Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli

Resenhas - Oração para desaparecer

Wanessa Braga 04/04/2024

Oração para Desaparecer
Que livro incrível, meus amigos. O melhor que li esse ano, até aqui.
Difícil não se apaixonar por Aparecida e Joana. Por absolutamente TUDO o que significa renascer, sem memória, sem passado e em um país totalmente diferente.
É sobre amor, muito amooor. sobre pertencimento, ancestralidade, colonização, sincretismo, evangelização, sobre o nosso povo. tem Portugal mas tem Brasil demais. É lindo, emocionante, inspirador.
Socorro Acioli segue sendo uma das minhas escritoras preferidas. 10/10 GÊNIA.

Nathan 19/05/2024

Razoável
Fiquei com a mesma impressão de outras pessoas, de que o livro explicou demais e assim tolheu minha imaginação. Suponho que quem tem agonia de mistério, perguntas sem resposta vai gostar disso. Deve ser dos poucos livros de realismo fantástico que diz os porquês e os comos. Pra mim, que até gosto de acompanhar uma história com inexplicados, foi demais e até fez umas partes ficarem forçadas, pois fica visível o esforço pra criar situações de explicação. Sabe naqueles filmes Hollywoodianos quando o bandido para tudo que tá fazendo pra sabe lá porque explicar pro protagonista sua trama? Pois é...

De pontos fortes, a história da Almofala cearense é uma boa sacada, coisas que aprendi sobre os tremembés, e alguns momentos inspirados. O livro tem seus méritos... mas não gostei tanto da escrita

MamaFioravante 29/04/2024

Perfeito sem defeitos!!!
Eu estou sem palavras...
A escrita da Socorro é maravilhosa
Suas histórias são maravilhosas
É muito aprendizado em poucas páginas
Um dia quero conhecer Almofala ??
Não tem mto o dizer, só leia!!!

Renata.Mieko 02/09/2023

Socorro Acioli é quem você deveria ler.
Li a Cabeça do Santo e já foi excepcional, agora Oração para Desaparecer só consolida pra mim o quão maravilhosa é essa autora.
Maria 03/01/2024minha estante
Amoooooooo, estou gostando de oração, na metade da leitura e me maravilhando

Renata.Mieko 03/01/2024minha estante
É maravilhoso

Natalia Portel 17/04/2024

Amar com coragem é dizer sim à vida
A primeira página já me prendeu tanto que não consegui largar o livro até entender o que estava acontecendo kkk
Amei a escrita da Socorro e dá pra perceber, a cada linha, o tamanho trabalho de pesquisa e imersão dessa mulher!

"Só nos resta aceitar e seguir vivendo porque estamos nessa aventura às cegas. Todos nós. Quando a gente acha que entendeu tudo, o caos aparece para relembrar que não somos coisa nenhuma."

"Minha cabeça às vezes funciona como uma fábrica impiedosa de pensamentos massacrantes."

" É o invisível que comanda o mundo."

Matheus 05/09/2023

Cultura, história e religiosidade
"Oração para desaparecer" é um livro belíssimo. Aborda diversos temas e é resultado de uma longa pesquisa da autora.

O cuidado em cada detalhe é notável, o que torna toda a concepção da história, desde o suspense inicial até seu desenlace, uma jornada fascinante.

Socorro Acioli faz uma homenagem à cultura portuguesa, às tradições dos povos temembés de Almofala, no Ceará, e à toda riqueza cultural dos povos indígenas, às religiões de matriz africana e ao sincretismo característico do Brasil, especialmente no nordeste.

A história da igreja de Almofala é impressionante. Um fenômeno que só poderia inspirar histórias maravilhosas como essa.

Outra aspecto muito interessante é intertextualidade. A autora resgata elementos e personagens de outras obras ficcionais, de outros autores, costurando um grande universo ficcional.

Essa é uma leitura que vale muito a pena e espero ler em breve outros trabalhos da autora.

Jose 16/09/2023

Um livror sobre salvação
Esse é um livro incrível, que narra a historia de uma mulher que é encontrada enterrada viva e sem memória. A historia se passa nela descobrindo o amor e buscando se lembrar do seu passado, querendo entender o que aconteceu com ela para chegar em seu estado atual.

Um livro que faz a gente se arrepia, que nos provoca a pensar e tentar compreender as questões místicas que envolve o nosso mundo. Livro esse gostoso de lê, de escrita fácil, com personagens bem construidos.

marina.siqueira 12/06/2024

Desde o lançamento, fiquei com muita vontade de ler esse livro. A história era fascinante, e tinha me apaixonado pelo design da edição da TAG. Acabei lendo Cabeça de Santo antes e amei cada momento da leitura. Então, tinha altas expectativas para Oração para Desaparecer.
Não sei se não era o momento certo, se minhas expectativas eram muito altas ou se era só um início lento mesmo, mas demorei a engatar na leitura e cheguei a deixar o livro parado por um tempo. No entanto, agora que consegui voltar, já estava mais próximo da definição da primeira parte, e o livro assumiu um rumo mais fluido, pelo menos para mim.
Socorro tem uma escrita encantadora que embala o leitor, sendo fácil se entregar à história que, mais uma vez, mistura crenças e costumes ao realismo mágico. Foi incrível acompanhar a jornada de Cida/Joana e ver a aceitação de quem se é.

Clara2888 17/01/2024

Oração para esquecer e reler esse livro
Eu genuinamente não esperava gostar tanto de Oração para desaparecer. Escolhi o livro pelo nome e capa intrigantes e acabei me surpreendendo com uma obra realista mas cheia de magia. Um livro verossímil mas mágico e que causa uma sinestesia absurda. Oração para desaparecer faz refletir sobre o indivíduo, o povo e a ancestralidade. Faz pensar no sincretismo brasileiro e nas disputas simbólicas e de memória. Com personagens dignos de se tornarem clássicos, por suas características, pensamentos e metáforas empersonadas tão profundas.
Um detalhe interessante é que em alguns momentos me peguei imaginando uma miniserie baseada no livro, imagino que pela descrição de ambientação, como as dos grandes clássicos da literatura brasileira. Se isso acontecer um dia eu ficarei muito feliz de ver essa obra se popularizar.
Amarga.romana 17/01/2024minha estante
Estou muito ansiosa pra ler!! Adoro a autora

AnnaLetiiciia 26/04/2024

Esperava mais
Fui com muitas espectativas, pois amei a cabeça do santo e acabei me decepcionado. Gosto muito da escrita da autora, mas achei muito maçante, não me conectei com a história e os personagens.
Insisti no livro por pura curiosidade de saber o final, não gostei do plot esperava algo mais elaborado.

Talita_nunez 03/10/2023

Um título duas obras
Socorro acioli mais uma vez consegue envolver o leitor em uma história sobrenatural, com conceitos históricos e culturais, trazendo ainda a participação especial de FELIX VENTUSA, que, para quem não conhece é o personagem de título Vendedor de passados do autor angolano José Eduardo Agualusa, achei o personagem tão interessante que já quero buscar essa obra, e conhecer mais sobre o Félix!

Robson68 03/10/2023

Realismo mágico envolvente
Acho que ainda sigo sem palavras diante da beleza das palavras impressas nesse livro. Socorro Acioli acerta em cheio na aura misteriosa que conduz cada página da história dessa personagem sem história, sem passado. A cada folhear, um envolvimento. A cada envolvimento, uma descoberta. E aí, nós nos vemos completamente envolvidos na magia real dessa história peculiar. Cada ponto esclarecido, cada arco plenamente concluído. Uma beleza de livro. Um novo clássico.

Bruna.Toledo 22/09/2023

Adorei
Lendo Oração para Desaparecer eu senti que lia uma mistura deliciosa de Gabo com Saramago. Nunca tinha lido Socorro Acioli mas depois desse livro, já coloquei Cabeça de Santo na minha lista.
Alê | @alexandrejjr 23/09/2023minha estante
Eita!! Gabo com Saramago? Me pareceu excelente, hein!!