Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli

Resenhas - Oração para desaparecer

Isabela Araujo 26/05/2024

Descobri que não sou muito fã de fantasia
É isso! Não tenho muito a declarar. É bem escrito, cheio de sentimentos e coisas doida de livros de fantasias, mas é demais pra minha cabecinha. Nem sei opinar muito bem pq entendi a história picotada. Não consegui elaborar a história na minha cabeça enquanto eu linha, mas alguns sentimentos do livro me pegaram. Tem um amor intenso rolando no meio da loucura da fantasia toda. Quando eu chegava nessas partes meu coração apertava.

Jorge487 26/05/2024

Leitura envolvente
Foi o primeiro livro que li da autora e somente uma palavra descreve a sensação "INCRÍVEL". Por ser nacional e com poucas páginas, me preocupei em como iria conduzir a história e foi de uma forma tão única que torna a experiência completamente marcante. O fato de misturar a narração misturada à descrição dos sentimentos faz o leitor se sentir imerso no universo criado por ela. Todo ponto que a história toca: Colonização, liberdade da mulher, religião. Unindo todos esses pontos frente ao mistério principal o deixa aberto para práticas extintas que vem voltando com mais força. Meu desejo é que mais pessoas conheçam essa obra perfeita. Com certeza se tornou um dos melhores livros que eu já li na vida.

@adriana_ lerlivros 26/05/2024

Essa é a leitura mais esperada por mim este ano! E aguardei para ler com o grupo de leitura Ler Elas.
Confesso que iniciei com altas expectativas que foram todas superadas! ? Uma leitura cativante por sua brasilidade, por sua busca pela identidade e ancestralidade.
Virei fã da autora cearense, Socorro Acioli quando li "A Cabeça do Santo" em "uma sentada". Imaginei que "Oração para Desaparecer" seria essa preciosidade que é e estou apaixonada por essa mulher desenterrada, que vê os mortos e completamente sem memória, que é a Aparecida (a protagonista). ?
Uma mulher ressurrecta é desenterrada em uma aldeia chamada Almofala em Portugal. Nada se sabe sobre essa mulher além de que é brasileira. Daí em diante iremos acompanhar a vida de Cida (batizada por seus salvadores), sua angústia por não lembrar a sua história e refletimos com ela sobre a importância de nos sentirmos pertencentes.
Com essa história eu defino meus temas preferidos: ancestralidade, histórias orais, elementos fantásticos e sobrenaturais.
Nesta história Socorro Acioli divulga a existência do povo Tremembé, faz referências a personagens e autores marcantes tornando sua obra mais apaixonante.

Mateus 25/05/2024

Sobre amores, chegadas e pertencimenro
"O amor é mais forte que o mar inteiro"

O maior carinho desse livro, é falar de afeto, pertencimebto e fé ??

Yasmin 25/05/2024

Esse livro é um livro simplesmente lindo e encantador. Onde a autora demonstra o sentimento nas memórias dos personagens e o amor

Natalie.Boscato 25/05/2024

Oração para desaparecer Socorro Acioli
Um livro de fala de amor
Que fala de fé
A história de uma mulher que pela fé e amor renasce.
Joana é uma mulher linda, livre e feliz que renasce em outra cidade..outro país, sem memória. Reconhece o amor e ainda assim vai atras do seu passado, que foi marcado por "magia".

Esperava um pouco mais do livro. Esperei que algo mtooo intrigante acontecesse, pelas resenhas que li e videos que li.

3 estrelas.

Dani 23/05/2024

Amei o universo criado pela Socorro, principalmente na primeira parte do livro. É criativo e misterioso. Quando a história saiu de Portugal pro Brasil, ao meu ver, perde-se a força magnética que me prendia ao livro. Finalizei a leitura querendo um pouco mais.

Judeneve 23/05/2024

Estava pronta para uma coisa e fui surpreendida
Tentando absorver ainda. Fui preparada para muitas coisas e no fim, foi uma historia de amor?
Comecei com estranheza de tanta ode à portugal, mas depois aceitei, entendi e abracei a historia. Especialmente com relação a questão dos nomes iguais dos locais. Achei um toque muito especial. Tambem nao fui com a cara de um dos personagens no inicio (J), mas tambem fui convencida ao final. A forma com a qual socorro fala sobre amor é muito linda. Me trouxe algumas lembranças. Em conclusão, excelente livro.

Day Malze 23/05/2024

Socorro continua ótima
Livro lindo, conseguiu inserir temas importantes sem perder o enredo. É muito ruim ler um livro que o autor quer lacrar e esquece a história. Que amor lindo o dos cavalinhos, como bióloga, foi bem legal essa parte.

nat 23/05/2024

O grande erro da vida é perguntar para onde vamos!
... o certo é decidir com quem."

confesso que, depois de descobrir "a cabeça do santo", meu primeiro instinto foi procurar mais sobre a autora. quando vi "oração para desaparecer" e li a sinopse, eu quis muito que a história fosse no mesmo tom do primeiro que li. e não foi. foi completamente diferente, mas digo isso com muita felicidade.

até o fim da primeira de três partes da história, eu estava mais curiosa do que apegada ao que aconteceu de fato com Cida. a chegada da segunda parte, o ponto de vista de Miguel, rumou a história para um lado inesperado, pelo menos por mim. daí foi ladeira abaixo! eu já estava chorando e destacando as falas dele, pensando em como seria se fosse eu e o meu amor nessa situação, dei a luta de Miguel com o luto como perdida e então a parte três chegou. foi tudo muito bem encaixado, não senti que o enredo foi apressado, muito pelo contrário - muito rico em detalhes. aliás, toda a história é lindamente rica em detalhes. nos agradecimentos Socorro conta que essa história surgiu em 2006 em Portugal! dá pra ver que a pesquisa sobre TUDO foi intensa e muito bem recompensada.

estou muito feliz por ter lido sem me aprofundar muito na sinopse e nem em resenhas sobre a história. fico, novamente, ansiosa por mais Socorro Acioli! :')
Isabelly.Godoy 24/05/2024minha estante
Já estou ansiosa pra ler esse tbm!

nat 24/05/2024minha estante
prometo que vai te impactar ???

Priscilla 21/05/2024

Razoável
Esse é o segundo livro de Socorro Acioli que leio. Comecei com A Cabeça do Santo.
Gosto da autora, da sua simplicidade, leveza e bom humor em entrevistas. Admiro o fato de ser cearense, nordestina, escritora. Considero a ideia do texto muito interessante, principalmente em A Cabeça do Santo, inspirada na história real da cabeça de Santo Antonio na cidade de Caridade. Mas, assim como naquele livro, Oração para Desaparecer não me convenceu.
Ainda penso que a história podia ser melhor desenvolvida, com mais contexto, com mais correlação entre os fatos e as informações. Tenho a impressão de que os nomes, os fatos, as subtramas são jogadas no texto sem muita conexão.
É uma leitura fácil, fluida, leve, simples, interessante também, pela criatividade da ideia dos Ressurectos, mas a ligação com os indígenas tremembés não me pegou, me pareceu algo colocado ali pra impressionar, mas sem conexão real com a personagem. O questionamento da personagem sobre "ser brasileira" também me parece sem contexto, desconectado, parece feito pra agradar, pra criar uma ideia que, ao final, não se consolida. A história tem base no realismo mágico, no absurdo, em algo fora da lógica racional, alguma frases são interessantes, a ideia é boa, mas, na minha opinião, o desenrolar da história não convence totalmente. Talvez o problema esteja em mim, como leitora. Desconfio que não gosto de histórias de "realismo mágico". Mas é isso. Queria muito gostar mais, assim como em A Cabeça do Santo.

Fazendo pesquisa enquanto escrevo essa resenha, percebo que a história é totalmente baseada numa história real sobre Almofala, no interior do Ceará, a igreja que foi soterrada pelas dunas e Joana Camelo, uma prostituta que arremessou um tamanco no padre que ia fechar a igreja que estava sendo soterrada enquanto levava seus objetos sacros. Essa capacidade de Socorro Acioli de encontrar histórias reais incríveis é bem valiosa e leva pro mundo as histórias que só acontecem no interior do Ceará!

Blue10 21/05/2024

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos. de uma escrita tão potente que me deixava sem ar em alguns pontos. por vezes tive que parar para respirar com o que me estava sendo tocado. uma mistura tão linda entre o que queremos e o que aprendemos a lidar. com entender que a vida não segue nossas vontades e que, por vezes, precisamos aprender a reescrever essa história. uma narrativa sobre o poder do afeto, a potência de se permitir sentir. sobre como ele nos atravessa e é o motor e o fogo que nos mantém aquecidos nessas situações tão assustadoras. de uma força que nem sei. nem tenho palavras para descrever, mas sinto que é daqueles livros que você termina diferente de como começou

Chimango 21/05/2024

É só no profundo de tudo que se esconde a verdade
"Não sabemos nada mesmo sobre o mundo, olhamos o mar na mais ignorância, enxergando as ondas nada mais porque há sempre muito mais nas profundezas de tudo, mas só o tempo e a coragem nos levam até lá. É só no profundo de tudo que se esconde a verdade. E a verdade do mar é que não há vida sem perigo."

Livrelady 20/05/2024

Incrível mergulhar no mundo de Socorro Acioli! Senti falta das marcas de oralidade, principalmente do Brasil.

Vanessa 20/05/2024

Orar para desaparecer... Quando precisar
Segundo livro dessa autora e ainda prefiro o primeiro. Esse não é ruim, mas o outro é melhor. Eu gosto bastante da escrita dela, a forma lírica e suave como ela tece a história, é muito agradável.