Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli

Resenhas - Oração para desaparecer

Madame Marisa 20/09/2023

ENCANTADOR
Que livro maravilhoso! Que livro intenso! Que livro tocante! Que livro avassalador!
Se tornou um dos meus livros favoritos da vida! Aquele livro que eu sempre vou presentear as pessoas. Surpreendente. Socorro Acioli é realmente maravilhosa e sua escrita é profunda e nos atravessa de uma maneira que não conseguimos pensar me mais nada.

Lety Valadares 21/09/2023

Um dos livros mais lindos que eu ja li ??
?Nao sabemos nada mesmo sobre o mundo, olhamos o mar na mais absoluta ignorância, enxergando as ondas e nada mais, porque há sempre mais nas profundezas de tudo, mas só o tempo e a coragem nos levam até la. É só no profundo de tudo que se esconde a verdade.?

Ana Selva 14/04/2024

Excesso de assuntos e pouco aprofundamento
A escrita da autora realmente não me cativou. Até mais da metade, é super repetitivo e até confuso. Muitos assuntos misturados e não se aprofundou em quase nenhum? Os personagens podiam ter sido muito melhor desenvolvidos também. Apesar de ser um livro pequeno, para mim a leitura foi cansativa e arrastada.

Eu só não abandonei a leitura porque esse é o livro do mês do clube de leitura que participo, mas a vontade foi grande.

Bianca2282 25/12/2023

Livro que me levou às lágrimas
Fechando o ano com chave de ouro. Que obra-prima este livro de @socorroacioli. Eu que já tinha amado ?A cabeça do santo? digo que ?Oração para desaparecer? me tomou de emoção, principalmente do meio pro final. Ainda estou sem palavras. Realismo fantástico com fortes raízes brasileiras, literatura de altíssimo nível. Leiam mulheres.

theus33 30/09/2023

?? ? aquele em que uma mulher simplesmente desaparece;;
Oração para Desaparecer é mais um baita livro enviado pela TAG. Recém-publicado, a obra de Socorro Acioli é uma mistura envolvente de mistério e misticismo e de uma certa com reencontros e identidade cultural.
É difícil falar de Oração para Desaparecer sem dar spoilers, mas vou tentar. O enredo é centrado na descoberta de uma mulher enterrada viva por um casal de idosos numa vila em Portugal chamada Almofala. Segundo as explicações, a mulher seria uma ressurrecta, e faria parte de um grupo de pessoas que passaram por experiências de quase morte e aparecem em algum lugar aleatório do mundo sem sequer saberem seu nome. Pois é, bastante confuso. A partir daí, a tal mulher começa uma busca por sua identidade e descobrir quem é para assim seguir sua vida.
Vamos aos fatos: a escrita de Socorro Acioli é impecável. É meu primeiro contato com a autora e já estou super ansioso para ler outras obras como "Cabeça de Santo". Tudo é muito poético, muito lírico, sentimental. A história te toca de demasiadas formas, e o enredo peculiar te instiga a querer saber mais. Apesar do livro começar bastante arrastado e demorar um tanto para revelar algo relevante, a experiência é bastante gostosa, e para aqueles que estão entusiasmados, a obra pode ser finalizada facilmente em dois dias.
Os personagens são bastante humanos e cada um tem seu próprio encanto, seu jeito de ser. Além disso, o desenrolar da trama deixa tudo melhor ainda, os fatores culturais envolvidos e as especificidades deixam claro o empenho da autora em sua pesquisa e sua dedicação para construir um bom romance. Oração para Desaparecer é uma daquelas experiências que toca a alma e entra na gente, um daqueles livros para guardar no peito e recomendar para alguém que esteja buscando algo fora do padrão comercial literário e esteja em busca de um olhar diferente na literatura brasileira.

Natalia 12/03/2024

Oração para desaparecer (Socorro Acioli)

Depois de três meses da leitura finalmente me sento para escrever as minhas impressões sobre esse livro. Esse é um daqueles livros que te arrebata para outro plano. Já na primeira linha percebi que não tinha mais jeito. Eu precisava saber como ia terminar essa história maravilhosa.

A primeira página desse livro é uma enorme incógnita. Quem é essa mulher? Como ela chegou ai? De onde ela veio? Quem fez isso com ela? Porque fizeram isso com ela?... Foram tantas perguntas que não tive outra escolha que não fosse devorá-lo como se não houvesse amanhã.
No primeiro capítulo Socorro apresenta, de maneira esplêndida, a história de Aparecida uma jovem desenterrada de uma cova rasa, completamente nua e sem pelos corporais. Nesse momento é possível sentir medo, ansiedade, claustrofobia, dor, e até mesmo a falta de ar sentida por aparecida. Assim como, é possível sentir a angustia de Fernando e de sua esposa enquanto ajudavam aquela jovem, até então desconhecida, a sair daquele buraco.
E não pensem que o livro deixa as coisas mais leves e fáceis.

Os capítulos seguintes são de construção e redescoberta do eu. A história de Aparecida vai ganhando forma, e ao mesmo tempo em que ela vai lembrando-se do passado, ela vai construindo uma vida totalmente desconectada dele. Mas sabemos que não existe futuro sem passado. Por mais que Aparecida quisesse construir uma nova vida, não seria ela mesma se não confronta-se seu passado. Se não relembrasse suas dores e amores passados, se não entendesse de onde veio e recuperasse o elo com a sua ancestralidade.

Nesse livro Socorro apresenta não apenas os personagens, ela apresenta povos e elementos culturais que se conectam ao leitor por herança histórica. Através de sua escrita pude conhecer um pouco sobre de Portugal e partes do Brasil até então desconhecida para mim. Tive também o privilégio de se apresentada ao município de Tremembé e sua cultura de uma forma tão leve e cativante que me fez querer conhece-lo tantas vezes quantas eu puder.

Resenha n°6

Aline 01/10/2023

Uma linda e poderosa Oração
Para mim, que nunca tinha lido nada da autora, a única descrição possível, nesse momento, para o livro que ora tenho em mãos é: encantamento!!!

Fiquei encantada com a prosa, a poesia entremeada na história... e, como se não bastasse, alguns dados da cultura e das tradições dos povos originários, nos ajudando a entender melhor o Brasil que conhecemos hoje.

"Oração para Desaparecer" é um livro sobre o amor, sobre essa enorme força que nos move e nos motiva a seguir, sempre! Ou, nas palavras da autora, "a única força que dissolve e recria o tempo".

"Não sabemos nada mesmo sobre o mundo, olhamos o mar na mais absoluta ignorância, enxergando as ondas e nada mais, porque há sempre muito mais nas profundezas de tudo, mas só o tempo e a coragem nos levam até lá. É só no profundo de tudo que se esconde a verdade. E a verdade do mar é que não há vida sem perigo."

Inspirações Literárias 02/10/2023

Lembranças e vivências com misto de realidade e magia.
Uma narrativa de realismo fantástico esplêndida.

Amei estar na companhia desta leitura.

Leitura fluída e com deleite.

Cristian Monteiro 06/10/2023

Remete a Gabo e a Saramago, mas ainda assim repleto de um lirismo muito brasileiro, é intenso e muito tocante.

laisns 01/04/2024

Maravilhoso!
Que leitura deliciosa!
Uma delicadeza e elegância.

Foi uma experiência super positiva e engrandecedora ler essa obra? quero mais!

Giacomet1 09/02/2024

Maravilhoso!
Leia. Mas não se informe antes, só leia. A história é linda e redondinha, surpreendente e maravilhosa. O livro é super bem escrito, é arte pura. Dá um misto de emoções, chorei, fiquei feliz, fiquei triste. Terminei com uma sensação de quentinho na alma.

Tico Menezes 03/01/2024

"Estar vivo é ser palavra na boca de alguém"
Misterioso, delicado, intenso e calmamente preparando o salto do leitor numa correnteza de emoções na qual se deixar levar é a melhor escolha.
O cuidado e o respeito com os locais e as pessoas de quem trata elevam essa obra, mas é o sensível trato dos personagens, a revelação paulatina de suas histórias e a fé na bondade que eternizaram Oração para Desaparecer no meu coração.

A compreensão da dor do luto, da lembrança, da saudade e do desejo de saber mais são quase palpáveis de tão bem escritas. Acioli escreve como se os personagens nos carregassem em suas almas, como se os elementos fantásticos fossem somente mais um pouco das culturas que não conhecemos, dos universos aos quais não fomos apresentados.

Há muito que não leio algo tão original e intenso. Há muito que não me identifico tanto com alguns sentimentos descritos. Há muito que um livro não me faz chorar. Que obra-prima! Que sorte a nossa, leitores!

Vitor 08/02/2024

O poder de Acioli?
Uma obra intensa e de uma poesia inquietante. Com um começo que nos remete a uma mesa com peças de um quebra cabeça espalhadas. Aos poucos, Acioli nos guia a colocar as peças no local. Talvez por isso, exista uma certa ansiedade em entender o que está acontecendo. A primeira parte da obra não é domínio do leitor, mas da autora.

Na segunda parte tudo se encaixa e aí sim descobrimos que estamos no universo fantástico de Acioli. Com uma trama mais elaborada, rica e encantadora; impossível não notar o amadurecimento da escritora com relação A Cabeça do Santo, outra obra incrível de Acioli.

O livro vale o mergulho, ou enterro, e nos acolhe com frases e mensagens riquíssimas.

Ygor Araujo 02/03/2024

Oração para Desaparecer, de Socorro Acioli
Oração para Desaparecer apresenta uma narrativa repleta de misticismo, religiosidade, espiritualidade e mistério. A obra é recheada de lendas e histórias do Brasil e de Portugal e discutem um pouco das relações entre esses países.

As descrições dos ritos, dos sincretismos, das paisagens tanto brasileiras e portuguesas são imersivas.

A autora entrega passagens reflexivas, como:

"O grande erro da vida é perguntar para onde vamos. Isso não importanta. O certo é decidir com quem."

"É injusto para qualquer pessoa deixar de viver algo por medo do risco."