Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli

Resenhas - Oração para desaparecer

marina.siqueira 12/06/2024

Desde o lançamento, fiquei com muita vontade de ler esse livro. A história era fascinante, e tinha me apaixonado pelo design da edição da TAG. Acabei lendo Cabeça de Santo antes e amei cada momento da leitura. Então, tinha altas expectativas para Oração para Desaparecer.
Não sei se não era o momento certo, se minhas expectativas eram muito altas ou se era só um início lento mesmo, mas demorei a engatar na leitura e cheguei a deixar o livro parado por um tempo. No entanto, agora que consegui voltar, já estava mais próximo da definição da primeira parte, e o livro assumiu um rumo mais fluido, pelo menos para mim.
Socorro tem uma escrita encantadora que embala o leitor, sendo fácil se entregar à história que, mais uma vez, mistura crenças e costumes ao realismo mágico. Foi incrível acompanhar a jornada de Cida/Joana e ver a aceitação de quem se é.

Mila Campos 09/06/2024

Muthiana Orera ??
" Agora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar"

Já nas primeiras frases, o livro te prende. As descrições são tão boas que você consegue imaginar a cena perfeitamente, e fica ainda melhor escutando MPB.

E uma coisa é certa : você pode até não se interessar pelo enredo, mas não dá pra negar que a escrita da Socorro é hipnotizante. Ela me faz lembrar do por que gosto tanto de ler. Quando termino seu livro, me dá vontade de ler mais 20, mas também vem o receio de nenhum ser bom assim.

Não escutarei mais "João e Maria" do Chico Buarque sem me lembrar de Miguel e seu amor por Joana, arrebatador, melancólico, lindo... Principalmente na parte que diz "Pois você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?".

O enredo ter sido baseado em um acontecimento real deixa tudo ainda melhor. Os personagens, a paixão,a religiosidade... Tudo é muito bem escrito. Enfim, apenas leiam.

Mar, Fé,Cavalos-marinhos e MPB....

P.s.: eu recomendo ler cada parte em um dia, pra absorver melhor a história.

P.s.²: Você não saberá todos os mistérios da vida.

Pam 09/06/2024minha estante
Quero tanto ler mais da Socorro, terminei recentemente cabeça do santo e meu deussssss

Mila Campos 09/06/2024minha estante
esperando ansiosamente os próximos lançamentos da querida (os antigos são infantis)

Luma 09/06/2024

Não esperava ser tão surpreendida com esse livro, foi como um mergulhar profundo num mundo novo e descobrir tanto tanto de um país do qual cada vez pareço saber menos.

A primeira parte é um intensa e absurda, mas confesso que me perdi pela metade, ouvindo demais uma história de amor idealizada, mas a terceira parte veio para arrematar tudo e ascender a obra para uma das minhas leituras favoritas do ano (talvez da vida).

Socorro não decepciona, nunca.

anandrad.e 09/06/2024

Bem bom, mas cabeça de santo ainda é bem melhor... não achei a leitura tão fluida e na primeira parte achei meio confuso.

vivendolivre 09/06/2024

O misticismo que envolve
O tempo, a magia, as tradições, a fé, os lugares, as aventuras,fogo, paixão, o mar & o amor.

A vida como algo atropelado, mas comprovando que as únicas pessoas felizes são as que se entregam ao amor.

Existir no mesmo tempo é o suficiente para vida ganhar outro sentido.

Aprendi que cavalo marinho não gosta de solidão (assim como eu) e que está sempre acompanhado (talvez sejam amorosos e apaixonados como eu, também)?

Demorei para entender, mas o amor é assim? inexplicável e passei a compreender melhor quando mergulhei na travessia.

alemesquitaneto 09/06/2024

Gostei muito de Oração pra Desaparecer. Socorro Acioli sabe criar histórias envolventes. Desde o início, fiquei curioso pra saber o que tinha acontecido com Aparecida e por quê. E segui vidrado nessa história de descoberta. Uma das leituras preferidas do ano, sem dúvida.

sugawaraa 09/06/2024

Rica Oração
Estou parcialmente sem palavras (kkkk). Oração para Desaparecer foi o meu primeiro contato com o trabalho da Socorro e já estou ansioso para ler suas outras obras. Terminar esse livro tem me feito pensar muito: tanto por querer entender melhor sobre os realismos, quanto pra me submergir nas magias. O livro é dividido em três partes, narradas pelos personagens principais, onde contam seus paralelos dentro de um mesmo mistério. É como se em cada capítulo pintássemos uma nova cor na tela rascunhada; ficamos curiosos para o resultado. Aqui, nos esbarramos sobre povos originários, espiritualidades, história, localidades, misticismos, cotidianos? um suco de Brasil. Toda essa riqueza somado a um dizer poético e a (se não for viés de minha parte) mais complexa e rica magia: o amor.

Kasimoes 07/06/2024

Nascimento / Renascimento
As primeiras páginas do livro descrevem um nascimento/ renascimento, de uma forma tão linda e natural da chegada da vida ao mundo.

Aline.Guimaraes 07/06/2024

Se você gosta de histórias mágicas tem grandes chances de gostar desta aqui!
Ressurrectos.

Desde criança Jorge ouve histórias sobre as “pessoas que iam morrer, mas por um triz escaparam e voltaram à vida em outro lugar”. Quando tinha dez anos ouviu uma conversa em sua casa, de que uma brasileira ressurgiria em Portugal - a última dos ressurrectos - e nunca se esqueceu disso. Vinte e cinco anos depois eis que surge Cida, resgatada pela família dele em Almofala, depois de ter “brotado” do solo.
Cida chega sem memória, machucada, sem cabelos e sem entender nada do fenômeno que está vivendo – seu nome aliás foi inventado, já que ela também não se lembra dele. Tudo o que tem são sonhos fragmentados, com praia, búzios, cavalos marinhos... e o acolhimento da família de Jorge. Aos poucos os dois se aproximam e vivem uma história de amor, mas Cida tem medo de que as lembranças represadas possam prejudicar a vida dos dois.
A partir daqui não vou dizer mais nada sobre essa história, já que o suspense foi para mim uma parte importante de Oração para desaparecer, da escritora e jornalista cearense Socorro Acioli. É uma narrativa que combina realismo mágico, lendas indígenas brasileiras e tradições portuguesas.
O livro tem três partes, narradas por personagens diferentes. Ao longo da história tudo o que aconteceu com Cida fica bem esclarecido - embora eu ache que não eram necessárias tantas explicações. Para mim o mais bonito que há aqui são as histórias de amor e as cenas em que Cida descreve seus sonhos, todas de um lirismo absolutamente encantador.
Além disso também fui arrebatada pela força dos personagens que compõe essa narrativa, cada um muito interessante a seu modo. Um deles inclusive – Félix Ventura, o vendedor de passados – é emprestado da obra de José Eduardo Agualusa. Gostei especialmente das cenas em que ele aparece, mesmo à distância. Também gostei muitos das cenas que se passam na casa da família de Jorge, do acolhimento que há ali e do senso de dever da família para com os ressurrectos.
Oração para desaparecer é um livro magnífico, encantador e surpreendente. Se você gosta de histórias mágicas tem grandes chances de gostar desta aqui!

Nico 06/06/2024

LINDO
Que livro incrível!! Ler esse livro é como estar entendendo a vida de alguém por inteiro, é uma obra sobre fé, ancestralidade e amor.

Dani 05/06/2024

Tão mágico quanto sua história
Toda vez que leio um livro de Socorro eu me sinto abençoada por ser brasileira e viver na mesma época que essa mulher, que livro? que história?

Simplesmente te prende do começo ao vim você fica se questionando pelo fato da personagem não lembrar tanto quanto ela se pergunta, difícil não se envolver com o livro e não se apaixonar pela história de vida da Cida e família que acolhe ela

Daniela620 05/06/2024

Maravilhoso
Daquelas histórias que te laçam logo no início. Temos curiosidade, sustos, encantamento, romance, auto descoberta. Daqueles livros para serem sempre revisitados.

isabellebessaa 04/06/2024

O segundo livro de Socorro Acioli que eu li, também partindo de um fato histórico para criar uma narrativa regado a muito realismo fantástico e religiosidade.

Aqui há uma perspectiva onírica, viagem do tempo, romance... É um estilo totalmente diferente do primeiro romance, mas ainda traz a essência da escrita da autora.

Tive a oportunidade de participar de um evento de Psicanálise e Literatura onde a própria Socorro participou, falando como foi o processo de construção do livro. Foi incrível. Já estou ansiosa pelo próximo livro que ela está escrevendo ?

Só leiam esta mulher ?

Mariana 03/06/2024

Como eu amei esse livro! (aliás, Socorro nunca decepciona). que coisa maravilhosa foi entrar nesse universo, saber de tantas histórias e em lugares que existem mesmo, com o toque fantástico necessário pra tudo ficar muito mais incrível. não vejo a hora de ver esses filmes!

Natalia1709 02/06/2024

Assim não é meu tipo de leitura favorita, logo não teve nada que me deixasse assim surpreendida até por que é um romance. É bastante descritivo em detalhes e sensações.