desenvolver personagens com começo, meio e fim, dando a devida importância com cada um deles.
A história é sobre a amizade de 3 criancas, Nina, Etienne e Adrien, ao longo dos anos, com muito amor, distanciamento, problemas e como isso afeta a vida de cada um deles e quem estão em volta. Lindo, delicado e extremamente profundo. Maravilhoso, uma pena que acabou.

Camila.Mendonca 27/11/2023

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."
Que livro maravilhoso!!!!!! Que delícia de leitura!

Me apeguei muitíssimo aos personagens e fiquei muito curiosa pra saber o que causou o desencontro dos três. Uma amizade muito forte e genuína!

Amei toda a construção da história e o final não poderia ser mais emocionante (e real!).

Forte candidato a melhor do ano!!!!

Étienne, Nina e Adrien.

Os três.

??

Caroline1321 02/12/2023

Perfeito
Livro 5 estrelas e favoritado com toda a certeza!
Amei muito a história e a narrativa. Todos os acontecimentos com os personagens me fez refletir muito. Amo demais livros que contam histórias de amizade.

Assim como em Água fresca, descobri o plot antes de ser revelado, mas isso não atrapalhou em nada a experiência.

Ainda em dúvida de qual livro da autora gostei mais, preciso pensar mais sobre eles.

Lu 05/12/2023

Realmente muito bom. me fez lembrar como era ficar tão fissurada em um livro a ponto de devorar ele, sendo que nem tempo eu tenho pra isso. muito muito bem escrito

Literathatha 15/12/2023

Imperdível
Amei. A história não tem nada a ver com ?Água fresca para as flores?, mas a vontade de ler, o interesse, o quanto instiga, os mistérios que vão se resolvendo, tudo isso se parece. Para mim Valérie Perrin é a Elena Ferrante francesa. Já aguardo ansiosa seu próximo livro.

xjoycinhax 18/12/2023

O cotidiano das relações
É uma história sobre o cotidiano e a passagem do tempo, sobre como a vida muda. Valérie Perrin tem uma habilidade maravilhosa de escrever sobre coisas simples mas ainda assim tão complexas? As amizades que vão embora, as amizades que ficam e, uma coisa é certa, independente do ocorrido as relações se transformam!

ps: Que surpresa agradável encontrar um personagem lgbt nessa história por acaso.

Nati Bruni 08/01/2024

O ano mal começou, e eu tenho certeza que essa será minha leitura favorita, leria mais 500 páginas dessa história.
Texto lindo, poético, cativante.
Acho que nunca me senti tão conectada e tão preocupada com personagens de um livro.
Todos foram muito bem desenvolvidos, cada detalhe, característica, forma de pensar, convicções, conflitos internos...
Outro ponto positivo é que aconteceram tantas coisas, e ainda assim, a autora conseguiu amarrar todas as pontas.

Provavelmente lerei esse livro novamente, e eu não costumo repetir leituras.

Yas 24/12/2023

Muito bom !
Geralmente não costumo ler esse tipo de livro. Gosto mais de romance ou policial, mas quando li a sinopse me deu vontade de ler e estou feliz por ter feito.
Nesse livro somos apresentados a esses três amigos inseparáveis: Nina, Adrien e Étienne. Desde o início de sua amizade, seus altos e baixos até o seu reencontro. Me emocionei com eles, me surpreendi com as reviravoltas, fiquei com raiva e passei pano para os três amigos.
A escritora, Valérie Perrin, é maravilhosa. Ela cria personagens complexos e nos mostra o que passa em suas mentes. Ela aborda temas variados e desenvolve muito bem os seus personagens ao longo da história. Gostei do final, mas queria que tivesse mais. Queria ver a velhice deles também.

Clelia5 30/12/2023

Três de Valérie Perrin
Eu amei tanto o primeiro livro de Valérie (Água fresca para flores) que tive receio de me decepcionar com esse. Quebrei a cara. Nunca li um livro de 518 pág em 2 dias e meio. Adorei!!!!
O livro conta a história de vida e amizade de 3 crianças que se identificam e que vão percorrer sua infância e juventude juntos. O livro tem mistério, fala sobre assédio, identidade de gênero e sobre sororidade. São 3 personagens e personalidades muito diferentes mas que se complementam. Adorei a personalidade de Nina e toda a sensibilidade de Adrien.

Livia 31/12/2023

Uma história que fala de amizade, perdas, abuso, abandono, abuso entre tantas outras coisas que eu considero spoiler e prefiro não dizer.

Vi muita gente comparando com água fresca para as flores e não fiz esse comparativo porque são histórias completamente diferentes.
Mas a escrita da autora está ali, te prendendo.

Amei o livro, só achei o ritmo diferente do início pro final que foi bem mais rápido. Mas nada que desmereça a história ou deixa o livro arrastado.

amandocao 03/01/2024

Eu nunca li nada tão? original.
Primeiramente, eu estou assustada que em 500 páginas a autora não deixou nenhuma ponta solta, cada verso foi bem encadeado. Posso dizer que eu estou feliz que não deixei de ler esse livro por quão longo que seja, se eu não tivesse lido esse livro talvez eu nunca teria visto um dos melhores livros escritos nessa terra. Não é exagero, eu nunca li algo parecido. Apesar de não ter lido tantos livros, eu nunca li algo tão original como esse livro conseguiu ser, tão completo.

Eu não consigo descrever o que esse livro me fez sentir, mas consigo descrever o que ele transmitiu para mim durante a leitura. Com o total de 51 páginas marcadas e 128 frases grifadas, esse livro trespassou pela vida e a morte, momentos intermináveis, decisões tomadas por um fio de coragem, encontros e desencontros, conhecimento sobre a própria identidade e a saudade de ser criança.

Eu nunca achei que ao ler esse livro eu seria lançada para uma experiência tão instigante. É interessante que em 500 páginas o meu interesse era estimulado a cada segundo. Esse livro conseguiu me prender e não me soltou mais.

Ainda estou pensativa sobre a experiência que foi ler esse livro, é um pouco arrebatadora. Só sei que vou ficar pensando por horas a fio sobre cada página e cada acontecimento desse livro.
Meu único arrependimento com essa experiência foi ter lido o livro online, eu adoraria ter ele em minhas mãos enquanto eu anoto os meus pensamentos com grafite nas páginas brancas.

Raquel Araújo 06/01/2024

"Entre a amizade e o amor existe só um passo".
"... as palavras pertencem àqueles que as escrevem. Sobretudo essas".

"... o amor era aquilo, aquela sinceridade, dizer a verdade a quem a gente ama".

Camila943 07/01/2024

"Hoje de manhã, Nina me olhou sem me ver. Seu olhar escorregou como as gotas da chuva na minha capa impermeável..."

Só queria passar um dia dentro da cabeça da Valerie Perrin, pra saber como escrever com tanta delicadeza.